terça-feira, junho 18, 2024

Estágio na Alemanha para brasileiros: Como funciona?

Morar em um país como a Alemanha é estar perto de grandes oportunidades. É o que muitas pessoas sonham fazer um dia. Venha conosco e descubra como fazer estágio na Alemanha e ter sucesso em sua carreira profissional!

De acordo com alguns estudantes que moram na Alemanha o estágio tem como o intuito oferecer experiência para que o aluno possa colocar em prática as habilidades que desenvolveu estudando, bem como aqui no Brasil. Acima de tudo com essa experiência de estágio o jovem se torna capacitado para o mercado de trabalha, aumentado ainda mais sua chance de vagas de emprego.

Como funciona o estágio na Alemanha?

Os estudantes brasileiros podem estagiar na Alemanha tranquilamente, desde que estejam no quarto período da graduação. Os estágios podem ser de 20 até 40 horas semanais. Para que o brasileiro consiga a vaga de estágio é preciso que tenham a aprovação do ZAV (Zentrale Auslands- und Fachvermittlung).

Esse órgão é responsável por auxiliar o estudante estrangeiro a encontrar emprego em cidades Alemãs e também autorizar que este venha estagiar no país. Através do portal ZAV, você pode pesquisar por estágios para estrangeiro e também vagas de emprego para imigrantes.

Além de conferir as vagas faça, aproveite e faça seu cadastro no site, visto que assim sua busca por trabalho é mais especifica, então fica mais fácil. Ah, você pode também fazer seu perfil e gerenciar tudo pelo aplicativo.

Veja também: Trabalhar na Alemanha para brasileiros

Leis trabalhistas na Alemanha

Na Alemanha as regras para o trabalho são um tanto diferentes do Brasil, sendo que as empresas não são obrigadas por uma lei especifica. Na Alemanha há diferenças significativas, então deve ficar atento para não ser pego de surpresa ao trabalhar no país. Logo, as empresas não são obrigadas por lei a pagar, por exemplo, o vale alimentação.

Porém algumas delas até te darão esse direito, mas como uma espécie de bônus. Contudo, o horário de almoço também diverge de algumas empresas brasileiras, sendo assim de 30 minutos apenas. Enfim, não é fácil, mas pode ser um grande passo para sua carreira.

Busque pelas vagas de estágio

Como é o estágio na Alemanha para brasileiros? As principais empresas estão ofertando vagas para estudantes de varias partes do mundo!

Desde já você pode fazer sua busca pela vaga, como já dissemos o site ZAV é o principal caminho para encontrar muitas vagas. Igualmente e, se preferir, pode buscar por estágios através dos portais de trabalho na internet, separamos alguns, confira!

O visto necessário para um estágio na Alemanha

 Sim, o estrangeiro necessita do visto, tanto para trabalhar como para estudar nos países da União Européia. Inicialmente precisará do visto, da permissão da Agência do Trabalho e da autoridade de imigração. Confira maiores informações no site make-it-in-germany.com.

O estagiário pode pedir o visto nacional com validade de três meses. Através disso pode viajar tranquilamente para a Alemanha, mas chegando no país deve, o mais rápido possível, se apresentar no Departamento de Estrangeiros para informar o local de sua residência, e assim substituir seu visto pela autorização de residência. O estudante deve estar matriculado em uma universidade no Brasil e comprovar com um atestado de matricula a graduação.  

Taxa para visto nacional

Para obter o visto nacional você precisa pagar uma taxa de 30,00 euros para menores de idade e 75,00 euros para os maiores. Essa taxa é paga no ato do requerimento do visto, cobrada em Reais e somente ser paga em espécie.

Caminho certo para estágios

O intercâmbio na Alemanha é um caminho certo para o estágio, o serviço DAAD  ( Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) oferece aos estudantes as principais informações para que esse caminho seja perfeito.

Porquanto o site é completo com todas as informações que o estudante preciso para fazer todo o processo de mudança com autoridade. Pelo DAAD você encontra bolsas de estudo, programas de estudo para estrangeiros entre outras alternativas e informações úteis.

Vale a pena um estágio na Alemanha?

O estágio é um grande passo para a formação do estudante, por consequente a oportunidade para se familiarizarem com o dia a dia do trabalho no país. Os estagiários recebem a supervisão de professores ao exercerem suas tarefas, para que tenha total auxílio na hora do trabalho. Na Alemanha existem estágios para quase todas as áreas, você pode estagiar em empresas e organizações, centros de pesquisa e instituições públicas. 

 Demais canais de estágio

Embora o  Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) seja uma oportunidade para os estudantes encontrarem as vagas, você pode também, além dos sites acima, buscar as vagas em organizações e instituições como:
 

Os estágios são remunerados?

 As empresas de grande porte geralmente pagam remuneração de 720  euros para o estagiário com jornada de 40 horas semanais. Aconselhamos que reserve um dinheiro para  ajudar nas despesas, pois sua estádia pode ficar em valores maiores que isso.

Estágio não remunerado

O estágio sem remuneração também precisa ser previamente autorizado pelo Serviço de Colocação Internacional (ZAV) na Alemanha.

Gostou? Esperamos que sim. Continue em nosso site para mais informações sobre os diversos canais do mercado de trabalho, canais acadêmicos e novas dicas! Deixe comentário caso tenha ficado alguma dúvida.

Rolar para cima
Pesquisar

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.