terça-feira, junho 18, 2024

Curiosidades sobre Portugal: razões para conhecer o país

Quer saber quais as razões para conhecer Portugal, dentre elas as muitas curiosidades que existem no país? Então, fique conosco!

Portugal até parece um primo distante, mesmo com todas as diferenças, até o idioma é quase igual. O país é parte da Europa Ocidental, ficando na Península Ibérica, localizado no sudeste do continente. Muitos brasileiros moram em Portugal, atualmente são mais de 100 mil residindo em alguma cidade portuguesa. Confira as curiosidades sobre Portugal e as razões para conhecer o país.

O porquê dos brasileiros se deslocarem para Portugal se deve pela tranquilidade e belezas naturais. Além dos melhores vinhos e a segurança de viver em um país de primeiro mundo.

Muitos desses brasileiros e estrangeiros procuram estabilidade, um bom emprego e um lugar mais tranquilo para viver com a família. Mas, fora estas coisas, existem muitas outras razões para admirarmos Portugal, confira algumas delas.

Portugal é um país seguro?

Portugal faz parte de uma lista de países mais seguros do mundo para se viver. Sobretudo, o país está em terceiro lugar no ranking, seguido da Islândia e Nova Zelândia. As pessoas que buscam viver em cidades Ibéricas vão com a certeza de total segurança.

Seja para viajar como turista, morar ou trabalhar, com a tranquilidade que muitas vezes não temos aqui no Brasil. De acordo com o relatório anual do Índice Global de Paz (GPI), o continente Europeu é a região mais pacífica do mundo e Portugal está entre os primeiros lugares.

Custo de vida em Portugal

A moeda que circula em Portugal é o euro e todo o custo de vida depende dele. Para as pessoas que pensam em se mudar para o país necessitam fazer um planejamento financeiro antecipado. Gastos com a moradia, alimentação, transporte, saúde e lazer precisam ser colocados em sua tabela.

Além disso, para os que pretendem trabalhar em Portugal precisam entender melhor como funciona o salário e as formas de encontrar emprego .

No entanto morar em Portugal não fica tão caro, principalmente se estiver trabalhando, mesmo que o seja um emprego de salário mínimo. Outros países da Europa tem um custo de vida mais elevado, como por exemplo, na França. Sendo assim, morar em Portugal pode ser a saída para sua carreira profissional.

Curiosidades sobre Portugal e razões para viajar

Cidade de Lisboa. Imagem: Ilustrativa.

1. Portugal nação mais antiga da Europa

Uma curiosidade bastante interessante é que Portugal é considerada oficialmente a nação mais antiga da Europa. O país recebeu esse título com grande orgulho, sendo ele a nação mais antiga e soberana no território Europeu. Sua costa é moldada por diversos arquipélagos no Atlântico Norte com grandes história para contar.

2. Temperatura agradável

Quando pensamos em países Europeus para viver, logo vem a cabeça o frio, ou seja, não estamos acostumados com temperaturas muito baixas, e como iríamos nos acostumar em Portugal? No entanto, Portugal é um dos países que curiosamente tem temperatura mais amena dos países Europeus. Contudo, fica tranquilo nos acostumar com o clima do país. 

4. Idioma

A facilidade do idioma lusitano para os Brasileiros é algo a se considerar. A língua portuguesa falada em Portugal têm variantes, mas nada que possa complicar muito a comunicação dos brasileiros. Talvez a língua seja uma facilitadora na hora para quem quer morar e trabalhar no país.

5. Cultura brasileira em Portugal

Os portugueses gostam muito da nossa cultura, seja através da música, cinema e novelas. Desta forma, a cultura brasileira é bastante valorizada em Portugal e se torne ainda mais tranquilo nos acostumar em outro continente.

6. Praias

Portugal tem várias praias onde os visitantes podem aproveitar bastante na época do verão europeu. A região de Algarve é uma das mais desejadas por turistas e nativos, pois, é onde encontramos praias incríveis como a praia da Dona Ana.

7. Vantagens de ser residente

Os portugueses residentes em Portugal podem morar em qualquer país da União Europeu.

8. Estilo musical

O Fado é o principal estilo musical de Portugal e tem como principal característica a letras com notas melancólicas. Sobretudo, o Fado é considerado Patrimônio Imaterial da Humanidade pela UNESCO. Além do Fado, em Portugal você encontra gêneros como, Hip Hop Tuga, Pimba e o Canto Alentejano.

9. Portugal Continental

Portugal é composto pela Portugal Continental que faz fronteira com a Espanha e uma outra região onde ficam as ilhas do Arquipélagos da Madeira e Arquipélago dos Açores. O Portugal Continental está situado na Península Ibérica.

10. Território português

O país é divido em 18 distritos com mais de 92.212 km² de área. Embora, a língua oficial no país seja o português, como já dissemos acima, existem lugares com outro dialeto. A saber, podemos encontrar em algumas regiões ao norte do país, a língua mirandês. Por sua vez, a língua mirandesa é falada por mais de 9 mil pessoas que moram no nordeste do país, considerada a segunda língua oficial de Portugal.

11. Sistema político e religioso

Portugal tem o sistema político parlamentar e uma população de maioria católica, sendo cerca de 83% da população.

Lista de curiosidades de Portugal e diferenças perante o Brasil

Belem Tower Lisboa. Imagem: Ilustrativa.
  • O sistema público de saúde é pago, não tem um sistema como nosso SUS no Brasil;
  • Em Portugal o aborto é legalizado desde 2007, outra grande diferença do Brasil;
  • Em geral a população portuguesa é fumante, em média mais de 20% da população;
  • Mesmo com o clima ameno, até parecido com clima brasileiro, o inverno conseguimos ver neva em algumas regiões específicas do norte;
  • Quase que toda a energia usada no país é renovável;
  • Há no país muitos brasileiros, com mais 100 mil vivendo no país;
  • O banheiro é chamado de casa-de-banho;
  • Portugal é o fabricante do vinho do Porto feito pelas primeiras vezes no século XVII;
  • Os nativos de Lisboa são conhecidos de ‘alfacinhas’ pelos portugueses, uma vez que Lisboa de antigamente tinha muitas pessoas que cultivavam alfaces;
  • Lisboa também é conhecida de “Cidade das 7 Colinas”.

Um país propício para turismo, cheio de castelos e muita beleza natural. Viver em Portugal inspira normalidade e qualidade de vida. É por isso que é um dos principais países procurados por brasileiros que querem imigrar.

Gostou? Caso tenho dúvidas e mais curiosidades de Portugal comente!

Leia também: Curiosidades sobre Berlim: venha conhecer a capital Alemã

Rolar para cima
Pesquisar

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.