terça-feira, junho 18, 2024

Como criar uma loja virtual do zero: todos os passos

Criar uma loja virtual de sucesso depende muito das ações corretas que você irá tomar. Veja todos os passos e crie uma grande oportunidade em sua vida do zero.

Atualmente, ter um empreendimento na internet tem sido uma oportunidade de grandes negócios. Isso porque os consumidores descobriram como é simples fazer suas compras online. Contudo, ter um comércio eletrônico está em alta. Além disso, o número de interessados em abrir uma loja virtual têm aumentado nos últimos tempos.

A loja virtual possibilita trabalhar em casa e na maioria dos casos sem custos nenhum. Ter seu home based é uma forma de empreender e ganhar dinheiro de maneira simplificada.

Agora vamos ao passo a passo para abrir sua loja virtual do zero!

Passo a passo para criar sua loja virtual

Como criar uma loja virtual todos os passos do zero
Imagem: Ilustrativa.

1. Escolha o nicho

A escolha do nicho é muito importante e necessária na hora do planejamento para criar sua loja virtual. Então, a primeira etapa é escolher um nicho adequado, ou seja, que está em alta no mercado.

Há também a possibilidade de escolher um nicho que você goste de trabalhar.

Apostar em um nicho garante mais facilidade em escolher os produtos para sua loja virtual. E minimiza a competição com as lojas de departamento.

Outro ponto forte, quando se escolhe um nicho para trabalhar, é que você pode estudar melhor o mercado e buscar pelos melhores produtos.

Além disso, sua loja pode se tornar referência sobre aquele tipo de produto para os consumidores. Sobretudo, isso gera fama e consequentemente retorno em dinheiro para você.

➥ Nichos para e-commerce

  • Saúde e alimentação
  • Saúde e beleza
  • Moda
  • Moda Vintage
  • Decoração
  • Pets
  • Bebidas
  • Games
  • Acessórios para festa
  • Artigos automotivos
  • Perfumaria
  • Fantasias
  • Piercing
  • Artigos esportivos
  • Artigos Fitness
  • Loja de homeopatia
  • Cartões
  • Artigos de dança
  • Música
  • Bonés
  • Brindes
  • Eletrônicos
  • Noivas
  • Brinquedos
  • Yoga
  • Azulejos decorativos
  • Uísque
  • Produtos naturais
  • Hortifruti
  •  Cosméticos
  • Camisetas personalizadas
  • Artesanato
  • Produtos de piscina
  • Artigos de Balé

2. Avalie seus concorrentes

Agora que já escolheu o nicho adequado você precisa avaliar seu concorrente. Entretanto é assim irá saber com quem irá competir no mercado.

Pesquise no mínimo cinco lojas virtuais do mesmo nicho que a sua. Todavia, já que vai criar uma loja virtual pode fazer essa pesquisa através do Google.

Confira também como é comportamento delas nas redes sociais. Confira se têm muitos seguidores, se tem páginas no Facebook, site e canais diretos para a venda. Os consumidores gostam de canais simples de para fazer contato, como por exemplo, um número de WhatsApp.

Mesmo sua loja sendo um ambiente virtual, caso o cliente tenha uma reclamação precisa ser atendido de maneira quase imediata.

3. Nome da Loja Virtual

O nome da sua loja virtual é muito importante, pois é assinatura do seu negócio. Então, é preciso entender um pouco melhor sobre seu nicho, estudar e escolher um nome que chame atenção do cliente. O nome para a loja virtual precisa ser de fácil pronúncia e tem que estar de acordo com o tipo de produto que está trabalhando.

Além disso, o nome da sua loja virtual será a marca da sua empresa, sendo assim, é preciso elaborar com bastante cuidado e muita atenção.

Mas, caso não tenha a mínima ideia de como encontrar um nome adequado e está com dificuldade, converse com a empresa especializada em logo tipos e ela te ajudará com isso!

Caso não tenha dinheiro, ou não queira gastar com isso agora, faça você mesmo. Pense bastante sobre seus produtos e faça uma lista com nomes. Logo após isso, realize uma pesquisa de campo com seus amigos e familiares sobre qual nome é o mais interessante.

Liste os nomes mais criativos, adequados para seu projeto, nomes simples e não escolha nomes muito grandes.

Outro ponto importante quando escolher o nome é se certificar, através de uma boa pesquisa, se esse nome já não existe. Faça isso antes de registrá-lo.

4. Registre sua marca

Não use subdomínios, ou sites gratuitos com o nome da plataforma inserido no link. Faça o melhor para seu negócio e registre seu domínio. Com isso você garante desde já que sua marca tenha propriedade.

As grandes empresas têm suas marcas registradas através de seus domínios, sendo assim, você precisa ter um. O investimento não é caro, fica em média R$ 26,99, caso use a plataforma Hostgator. Além disso, ainda consegue construir um site e pagar pouco na hospedagem.

Embora, muitas pessoas não saibam como fazer isso daremos algumas opções simplificada para sua loja virtual.

O custo para registro do domínio saí por apenas R$40,00 por ano. Embora, seja também possível o pagamento por até 10 anos de um registro. Confira a tabela de preços por período de registro e também as formas de pagamento no link.

Ao invés de se preocupar com um site para sua loja virtual, escolha plataformas mais simples.

 5. Monte a loja virtual

Com nome escolhido e o domínio registrado está na hora de montar a loja virtual. Nesse sentido, não busque plataformas gratuitas, pois as plataformas pagas não são caras e, além disso, oferecem total suporte para sua marca.

Quando você encontra uma plataforma paga tem todo o suporte que precisa para desenvolver seu projeto de loja virtual. As plataformas especializadas em e-commerce dão total assistência, seja de programação e também com os templates.

Geralmente, é tudo muito simples e fácil de organizar e com isso sua loja fica pronta em minutos e gratuitamente. Separamos algumas plataformas para você avaliar e criar sua loja virtual de maneira rápida e tranquila.

 ➥ Plataformas para Loja Virtual

6. Configure seu domínio na loja virtual

O registro de domínio é uma estapa e colocá-lo em “ação” em sua loja virtual requer configurações. É preciso colocar esse domínio dentro da sua loja virtual, pois quando alguém acessar esse domínio vai direto para sua loja virtual.

Mas, fique tranquilo que vamos te ajudar com isso!

Em primeiro lugar, quando você escolhe contratar uma plataforma para trabalhar, como já dissemos acima, terá total assistência com tudo que precisar. Sendo assim, para vincular seu domínio a sua loja virtual não é diferente.

Então, peça a ajuda com isso dentro da plataforma. No site Loja Integrada você encontra uma página com todas as configurações a respeito de vinculação de domínio para lojas virtuais, veja aqui!

7. Organize sua Loja

A organização dos produtos da sua loja deve ser feita adequadamente, mesmo que seu nicho seja único, como por exemplo, artigos de esporte, precisa ter as categorias organizadas.

As categorias sevem para facilitar para seu cliente a busca rápida dos produtos. E lembre-se a internet veio para facilitar a vida das pessoas e não complicar e confundir. Sendo assim, quanto mais sua loja for organizada e prática mais o consumidor irá gostar.

Ajuste as categorias com títulos que chamem a atenção e que sejam adequados com os produtos. Coloque imagens de qualidade para que seus clientes possam ver todos os detalhes dos produtos, isso faz total diferença.

Coloque todas as informações sobre o produto e inclua o preço. No momento que for organizar seus produtos dentro da sua loja virtual pense como um consumidor e modele sua loja de acordo com que desejaria.  

8. Formas de pagamento

Definir a forma de pagamento é um fator importante para sua loja virtual. Sugiro que tenha um sistema de pagamento eletrônico como Mercado Pago, Pag Seguro ou Paypal.

Escolha formas de pagamento simples e seguras em que o cliente possa pagar através de cartão, boleto bancário ou deposito em conta.

9. Publicidade

A publicidade é importante para que sua loja se torne conhecida, gere tráfego e consequentemente seja lucrativa. O Facebook é um grande aliado para nossas vendas e negócios é através dele que muitos produtores e revendedores conseguem lucros.

Então, reflita sobre isso e faça uma página para impulsionar sua marca.

Lembre-se de se informar como trabalhar dentro da plataforma, para que não seja punido e tenha sua página banida do Facebook.

Uma ótima opção de publicidade são os vídeos que descrevem o produto e dão todas as informações sobre ele. Vídeos que demonstre a qualidade do produto, seu diferencial e principais utilidades.  O publico do Facebook gosta muito e te dará inúmeras curtidas!

Parece complicado, mas não é! Siga todos os passos e com calma você consegue montar sua vitrine em poucos dias. Lembre-se, o planejamento é crucial para que consiga criar sua loja virtual de sucesso.

Caso tenha qualquer dúvida, deixe um comentário e responderemos com muita atenção. Boa Sorte!

Leia também: Como abrir uma empresa no Canadá? Todos os passos aqui

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