terça-feira, junho 18, 2024

Resenha e Resumo: identifique as principais diferenças

Identifique as principais diferenças entre resenha e resumo e faça um ótimo projeto acadêmico.

No meio estudantil, principalmente no ensino superior, o aluno precisa identificar as propriedades de cada texto. Uma vez que a resenha tem aspectos diferentes no texto em relação ao resumo.

Sobretudo, saber identificar os gêneros textuais pode levar o estante a fazer um trabalho com mais propriedade.

Os gêneros textuais farão parte da vida acadêmica do aluno, durante anos. Vejam então quais são esses aspectos que diferenciam a resenha do resumo e identifique essas principais diferenças.

Resenha ou Resumo?

No resumo é apresentado as principais informações do texto em relação ao artigo, enquanto ao descrever a resenha o aluno faz uma analisar, descritiva, crítica ou temática do tema em questão.

Ao construir uma resenha o estudante enumera pontos relevantes do artigo estudado, com questões descritivas e opinando sobre o conteúdo.

Um resumo, por sua vez, tem um aspecto mais ponderado em relação ao texto original. A dúvida sobre esses dois gêneros textuais são recorrentes no meio acadêmico, então vamos nos aprofundar mais!

O que é resenha

Resenha e Resumo: identifique as principais diferenças. Resenha.
Imagem: Ilustrativa.

A resenha é mais complexa do que o resumos, pois dentro desse tema existem três tipos de resenhas acadêmicas. A resenha crítica, a resenha descritiva e a resenha temática.

Primeiramente devemos compreender a diferença entre elas, partindo daí conseguiremos entender as principais diferenças entre resenha e resumo. Antes de tudo, a resenha é uma análise de certo conteúdo estudado em que o aluno necessita considerar diversos aspectos desse texto.

Tipos de Resenhas

A resenha crítica expõe os argumentos do texto, com o objetivo de clarear as ideia do tema para o leitor. Logo em seguida, ao final da resenha crítica o estudante deve expor uma crítica analisando este texto. Ou seja, ao descrever o texto em resenha o aluno faz uma avaliação desse conteúdo e descreve sua opinião.

Resumindo, a resenha é a análise de um objeto tema, de um artigo, filme, obra literária entre outras produções. Onde o estudante expõe as ideias principais do texto, argumenta sobre as informações e por fim analisa e avalia de acordo com a opinião do resenhador. Além disso, a resenha deve conter também a recomendação do aluno a respeito do objeto tema, seja ela positiva ou negativa.

A resenha descritiva é um tanto diferente, apenas descreve o objeto do tema, sem que tenha uma avaliação ou opinião do estudante. Esse tipo de resenha é considerada uma análise do objeto tema, que por sua vez o estudante não irá expor julgamentos sobre tal texto. A resenha descritiva deve ser feita somente a análise do tema, sem que o aluno dê sua opinião sobre.  

E para finalizar, a resenha temática é diferente, pois trata da análise de vários textos de um único assunto. A resenha temática co-relaciona esses temas para demonstrar a relação entre suas ideias, a evolução de tais temas, ou para expor as diferentes opiniões e pontos de vista de autores diferentes sobre o tema. Ao final descreve a conclusão e opinião referente ao tema tratado.  

A resenha pode ser feita de objetos temas como livros, obras literárias, peças de teatro, filmes, álbuns de música, eventos esportivos e produtos, praticamente todo o tipo de tema.

Para saber mais afundo sobre os passos de cada uma delas, leia também: Resenhas acadêmicas: quais os tipos, diferenças e como fazer.

O que é resumo

Imagem: Ilustrativa.

O resumo é mais simples em comparação com uma resenha, ou seja, mais fácil de produzir. No entanto, tem suas peculiaridades e formas corretas de trabalhar.

No resumo, o aluno irá fazer a síntese de um texto, sinalizando as ideias principais e mais importantes do assunto. Isso deve ser descrito sem que o autor copie trechos desse texto, pois é uma forma do professor avaliar o quanto o aluno compreendeu do tema em questão.

Além disso, a principal diferença entre o resumo e resenha é que esse texto não pode ter sua opinião, mas sim o conteúdo do que você entendeu sem sair assunto. O aluno não irá avaliar o texto, citar nenhum posicionamento ou fazer críticas a respeito dele, seja elas pessoais ou acadêmicas.

Fazer um bom resumo requer do aluno uma boa leitura do texto, e em seguida reproduzir a síntese do que ele entendeu sobre o assunto. O aluno deve selecionar as partes importantes, relevantes e centrais do texto e expô-las com as próprias palavras, sem copiar nada do texto original.

O resumo pode ser feito de artigos, filmes, textos acadêmicos e científicos, peças teatrais ou poemas. O tema estudado deve ser descrito resumidamente através das partes principais do texto original.

O texto de resumo deve ser menor do que o texto original, então o aluno precisa entender e descrever as ideias principais em poucas palavras e simplificá-las para o entendimento do leitor.

Um texto resumido apresentará seus principais aspectos em relação ao texto original. Sobretudo, com a intenção de expor e simplificar os pontos cruciais para que o leitor consiga captar a essência do conteúdo que sobressaiu do texto de origem.

Sendo assim, quando o leitor ler esse texto será possível ter uma compreensão como se estivesse lendo o texto original, porém mais didático e rápido.

É importante que o texto fique coeso e sucinto, lembre-se disso!

Quais as principais diferenças entre Resumo e Resenha?

Depois de toda essa explicação, certamente você conseguiria fazer um resumo, ou uma resenha sobre esse tema. Portanto, não perca tempo, pode iniciar seus estudos resumindo ou resenhando nosso artigo, e se quiser nos conte como ficou nos comentários.

Para finalizar, os principais aspectos que deve colher dentre as principais diferenças desses dois gêneros textuais são:

A resenha pode ser escrita de três maneiras individuais, uma analise critica, que por sua vez o aluno dará seus argumentos e opiniões. Uma resenha descritiva, onde o aluno irá descrever o objeto resenhado, de maneira simples e sem expor sua opinião.

E a resenha temática, que é um comparativo de textos, obras ou objetos. Já um resumo é a síntese concisa de um texto, simplificado para que o leitor tenha mais facilidade e rapidez em compreendê-lo.  No resumo, não podemos copiar nada, e nem expor opinião sobre o tema ali tratado.

Leia também:

Rolar para cima
Pesquisar

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.