terça-feira, junho 18, 2024

Alemanha: tudo sobre as tradições e costumes

A Alemanha tem muitas tradições e costumes que são distintos do Brasil. Conheça alguns deles!

Um país de terreno fértil e bem estruturado para o estudante e o trabalhador estrangeiro. As pessoas que estão de partida para uma nova realidade escolhem cidades como Berlim para pegar voo.

O planejamento da viagem deve acontecer antecipadamente, aliás é um dos primeiros passos a serem tomados. E para que tudo isso fique bem claro fizemos este artigo com as principais informações.

Alemanha é um país bom para o estrangeiro?

Alemanha: tudo sobre as curiosidades, tradições e costumes.
Imagens de Berlim. Imagem: Divulgação.

Atualmente, a nação Alemã tem uma população de mais de 82 milhões de cidadãos e mais de 15% são de outras etnias. Os estrangeiros que moram na Alemanha, residem em cidades como Berlim. Por sua vez, são trabalhadores e estudantes. Além disso, muitos deles então no início de uma carreira profissional.

Em sua maioria o imigrante vai para Alemanha a trabalho, atualmente são mais de 260 mil imigrantes vivendo por lá. Pessoas da Índia, China, Estados Unidos, Brasil e outros países da Europa. Trabalhar na Alemanha tem aumentado a chance desses imigrantes fomentarem suas carreiras e progredir na vida profissional.

No entanto, podemos dizer que cidades como Berlim e Hamburgo, são as que oferecem maiores números de vagas de emprego para o estrangeiro, pois são centros econômicos e mundialmente conhecidos.  Contudo, a Alemanha é um país incrível para morar, viver e conhecer. Confira agora as tradições, costumes e curiosidades que encontrara no país.

Um pouco da história da Alemanha

A história da Alemanha começa quando os povos bálticos, antepassados dos germanos, se instalam na Alemanha central. Para outros países da Europa o lugar era conhecido como a Germânia, principalmente pelos povos romanos. Esse território se estendia através do rio Reno e a Rússia atual. Além dos povos bálticos, outras tribos viviam na região como os celtas e citas.

A Alemanha como conhecemos hoje, tem muito a contar, sobretudo, são mais de 4 mil anos de história. Quando o povo germânico migra do extremo norte para encontrar terras melhores e mais quentes ao sul se esbarram com os povos galeses e nórdicos. Obviamente que desse encontro surgiram diversos confrontos entre eles, mas a história continuou para os germanos.

Logo, o povo germânico se instala no local e com isso, durante anos, houve uma grande expansão deles pelo território. Foi assim que surgiram os vários estados germânicos como as regiões dos francos, Vândalos, Saxões entre outros.

Essa época ficou conhecida como a migração dos povos bárbaros e foi nessa época que esses mesmos povos se espalham pelo continente, os francos se instalam na França, Vândalos foram para Portugal, Saxões para a Inglaterra e assim por diante.

Formando alianças…

Imagens antigas. Imagem: Divulgação

Depois de longos anos e os reinos já formados, as alianças surgem, sendo elas a causa da primeira e segunda guerra mundial. A princípio surge a “Tríplice Aliança”, formada por Alemanha, Áustria, Hungria e Itália. E no outro extremo “Tríplice Entente” formada por França, Reino Unido e Rússia.

Passando pela primeira guerra mundial, a Alemanha precisava tomar outro rumo é aí que entra em cena um personagem bastante conhecidos de todos, Adolfo Hitler. Vinda da Áustria para marcar a história Alemã até hoje. Hitler, por sua vez, cria um novo partido, prometendo mudanças, emprego e uma nova realidade para o país, o Partido Nacional Socialista.

No entanto, Hitler discursava sobre as grandes oportunidades que surgiram para o povo alemão, e por dentro de cada fala muitas raiva e ódio para outras nações do mundo, em especial para o povo judeu daquela época.

Resumindo, em 1945 os Russos derrotam os nazistas na 2º Guerra Mundial. Depois disso, a Alemanha é dividida entre as potencias: Estados Unidos, França, Reino Unido e Rússia. Foi nesse ínterim que uma divergência entre as potências faz surgir à separação da Alemanha Comunistas da Alemanha Capitalista, através do muro de Berlim.

Para finalizar, em 1989 o muro é derrubado e o povo que estava separado há exatos 28 anos, finalmente se reencontrou. Atualmente a Alemanha é uma das principais nações do mundo, a mais poderosa e solidas da atualidade.  

Curiosidades, costumes e tradições da Alemanha  

Alemanha: tudo sobre as curiosidades, tradições e costumes
Ruas de Berlim. Imagem: Dilvulgação.

1. Dia dos trabalhadores em Berlim  

O primeiro de maio é o feriado muito comemorado na Alemanha, principalmente em Berlim. Isso ocorre em toda a Alemanha, mas Berlim vibra com data. Uma vez que todo o país está em festa e com muita alegria e comemoração.

No entanto, em Berlim isso acontece de maneira diferenciada, em forma de protestos intensos quando chega à noitinha. Os bairros de Berlim ficam lotados de todo tipo de gente e acontece diversos shows e muita comida. Em meio a tanta aglomeração em geral ao anoitecer algumas confusão acontecem.

2. Ruas Alemãs

Esse fato é mais uma curiosidade das ruas Alemã e como buscar por endereços por lá, visto que elas mudam de nome na metade do caminho. Isso mesmo, na Alemanha nos deparamos com algumas ruas que podem ter até dois nomes distintos no mesmo trajeto.  

A rua começa com um nome e ao chegar à metade dela muda completamente para outro. Sendo assim, daquela parte para frente, recebe outra indicação de nome. Isso causa estranheza aos brasileiros, uma vez que no Brasil não funciona desse modo, geralmente as ruas tem um nome único até o final do trajeto dela.

3. Palavra vândalo

Os vândalos foram povos germânicos que invadiram e devastarão Roma em um período distante da história, por isso quando uma pessoa danifica ou quebra um monumento, por exemplo,  é chamado de vândalo.  

 4. Seguro desemprego

O seguro desemprego é algo bastante diferente do que o visto aqui no Brasil. Quando uma pessoa está desempregada na Alemanha ela recebe ajuda financeira do Governo Alemão. No entanto, a ajuda oferecida vai desde o pagamento de contas como aluguel, compras e também um salário. Essa quantia é paga até que o cidadão consiga se estabelecer e encontrar um novo emprego.   

5. Pets na Alemanha

Na Alemanha o povo é fascinado por Pets, eles acompanham os alemães por toda a parte. Principalmente os cachorros que têm diversos direitos no país, bem como ir e vir para todo o lugar com seus donos. Na Alemanha podemos ver animais de estimação em restaurantes, shoppings e vários locais públicos.

6. Sylvester o Ano Novo Alemão

O ano novo na Alemanha é comum, como em qualquer outro país do ocidente, no entanto há uma peculiaridade bastante curiosa. Cidades como Berlim soltam muitos fogos de artifício, a impressão é que a cidade inteira estocou fogos de artifício o ano todo para essa comemoração. Literalmente, todos soltam fogos de artifício na vidrada do Ano Novo alemão. E não pense que isso ocorre somente em Berlim, pois muitas cidades comemoram desse modo.

7. Alemanha uma país grande

A Alemanha é o quinto maior país da Europa, com mais de 357 mil quilômetros territoriais.

8. Páscoa alemã

Além de ser uma data religiosa a Páscoa na Alemanha tem uma tradição bastante peculiar. No Brasil estamos acostumados com os famosos ovos de páscoa, porém na Alemanha eles fazem grandes fogueiras para comemorar essa data durante a noite. Uma bonita tradição que vale a pena citar no artigo. As cidades, principalmente as menores, se enchem de fogueiras e todos fazem uma linda confraternização.

9. Idioma

O alemão é uma das línguas mais faladas na Europa, isso porque além da Alemanha países como a Áustria e a Suíça também falam o alemão. Na Alemanha, além da língua oficial, existem mais de 30 dialetos falados dentro do país.

10. Festival das Luzes em Pottenstein

Pottenstein é uma região montanhosa e linda da Alemanha que fica no distrito de Bayreuth, no estado de Bavier.  No festival das luzes o local fica ainda mais magnífico, pois os moradores fazem grandes fogueiras espalhadas pelas montanhas.

Gostou? Quer saber mais sobre a Alemanha, sua história e outras curiosidades? Deixe nos comentários. Além disso, leia os demais artigos sobre outros países do mundo.

Leia também: Trabalho na Croácia oportunidades para brasileiros

Rolar para cima
Pesquisar

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.