terça-feira, junho 18, 2024

Como fazer resenha: passo a passo para fazer a resenha perfeita

Nós coletamos as principais dicas e mostraremos como fazer uma resenha perfeita.

A resenha é um texto comum que fará parte da vida do universitário por algum tempo. Se você sabe como fazer uma resenha, provavelmente sabe que há desafios a enfrentar em busca de conteúdo bom e palpável. Uma escrita boa deve ser ajustada de maneira gradual a sua vida, sendo assim não há dificuldades.

Resenha acadêmica crítica

Primeiramente, você precisa identificar e apresentar o trabalho analisado com um panorama inicial. No entanto, deve falar sobre o conteúdo, fazendo analise critica, identificando o público-alvo e falar sobre o autor. Descreva isso como estruturadamente e faça recomendações ao público. Contudo, isso é muito importante para seu trabalho fluir. Uma resenha bem feita deve seguir esse princípio estrutural.

Definição de Resenha

O objeto de saber o que é uma resenha parece pouco importante, mas você sabe qual o significado de uma resenha?  

Em resumo, pode a definir como um tipo de texto que analisa um conteúdo. Este artigo pode ser um artigo publicado em revistas acadêmicas, livros, relatórios, filmes, entre outros.

O objetivo é elaborar o texto em cima de análises, observações de conteúdos que, no entanto, levará a produção de opiniões, mesmo que isso não seja explícito.

Resenhas descritivas e resenhas críticas, diferenças

Como fazer resenha? passo a passo para fazer a resenha perfeita para se sair bem no meio acadêmico.
Identifique todos os passos antes de iniciar sua resenha. Imagem: Divulgação.

Você precisa entrar em contato com o material, de essa forma a analisar a realidade do autor, seus pontos e referencias. Logo após esse contato sua analise será, em certos pontos, diferentes, com opiniões diversas entre si.

Há duas diferentes resenhas: porquanto a resenha descritiva e a resenha crítica. É importante  distinguir as diferenças dessas duas antes de elaborar o texto.

Resenha crítica

O Resumo crítico, como já se indicou, apresenta uma visão explícita do autor sobre o objeto. Ele pode propor discussões e específicos enquanto a resenha descritiva não. Conhecendo a diferença entre os principais tipos de síntese, será muito mais fácil continuar com a produção de conteúdos.

Além das características que já mencionamos você precisa  seguir algumas indicações técnicas, veja abaixo!

Como fazer a resenha perfeita

É importante que o leitor não se confunda. Portanto as primeiras linhas do texto, você deve explicar a obras em si.  Fale sobre o nome do autor, o ano da publicação e outra informação bibliográfica importante.

1. Fazer uma analise inicial

O primeiro parágrafo é importante, sendo assim apresente uma introdução com as idéias principais, com o intuito de demonstrar qual o propósito do texto. Para que isso?

2. Estruture sua obra

Confira qual é o modo narrativo do texto. Quais capítulos são divididos o texto e número de paginas. Mas faça isso de maneira tranquila.

3. Falar sobre o conteúdo

Mas chegou à hora de iniciar a resenha. Conte-nos com suas próprias palavras o que foi dito no texto. Não faça um texto grande, pois é uma resenha e uma sinopse ou com uma releitura da obra.  

Este não é o momento de apresentar seus próprios pontos de vista ou interferir com as idéias propostas no texto, então calma!

5. Hora da análise crítica

A resenha crítica, deve ser feita através da analise aprimorada do conteúdo, depois ao dar as opiniões, que devem ter valor embasado.

Procure autores que pensam como você, que justifiquem através de exemplos concretos suas idéias e tenha o cuidado de não transformar esta parte em algo “muito pessoal”, porque o fato pode tirar toda a sua credibilidade como autor.

6. Identificar o público-alvo

Para quem é essa mensagem? Quem pode beneficiar-se da leitura do trabalho? É interessante informar o público-alvo isso por meio da revisão. Isso facilita o para todos que entrarem em contato com o texto.

7. Falar do o autor

Quem produziu o conteúdo é de qual ramo profissional? Faça um pequeno balanço da vida do autor do conteúdo do texto resenhado, e apresente um ou dois títulos famosos dele.

8. Faça perguntas para melhorar sua resenha

Antes de fazer a resenha você pode buscar algumas respostas que ajudarão você a fazer uma produção de uma resenha de qualidade.

  • Qual é a tese é defendida?;
  • Como desenvolver sua opinião?;
  • Como o autor desenvolve sua ideia?;
  • O autor estava bem organizado?;
  • O texto é explicativo?;
  • com o seu trabalho, você chegou a alguma conclusão? como isso aconteceu? você foi bem feito?.

Responda as perguntas

É essencial destacar que, essas perguntas sejam bem respondidas. É importante estudar e se dedicar quando está fazendo uma resenha.  Não deixe de pesquisar o conteúdo e escrever.

9. Saiba contar bem a história

Em uma revisão, é importante contar a história. E uma técnica que pode ajudar a desenvolver essa habilidade bem é a narração de histórias! Então, aplique-se a entender o conteúdo e conte a história.

10. Partes importantes

Em um artigo não há partes não importantes, mas todo o material é relevante, por isso foi  publicado. No entanto, ao fazer uma resenha, não se pode jogar tudo o que foi dito no material original.

Isso faria a sua produção ser tão grande que não haveria necessidade de resumos e resenhas. Contudo, identifique os aspectos cruciais para o publico entender a alma do texto.

Qual o tamanho que uma resenha deve ter?

Uma das características da resenha  é seu tamanho. Portanto tome bastante cuidado com isso! Em contrapartida não há regras para isso, é interessante produzir um conteúdo que não seja muito grande, já que desta forma se perderia a objetividade de resenha.

Veja também: Dicas para não cair nas pegadinhas em provas de português

Você precisa transmitir a informação,  obter as opiniões principais de um grande material, sendo assim, é importante ter o discernimento para ver o que merece ser descrito em sua resenha e assim não tenha um texto muito mais longe.

Revisão  é importante

Leia o texto frequentemente, assim que terminar um parágrafo o releia. Você será inspirado, identificar erros, ajustes e acumular bagagens muito interessantes!

Além disso, você tinha grandes dúvidas sobre isso? Se você gostou deste conteúdo, também dê uma olhada no nosso guia definitivo para o texto perfeito!

Rolar para cima
Pesquisar

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.