terça-feira, junho 18, 2024

Negócios que Dão Lucro em Cidades Pequenas: Negócios Bem Sucedidos!

Você sabe quais são os negócios que dão lucro em cidades pequenas? Isso porque normalmente, são as pequenas empresas encontradas em cidades um pouco menores e mais afastadas do centro que costumam movimentar mais o mercado local. Dessa forma, se você está pensando em ter sua própria empresa, e de quebra gerar mais economia colaborativa para a sua região, você está no local certo.

Além disso, se você mora longe dos grandes centros e das capitais, é bem provável que já tenha ouvido falar em negócios que dão lucro em cidades pequenas. Por mais que o público alvo das pequenas cidades sejam menores, nada impede que um empreendedor seja bem sucedido no local onde vive. Desse modo, isso acontece porque negócios lucrativos não precisam ter muitos clientes. Contudo, é importante que ele ofereça ao seu público bons serviços e produtos, atendimento de qualidade e esteja atento às necessidades de seu público. 

Sabemos que começar a empreender nunca é uma tarefa fácil, principalmente quando você ainda não sabe qual segmento de atuação seguir. Contudo, pensando em te ajudar nesse momento importante, separamos uma lista com 4 ideias de negócios que dão lucro em cidades pequenas. Esperamos que goste das sugestões, boa leitura!

Conheça as vantagens dos negócios que dão lucro em cidades pequenas

negócios que dão lucro em cidades pequenas
Para empreender em cidades pequenas é necessário fazer uma pesquisa de campo (Imagem: Canva)

Primeiramente, não é porque você mora em uma cidade menor que seu negócio não tem chances de dar certo e se desenvolver. Além disso, a receita do sucesso está diretamente ligada com organização, gestão financeira e sua atenção voltada ao mercado local, do que com a quantidade de moradores que tem em uma cidade. Além disso,  as ideias de negócios com pouco investimento super funcionam em cidades pequenas.

Na verdade, os negócios que dão lucro em cidades pequenas tem alguns benefícios que provavelmente você não irá encontrar em grandes metrópoles com grande facilidade. Isso porque a dinâmica dos empreendimentos de cidades pequenas, tendem a acontecer de forma diferente, sendo assim, veja abaixo quais são eles:

Vantagens

  • Menores custos: Primeiramente, o custo de ter um negócio próprio em cidades pequenas costuma ser menor comparado com grandes métropoles. Além disso, as contas de energia, água e aluguel são bem mais baratas, e os salários podem ser mais baixos;
  • Concorrência menor: A disputa entre concorrentes é bem menos acirrada quando comparadas com os grandes centros. Contudo, isso não significa uma falta de competitividade, mas sim chances menores de abrir seu próprio negócio em um  mercado já saturado;
  • Menor rotatividade da equipe: Caso a concorrência for menor, as chances de perder bons funcionários também acabam diminuindo. Sendo assim, somando a isso é importante se lembrar de manter um bom relacionamento com sua equipe dentro do negócio. Isso para que seus funcionários possam se sentir parte do time, dessa forma, diminuindo os problemas de contratação e demissão.
  • Clientes fiéis: Você já ouviu falar aquela frase “Todo mundo se conhece em cidade pequena?” Pois bem, isso é excelente para começar seu negócio. Afinal, você se aproxima do seu público alvo e conquista a confiança deles, consequentemente, você ganha aquele famoso marketing feito boca a boca. A proximidade com os clientes, também traz a fidelização. Além disso, é mais  vantajoso e barato para seu negócio manter os clientes fiéis ao invés de investir em novos. 
  • Melhores oportunidades de crescimento: Seguindo o passo a passo de um bom planejamento estratégico. Saiba que seu negócio tem tudo para fazer sucesso e consequentemente se tornar uma referência dentro da sua cidade e na região. Sendo assim, procure investir em inovações, contrate uma equipe que esteja disposta a contribuir com o crescimento da sua empresa, esteja de olho nas tendências e ofereça bons produtos e serviços. Além disso, sempre busque oferecer as melhores experiências possíveis.

Veja 4 Negócios que dão lucro em cidades pequenas

Abaixo separamos para você algumas ideias de negócios que dão lucro em cidades pequenas, confira as opções!

1- Mercearias

Uma das principais opções de negócios que dão lucro em cidades pequenas são as mercearias. Dessa forma, normalmente elas atendem quem mora em bairros mais distantes do centro. Assim, elas servem como uma excelente alternativa para compras de urgência para o dia a dia. Afinal, é comum você estar preparando uma receita e vê que está faltando sal, trigo, ou algo do tipo.

Além disso, pense na sua rotina diária quando você quer mais comodidade. Porém, precisa de um produto urgentemente, qual sua escolha? Aquele mini mercado que fica na rua da sua casa, ou pegar o carro e dirigir por vários minutos até um supermercado?

Entretanto, não é só abrir as portas e iniciar um negócio. Você precisa conferir se o local escolhido não tem muita concorrência (principalmente de grandes redes de supermercado). Além disso, não se esqueça que o preço dos produtos é o seu principal desafio. Normalmente, os mercados pequenos acabam comprando em menor quantidade os produtos e consequentemente, oferecem valores maiores. Por esse motivo, é necessário dosar os valores para não acabar espantando a clientela sem desrespeitar sua margem de lucro, que precisa ser levada em consideração.

2- Loja de roupas – Negócios que dão lucros em cidades pequenas

Boas lojas do ramo de roupas, oferecem aos seus clientes produtos novos, de qualidade e que estão em alta no mercado sem que eles precisem ir ao shopping para fazer compras, por exemplo. Muitas pessoas não tem tanto interesse em se deslocar tanto para comprar artigos de moda, contudo, acaba fazendo isso por falta de opções em seu local. Empreender nesse setor pode acabar trazendo grandes resultados, principalmente quando você conhece bem seu público alvo. 

Nada te impede de ter uma loja no setor de roupas capaz de atender diferentes grupos de pessoas, sejam elas crianças, bebês, jovens, público feminino ou masculino. Entretanto, é importante ter cuidado para não acabar deixando seu negócio sem uma identidade própria. Não deixe de estar sempre atento às oportunidades de negócio oferecidas em sua região. Se do lado da sua casa, por exemplo, existe uma academia, porque não investir em moda fitness?

Além disso, além das famosas lojas tradicionais físicas, uma excelente opção de negócios que dão lucro em cidades pequenas, são as lojas virtuais. Dessa forma, você pode definir seu nicho de atuação, criar uma conta profissional no instagram e assim, fazer da rede social um catálogo da sua loja. Isso porque principalmente em cidades pequenas, as novidades se espalham, ou seja, sua loja virtual alcançará mais pessoas de forma rápida, principalmente por ser online. Fazendo isso, você pode usar seu perfil para mostrar todas as peças, fazer provadores e consequentemente chamar mais clientes para seu negócio.

3- Pequenas reformas

Pintar as paredes, fazer a troca de chuveiro e tampar goteiras são apenas alguns dos serviços de manutenção que uma residência exige. Contudo, mesmo com uma alta demanda, acaba existindo uma carência de mão de obra especializada. Além disso, negócios lucrativos surgem a partir de oportunidades bem aproveitadas por quem está de olho nelas.

Sendo assim, se você sente que falta uma empresa especializada para os moradores da sua cidade quando o assunto é reformas e reparos, então vale a pena fazer esse investimento. Uma dica importante é: Aproveitar esse talento oculto que mora dentro de você, junte a ele uma dose de profissionalismo e capricho na hora de fazer os atendimentos. Além disso, esse universo de reparos e reformas é bem amplo, por isso você pode estudar as possibilidades, e optar pela opção mais vantajosa para você. 

4- Segmento de estética e beleza

Um dos segmentos que mais cresce no Brasil, sem dúvidas, é o da beleza. Desde os salões de beleza tradicionais, até as clínicas de estética, o público da beleza é sempre muito fiel. Além disso, a proximidade no relacionamento entre profissional e cliente contribui para ter receita constante, além de ajudar na hora de captar novos clientes. 

Uma das principais vantagens desse famoso modelo de negócio é a possibilidade de oferecer diversos serviços. Além de consequentemente aumentar o valor deles, dessa forma, veja a seguir algumas ideias:

  • Ofereça aos clientes os serviços de massagem; 
  • Tenha em seu negócio profissionais e equipamentos adequados para fazer depilação, cera e lazer;
  • No caso dos profissionais da maquiagem, é importante ter uma variedade boa em cores de produtos para pele;
  • Conte com um profissional capacitado para fazer limpezas de pele;
  • Aposte em técnicas mais modernas, como design de sobrancelhas, micropigmentação, extensão de cílios e brown lamination;
  • Prepare o famoso dia da noiva com alguns mimos e benefícios exclusivos para esse dia tão especial.

Como uma dica final no ramo da beleza, não se esqueça de acompanhar as tendências do momento e se especializar em cada uma delas. Além disso, é comum que muitos serviços simples demorem para chegar em cidades menores. Dessa forma, seu negócio pode acabar saindo com vantagens na frente da concorrência ao oferecê-los aos moradores da sua cidade.

Conclusão sobre negócios que dão lucro em cidades pequenas

Os negócios que dão lucro em cidades pequenas são bem amplos, desde mercearias de bairros, até salões de beleza. Além disso, é importante levar em consideração as necessidades de uma cidade pequena, afinal, elas são diferentes quando comparadas com grandes metrópoles. 

Além disso, é fundamental fazer uma pesquisa de campo e analisar o que falta em cada localização. Os benefícios desses negócios podem acabar sendo bem altos quando forem bem pensados. Se o seu objetivo é competir no mercado de trabalho, você pode optar por  regiões com menos estabelecimentos no ramo do seu. Ou se preferir, traga um diferencial que irá deixar todo mundo para trás. 

Outro estudo que precisa ser feito é a respeito da concorrência da cidade. Sendo assim, nessa etapa, o questionamento é ao contrário: “o que está saturado nesse local e pode ser encontrado em outro bairro?”. Por fim, após encerrar a pesquisa de campo, basta você definir a melhor opção para você investir e pôr em prática.

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