terça-feira, junho 18, 2024

12 dicas para a apresentação de TCC ser mais tranquila

apresentação de TCC

Descubra como fazer uma apresentação de TCC sem complicação.

O ano está chegando ao fim, sua monografia terminou e agora precisa se preparar para a apresentação do TCC. Muitas pessoas ficam bastante estressadas nessa época do ano, mas não tem como escapar da apresentação.

O estudante deve concluir mais essa etapa em sua vida, visto que é um processo natural na maioria das universidades brasileiras. No entanto, ficar nervoso é normal, mas aconselhamos estar preparado antecipadamente. Sendo assim, separamos 10 dicas infalíveis para que a apresentação do TCC se torne mais fácil e tranquila.

Quais as maiores preocupações com a apresentação de TCC?

Quando estamos escrevendo o trabalho de conclusão não vemos a hora de terminá-lo. Uma vez que já no caso da apresentação do TCC o nervosismo se instala e o medo de travar na hora é imenso. Está é a maior preocupação dos estudantes na hora da apresentação.

Qual o maior medo dos estudantes?

De acordo com alguns alunos, esquecer tudo que estudou e não conseguir falar é o temor deles. Além disso, a banca geralmente assusta os alunos e isso pode prejudicar muito seu desempenho na hora da apresentação. Mas preparamos 10 dicas para tranquilizar você e te deixar seguro para uma excelente apresentação.

10 dicas para a apresentação de TCC

1. Ensaie a apresentação

Esse item é o básico, para ter mais segurança, então, estude de acordo com a apresentação. Faça isso como se estivesse ensaiando uma peça de teatro, separe as partes que gostaria de expor e explique-as para seus amigos, familiares ou mesmo só para você em seu quarto. Isso ajudará ter em mente as principais informações e detalhes do trabalho de TCC. O cérebro tem maior desempenho com a repetição, então ensaie bastante!

2. Tenha postura para a apresentação do TCC

A partir do momento que terminou sua monografia, é à hora de enfrentar seus receios e iniciar a preparação para fazer uma apresentação perfeita. O primeiro ponto é cuidar para não ficar com a postura acomodada, erga os ombros para se sentir seguro e menos acanhado.  

Acostume sua postura

Tocamos nesse ponto inicialmente, pois é importante se policiar em seu dia a dia. Acostume-se com isso para que na hora da apresentação você tenha uma postura de confiança perante a banca.

3. Zele por sua imagem na apresentação

Tome cuidados com sua aparência na hora da apresentação, a vestimenta é essencial para abrilhantar os olhos da banca em cima de você. Lembre-se que é um passo para ser um profissional e não somente o aluno. Sobretudo, escolha uma roupa que passe segurança e profissionalismo para vestir na hora da apresentação do TCC.

4. Tome cuidado com a voz

Solte sua voz na hora da apresentação, pois isso é essencial para que tenha mais segurança. É de suma importância que treine bastante isso! A voz tem que sair e ter uma boa entonação, ou seja, fale mais alto para que todos ouçam. Uma vez que a voz deve ter a altura adequada para que a banca ouça todas as informações e detalhes do seu TCC.

5. Fique atento à gesticulação

Muitos estudantes ficam nervosos e acabam por se mexer demais e isso é um aspectos que pode ser crucial para que seu TCC tenha uma apresentação perfeita. Então, não gesticule em excesso, não fique com as mãos no bolso o tempo todo, bem como com as mãos para traz. 

Aconselhamos

Observe o primeiro item, pois ensaiar sua apresentação antes do dia marcado é essencial!. Assim conseguirá ficar mais vontade e familiarizado com as partes do trabalho. Além disso, aproveite para ajustar sua movimentação na apresentação.

6. Movimentação

No momento da apresentação você fica vulnerável aos olhos da banca, contudo, é importante que não se movimente em excesso. Andar de um lado para o outro pode transmitir inquietude e atrapalhar sua apresentação. Faça movimentos adequados com que está expondo no momento, não fique andando sem parar no palco, seja conciso em sua movimentação.

7. Não leia o slide

O slide serve para que você tenha um parâmetro das partes que irá apresentar para a banca. No entanto, serve também para que o público siga seu raciocínio. Uma apresentação em que o estudante fica somente lendo e não explica falando com o público se torna maçante demais para quem está assistindo.  

8. Controle a ansiedade

A princípio saiba que irá bater a ansiedade minutos antes de sua apresentação, mesmo que tenha feito todos os passos acima. Você é ser humano, não tem como correr disso, pois mexe com o emocional de todos os alunos.

Mas, precisa aprender a se tranquilizar para não perder o controle. A saber, a ansiedade é um aspecto que dura alguns minutos, logo após isso ela some e terá total controle de si novamente.

Controle emocional

Então ter controle emocional é crucial para que a apresentação de TCC seja impecável. Procure exercícios para fazer antes da apresentação, funcionam e te darão mais estabilidade. Cuidado com seus pensamentos, pois eles podem ser gatilhos para que perca o controle, ainda mais se for ansioso.

9. Alimentação e dormir bem

Busque se alimentar bem durante sua preparação para a apresentação do TCC. Além disso, dormir bem o dia anterior, principalmente, é essencial para ter maior concentração em sua apresentação.

10. Conheça o lugar da apresentação

Procure ir até o local onde vai apresentar o TCC antes do dia da apresentação, para que se familiarize com esse ambiente. Isso é importante para se acaso tenha um imprevisto isso não te deixe nervoso ou ansioso.

11. Cumprimentar a banca 

Ao chegar ao local de apresentação cumprimente os membros da banca naturalmente. Sobretudo isso te do mais conforto e segurança, lembre-se são professores que irão assistir sua apresentação.

12. Esclarecimento

Esclareça o porquê da apresentação de TCC e qual é sua motivação para o projeto. O candidato ao titulo deve iniciar a apresentação dizendo “Estou aqui para uma titulação de graduação tal”. No entanto, isso é só um exemplo, mas transmite mais segurança para que continue bem sua apresentação. Da mesma forma é importante esclarecer a o motivo que te fez escolher o tema do projeto de TCC.

Conclusão

Siga todos esses passos ao se preparar para a apresentação do TCC assim terá mais confiança e tranquilidade.

Siga-nos nas redes sociais (Facebook e Instagram) e fique por dentro de todas as novidades!

Leia também: Temas para TCC de Serviço Social confira sugestões

Rolar para cima
Pesquisar

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.