terça-feira, junho 18, 2024

Exame GRE: saiba como funciona avaliação para graduação no exterior

Exame GRE

O exame GRE é a principal forma de conseguir sua especialização e mestrado em Universidades no exterior

Muitas pessoas gostariam de estudar fora do Brasil, a questão mais prática é que devemos nos informar melhor antes de tomarmos qualquer atitude. Contudo, os candidatos a pós-graduação ou mesmo mestrado que queiram estudar fora devem ter em mente que a maioria das universidades exige pré-requisitos. Um desses pré-requisitos básicos, entretanto, é o exame GRE obrigatoriamente exigido para mestrados e doutorados em muitas das universidades dos Estados Unidos, por exemplo. Bom, vamos entender melhor todo esse processo?

O que é GRE?

O Exame GRE também conhecido como Graduate Record Examination se trata de uma das mais importantes avaliações para o ingresso a universidade. Sobretudo, esse exame tem como objetivo uma análise da escrita, raciocínio verbal e quantitativo das pessoas que se candidatam para a universidade no exterior.

A saber devemos pagar uma taxa para a efetivação do exame GRE. Contudo, essa taxa está atualmente no valor de 205 dólares. Através do site www.ets.org/gre você pode se informar sobre a atualização desse valor entre outras informações básicas, sendo assim, fique ligado!

O exame GRE é padronizado e feito através do computador de maneira online, em um determinado local de aplicação da prova. Além disso, a duração do GRE é de 4 horas e ele é feito várias vezes durante o mês, porquanto em diversas cidades aqui no Brasil.

Como funciona a avaliação GRE

O exame GRE funciona da seguinte maneira, sua aplicação acontece vários vezes ao mês, como já foi dito. Além disso, para saber realmente os locais, e ter todas as informações recorrentes ao exame em si, basta que acesse o site.  

Basicamente usa-se um computador na aplicação da prova, que, todavia, tem duração de quatro horas, bem como uma prova comum. Para realizar a inscrição, que deve ser feita de maneira online, você acessa a plataforma do GRE, e com isso escolhe onde vai realizar a avaliação. De acordo com as informações, a avaliação será composta de conhecimentos gerais, bem como conhecimento específico, no entanto as matérias sempre de acordo com a área informada.

  • Biologia,
  • Física,
  • Literatura,
  • Matemática,
  • Química
  • Psicologia.

Pontuação do Exame GRE

1. Escrita analítica (Analytical Writing)

A princípio devemos entender melhor a pontuação do exame GRE. Com base no site percebemos que a prova tem uma pontuação um tanto diferenciada. Sobretudo, resumindo, a seção de escrita analítica, tem como notas 0 até 6 pontos, uma vez que isso pode garantir sua vaga na universidade.

2. Raciocínio Verbal (Verbal Reasoning)

Esta matéria é quantitativa, sendo tendo uma nota superior a 160 já pode garantir sua entrada na universidade. Porém se quiser ter segurança suas notas deverão estar acima de 165 pontos, visto que já se admite sua candidatura em universidades como de Harvard e Yale. As notas por sua vez são de 130 a 170 pontos.

Em resumo a nota é de suma importância, pois nessa avaliação, o peso da nota pode atingir notórios resultados, tendo em vista a área em conhecimento do curso e a modalidade que deseja atingir. Se acaso seja na categoria de humana é necessário que tenha boa nota na redação, por exemplo.

3. Raciocínio Quantitativo (Quantitative Reasoning)

Para finalizar, o candidato fará o exame de Raciocínio Quantitativo com 20 questões para avaliar sua condição em solucionar problemas em conceitos matemáticos de aritmética, álgebra, geometria e estatística.

De acordo com o teste GRE essa parte da avaliação tem como pontuação 130 a 170 pontos.

Pontuação é fator determinante?

Apesar de tudo isso as instituições acadêmicas não constituem uma pontuação para que possa ser aceito nas universidades. Isso ocorre visto que o GRE não é fator determinante para sua aprovação.

Entretanto essa é uma etapa bastante importante para seu doutorado, bem como mestrado. Mas, diversas instituições solicitam que tenham mais de ‘50th percentile’. De acordo com a nota, caso seja maior que isso segue uma etapa resultante de bom desempenho.

Resultado do Exame GRE

O resultado estará na página do Exame GRE após 15 dias que estiver feito a avaliação e sua pontuações também. Além disso, a nota tem a validade de cinco anos e pode ser enviada para em média quatro das instituições de ensino de sua preferência.

Como é a prova do Exame GRE ?

A avaliação do Exame GRE é composta por três etapas simples, como já citamos acima, que serão avaliadas e determinarão seu desempenho. Contudo essas três etapas são: O Verbal Reasoning (Raciocínio Verbal), Quantitative Reasoning (Raciocínio Quantitativo) e Analytical Writing (Escrita Analítica) e cada uma delas com sua importância, veja a seguir.

Etapa primeira: Analytical Writing

Em primeiro lugar o candidato fará a avaliação de Analytical Writing que é a analise de duas redações com objetivo de avaliar a capacidade que o estudante tem de argumentar sobre o tema promovido pela prova. Esta primeira etapa tem 30 minutos de duração.

Etapa segunda: Verbal Reasoning

Esta é a segunda parte do exame GRE, no entanto, é a hora em que o estudante demonstra aptidões na análise, compreensão e interpretação de artigos escritos em inglês. Consequentemente, este estudante irá responder um questionário com 20 perguntas no tempo estimado de 30 minutos.

Etapa terceira: Quantitative Reasoning

Aqui nessa fase os estudantes terão que responder 20 perguntas também, a partir de conceitos matemáticos de matérias de aritmética, álgebra, geometria e estatística em 35 minutos.

Como estudar para o Exame GRE

Exame GRE a prova de avaliação para graduação no exterior, pense em como estudar.
Imagem: Ilustrativa.

Embora o exame GRE não seja determinante em sua aprovação, ter uma boa nota vai sim te ajudar no ingresso a Universidade. Então é muito importante que estude de forma que consiga sim uma ótima classificação.

A prova Escrita Analítica, do exame GRE terá temas referentes a humanas em forma de redações. No entanto, o que você pode fazer é através do próprio site encontrar as avaliações anteriores e tentar reescrever. Certifique-se de qual o principal modelo exigido nesta avaliação e faça a redação.  

Para a parte de Raciocínio Verbal, prepare-se lendo os materiais preparatórios, do mesmo modo, faça de acordo a ler os testes anteriores. Contudo, trabalhe também a memorização de vocabulário e associações.

O Raciocínio Quantitativa, é totalmente matemática, sendo assim pegue todo o conceito e faça revisões. Além disso, trabalhe bastante em exercícios de raciocínio lógico, álgebra matemática e afins.

Qual a melhor forma para estudar?

A melhor forma para estudar é ter uma boa planilha de estudos, além de marcar os horários para cada matéria.  A saber a disciplina conta muito nesses casos. Um grande erro da maioria dos estudantes é pegar uma matéria isolada e estudar somente ela até que chegue ao final. Consequentemente acabando a matéria faz o mesmo com a matéria seguinte. Então, não faça assim, devemos lembrar da curva do esquecimento que é uma realidade em nossas vida, então leia mais sobre em: Método de estudos: Como montar um método eficaz.

Sendo assim é importante memorizar em partes cada tópico, todavia ir mesclando as matérias durante as horas de estudo. Fazendo assim  o conteúdo é absorvido com mais eficiência e menos cansaço! Qualquer dúvida deixe um comentário. Boa sorte!

Rolar para cima
Pesquisar

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.