terça-feira, junho 18, 2024

Trabalhar nos Estados Unidos oportunidades para brasileiros

Trabalhar nos Estados Unidos

Trabalhar nos Estados Unidos é a chance de crescimento para inúmeros profissionais no início de carreira.

Já se imaginou morando e trabalhando fora do Brasil, aliás exercendo sua profissão nos Estados Unidos? Certamente este é o sonho de algumas pessoas, se acaso você já pensou nessa possibilidade como uma opção de vida, está no lugar certo. Falaremos sobre como os brasileiros conseguem emprego e qualificação ao buscar trabalho em cidades norte-americanas além dos salários e vagas.

Trabalhar nos Estados Unidos Chave do Sucesso
Trabalhar nos Estados Unidos Chave do Sucesso (Foto: Divulgação)

Trabalhar nos Estados Unidos: quais as cidades mais prósperas

De acordo com o Itamaraty muitos brasileiros seguem em busca de alavancar sua carreira através de empregos nos Estados Unidos. Contudo, são mais de 1,3 milhões de brasileiros empregados no país. Conforme a cidade a concentração de brasileiros se torna ainda maior. Ainda que o país seja grande, há regiões como Flórida, New Jersey, Califórnia, Connecticut, Massachusetts e Geórgia em que há mais aglomerações de brasileiros vivendo e trabalhando. Apesar de muitos imigrantes procurarem diversos setores para se estabelecer, sabe-se que o número de vagas para trabalhar nos Estados Unidos é grande, talvez maior que em países europeus.

Os setores mais populares são:

  • Serviços de domésticos,
  • Turismo,
  • Setor de construção,
  • Engenharia e automação,
  • TI e Telecomunicação,
  • Saúde,
  • Mercado Financeiro,
  • Pesquisa cientifica entre outras.

Empregadores imigrantes

A maior parte desses brasileiros trabalham de acordo com esses setores em comum, entretanto, há, atualmente uma demanda de pessoas que querem empreender no país. Com isso, gera-se ainda mais oportunidades, pois os empreendedores imigrantes preferem seus compatriotas para exercer o trabalho. A saber os Estados Unidos é um dos países que mais acolhem imigrantes que buscam o tão esperado sonho americano.

Leia também: 4 dicas para abrir uma empresa nos Estados Unidos

Mas, atrás desse sonho há um desejo ainda maior, pois, almejam salários bons, segurança, educação e qualidade de vida excelente. Ao passo que a comunidade de brasileiros nos Estados Unidos já é numerosa. De acordo com o Ministério das Relações Exteriores (MRE), só na Flórida são 300 mil imigrantes brasileiros vivendo e trabalhando na região.

Dicas para melhorar sua chance de trabalhar nos Estados Unidos

1- Faça um currículo americano

Uma oferta de vagas de trabalho nos Estados Unidos é bastante almejada, como se pode constatar nos dados inseridos no artigo. Há uma demanda grande já estabelecida em diversas regiões do país. Porém, seja como for, um passo importante para se obter a vaga é ter um bom currículo. Sendo assim, faça-o à maneira americana, ou seja, o documento deve obter especificações gringas.  

É necessário que o currículo tenha informações como, Personal information (informações especiais), Resume (resumo), Qualification summary (Formação acadêmica), Professional experience (experiência profissional), Linguages (idiomas), Key skills (informática), Additional Information (informações adicionais) e References (referências). Caso queira veja um modelo aqui.

2- Fale Inglês

Falar o idioma local é uma das brechas para se estar quase lá, pois procurar trabalho em outro país exige-se algumas especialidades. Trabalhar nos Estados Unidos, por exemplo, é preciso estudar a língua nativa. Apesar de muitas pessoas se arriscam mesmo não falando inglês, isso pode ser um passo a mais para você garantir a vaga. O ideal, caso não tenha estudado o idioma, é fazer um curso antes da ida para os Estados unidos. Dessa maneira você irá mais tranquilo e ainda não passará por nenhum transtorno e insegurança.

Em contrapartida caso esteja com pouca grana para estudar, não se preocupe, existem vários cursos online, baratos e gratuitos com aulas através da internet, veja alguns:

3- Imigrante na lei

Um dos fatores mais importantes quando se está pensando em ir para outro país é ser um imigrante dentro da lei. Caso não respeite a lei e prefira não ser um imigrante legal pode prejudicar muito sua ido para os Estados Unidos. Correr esse risco não é uma boa empreitada, ainda mais nos dias de hoje. Sendo assim, mesmo com toda a burocracia, faça tudo dentro da lei.

4- A importância de saber o português

Para as pessoas que pensam que só o inglês é necessário, do mesmo modo o português é essencial. Existem inúmeras empresas que procuram esse diferencial. Em outras palavras elas oferecem emprego considerando negócios com países de língua portuguesa.

Com isso, falar um português mediano pode ser um risco para sua vaga. Então, caso você tenha um bom discurso em português, procure vagas direcionadas com a palavra-chave “portuguese”. Pela internet há diversas vagas voltadas para esse tipo de perfil. Procure já!

5- Pesquisas áreas que mais oferecem vagas

É importante ser astuto, embora existam diversas vagas, dê uma olhada quais os tipos disponibilizam vagas. Pesquise bem as áreas que estão contratando e veja se encaixa com seu perfil. As Carreiras promissoras podem elevar sua chance, caso esteja apto. Nos Estados Unidos, profissionais das áreas que citamos acima são os que mais as empresas necessitam. Com a oportunidade em alta você terá ainda mais chances. A saber inclui-se também vagas para Gestão, Terapeuta Ocupacional, RH, Enfermagem entre outras já citadas no artigo.

Após pesquisar envie seu currículo direcionado ao que você pretende e  lugares possíveis. As regiões que estão contratando expande-se por todo o país, com isso as chances se deslocam também dependendo do mercado promissor, como Carolina do Sul, Texas, Arizona entre outras.

Aplicativos de que ajudam

Empregos alternativos também são validos, pois acarretam em mais conhecimento e formas de contato com o povo nativos. Atualmente, muitos brasileiros que ainda estão se formando ou à espera da validação de seu diploma correm atrás do prejuízo com trabalhos alternativos. Exemplificando, trabalhar como Uber é bom negócio para se ganhar dinheiro nos Estados Unidos.

Você pode trabalhar como motorista usando aplicativos como Uber ou Lyft. Uma das melhores opções para quem ainda não conseguiu uma vaga de trabalho no país mas pretende expandir seu conhecimento e ainda nao terminou a faculdade. Além de tudo, você pode ter uma renda enquanto procura por sua almejada vaga. Da mesma forma, trabalhar com a opção de Uber Eats, que é o aplicativo de delivery de alimentos.

Atualizando a situação dos imigrantes em EUA

São mais de 1,3 milhões de imigrantes vivendo nos Estados Unidos, entretanto 83% desses falam inglês. A boa notícia é que 95% desses imigrantes estão empregados, entre eles 25% são empregadores. Todos estes têm algo em comum, pois foram em busca de uma vida melhor, através de um emprego ou um salário mais afortunado.

O mercado de trabalho nos Estados Unidos tem sua concentração voltada para regiões do Texas, Washington, Virginia, Illinois, Michigan, Colorado, Delaware, Ohio, Utah entre outras. Todavia, o salário mínimo no país é 7,25 dólares por hora de trabalho.

Como procurar vagas pela internet?

À procura por empregos bem remunerado é o básico para os imigrantes, no entanto muitos não sabem onde procurar. A internet está aqui para ajudar esses candidatos a vaga. Isso tudo através de sites profissionais e especializados que se encarregam de direcionar os milhares de vagas disponíveis.

Sites como Careerbuild pode ser a melhor forma de conseguir uma vaga ou encontrar algumas oportunidades na rede. Da mesma forma que no Midiabistro, oferece a ferramenta necessária para que você confira vagas para seu perfil.

Custo de vida nos Estados Unidos

Embora viver nos Estados Unidos, que é um país grande e cheio de oportunidades, seja um tanto custoso, lembre-se que seu salário será maior. Contudo, a diferença do custo de vida tem a ver com a cidade que vai morar. Caso seja uma cidade maior o custo é maior, mas as diferenças variam em uma média de 1.500 a 2.500 dólares.

Muito bem, agora é só estudar o plano e planejar todos os passos. Caso você tenha interesse, ir para os Estados Unidos,morar, trabalhar e estudar, está é uma ótima empreitada. Estude todas as possibilidades e siga à risca nossas dicas. Caso tenha alguma dúvida, só comentar e responderemos assim que possível.

Antes de qualquer coisa informe-se! Trabalhar fora pode ser uma experiência incrível.

Para quem quer saber melhor sobre trabalhos temporários e permanentes acesse o site: https://www.jobsandvisasusa.com/contact. Está é uma plataforma que fornece o acesso direto aos trabalhadores internacionais. Acessando a plataforma os empregadores americanos podem fazer as contratações com a garantia de pelo menos salários mínimos pre-determinados pelo DOL.

Rolar para cima
Pesquisar

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.