Resenhas acadêmicas: quais os tipos, diferenças e como fazer

Resenhas acadêmicas

Existem três tipos de resenhas acadêmicas e cada uma com suas diferenças. Aprenda como fazer, quais os tipos e as principais características.

A resenha faz parte do universo acadêmico do estudante e durante todo o processo de ensino profissional ele terá que resenhar alguma coisa. Desde já, é preciso aprender como desenvolver esse tipo de textos. Quando pensamos em um texto de resenha, obviamente nos deparamos com desafios comuns de todo o estudante.

Dois deles são, por exemplo, obter um bom conteúdo e fazer uma boa escrita. Além disso, devemos saber qual é o estilo desse texto e quais são as resenhas existentes. Só assim faremos um trabalho excelente. Vamos lá?

Resenhas acadêmicas: diferenças entre elas

A resenha é um gênero textual comum de ser trabalhado durante a vida acadêmica. É elementar que se aprenda a escrevê-la bem e que não seja confundido com o resumo.

Já fizemos aqui um artigo ensinando todo o processo da resenha crítica. Sobretudo, uma das mais pedidas no ensino superior. Muitas pessoas confundem a resenha com o resumo.

Aliás, isso é bastante comum nos primeiros anos de faculdade. Isso ocorre, pois, tanto um quando o outro são expressões de nosso pensamento e nossas opiniões de algum assunto relevante.

Porém, a resenha é um artigo mais profundo e determinante, já o resumo não. A resenha é a análise de um livro, de um artigo, de um filme e outras publicações.

É importante distinguir quais os tipos de resenhas acadêmicas existem para que possamos caprichar ao escrever cada uma delas.

O aluno universitário precisa desenvolver a habilidade de escrever de maneira excelente acerca dos textos referentes à sua graduação.

Todavia, serão pedidos por seus professores no decorrer dos anos, bem como a produção de resenhas acadêmicas.

Por sua vez, ao desenvolver a habilidade com tais gêneros textuais terá grande avanço em seus estudos. Principalmente para escrever seu trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Para diferenciar uma resenha da outra é preciso entender como é formada a estrutura desse tipo de texto. Logo, identificar e aprender como descreve cada uma delas.

1. Resenha Crítica

A resenha crítica talvez seja a mais pedida durante o ano letivo da faculdade. Mas, mesmo assim, é importante saber quais os parâmetros das três resenhas existentes no meio acadêmico.

As resenhas acadêmicas de valor crítico fazem um resumo crítico do texto estudado. Ou seja, apresentam a visão objetiva do autor sobre o tema. Através dela há a possibilidade de discussões específicas a respeito do tema.

Em resumo, escrever uma resenha crítica é: apresentar um texto com todos os dados bibliográficos do livro, filme, peça de teatral ou artigo estudado. E, logo após isso, fazer a apresentação resumida da obra, clareando as ideias sobre os pontos principais do tema ao leitor.

E para finalizar a resenha crítica, o estudante deve explicar como este texto está estruturado. Fazer isso de maneira simplificada e didática, com os capítulos e as demais especificações.

Ao iniciar sua resenha, após o resumo acima descrito, o escritor deve usar os próximos parágrafos para fazer uma análise do conteúdo. No entanto, faça isso de acordo com tudo estudou a respeito do tema. E para finalizar dê sua opinião em relação a relevância do artigo para a sociedade em geral.

2. Resenha Temática

A resenha temática é nada mais nada menos do que um “resumo” de vários textos que tratam do mesmo tema. Além disso, o aluno deve fazer uma análise sobre os assuntos com base nas obras estudadas.

O estudante que pretende fazer a resenha temática deve iniciá-la com a apresentação do tema. E reunir, em seguida, o resumo de todos os textos lidos.

Seria interessante não misturar os textos, mas sim, falar sobre cada um deles em um parágrafo específico. Separe cada texto em seu devido parágrafo e desenvolva tudo sobre o assunto.

Desse modo, sua resenha acadêmica ficará mais organizada e fácil de entender. Ao final, descreva a conclusão e a explicação dos textos de acordo com os autores e dê sua opinião sobre o assunto.

3. Resenha Descritiva

A resenha descritiva é a mais simples de ser entendida, uma vez que há uma única diferença, o aluno não esboça sua opinião.

Sobretudo, ele descreve o assunto com suas palavras. Aliás, esse tipo de resenha serve somente como uma descrição dos fatos sobre o texto estudado.

Para escrever a resenha descritiva siga os passos da resenha crítica. Mas, não coloque sua opinião e sim descrever a obra em um todo.

Como fazer uma resenha acadêmica boa?

A produção de uma resenha acadêmica depende inteiramente de como o aluno estudou o artigo. No entanto, ele deve fazer uma boa leitura e absorver todos os pontos cruciais do texto em questão.

Com isso é provocado nele uma reflexão, e assim chegará o momento de desenvolver a descrição.

A resenha acadêmica coloca este aluno ativamente dentro do tema que estudou. A princípio o estudante tem a necessidade de desenvolver sua capacidade de escrever, analisar e se posicionar acerca de determinado assunto.

De acordo com Bakhtin os estudantes devem aprimorar suas diferentes visões sobre um tema. Fazendo uma leitura investigativa para que consiga produzir textos de conteúdo bons.

A resenha acadêmica é a chance que o aluno tem de iniciar sua vida de debates acadêmicos e perder o medo de dar opiniões embasadas de assuntos variados.

A resenha acadêmica deve ser descrita a partir de considerações de um texto, ideias e pensamentos, seguindo assim a regra da escrita imposta para aquele tipo de texto.

✎ Para fazer uma boa resenha siga alguns passos a seguir:

1. Comunique o leitor sobre o tema

Para fazer uma boa resenha o estudante deve escreve-lá de maneira simples, mas que seja bem estruturada. Além disso, deve apresentar já no início do texto o tema ao leitor.

Então, ao produzir esse texto disponibilize informações do conteúdo lido, através da sua interpretação. Ou seja, apresente as informações centrais de maneira simplificada para quem estiver lendo.

2. Argumentos convincentes

Embora, um texto de resenha não tenha a necessidade do leitor concordar com o que for dito, uma das melhores formas de escrever sua resenha acadêmica é usar todos os argumentos possiveis.

Assim, você tenta de todas as formas convencer o leitor sobre sua opinião do tema analisado. Sendo assim, elabore seu texto com conteúdo preciso e adequado através de fontes confiáveis.

3. Use expressões adequadas

Na resenha acadêmica, devemos descrever de maneira a orientar o leitor sobre o tema pré-estabelecido de acordo com o texto-fonte. Trate esse texto com carinho, ordenando a sequência de todos os acontecimentos.

Além disso, trabalhe bem sua interpretação, para que seu texto alcance o entendimento de todos. Sobretudo, conforme descreve os fatos use expressões como: examinando a obra, analisando o texto etc.

É interessante repetir o nome do autor durante sua resenha acadêmica, ou substitua por “segundo o autor”, bem como o nome da obra. A retórica é a parte fundamental em uma resenha acadêmica, lembre-se disso.

Organize o roteiro da resenha acadêmica passo a passo:

  • Informe a referência bibliográfica na parte superior da página;
  • Exponha o tema do texto que está analisando já no início;
  • Forneça dados e informações sobre o autor;
  • Apresente uma avaliação geral do texto, mas resumidamente;
  • Descreva o teor organizado do livro, dê os detalhes de cada parte do texto;
  •  Avalie todas as partes;
  • Dê sua opinião sobre o texto, seja positiva ou negativa.

Esperamos ter ajudado, caso tenha dúvidas comente!

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