terça-feira, junho 18, 2024

Concursos para Trabalhar na Prefeitura: Como São?

concursos para trabalhar na prefeitura

Antes de mais nada, aprender como funcionam os concursos para trabalhar na prefeitura e quais são os cargos que eles oferecem é extremamente importante para que saiba exatamente os principais passos para seguir.

Isso porque, quando o assunto são os concursos para trabalhar na prefeitura existem muitos caminhos para seguir, incluindo escolher cargos que sejam compatíveis com sua escolaridade, por exemplo.

Então, de uma maneira direta e objetiva, durante esse artigo mostraremos mais informações sobre os principais concursos para trabalhar na prefeitura da melhor maneira possível e passando com êxito nas provas. Boa leitura e confira!

O que são os concursos para trabalhar na prefeitura?

Afinal de contas, o que são os concursos para trabalhar na prefeitura e quais são seus diferenciais? A princípio, o famoso concurso público nada mais é que um processo seletivo que disponibiliza vagas para o serviço público de todo o Brasil de maneira bem democrática, através de uma prova como qualquer outro concurso.

No caso, sua validade é para os mais variados setores e cargos públicos oferecidos por todo o país que se enquadra com suas habilidades e até mesmo ensino. Dessa maneira, bem diferente dos empregados comuns por meio do CLT, sendo necessário que faça uma prova e concorrer a uma vaga com outros candidatos que também tenha passado.

Aliás, existem alguns cargos que menciona moremos mais a frente, que precisam de alguns requisitos diferenciados que compensa conhecer e prestar mais atenção nos detalhes.

Como funcionam os concursos públicos na prática?

Por outro lado, nessa busca incansável dos melhores concursos para trabalhar na prefeitura é bom que saiba como realmente funciona essa prova em mínimos detalhes para que não tenha problemas lá na frente.

Em resumo, o famoso concurso público oferece aos candidatos uma prova teórica, que foca principalmente em conhecimentos gerais e específicos do ramo que tanto busca para o cargo. E, em algumas situações, aplicadas algumas provas práticas. Sistema bem semelhante com o que acontece em concurso para carreira militar, só que obviamente que, as provas pratica é mais elaborado.

Além disso, as provas práticas são especiais para as vagas específicas, que requerem esses saberes no dia a dia do trabalho. Um exemplo disso é justamente vagas que de motorista e até mesmo de serviços gerais que mexa com produtos de limpeza.

Mas não se preocupe. Pois, sempre que sai o edital dos concursos para trabalhar na prefeitura eles mencionam quais são as vagas que necessitam de provas praticas para que o candidato se prepare antes.

Qual a idade ideal para fazer esses concursos?

De uma maneira geral, a idade mínima que exigem para participar dessas provas e concorrer a uma vaga no mercado de trabalho na área pública é de 18 anos. Isso sem contar que para os homens, ainda existe a necessidade de apresentar a carteira de reservista.

Entretanto, existem alguns cargos no ramo público que exigem idade máxima para que, de certa forma, desempenhe por completo e eficiência de fato todo o trabalho sugerido. Então, fica assim, a mínima para participar dos concursos é 18 anos e a máxima depende do cargo em questão.

Escolaridade para fazer concursos para trabalhar na prefeitura

Logo depois de alguns detalhes específicos de como funcionam os concursos para trabalhar na prefeitura é interessante que saiba de uma vez por todas quais são os níveis de escolaridade que eles exigem, como por exemplo:

1 – Concurso de nível médio de escolaridade

Em primeiro lugar, muitos cargos oferecidos dentro da prefeitura são especiais para quem tem pelo menos o ensino médio concluído. Porém, existem alguns outros que aceitam pessoas que tenham apenas o ensino fundamental, dependendo da área em questão.

E por isso, caso você se enquadre em alguns desses casos, saiba que tem chances de passar sim nos concursos para trabalhar na prefeitura se estudar muito. E se dedicar a todos os ensinamentos para passar na prova.

2 – Escolaridade de nível superior – Concursos para trabalhar na prefeitura

Conforme mencionamos acima, do mesmo modo que existem cargos para ensino fundamental e médio completo. Obviamente que o superior também estaria nessa listagem de opções a seguir.

Pois, no caso, as prefeituras no geral exigem a formação acadêmica de bacharelado ou licenciatura, em faculdades e universidades certificadas. Certificações pelo portal MEC – Ministério da Educação (http://portal.mec.gov.br/instituicoes-credenciadas).

Nesse sentido, todas as vagas são especiais para o exercício de funções que requerem melhorar ainda mais na área. Como professores, médicos, engenheiros entre outros cargos. 

Para essas vagas em questão que necessita do nível superior precisando da apresentação do diploma comprovando que realmente fez determinada faculdade com êxito e competência. E dentro do edital oferecido por cada prefeitura mostra quais são as exigências nesses âmbitos.

Como se inscrever nessas provas?

Contudo, ao conhecer mais sobre o funcionamento dos concursos para trabalhar na prefeitura, o processo para se inscrever nessas provas. É necessário que entre no site oficial da prefeitura municipal que organiza todos os passos. E assim, procure pelo concurso que mais se encaixa com seus objetivos e faça a inscrição online informando os dados que pedirem.

Um ponto muito importante sobre todo esse processo é que o candidato estude com atenção todo o edital para que saiba quais são os documentos necessários. Se existe taxas de pagamento da inscrição e muito mais.

Estudar Para Concurso Público
Estudar Para Concurso Público (Fonte: Unsplash)

Maneiras de saber se passou ou não na prova

Em contrapartida, todos os gabaritos são liberados em horas ou dias depois da conclusão da prova. Porém , na questão do resultado e da classificação, tudo informado pela própria prefeitura na data prevista já mencionada dentro do edital. Sendo assim, é diretamente através dessa lista de aprovados que o candidato saber se passou no cargo que tanto queria ou não.

Mas é sempre bom lembrar que do mesmo modo como acontece nos processos seletivos de universidade, nos concursos também existe uma espécie de reaproveitamento dos candidatos que passaram. Ou seja, isso significa que existem muitas convocações, seja por abertura de novas vagas, pessoas que desistiram ou até mesmo impedimento de assumir um cargo público.

Portanto,caso você não seja convocado na primeira oportunidade, não perca as esperanças de conseguir a vaga dos seus sonhos. Uma dica importante é que preste muita atenção na página da prefeitura onde se tem as classificação para que, quem sabe, consiga seu lugar dentro da rede pública.

O que estudar para concursos para trabalhar na prefeitura?

Se tem uma coisa que vale a pena investir nessa busca pela aprovação nos concursos para trabalhar na prefeitura é justamente conhecer os tópicos de matérias que cairá.

Assim, a seguir, separamos mais informações que geralmente caem nas provas dependendo de sua escolaridade especial para te ajudar, como por exemplo:

1 – Ensino Fundamental

  • Matéria da Língua Portuguesa

Leitura e interpretação de textos de uma maneira simples e bem fácil de se compreender para que atenda as necessidades desse público. E, consequentemente, aumentando as chances de aprovação.

  • Matemática – concursos para trabalhar na prefeitura

Além disso, geralmente tem exercício de Aritmética; Frações; Porcentagem; Razão e proporção e muitos outros pontos básicos dessa matéria.

  • Informática

No caso, exigem conhecimento em sistemas operacionais; editores de textos e até mesmo uso de planilhas no geral. Aliás, lembrando mais uma vez que todos esses conteúdos são programáticos, mas não exatos. Isso significa que existem mudanças nesses cronogramas variando de prefeitura para prefeitura.

2 – Ensino Médio Completo 

  • Português 

Também se referem a uma boa interpretação de textos; Tipos e gêneros textuais; Coerência e coesão textual e muitos outros pontos. Lembrando que a língua portuguesa é uma das matérias que mais valem pontos por precisar de boa coerência no seu uso no dia a dia.

  • Matemática e informática 

De acordo com o que mencionamos na opção de ensino fundamental, as matérias de matemática e informática são basicamente a mesma. No caso, o grande objetivo delas é testar o conhecimento do candidato a contas simples e até mesmo funções tranquilas e muito usadas no meio tecnológico. Fique atento a esses pontos para que não perca nada.

  • Conhecimentos Específicos – Concursos para trabalhar na prefeitura

Por outro lado, esse é o momento que depende exclusivamente do cargo que tanto busca. Por isso é de suma importância que analise especialmente esse tópico dentro do edital da prefeitura que vai prestar.

Mas, quando se trata de conhecimentos focados em alguma área para nível fundamental, na grande maioria das vezes trata-se de opções focado no cargo.

Justamente por isso é importante que separe um momento para ler com muita atenção o edital para não ter surpresas indesejáveis que prejudicará seu desempenho.

3 – Nível Superior

  • Língua Portuguesa

Contudo, nessa parte dedicada a língua portuguesa para o ensino superior na hora de fazer os concursos para trabalhar na prefeitura são bem semelhantes aos demais ensinos. Entretanto, o nível de dificuldade é bem maior do que os outros. Isso sem contar que necessita da realização de uma redação também extremamente bem feita.

  • Raciocínio Lógico – Concursos para trabalhar na prefeitura

Nesse momento o estudante deve se atentar a todos os exercícios que envolva completamente o mundo dos raciocínios e as maneiras de resolver todo o processo. E isso é importante para colocar todo seu conhecimento em prática e não perder oportunidades que o cargo tem para oferecer.

  • Informática

Do mesmo modo que mencionamos antes sobre, a informática nos dias de hoje são métodos que fazem total diferença na vida das pessoas e principalmente, no dia a dia de uma empresa. No caso de uma prefeitura, nem se fale. 

Então, sim, por mais que sejam as mesmas coisas que se cobra no nível fundamental ou médio, no superior tudo será mais intenso e cobrado de maneira diferente ao candidato.

  • Conhecimentos focados

Tudo que envolve essa parte de conhecimentos focados no cargo tem como objetivo trazer mais atenção do candidato para estudar sobre o ramo que escolheu para prestar seu concurso. Aliás, quando o assunto é justamente oferecer maiores oportunidades no mercado de trabalho, quando se tem esse tipo de conhecimento. Seu destaque é garantido!

Como estudar para os concursos para trabalhar na prefeitura?

Para finalizar esse artigo especial de como funcionam os concursos para trabalhar na prefeitura e quais são seus diferenciais, é interessante que saiba de uma vez por todas as melhores maneiras de estudar para essa prova. 

Até porque, quando o assunto é estudar muitas pessoas não se sabe muito bem por qual matéria começar, como se planejar e até mesmo os esquemas para deixar o processo mais prático. Por isso, a seguir, separamos mais informações de como estudar para os concursos para trabalhar na prefeitura e passar com êxito, como por exemplo:

1 – Faça um bom planejamento

Primeiramente, ter um bom planejamento de estudos faz qualquer processo se tornar mais simples e prático. Justamente pelo fato de que, quando se planeja algo, você já tem noção por onde começar e como concluir.

Além disso, todo o planejamento dependerá de seus conhecimentos antecipados e de quanto tempo você ainda tem até o dia da avaliação. A partir disso, você tem uma ideia de quais passos seguir e concluir todo o processo com maestria.

2 – Revise e faça resumos – Concursos para trabalhar na prefeitura

Sem dúvidas que uma das táticas mais seguras e eficientes de todo o processo de estudo gira em torno dos resumos. Sabe porque? Quando uma pessoa escreve novamente uma informação as chances de guardar em sua mente aumenta muito. E assim, seus estudos fazem mais efeito.

3 – Não estude apenas em aulas presenciais

Um erro muito grave para pessoas que fazem esses concursos e outras grandes provas durante o ano é estudar apenas em aulas presenciais. Não faça isso! Busque sempre estudar em sua casa com outras ferramentas, como o próprio YouTube você tem acesso a aulas extraordinárias e de graça para te ajudar nesse processo.

4 – Defina bem o seu material para estudar – Concursos para trabalhar na prefeitura

De acordo com o que mencionamos no item acima, existem vários modelos de estudo que dão certo, e um deles é aproveitar outras plataformas que estão à disposição neste ambiente tecnológico da melhor maneira. E com isso, escolher sites com didática diferente, vídeos de alta qualidade faz total diferença na hora da prova.

5 – Refaça provas antigas

Uma das maneiras mais eficientes de estudar para uma prova é se exercitando. E isso fica ainda mais fácil se pegar provas antigas da instituição ou da prefeitura para refazer e estudar pontos que talvez, nos estudos, você mal tenha observado.

6 – Verifique o edital e a banca que organiza a prova

Por fim, mais uma maneira de estudar por completo é compreender todos os pontos que talvez caia na prova. Além disso, saber todas as informações do edital te ajuda e muito na hora de pedir recurso de uma prova, ou entender os critérios na hora da classificação. 

Conclusão

Enfim, para concluir, entendemos que existem várias maneiras de realizar as provas dos concursos para trabalhar na prefeitura com êxito seguindo cronogramas diferenciados de aplicação. 

Isso sem contar também que é uma estratégia de conseguir bons cargos mantendo sua segurança de emprego trabalhando dentro da prefeitura da sua cidade e com regalias próprias que vale a pena conhecer. Ainda mais por aceitar pessoas de nível fundamental, médio e superior de escolaridade em diferentes áreas. 

Então, se pretende se dedicar a esse ramo, veja o planejamento de estudo que ensinamos no artigo, siga com atenção e colha todos os resultados lá na frente. Boa sorte!

Rolar para cima
Pesquisar

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.