quinta-feira, maio 30, 2024

Investir em Franquias Vale a Pena: Conheça o Conceito, Funcionamento e Vantagens!

Antes de começar um novo negócio como franqueado, você precisa saber se investir em franquias vale a pena. Desta maneira, não será pego de surpresa pelas características deste tipo de negócio. 

Portanto, existem alguns aspectos que você precisa considerar para descobrir se investir em franquias vale a pena. Muitas vezes, as pessoas acabam ficando frustradas justamente por não ter um conhecimento maior sobre o assunto antes de se tornar um franqueado. 

Assim sendo, você saberá tudo sobre franquias e conhecerá suas principais características. Deste modo, conseguirá responder de uma vez por todas se investir em franquias vale a pena

O que são franquias?

investir em franquias vale a pena
As franquias são empreendimentos já consolidados no mercado financeiro (imagem: canva)

As franquias surgem como uma opção para tornar o seu negócio mais atraente para o público. Dito isso, se você quer saber se investir em franquias vale a pena, primeiro vai precisar entender o que as mesmas são. 

Além disso, o mercado de franquias é uma forma de investimento que tem crescido em popularidade. O retorno neste tipo de investimento poderá ser maior que a renda fixa e renda variável, por se tratar de uma aplicação financeira que foge do tradicional. No portal do Sebrae você encontra grandes oportunidades para investir em franquias (https://sebrae.com.br/sites/PortalSebrae).

Desta forma, em uma franquia o dono de um negócio de sucesso, o franqueador, é o responsável por conceder para pessoas que querem ter seus negócios da mesma marca, que são os franqueados. 

Este modelo de negócio se popularizou no mercado por permitir que você opere uma marca já estabelecida. Deste modo, os riscos são menores pois o negócio já se mostrou viável, lucrativo e, muitas vezes, já é popular. 

Uma franquia pode trazer muitos benefícios para seu franqueado em um curto espaço de tempo. Sendo assim, como você estará explorando um negócio já estabelecido e com processos definidos, o lucro tende a vir mais rápido.  Para mais, as franquias geralmente oferecem treinamento e suporte contínuo para a sua operação como franqueado.

Entretanto, vale ressaltar que as franquias podem beneficiar tanto o franqueado quanto o franqueador. Portanto, o sucesso do franqueado é de interesse do franqueador, pois estará expandindo e divulgando a sua marca.

Da mesma forma, um franqueado que não atende os padrões da franquia poderá ser prejudicial para a imagem da marca. Desta forma, é de interesse do franqueador manter suporte e treinamento para o pleno funcionamento do negócio.

Funcionamento da franquia

Saber se investir em uma franquia vale a pena vai muito além de conhecer o seu conceito. Sendo assim, é essencial conhecer os custos e processos que estão envolvidos neste modelo de negócio que é tão popular nos dias de hoje.

Desta maneira, o contrato de franquia é um ponto que precisa de atenção. Nele, são formalizadas as obrigações e direitos tanto do franqueado quanto do franqueador. 

Esta é uma etapa muito importante pois define como será o relacionamento entre as partes. Portanto, analisar o contrato e participar de seu desenvolvimento irá evitar possíveis impasses futuros. 

Para mais, é comum que uma taxa inicial seja paga ao franqueador pelo franqueado. Este é um valor pago para o suporte e treinamento inicial, assim como pelo direito de uso da marca da franquia. 

Contudo, vale ressaltar que os franqueados deverão pagar as chamadas taxas recorrentes. Deste modo, os royalties sobre o faturamento assim como as taxas de publicidade são repassados mensalmente.

O suporte e treinamento que o franqueador disponibiliza para o franqueado é crucial e contínuo. Por simplificar esta parte do processo, as franquias geralmente são projetos que saem do papel mais rápido e não demoram para começar a lucrar. 

Todavia, o franqueador estabelecerá padrões que o franqueado deverá seguir durante suas operações. Isso acontece pois como franqueado você faz parte de algo maior e que precisa seguir diretrizes e estar dentro da identidade da marca.

Por fim, o franqueado recebe muito know-how durante o processo, pois estará trabalhando com franqueadores que são mais experientes e já atingiram sucesso no mercado. 

Processo de escolha – Investir em franquias vale a pena

Primeiramente, você precisa saber que a resposta para a pergunta “investir em franquias vale a pena?” depende muito. Isso porque existem diversas franquias no mercado e você precisa escolher a ideal para o seu negócio. 

Deste modo, essa é uma fase do processo que precisa de atenção, cuidado e muita pesquisa. São muitas as opções de investimentos em franquias e você nem sempre encontrará ou entenderá imediatamente as melhores delas.

Antes de investir em franquias, você precisa entender o processo das mesmas, desde sua contratação até a operação. Além disso, todo o processo anterior à contratação, ou seja, análise e pesquisa, farão uma diferença enorme. 

Portanto, para começar, você precisa conhecer melhor a si mesmo. Uma avaliação pessoal irá te ajudar a definir seus objetivos, estabelecer seu tempo disponível, habilidades e interesses.

Por mais que pareça estranho, ter conhecimento de si mesmo e de suas finanças é essencial para o sucesso. Uma relação de honestidade com seus objetivos permitirá que você os encare de forma realista e estratégica. 

Depois de uma avaliação pessoal, chegou a hora de analisar o mercado e suas tendências. No mundo contemporâneo, novos setores e inovações aparecem muito rápido e você poderá encontrar grandes oportunidades analisando o mercado. 

As franquias muitas vezes surgem de novas tendências que se espalham rapidamente. Sendo assim, se estiver atento você conseguirá aproveitar oportunidades de um novo negócio como franqueado no início da tendência. 

Ademais, você precisa entender a demanda por um produto ou serviço antes de fechar um contrato com uma franquia. Desta forma estará fazendo um investimento que possui potencial para fazer sucesso. 

Franqueador e COF

Para saber se investir em franquias vale a pena, é crucial que você escolha a opção correta. Deste modo, você deve tomar cuidado com possíveis golpes ou modelos de negócio que não possuem demanda. Dito isso, não deixe de conferir pequenos negócios que dão lucro para conhecer alternativas interessantes financeiramente. 

Assim sendo, pesquisar sobre a reputação do franqueador e de sua franquia é uma forma eficiente de evitar cair em golpes. Além disso, permitirá que você conheça melhor a operação da qual fará parte se contratar. 

Desta maneira, não deixe de analisar antigos e atuais franqueados, pesquisar sobre o franqueador e seu histórico. Saber em quem pode confiar no mundo dos negócios é essencial. 

Portanto, dois aspectos que você deve levar em consideração antes de contratar uma franquia são: o nível de suporte que a marca oferece para seus franqueados e a reputação de seu franqueador. 

Por sua vez, ler a COF (Circular de Oferta da Franquia) será de grande ajuda para investir em uma franquia que vale a pena. O COF é um documento que o franqueador tem a obrigação de disponibilizar para potenciais franqueados.

Desta forma, no COF você encontrará informações relevantes sobre a marca, como a sua história, descrição detalhada do negócio, direitos e obrigações do franqueado e perfil ideal de franqueado, por exemplo. 

Além disso, neste documento você também encontra o balanço contábil do franqueado e relação de unidades da franquia. Esse é um documento que poderá esclarecer muitas dúvidas sobre a empresa. Porém, embora você deva lê-lo, o mesmo não pode ser sua única base para fechar o contrato. 

Reunião e contrato

Para que não fiquem dúvidas e estreitar laços, após a leitura do COF recomendamos que marque uma reunião com os representantes do franqueador. Desta maneira, você entenderá melhor se investir em franquias vale a pena

A oportunidade de se reunir com os responsáveis pela franquia permitirá que você tire suas dúvidas. Além disso, é o momento de estabelecer um relacionamento saudável com aqueles que terão um papel tão importante no seu sucesso. 

Deste modo, durante a reunião você terá um entendimento mais sobre a franquia e se vale a pena ou não investir nela. Ouvir o que o franqueador tem a dizer vai permitir que você conheça muito do que está por trás da marca.

Ademais, o momento também é vantajoso para que você negocie a taxa inicial da contratação da franquia. Em ocasiões como esta, negociar se mostra bastante eficiente e você poderá sair com um bom negócio em mãos. 

Por fim, chegou a hora de assinar o contrato e você nunca deve assinar algo sem ler antes. Portanto, é o momento de considerar os aspectos e condições do contrato como um todo antes de fechar negócio. 

No contrato, você encontrará: descrição do negócio e sua área de atuação, especificações sobre a instalação da franquia no território, valores da taxa inicial e taxas recorrentes e descrição das responsabilidades do franqueado e do franqueador, por exemplo. 

Outros pontos que devem constar no documento são o prazo de validade do contrato, condições para renovação, condições quanto a rescisão por ambas as partes e cláusulas de confidencialidade. 

Retorno – Investir em franquias vale a pena

O ponto principal para saber se investir em franquias vale a pena é o retorno sobre o investimento. Assim sendo, vale dizer que este retorno poderá variar muito entre uma franquia e outra. Por isso, conheça 30 ideias para negócios lucrativos que valem a pena investir. 

Existem alguns pontos que você precisa levar em consideração quando for calcular o retorno e decidir se investir em franquias vale a pena. Dito isso, o retorno vai estar relacionado ao investimento inicial feito no negócio e em suas despesas operacionais. 

Desta maneira, entre os custos estão: taxa inicial, taxa de publicidade, royalties, contas de consumo, despesas diversas e pagamento de impostos. 

Portanto, antes de assinar o contrato para se tornar um franqueado, recomendamos que solicite ao franqueador uma estimativa do tempo de retorno do investimento. Para mais, conversas com outros franqueados ajudará a entender melhor quanto tempo leva em média até a marca começar a levar.

Sendo assim, fazer uma pesquisa sobre o tempo de retorno do investimento irá te ajudar com o planejamento e a lidar com as expectativas. Deste modo, você estará abordando a situação de maneira estratégica e coerente. 

Vantagens Investir em franquias vale a pena

Por fim, as vantagens deste modelo de negócio vão mostrar se investir em franquias vale a pena. Portanto, vale ressaltar que você precisará levar em consideração todos os pontos e cenários levantados anteriormente. 

Desta forma, as principais vantagens das franquias são ressaltadas quando você faz uma escolha certeira. Ao se tornar franqueado da marca ideal, você terá muitas vantagens. 

Primeiramente, o reconhecimento da marca é um fator que faz a diferença desde o começo. Sendo um franqueado, a marca com a qual está trabalhando já será reconhecida e o processo para popularizar seu negócio será bem mais simples. 

Abrir um novo negócio sempre é um risco, por isso as franquias surgiram como alternativas viáveis. Com uma marca já estabelecida, os riscos são reduzidos pois a franquia já foi testada e comprovada pelo mercado. 

Para mais, é preciso destacar o suporte que o franqueador oferece, assim como o treinamento. Por suas vez, o operacional é mais prático nesses casos e é compartilhado por todas as unidades da franquia. 

Quanto às compras de fornecedores, franqueados possuem o poder de compra coletivo. Com isso, são praticados preços mais vantajosos para unidades de determinadas franquias. 

Assim sendo, as vantagens de se tornar um franqueado não são poucas. Porém, não se pode esquecer que existem muitos aspectos a serem considerados para que o investimento em franquias seja de fato vantajoso. 

Conclusão sobre investir em franquias vale a pena

Investir em franquias vale a pena, mas é preciso tomar alguns cuidados antes de assinar o contrato. Além disso, é crucial que você tenha um bom entendimento sobre o que é e como funciona uma franquia. 

Assim sendo, franquias funcionam da seguinte maneira: um franqueador, que é o dono da franquia, libera sua marca para um franqueado utilizar em seu negócio.

As franquias se destacam por serem positivas para ambas as partes, tanto franqueadores quanto franqueados. Desta maneira, é preciso destacar que franquias também são consideradas ótimos investimentos, melhor que a renda fixa ou renda variável. 

Quanto ao funcionamento das franquias, geralmente o franqueado paga uma taxa inicial para utilizar a marca e depois segue pagando mensalmente taxas recorrentes. Por sua vez, o franqueado oferece suporte contínuo e treinamento, além de outras vantagens para o franqueado.

O negócio do franqueado precisa seguir as diretrizes e condições que são estabelecidas pelo franqueador. Desta forma, todas as unidades de uma franquia devem operar da mesma forma.

Antes de assinar o contrato, você deverá considerar alguns aspectos para ter certeza que a franquia é a ideal para você. Entre estes aspectos estão ler o COF, se reunir com representante do franqueador e até mesmo fazer uma avaliação própria. 

Por fim, as vantagens de investir em franquias facilitarão a sua vida como empreendedor ou investidor. Isso porque você terá suporte e treinamento do franqueador para começar a operar, além de uma marca já testada e comprovada.

Portanto, se ainda existe alguma dúvida sobre se investir em franquias vale a pena, saiba que vale sim. Entretanto, não deixe de fazer sua pesquisa e escolher a franquia ideal!

Rolar para cima
Pesquisar

INSCREVA-SE

Faca como mais de 35 mil brasileiros que já conseguiram sua recomendação pelo oedital, e receba sua oferta!

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.