sábado, junho 22, 2024

Trabalho na Croácia oportunidades para brasileiros

Croácia é um belo país com inúmeras oportunidades de trabalho para brasileiros e imigrantes de outras nacionalidades. O país recebe inúmeros turistas todos os anos em sua maioria na época do verão e consequentemente as oportunidades de trabalho começam a surgir por lá. Com um número de habitantes com mais de 4,4 milhões, ou seja, uma população de 78 habitantes por quilômetro quadrado, Croácia pode ser um lugar incrível para morar e trabalhar.

Sobretudo, a busca por estabilidade e segurança pode ser o foco de muitos imigrantes que se estabelecem na Croácia. O país tem uma estimada concentração de indústrias têxteis, químicas e mecânicas principalmente na cidade de Zagreb. Além disso, os moinhos de aço, a petroquímica e o turismo que exerce um grande demanda na economia do país. Isso porque o país tem mais de 1.135 ilhas e uma costa com seus 5.789 km, cidades antigas e muita cultura. Venha conosco para desvendar as maravilhas da Croácia e ficar por dentro de como encontrar trabalho por lá.

Trabalho na Croácia como conseguir o seu?

Trabalho na Croácia oportunidades para brasileiros
Croácia cidade de Dubrovnic. Imagem: Ilustração.

A Croácia pode te dar permissão de trabalho com oportunidades mesmo sendo brasileiro, basta ter o visto e saber onde e como encontrar as vagas. Primeiramente, é importante aprender o idioma croata e também saber o inglês, para que assim consiga se comunicar melhor. Preparar um bom currículo, bem como os documentos e solicitar a permissão de residência temporária.

Essa autorização temporária serve para os fins de estrangeiros que tenham parentes ou cônjuges residindo no país, para estudantes, para o trabalho, trabalhos voluntários e pesquisas. No entanto, para solicitar essa permissão o candidato interessado dever pedir através da empresa contratante.

Como o país tem bastante turismo, na maioria das vezes as vagas estão disponíveis nos períodos de verão e para o setor de turismo e da hotelaria.

Portais e agências de emprego na Croácia:

Pedido de residência croata

O pedido de residência pode ser a ponte para encontrar trabalho na Croácia, ele é feito através do consulado no Brasil, ou mesmo na Croácia. Contudo, o estrangeiro que residir na Croácia por 5 anos ininterruptos com o visto temporário pode ter acesso a autorização permanente para morar no país.

Confira o documento necessário:

  • Foto 3×4
  • Passaporte
  • Atestado médico
  • Comprovante de renda
  • Motivo da estadia no país (certidão de casamento, carta da universidade, da empresa contratante, etc.)
  • Seguro saúde 

Tipos de visto Croata

Quando um brasileiro viaja à Croácia o primeiro passo é registrar o endereço de onde irá ficar. A estadia turística na Croácia é de até 90 dias. O registro do endereço é feito pelo hotel ou em uma unidade de polícia. Os brasileiros que ficarem os 90 dias na Croácia e encontrarem trabalho podem e precisam aplicar para um visto de acordo com objetivo da estadia, para trabalho, estudante ou pesquisa. O processo é simples acompanhe!

1. Visto de trabalho na Croácia

O trabalhador brasileiro que pretende encontrar uma oportunidade de emprego na Croácia deve solicitar o visto de trabalho, por sua vez para conseguir o visto é necessário os seguintes documentos:

  • Contrato de trabalho;
  • Seguro saúde;
  • Cópia do passaporte;
  • Foto colorida 35x45mm.

É importante que o estrangeiro faça uma tradução juramentada dos documentos, menos do passaporte, para a língua croata.

2. Visto estudante

O visto de estudante serve para as pessoas que desejam estudar a língua croata, entretanto, este visto tem válido de seis meses. As escolas de línguas croatas oferecem o certificado de matrícula, que serve como acessório para a solicitação do visto de estudante. Além delas, as escolas de ensino médio e instituição que ofereça cursos superiores na Croácia, também podem te ajudar a aplicar o visto de estudante, válido por 1 ano.

Documentos necessários para a aplicação do visto de estudante são:

  • Comprovante de matrícula fornecido pela instituição de ensino;
  • Seguro saúde;
  • Comprovante de renda;
  • Cópia do passaporte;
  • Fotos 35x45mm coloridas.

3. Visto de união familiar

Visto serve para pessoas casados ou possuem uma união estável com um nativo croata.

Documentos para esse visto são os seguintes:

  • Certidão de casamento ou documento que comprove a união estável;
  • Comprovante de seguro saúde;
  • Comprovante de renda;
  • Passaporte válido;
  • Foto 35x45mm.

Saiba mais sobre a Croácia

O salário mínimo na Croácia está em torno de 3,276.00 kunas, este é o nome do dinheiro local. Croácia teve uma historia interessante se livrando do domínio turco e criando autonomia nacional logo após a queda do Império austro-húngaro. Isso ocorreu durante a primeira guerra. Atualmente a Croácia se tornou bastante popular para o turismo europeu, uma vez que seu litoral é exuberante.

A capital da Croácia é Zagreb e faz fronteira com diversos outros países como a Bósnia, Eslovênia e Montenegro. Mesmo com a moeda local sendo o Kunas, muitos lugares turísticos aceitam o euro como pagamento. A Croácia fazia parte da Iugoslávia, mas no ano de 1991 obteve sua independência.  

O inverno croata é bastante rigoroso, sobretudo, uma época de muita chuva, sendo assim, é importante se preparar bem para sua viagem. A Croácia tem muitos pontos de turismo, além das praias e ilhas, podemos citar também os diversos parques que existem por todo o país. A culinária croata tem pratos do mediterrâneo, em maior quantidade de frutos do mar. Uma curiosidade da Croácia é os passeios a barco, isso se dá, pois o país tem inúmeras ilhas em sua costa.

Leia também: Abra uma empresa nos Estados Unidos veja como

Rolar para cima
Pesquisar

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.