terça-feira, junho 18, 2024

Curiosidades sobre Berlim: venha conhecer a capital Alemã

Curiosidades sobre Berlim

Berlim é uma cidade considerada multicultural e cheia de curiosidades inerentes quando se faz uma visita na capital Alemã. Silenciosa e cativante ao mesmo tempo, pode ser uma experiência para a vida. Em sua trajetória rendeu muita história. Atualmente o que podemos observar de Berlim é a constatação de ser o principal centro cultural do mundo.

Um povo livre de preconceitos, com seus cabelos coloridos, tatuagem pelo corpo e pessoas de diversas nacionalidades. Tudo é inspira liberdade, um local cheio de graça. A saber, é o que desejamos quando queremos conhecer uma nova cultura, seja para o turista ou o trabalhador estrangeiro que busca alento trabalhando em outro país.

Sobretudo, Berlim tem sua história espalhada por cada canto da cidade, à capital alemã teve seus dias ruins no passado, mas também de muitas glorias após Guerra Fria. Em contrapartida uma cidade imersa na arte, música e memoriais relembrando de sua caminhada. Confira todos os detalhes e as Curiosidades sobre Berlim e venha conhecer melhor a capital Alemã.

O que tem de novo em curiosidades de Berlim

Existe muito a contar sobre Berlim, pois toda história impactou todo o mundo no passado. No entanto, andando pela cidade podemos observar memoriais com lembranças das vítimas do nazismo, desde os judeus até os ciganos que sofreram na época. Mas, além disso, Berlim inspira um estilo de vida transformador, sendo ela uma das melhores curiosidades da cidade histórica. Berlim se tornou capital alemã em outubro de 1990 quando a Alemanha unificada transferiu a capital de Bonn para ela. 

 Logo após isso, a Alemanha ocidental inicia sua coexistência com o lado que um dia fora comunista. Que de cara se percebem tão diferente, mas com o passar do tempo celebram junto sua aproximação, os cuidados e os ensinamentos do passado. Ensinamentos que valeram à pena e uniram os dois lados em um só coração. Atualmente, tudo se completa, a cidade se transforma a cada dia, em meio a um movimento jovial com grandes feitos arquitetônicos.

O centro cultural de Berlim curiosamente é Mitte que busca misturar a arquitetura das duas épocas, gerando assim um centro reunificado para todos apreciar. Mitte consegue misturar as duas épocas da história com edifícios atuais e modernos, bem como os mais antigos construídos na Prússia. Lindos locais para quem deseja conhecer a história do país. Em meio a tantas curiosidades de Berlim, Mitte é o carro chefe para se apreciar a capital alemã.

Conte-nos sua história Berlim

Curiosidades sobre Berlim: venha conhecer a capital Alemã.

Muro de Berlim na Atualidade.
Muro de Berlim na atualidade. Imagem: Divulgação.

Belim em si é uma atração turística das mais queridas do mundo, no entanto, um ponto de partida para um roteiro de viagem inesquecível. O influente centro cultural tem a história que impactou o mundo, sendo ela conhecida através do muro de Berlim. Além disso, é o destino de milhares de turistas todos os anos. Muitos brasileiros se encantam com as diversas facetas da capital alemã, e partir disso querem conhecer ainda mais a cidade e outros locais, como Munique, Frankfurt e Hamburgo.

Curiosidades da origem de Berlim:

Primeiramente, vamos contar um pouco de como Berlim surgiu no mundo. Sua trajetória inicia em 1230, quando a primeira aparição é relatada nos livros. Uma pequena e independente colônia de trabalhadores rurais é relativamente ativa no século XIII. Porém, a antiga Berlim se expande quando a família Hohenzollern vem morar na colônia de pescadores e declara o lugar como capital de Brandemburgo, isso em 1415.

Enquanto o tempo passava, Berlim estava cada vez mais em evidencia, passando por guerras e lutando para se manter firme nessa época. Contudo, as diversas guerras que ocorriam na Alemanha geravam muita instabilidade para a economia local de muitas cidades, incluindo Berlim. Mas, foi no século XVI que a população empobreceu definitivamente, e no decorrer dos anos com o período da Guerra dos Trinta Anos (1618-1648) Berlim foi quase que totalmente destruída.

Como sempre Berlim renasce novamente, e em 1788 com a construção dos Portões de Brandemburgo a cidade se torna, curiosamente, a mais linda cidade europeia da época. Em seguida, há um grande movimento nacionalista na região, isso pela ocorrência da ocupação de tropas alemãs na cidade. O Estado de Brandemburgo começa a fazer parte da Prússia e Berlim se torna a nova capital daquele novo Império de nome Prussiano. Foi nessa época que Berlim fica conhecida como a cidade de referência cultural, arquitetônica, econômica e financeira do mundo.

Nasce uma aliança e Guerra

E assim as principais potências europeias se dividiram e se transformaram na Tríplice Entente e a Tríplice Aliança, que se enfrentaram na Primeira Guerra Mundial no ano de 1914. Consequentemente em setembro de 1939, Alemanha dá início à Segunda Guerra Mundial com a invasão da Polônia. E já ao final da guerra, os bombardeios aéreos e o avanço do exército russo arrasaram Berlim. No entanto, a Berlim atual é diferente dessa época tumultuada, tem uma economia de referência no setor de serviços com inúmeras indústrias, um ótimo transporte aéreo e ferroviário.

O mercado industrial de Berlim, hoje em dia, inclui diversas áreas de atuação do mercado de trabalho, como por exemplo, setores de Tecnologia da Informação, setor farmacêutico, engenharias, biotecnologia, biomedicina, eletrônica, engenharia de tráfego e energia renovável. A capital alemã tem uma das mais importantes universidades do mundo. Além disso, oferece grandes festivais, uma linda arquitetura e muito turismo durante todo o ano. A cidade recebe milhares de estrangeiros, sobretudo são mais de 180 nações diferentes que escolhem Berlim para viajar, trabalhar e estudar.

Curiosidades sobre Berlim

Casas Torre De Tv Cidae de Berlim. Imagem: Divulgação.
  • Berlim é uma das cidades mais populosas da União Européia, com 3,3 milhões de habitantes ficando atrás apenas da Inglaterra.
  • Os imigrantes são uma parcela bastante importante para a capital alemã, com mais de 500 mil em sua população.
  • Berlim tem lugares lindos para passeios, entre outras coisas, uma grande parte de seu território é formada por lagos, rios e florestas. Além de espaços abertos ao público com áreas verdes e parques.
  • Berlim possui a maior loja de departamento da Europa, Kaufhaus des Westens. Uma loja com atendimento em português.
  • A Torre (Fernsehturm) mais alta de Berlim tem 368 metros e está localizada na Alexanderplatz.
  • Túneis subterrâneos construídos na época do Nazista, os bunkers.
  • Fête de la Musique festival de música bastante importante, referente a comemoração do início do verão em Berlim.
  • Berlim dog friendly, os cachorros de Berlim podem frequentar restaurantes, shoppings e metrôs. Além disso, mais uma curiosidade da cidade é poder levar seus animais de estimação, neste caso os cães, para o trabalho em algumas ocasiões e empresas.
  • Outra curiosidade de Berlim é que a cidade tem a maior estação de trem da Europa, a Estação Central Hauptbahnhof, construída em com uma base moderna e bastante autentica.
Curiosidades sobre Berlim: venha conhecer a capital Alemã
Imagem: Ilustrativa.
  • Existem alguns palácios em Berlim, bem como palacetes: Charlottenburg, Köpenick, Schönhaus e  Schlösschen.
  • O maior Festival Internacional da Cerveja acontece na cidade de Berlim. Este festival recebe mais de 300 cervejarias com 2 mil  tipos de cerveja.

Gostou? Companhe-nos para receber mais novidades! Leia ainda: Trabalhar na Alemanha: encontre vagas de emprego, salário e visto

Rolar para cima
Pesquisar

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.