O marketing interno é algo com que precisamos nos preocupar atualmente? Confira o que é e como funciona atuando com ele em sua empresa.
Ensinar seu grupo sobre marketing interno é essencial para obter resultado, engajamento e qualidade nos serviços. O artigo traz todo o conteúdo de marketing interno para aplicar em seus negócios da maneira mais correta possível.
Caso ainda não tenha ouvido falar sobre o marketing interno, fique tranquilo, pois iremos descrever todo o processo aqui!
O que é marketing interno?
A princípio, devemos entender que o marketing interno é de suma importância para que seu dinheiro cresça ainda mais. Isso porque, ninguém gosta de estar em um ambiente bagunçado, seja visualmente ou na maneira de trabalhar.
Um exemplo clássico para que você consiga entender melhor a situação: Imagine que você está indo até um dentista e chegando lá para sua consultar observa que a consulta não foi marcada e o dentista viajou. Sobretudo, ninguém te avisou do ocorrido
Em seguida, você repara que os dentes do médico que irá te atender estão todos podres e mal cuidados. Certamente, qualquer pessoa ficaria com pé atrás de fazer o tratamento nesse local.
Contudo, o marketing interno é exatamente isso. O dono de qualquer negócio precisa avaliar seu empreendimento a fundo. Além disso, tentar perceber como seus negócios estão sendo avaliados aos olhos do cliente.
Para sermos mais claros, o marketing interno não se trata somente da estética no ambiente, mas também da funcionalidade e eficiência no serviço. Uma vez que o grupo deve estar alinhado um com o outro, em uma mesma mecânica de fluidez de trabalho.
O marketing interno, então, é o engajamento de estratégias organizacionais de um grupo de trabalho dentro de uma empresa. No entanto, o empreendedor deve se preocupar em alinhar as atribuições direcionando sua equipe para obter melhores resultados.
Esse alinhamento se trata de um ambiente comunicativo, organizado e focado em entregar seu trabalho todos os dias. Para que o resultado se faça manifesto de maneira coletiva, e que assim todos saiam ganhando.
Como o marketing interno funciona na empresa?
Existem algumas maneiras de implantar o marketing interno na empresa, vamos conhecer todos os processos agora!
1. Conheça o papel de cada um do grupo
Estude todos os profissionais do seu grupo, no entanto, não estamos falando de investigar seus colaboradores. Mas, identificar qual sua função e como exercer com excelência. Estudar cada detalhe para condicionar melhor o papel que cada colaborador desempenha. Contudo, para que sua empresa funcione da melhor maneira possível.
Esse é o primeiro passo antes de colocarmos o plano de marketing interno em ação.
2. Tenha uma estratégia
Em seguida faça um plano bem estruturado de como você quer que todos os membros de sua equipe fiquem alinhados. Antes de marcar aquela famosa reunião em grupo para o alinhamento, devemos estar cientes do papel de todos que trabalham conosco e assim desenvolver um plano estratégico para colocar em ação.
Cada profissional que atua na sua empresa tem uma função especifica. Então, reflita como o trabalho dele funcionará em conjunto com todo o trabalho dos outros do grupo. Sobretudo, identifique qual a melhor maneira de tudo caminhar junto e com funcionalidade.
Isso tudo parece uma atividade cansativa, mas não, você irá conhecer melhor cada função e o quão importante é para sua empresa funcionar e garantir maiores lucros.
3. Valorize o profissional
O trabalhador não quer somente uma placa escrita “melhor empregado do mês”. Ele precisa de autonomia, participação e valorização de seu trabalho. Não adianta enaltecer o empregado quando ele e saem bem de um negócio e desmoralizar ou humilhar quando algo deu errado.
Precisamos entender o quanto é importante cada função dentro da empresa e estar sempre contribuindo para que esse profissional se sinta bem e valorizado no que faz. Algumas empresas atuam de forma a tratar os empregados como número, isso é um erro, pois ninguém dará o melhor de si sendo humilhado.
Você precisa lembrar sempre do marketing interno e como ele é importante para sua empresa, bem como para seu dinheiro. Seja qual for à atividade do colaborador, lembre-se de que ele é importante para que tudo aconteça da melhor forma possível. Desde a função de office-boy que parece simples precisa ser valorizada e esse colaborador tem a obrigatoriedade de estar alinhando e valorizado em sua empresa.
Além disso, devemos ficar atentos ao salário, aos registros e tudo mais que um empregado tem direto. O funcionário que se sente valorizado e dentro de uma estratégia bem organizada, trabalha com mais eficiência e feliz. Por outro lado, você nem vai precisar gastar dinheiro com uma plaquinha de “funcionário do mês”.
4. Participação nos lucros
A participação nos lucros da empresa é uma das melhores formas de alinhar e organizar o marketing interno. O colaborador sabe que se ele trabalhar com profissionalismo vai ajudar a empresa crescer e a ele também.
5. Plano de carreira
A empresa que quer ter seu marketing interno bem elaborado e valorizar seu funcionário conseguirá bons resultados. Mais um mecanismo que funciona. Aliás, é um grande incentivo para que os colaboradores apliquem melhor sua função, ou seja, desempenhem seu papel com mais qualidade.
6. Campanhas
Após organizar tudo, é hora das campanhas internas. Lembre-se que seu grupo foi treinado para trabalhar excelentemente e isso precisa ser exposto para seus clientes, pacientes e compradores.
A maneira que você atua em seu negócio já é sua propaganda interna e externa.
Para que isso aconteça e os do grupo possam subir em sua carreira, a empresa deve preparar a capacitação deles. Com cursos, palestras e tudo mais que é preciso no preparo do profissional.
Desse modo, o funcionário sente-se valorizado e direciona sua satisfação em seu trabalho. Aplique as ferramentas necessárias para que ele consiga evoluir profissionalmente.
O plano de carreira e a capacitação andam juntos, duas coisas fundamentais para o marketing interno.
Marketing interno e marketing externo diferenças
Afim de que tudo funcione bem tanto o marketing interno como o externo são primordiais e importantes para uma empresa.
Embora tenham suas diferenças, é necessário saber exatamente como um e o outro funcionam. Além disso ambos devem caminhar juntos para que seu dinheiro renda e você obtenha o sucesso no mercado.
A principal diferença entre um e outro é referente ao custo, o marketing interno tem menor custo. Da mesma forma, o marketing interno dispões de tempo para que organize seu grupo e fazer as campanhas diretamente com o cliente.
Percebeu? O marketing interno, deve ter todo esse planejamento. Instruir seu grupo, dar a eles capacitação e logo após isso incluir as campanhas no dia a dia.
Já o marketing externo, todos já conhecem, feito através dos canais de publicidade.
#Onde fazer o marketing externo?
Para fazer o marketing externo você precisará de capital para investir. E deve investir a longo prazo! O marketing externo vai trazer para sua empresa novos clientes.
Por outro lado o marketing interno fideliza seu cliente e mantem sua empresa tranquila e segura.
Entendeu o porquê o marketing interno é uma estratégia valiosa? Qualquer dúvida deixe um comentário!