terça-feira, junho 18, 2024

Como abrir uma empresa no Canadá? Todos os passos aqui

abrir uma empresa no Canadá

Veja todos os passos de como abrir uma empresa no Canadá e ter sucesso em seu empreendimento.

Uma grande ideia merece grandes oportunidades de negócio, então, que tal abrir sua empresa fora do Brasil, garantir a estabilidade e segurança financeira?

Se você está pensando em abrir sua empresa de maneira fácil e sem burocracias, o Canadá é a melhor opção. Veja todos os passos do processo agora.

Qual a primeira decisão antes de abrir a empresa no Canadá?

A princípio você precisa delimitar qual categoria sua empresa pertence, ou seja, se ela vai ter a denominação limitada incorporada ao nome ou ter a categoria autônoma.

Para entender melhor as categorias, veja abaixo.

Abrir uma empresa no Canadá é simples e a categoria autônoma (sole proprietorship) é uma das formas mais fáceis de empreender. Essa categoria de empresa é composta por uma pessoa, ou seja, um só dono.

A empresa pessoal de tipo informal caracterizada fácil formação, bem como com quase nenhuma formalidade. A empresa autônoma é interessante para pessoas que tem uma boa ideia na cabeça e querem agir rapidamente no mercado canadense.

No entanto é preciso entender alguns detalhes caso sua empresa trabalhe com a venda de produtos. Este tipo de empreendimento tem a necessidade de solicitar licença de imposto sobre vendas.

Caso a empresa seja incorporada você precisa registrar o nome da empresa Fictitious Name (nome fantasia). E, além disso, caso tenha funcionários terá a necessidade de solicitar também o numero de registro, que é como nosso CNPJ brasileiro.

Quando escolher o nome este deve ser aprovado pelo governo canadense, caso não tenha nenhum nome igual no país o registro será aprovado. O processo de avaliação do nome da empresa demora em média três dias e assim que é aprovado é feito o registro.

E nessa fase que você escolhe se a empresa é limitada ou Self-employed.

1. Self-employed

Para que o processo se torne ainda mais simples, o empreendedor pode deixar a empresa com nome dele e trabalhar sozinho, uma vez que se torna automaticamente um Self-employed. Como dissemos acima, sem que haja nenhuma formalidade e obrigações maiores com o governo canadense.

Isso porque essa categoria de empresa não tem a separação de pessoa física e pessoa jurídica. Então, a renda como Self-employed vai direto para o empreendedor. Entra no imposto de renda pessoal do empreendedor.

Um detalhe importante, se seu faturamento atingir mais de 30 mil por ano você tem que se registrar!

3. Partnership

A palavra Partnership significa parceria e a empresa com essa categoria tem 2 ou mais donos. Além disso, pode ser formada por 2 ou mais empresas, que fazem negócios como parceiros. Sobretudo, os parceiros compartilham os lucros, dividas e riscos do empreendimento.

4. Limited partnership

A empresa de categoria Limited Partnership tem um ou mais parceiros no comando, como sociedade. Essa parceria divide os direitos e responsabilidades da empresa. Um é responsável pelas dívidas e o outro parceiro limitado é responsável por outra parte do negócio.

5. Limited liability partnership

Já esta categoria tem como parceria uma sociedade com responsabilidade limitada, embora diferente da Limited Partnership, aqui a responsabilidade limitada podem ser de profissionais individuais ou corporações.

Como registrar uma empresa no Canadá

A empresa tem que ser registrada de acordo com as províncias, pois cada local tem suas regras próprias. Lembre-se que a empresa de Self-employed, aquela de um único proprietário que opera com o nome próprio, não precisa ser registrada.

O Self-employed entrega seus serviços e suas notas fiscais para ter o registro das negociações, então ao chegar à hora da apuração das notas após um ano você declara como pessoa física, é simples e fácil.

Esse tipo de empreso só precisa se registrar caso faça mais de 30 mil por ano.

Logo, se chegar a esse valor você precisa obter um número comercial federal para as contas fiscais e aplicar através da solicitação todas as autorizações e licenças que sua empresa vai precisar.

É importante ter acessar a quais regras cada província estabelece, o tipo de empresa e tudo que precisa fazer para abrir sua empresa no Canadá.

No registro da empresa sole proprietorship e partnership o proprietário deve solicitar também o business number.

A declaração é para o reembolso de imposto de renda, um crédito tributável GST / HST do Canadá. 

O que é GST?

GST é a sigla para uma taxa obrigatória para os prestadores de serviços no Canadá. Quando se negocia mais de 30 mil no ano é preciso incluir o GST em sua nota fiscal. Quando o empresário registra sua empresa ele pode escolher como pagar esse imposto, sendo assim, pode ser pago mensalmente, trimestralmente ou de modo anual.

Lembre-se de guardar os recibos de suas negociações, pois ao declarar no  final do ano em algumas situações você terá esse crédito devolvido. Aconselhamos se registrar no GST, pois suas atividades podem atingir 30 mil mesmo sendo uma empresa de Self-employed.  

 Veja os tipos de formulários aqui!

As empresas incorporadas e limitadas precisam, após escolher e validar o nome da empresa, solicitar o business number, ou seja, uma espécie número comercial. Caso tenha funcionário terá que registrar e ter o serial number para a declaração e registrar o DST.

Quanto custa para abrir uma empresa no Canadá

Em primeiro lugar existem duas taxas a serem cobradas do empreendedor a taxa do governo e a taxa de serviço para registrar o nome da empresa. 

Dicas para abrir uma empresa no Canadá

Embora seja fácil abrir uma empresa no Canadá é importante estar por dentro de alguns detalhes como a legislação, viabilidade econômica, a localização e o mercado apropriado para seu empreendimento.

Isso tudo é importante por conta das províncias, visto que cada local tem sua própria regra. Sendo assim, precisa de planejamento desde o início até o final do processo

O planejamento vai desde a incorporação da empresa até qual o modelo de negócio é o ideal para o seu empreendimento.

Mesmo existindo uma burocracia mínima, ainda sim é muito menor do que as burocracias existentes no Brasil. Além disso, o governo canadense oferece suporte para o empreendedor estrangeiro, com diversos programas e soluções para seus negócios.

O incentivo é grande e para que você perca o medo de empreender no Canadá e abrir a sua empresa, uma das vantagens  é que economia canadense é uma das melhores do mundo.

Como já disse algumas vezes um artigo, no Canadá é muito simples abrir uma empresa principalmente se for uma empresa própria, além de salários melhores e mais dinheiro em circulação.

O importante para empreender é ter uma ideia inusitada e se destacar com a qualidade do seu produto e ter a localização certa para que tudo dê certo.

Dica bônus

Uma dica de planejamento é decidir se sua empresa será de nível provincial ou federal, pois na hora do registro isso fará total diferença.

As empresas de nível provincial poderá atuar somente naquela província canadense que escolheu, visto que o nível federal ela poderá atual em outras províncias. Caso tenha receios contrate um escritório.

A diferença de tipos de empresas são os portes, pequenas e grandes. No Canadá isso conta para is impostos cobrados, a Self-employed, como já vimos paga menos impostos do que as limitadas e corporações.

Deixe um comentário caso tenha dúvidas!

Rolar para cima
Pesquisar

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.