terça-feira, junho 18, 2024

Trabalhar em Portugal: dicas, salário e documentação

Portugal é um dos diversos países que acolhem brasileiros para trabalhar em seu mercado de trabalho.

Esses imigrantes que saem em busca de novas experiências encontram nas terras lusitanas qualidade de vida e salários maiores.

Sobretudo, a boa notícia é que existem diversas oportunidade de emprego para brasileiros em Portugal. Fique por dentro de todos os detalhes, qual o salário para o imigrante legal e como encontrar as melhores vagas.

Atualizado…

Trabalhar em Portugal: Salário do imigrante

Em Portugal o profissional estrangeiro tem seu valor, uma vez que existem diversas vagas de emprego para o imigrante. Algumas com salário mínimo, bem como outras que exigem um profissional qualificado, estes com salário melhor.

Contudo, existem as vagas que não exigem qualificações correspondem ao “subemprego”. Vagas onde o profissional exerce funções de garçom atendentes, auxiliar de cozinha, recepcionista, camareiro entre outras coisas.

Estes cargos tem remuneração de acordo com o salário mínimo, que em Portugal tem um valor estipulado.

Veja aqui!

Vagas de emprego para ensino superior

As dúvidas referentes ao trabalho no exterior são recorrentes. Mas, como funciona trabalhar em Portugal sendo um profissional formado? O primeiro ponto é o salário com valores mais altos. Profissionais da área do Marketing, Direito, Engenharia, Turismo e TI são os mais requisitados e os salários ultrapassam a marca de € 1000,00.

Em geral, os imigrantes que planejam trabalhar em Portugal, chegam bastante animados com a demanda de vagas nos portais de recrutamento online. Nesse sentido, o governo português da grande incentivo aos profissionais estrangeiros qualificados. Principalmente para setores com falta de profissionais.

Mas, onde podemos encontrar essas vagas? Veja a seguir!

Como encontrar vagas de trabalho em Portugal?

O turismo em algumas cidades portuguesas são constantes, por isso , as diversas vagas de emprego principalmente para brasileiros o ano todo. Trabalhar em Portugal é o sonho de muitos!
O turismo em Portugal é constante e isso reflete nas vagas de trabalho. Foto: Divulgação.

Procurar trabalho em terras lusitanas necessita de planejamento antecipado. Informar-se é importante, antes da sua ida! Os sites de recrutamento são um fator crucial para analisar as vagas disponíveis.

Dessa forma trabalhar no exterior, atualmente, ficou mais fácil. Veja a seguir os principais sites com oportunidade de emprego em Portugal!

Sites e agências recrutadoras de emprego em Portugal

Não podemos esquecer dos canais e as famosas agências de emprego. Elas fazem um ótimo trabalho de recrutamento de pessoas para exercer atividades profissionais em Portugal.

Confira alguns sites para pesquisar as vagas de acordo com sua especialidade.

➜ Leia também: Trabalhar em Londres vagas para brasileiros

Dicas de como conseguir trabalhar em Portugal rapidamente

Muitas pessoas estão perdidas a procura de trabalho no exterior, pois, acredita-se que a concorrência pode abafar o planejamento do seu sonho.

Certamente, você irá encontrar vagas nos sites acima, porém, é preciso mais para conseguir trabalhar em Portugal. Sobretudo, um currículo bem elaborado abre portas para sua carreira. Confira mais dicas importantes para encontrar trabalho rapidamente.

1. Perfil Profissional

Procure profissionalizar seu perfil nas redes sociais fazendo seu marketing pessoal ser visto e almejado pelas empresas contratantes. Seja através do Instagram, Facebook ou o especializado Linkedin.

Profissionalizar seu perfil, certamente, irá atrair com mais probabilidade as empresas portuguesas. Procurar as vagas nos grupos do Facebook, aliás é uma ótima estratégia para agilizar todo o processo.

2.Currículo à moda portuguesa

Repaginar seu currículo à moda portuguesa é uma maneira de falar, porém o queremos dizer é que precisa torná-lo mais atrativo.

Faça seu currículo deixando as informações mais claras. Demostre sua vontade e objetivo de trabalhar fora do Brasil. E coloque exclusivamente a vontade de trabalhar em Portugal.

Insira suas informações de maneira simples e não coloque afirmações mentirosas. Seja sincero e jamais minta em seu currículo. Isso pode causar prejuízo, principalmente para sua carreira profissional.

3. Informe-se sobre tudo

Antes de tudo, você precisa se informar sobre alguns detalhes, como é viver em Portugal para o trabalhador, alimentação, custo de vida etc. Uma das preocupações de quem vai morar no país, por exemplo, é o transporte público.

4. Documentação

Passaporte e visto são documentos importantes para trabalhar legalmente em Portugal. Logo, precisa tirar todas as suas dúvidas a respeito de qual visto é o adequado para o trabalhador estrangeiro, vamos analisar.

Visto de trabalho

Para que você possa trabalhar em Portugal é necessário que tenha um visto de trabalho. Esse visto é concedido quando o imigrante já está com a vaga garantida ou mesmo com uma proposta de trabalho em andamento.

Então, o brasileiro que está nessa situação deve reunir-se com a empresa para que ela envie uma carta convite. Através disso, o imigrante vai até o consulado e solicitar seu visto de trabalho. Bastante simples para aqueles que já têm em vista uma vaga para trabalhar em Portugal.

Dupla cidadania

A dupla cidadania é a segunda forma de se conseguir o visto para trabalhar e viver no país. Dessa maneira, o imigrante pode exercer sua atividade profissional na legalidade.

Uma opção para as pessoas que tem parentes portugueses e pensam em ir trabalhar no país.

Quem pode solicitar a cidadania portuguesa?

Pais portugueses: Pessoas que tem pais portugueses, mesmo que seja nascido no Brasil, pode pedir a cidadania.

Netos (a): Outra possibilidade é para os netos de nativos Portugueses. Mas, lembrem-se, seus pais devem ter a dupla cidadania também.

Observação: Para os bisnetos também há uma possibilidade de cidadania, mas requer mais cuidados. Informe-se!

Cônjuges: A mulher ou o homem que estão casados com um nativo português, por no mínimo por 3 anos.

Documentos para solicitar cidadania portuguesa

Pais portugueses, filhos, netos, bisnetos e tataranetos de portugueses.

  • Sua Certidão de nascimento;
  • Certidão de nascimento de cada ascendente de nacionalidade portuguesa;
  • Certidão de nascimento dos pais, brasileiros;
  • RG;
  • Comprovante de residência;
  • Diploma do ensino fundamental ou superior;
  • Foto 3×4;

Casados há mais de 3 anos com portugueses

  • A sua Certidão de nascimento;
  • Certidão de nascimento do cônjuge;
  • Certidão de casamento;
  • RG;
  • Certificado de registro criminal;
  • Comprovante de residência;
  • Foto 3×4;

Visto de estudante

O estudante também tem uma forma legal de obter a cidadania em Portugal. O visto de estudante de ensino superior funciona da seguinte maneira.

O visto de estudante não te dá direito de trabalhar em Portugal, porém se você encontrou um emprego deve pedir uma autorização.

Existem ainda um opção de trabalhar na própria universidade, informe-se na sua universidade.

Documentos para a viagem

Para sua viagem ser mais tranquila é necessário estar com alguns documentos em mãos. Sendo assim, os documentos para a viagem são: a certidão de nascimento, certidão de casamento – caso seja casado (a), comprovante de residência e o PB4, que você consegue no Ministério da Saúde no Brasil.

PB4 é um documento exigido para que tenha assistência médica em Portugal

O que é o título de Residência?

Título de residência é um documento necessário para sua estadia em Portugal. Esse documento é adquirido na Loja do Cidadão, basta que chegue até o local e procure o setor SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras).

O Título de Residência é uma série de documentos, como bilhete de identidade (BI), número de identificação fiscal (NIF) e o número de identificação de segurança nacional (NISS), essencial para morar em cidades portuguesas.

Documentos para solicitar o Título de Residência

É preciso reunir os documentos necessários para a solicitação, veja quais:

  • Seguro saúde;
  • Passaporte;
  • Comprovantes de subsistência;
  • Atestado de morada;
  • Certidão negativa de antecedentes criminais;
  • Fotos 3×4.

Além disso, deve ser paga uma taxa de € 38,60 para a solicitação. Logo após isso, você deve preencher um formulário simples com suas informações básicas.

É impossível, então, encontre estratégias viáveis para sua mudança. Qualquer dúvida, deixe um comentário.

Rolar para cima
Pesquisar

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.