terça-feira, junho 18, 2024

Concursos para Carreira Militar: Como Funciona Esse Processo?

concursos para carreira militar

A princípio, conhecer mais detalhes de como funciona os concursos para carreira militar e quais são os caminhos a seguir para conquistar o que tanto deseja é muito importante.

E essa importância de definição de como são os concursos para carreira militar acontecem por ter 3 diferentes segmentos disponibilizados para todos os gostos e fins possíveis que mencionaremos no decorrer do artigo.

Então, se também está ansioso para conhecer mais sobre os concursos para carreira militar, como eles funciona e as melhores estratégias para ingressar nessa profissão, nos acompanhe até o final e aproveite!

Como funciona os concursos para carreira militar?

Afinal de contas, você sabe como funcionam os concursos para carreira militar e quais os meios de passar por ele? Pois bem, nos dias de hoje, para se tornar um oficial ou até mesmo apenas um aluno de uma instituição de ensino, é necessário que antes, passe nos concursos para carreira militar.

Sendo assim, esse processo consiste geralmente muitas etapas, no que se refere exames dos mais variados, desde provas escritas até exames psicológicos e físicos. Portanto, a seguir, verifique quais são as maiores etapas desses concursos para carreira militar, como por exemplo:

1 – Provas escritas

Em primeiro lugar, para ter êxito nesse mundo dos concursos, é bom que saiba que a principal etapa é a prova escrita.  No caso, muito conhecido como exame intelectual, as provas envolvem, basicamente, as disciplinas comuns dentro de um ensino publico ou particular do ensino médio.

Além, obviamente, é claro, da redação que é uma das maiores pontuações da prova. Isso sem contar que para determinadas funções, o conhecimentos específicos são exigidos e matérias como:

  • Química;
  • Física;
  • Geografia;
  • Enfim, História.

2 – Exames de saúde pelos concursos para carreira militar

Por outro lado, mais um dos pontos importantes para passar nos concursos para carreira militar são os exames de saúde. Os quais fazem parte desse processo de avaliação das condições de saúde dos candidatos que passaram na parte escrita. 

Assim, esta análise acontece com base em uma bateria de exames, que são clínicos, de imagem e até mesmo laboratoriais. Então, isso inclui, nesta etapa do concurso militar também é existe o teste toxicológico.

Nesse sentido, o foco principal destes exames é descobrir se o candidato tem ou não alguma patologia ou característica que seja incapacitante para o cargo. E seguindo isso, as chances de não se frustrar aumentam.

3 – Exame de aptidão psicológica

Nesta etapa, são realizados exames para avaliar as condições comportamentais, características de interesse e desempenho psicomotor. Nesse caso, tudo acontece por meio de testes, entrevistas e simulações variadas.

O grande objetivo desse processo é comprovar não existe nada contra indicações psicológicas que impeçam o candidato de realizar o serviço militar.

4 – Teste de analise do condicionamento físico nos concursos para carreira militar

Esse é o momento em que se observa o vigor físico dos candidatos, por meio de exercícios e movimentos mínimos a serem alcançados, que tem classificação direta pelo sexo de cada candidato. 

Isso significa que estes testes são extremamente importantes para verificar se os candidatos tem ou não o condicionamento ideal para desempenhar atividades interligadas à rotina militar. 

Logo depois de tantos pontos, caso tenha passado em todos, provavelmente esteja a um passo apenas de começar sua carreira dentro do mundo militar que escolher.

Como a carreira militar se constrói?

No entanto, um fato curioso sobre os concursos para carreira militar que vale a pena conhecer é justamente as maneiras de construir um legado dentro da carreira com segurança e grandes expectativas.

Do mesmo modo que acontece com outras áreas da justiça que precisam passara por alguns passos, como é o caso da carreira de escrevente judiciário, na área militar não seria diferente. Por isso, é bom que saiba que exista alguns segmentos na carreira que são diferentes, como por exemplo:

1 – Carreira Militar temporária

Primeiramente, o conhecido serviço militar temporário, como o próprio nome já menciona, disponibiliza uma carreira militar por tempo determinado. Ou seja, existe um limite mínimo de permanência que vai até 8 anos.

Logo depois disso, o militar temporário encerra por obrigação a sua colaboração e, a partir de disso, ele não receberá mais nenhuma quantia diretamente das Forças Armadas como se espera.

Assim, o ingresso acontece através do processo seletivo. E, normalmente, oferecidas vagas tanto para o ensino médio quanto para o ensino superior de diferentes vertentes que compensa conhecer.

Contudo, no caso da Marinha existe o conhecido como Processo Seletivo para Oficiais Temporários da Marinha do Brasil e as inscrições para ele sempre acontece entre os meses de setembro e novembro do ano.

Em contrapartida, mais uma das formas de ingressar nas carreiras militares temporárias é por através do alistamento obrigatório. No qual, todos os jovens do sexo masculino que completarão seus 18 anos se apresentam às Forças Armadas. E, assim, podem ou não escolhidos para servir por um tempo de, mais ou menos, 12 meses (1 ano).

2 – Ser Militar de carreira

A princípio, para conseguir ser, de fato, um militar de carreira, existe a necessidade de ingressar no cargo por meio das escolas preparatórias. As quais estão ligadas diretamente aos segmentos das forças armadas por meio dos concursos para carreira militar, sendo as principais delas o:

  • Colégio Naval, da Marinha;
  • A Escola Preparatória de Cadetes do Exército, que é do Exército – EsPCEx;
  • “ “ do Ar, da Aeronáutica.

Então, isso demonstra que todas as áreas costumam abrir seleção para novos anualmente. Sendo assim, se aprovado no concurso, o aluno entra na escola preparatória, local em que ele também apresentará um bom rendimento para realmente ingressar, de uma vez por todas, na carreira militar.

Se ficou animado para conhecer como ingressar nessas áreas, entre no site oficial do Exercito e tire suas dúvidas sobre o processo (https://www.eb.mil.br/web/rp/junte-se-a-nos).

O que são as Forças Armadas no fim das contas? – Concursos para carreira militar

Em resumo, as Forças Armadas, compostas pela Marinha do Brasil, pelo Exército Brasileiro e pela Força Aérea, são os segmentos militares responsáveis pela defesa do Brasil em todos os territórios.

E assim, consequentemente, trabalham diretamente sob a direção maior do Ministério da Defesa do país, no qual, faz todo o processo de orientação, supervisão e coordenação das atividades desenvolvidas por essas áreas de segmento.

É de total responsabilidade da Marinha, ao Exército e à Aeronáutica as seguintes ações, como por exemplo:

  • Primeiramente, assegurar a completa integridade do território do país;
  • Proteger os interesses e os recursos naturais, industriais e tecnológicos dentro do Brasil;
  • Manter a segurança de todos os cidadãos e os bens do Brasil; 
  • Enfim, afirmar que os poderes constitucionais trabalham para a garantia da lei e da ordem para, em determinados territórios, preservar o exercício da soberania do Estado por completo.

Portanto, quando se tem a união desses três segmentos militares, o Brasil é completamente protegido de qualquer ameaça que pode prejudicar todo o progresso do país e causar problemas no futuro.

Então, pensando em te ajudar a compreender um pouco mais como esses segmentos funcionam na hora de concorrer aos concursos para carreira militar, separamos informações sobre cada um dos comandos do Brasil, como:

Carreira Militar de Sucesso
Carreira Militar de Sucesso (Fonte: Unsplash)

1 – Marinha do Brasil

A princípio, a Marinha do Brasil é a Força Armada mais antiga e está na lista dos mais concorridos dentro dos concursos para carreira militar. Inicialmente, especial para profissionais de Saúde, entrar na carreira da Marinha oferece, dentre outras opções, o desenvolvimento de ações sociais em locais exclusivos, proporcionando procedimentos de saúde a populações ribeirinhas.

2 – Exército Brasileiro – Concursos para carreira militar

No entanto, no caso do Exército Brasileiro é uma Força Armada que trabalha diretamente na proteção de nosso território terrestre. Isso sem contar que não existe prejuízo de outras funções, dando maior suporte a atividades de Defesa Civil, participando de ações de paz e ajuda humanitária. Do mesmo jeito que acontece em  ações de socorro e assistência às vítimas de desastres naturais, como furacão e terremoto. 

Sem falar que os militares de carreira no Exército estão presentes também em processos de recuperação e reconstrução de lugares que infelizmente foram atingidos por desastres que mencionamos acima.

3 – Força Aérea Brasileira

Para concluir, a Força Aérea Brasileira ou como muitos conhecer, a Aeronáutica. Por sua vez, tem a capacidade para trabalhar tanto na vigilância, quanto no controle e na defesa do espaço aéreo de todo o território brasileiro. Nesse sentido, a carreira dentro desse comando é dividida entre as categorias, como:

  • Infantaria;
  • Intendência;
  • Aviação.

Assim, todas as atividades desenvolvidas pela Força Aérea incluem busca, salvamento e patrulha marítima, além de ações conjuntas determinadas diretamente pelo Ministro da Defesa.

Como ingressar nas Forças Armadas nos dias de hoje? – Concursos para carreira militar

Conforme mencionamos antes, todo o processo de ingresso nas Forças Armadas orientado por alguns requisitos. É natural que, em todos os comandos militares exista a seleção por meio dos concursos para carreira militar, exigem que candidatos a oficiais sejam brasileiros natos ou naturalizados. Aliás, também tem como requisito a exigência da altura mínima de 1,60m para homens e 1,55m para mulheres.

Entretanto, cada comando das Forças Armadas possui suas particularidades que compensa muito analisar antes de fazer as provas para que fique a par de tudo e não tenha problemas para conquistar sua vaga nessa área. 

Sendo assim, para te ajudar a esclarecer essas dúvidas de uma vez por todas, trouxemos alguns requisitos essenciais para conseguir ingressar nessas áreas com êxito, como por exemplo:

1- Ingresso na Marinha do Brasil

Primeiramente, muitas pessoas tem o sonho de entrar para a Marinha por ser algo completamente “heroico e desafiador” quando se comparado com outras vertentes das Forças Armadas. Por ser algo meio fora da realidade, nem todos sabem os requisitos, fora os concursos para carreira militar, para ingressar. Veja alguns a seguir:

  • Necessidade que seja brasileiro nato ou naturalizado;
  • Idade entre 18 – 36 no dia 1° de janeiro do ano do Curso de Formação;
  • Ou então, entre 18 – 29 anos no dia 1° de janeiro do ano do Curso de Formação, para os casos específicos;
  • Graduação concluída na área à qual concorre.

Pensando por esse lado, dentro da Marinha existe as seguintes carreiras para seguir, que são: 

  • Corpo de Engenheiros da Marinha;
  • Corpo de Saúde especial de carreira da Marinha – Médicos;
  • “ “ – Apoio à Saúde;
  • “ “ – Cirurgiões-dentistas;
  • Técnicos do Corpo Auxiliares da Marinha;
  • Quadro Complementar do Corpo da Armada;
  • “ “ de Fuzileiros Navais;
  • Quadro Complementar de Intendentes da Marinha;
  • Enfim, Quadro de Capelães Navais.

2 – Ingresso no Exército Brasileiro – Concursos para carreira militar

Contudo, nesse caso, o profissional que tenha ensino superior tem a opção de ingressar no Exército Brasileiro por meio de concurso público de escolas específicas, serviço militar temporário ou alistamento obrigatório. 

Além disso, é bom que saiba que, sendo um profissional de Saúde com ensino superior concluído, as maneiras de ingresso mudam e têm seus próprios requisitos que compensa analisar antes de se inscrever.  Até mesmo para não se frustrar com todo o processo.

3 – Ingressar na Aeronáutica

Enfim, no caso do profissional que tenha formação acadêmica entra na Força Aérea Brasileira através de recrutamento militar, concursos para carreira militar no geral e contratos temporários. As carreiras para aqueles que trabalham na área da Saúde fazem parte do quadro de apoio da FAB.

Porém, nesta última ocasião, o candidato se submete a prova teórica, testes de aptidão física e exames médicos. Quando aprovado, o candidato passará pelo curso de adaptação à carreira militar em todos os aspectos. Gostou? Aproveite essa oportunidade e seja um militar das Forças Armadas!

Carreira Militar para Mulheres

Pode não parecer, mas existem muitas mulheres nos dias de hoje que amam e admiram a carreira militar em diversas vertentes que fazer, assim, terem vontade de ingressar nessa área também. E não é atoa que hoje, as mulheres são uma parte importante de todo o corpo de Militares no Brasil. 

Nas três vertentes dos comandos militares, as mulheres entram com forte ação e dedicação para proteger e cuidar do território e da população brasileira. E por isso, saber que sim, mulheres estão aptas a esses cargos deixam muitas com mais esperanças. 

Elas fazem os mesmo caminhos que os homens em todos os aspectos, desde passar em provas escritas, testes físicos até ir em escolas preparatórias. Tudo isso é importante considerar para ver que não existe distinção por ser homem ou mulher. 

Obviamente que existem cargos que mulheres se dão melhor do que homens, e vise versa. Nesse caso, fica a critério do comando em questão remanejar seus soldados da melhor maneira possível para entregar um bom trabalho.

Aliás, para deixar o processo ainda mais simples para as mulheres, caso tenha alguma formação acadêmica, as chances de ingressar aumenta mais ainda. Mostrando que vale a pena investir nessa carreira mesmo não se “encaixando” nos padrões primários.

Conclusão

Por fim, entendemos que a estrutura dos concursos para carreira militar são variadas para diferentes vertentes das forças armadas do Brasil e por isso, escolher a que pretende seguir é extremamente importante. 

Importante para que realmente se prepare por completo para atender todos os requisitos que aquele comando em especial exige e não se frustre de maneira nenhuma nessa área. Leia com atenção nosso artigo e busque por editais nos sites oficiais das Forças Armadas para tirar mais dúvidas sobre o processo de ingressar nessa carreira linda e brilhante!

Rolar para cima
Pesquisar

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.