terça-feira, junho 18, 2024

Trabalhar no Canadá: como funciona, visto e documentos

Você é brasileiro e almeja novas oportunidades de trabalho fora do Brasil? Trabalhar no Canadá pode ser uma grande experiência para seu currículo. Veja como funciona, confira o visto, documentos e como é o salário para o imigrante.

Atualizado…

Os brasileiros buscam qualidade de vida e estabilidade financeira quando decidem sair do Brasil. Todavia, é no Canadá que muitos imigrantes encontram as melhores oportunidades de emprego, bons salários e experiência profissional.

No entanto, algumas pessoas se arriscam sem fazer um planejamento adequado, logo acabam frustradas pelo caminho. Trabalhar no Canadá é uma oportunidade de crescimento. Além disso, obter êxito em um futuro próspero.

Trabalhar no Canadá: Planejamento inicial

Trabalhar no Canadá: como funciona, visto e documentos
Imagem: Ilustrativa.

Antes de tudo, o planejamento é essencial para que fique por dentro de tudo. Informe-se como funciona o mercado de trabalho para o estrangeiro, visto e os documentos necessários para viver livremente no país.

Muitos imigrantes tem como objetivo trabalhar e obter a residência permanente no Canadá, mas desconhecem alguns passos básicos para sua ida. Fazer perguntas simples pode ser a solução para iniciar o planejamento.

Como conseguir um trabalho e onde encontrar as vagas facilmente? Como solicitar o visto de trabalho para permanecer na legalidade vivendo no Canadá?

Sobretudo, decidimos te ajudar, criamos um artigo com todos passos para seu planejamento. Veja a seguir!

Trabalhar no Canadá para o estrangeiro, como funciona?

Países como o Canadá são alternativas válidas para o imigrante legal, visto que existem diversas oportunidades de emprego e incentivo do governo para vários setores.

Trabalhar no Canadá para o estrangeiro é uma oportunidade única de expandir sua experiência profissional. Geralmente, o estrangeiro nem precisa estar morando no Canadá para encontrar a vaga de emprego.

Entretanto, basta que ele entre em contato com as agências recrutadoras. Mas, falaremos disso mais pra frente no texto.

Em alguns casos, o estrangeiro pode estudar e trabalhar ao mesmo tempo. Mas isso, através de um visto específico do aluno. É uma grande chance para profissionais qualificados e estudantes em busca de emprego.

O planejamento gira em torno de, encontrar as vagas de emprego, solicitar o visto e planejar a viagem. Para conseguir um bom trabalho, além das agências de emprego é importante observar algumas dicas para que obtenha o sucesso.

Portanto, seu sonho pode estar perto de acontecer. Então faça o planejamento antecipado e prepare-se!

Onde encontrar vagas de trabalho no Canadá?

Atualmente, ficou mais fácil encontrar as vagas de trabalho fora do Brasil. Para trabalhar no Canadá, basta acessar os portais com vagas. São diversas as oportunidades de emprego no país.

Portanto, separamos alguns sites para que possa analisar a demanda de oportunidades. Canadá é um país diversificado em cultura, mercado de trabalho, qualidade de vida e infraestrutura. Trabalhar no Canadá, independente da área de atuação, é uma oportunidade de crescimento em sua carreira internacional.

Uma vez que, existem vagas tanto para o nativo quanto para o imigrante. Cidades como Quebec, onde a oferta de trabalho é grande, você encontra facilmente as vagas no site: moncompte.quebecentete.com.

Separamos outros mecanismos de busca para todas as regiões do país, confira!

#Portais de recrutamento no Canadá

Permissões exigidas para trabalhar no Canadá

Para trabalhar no Canadá é necessário autorização. Sendo assim, após encontrar a vaga de emprego precisará dar mais alguns passos para que ela seja concedida. Sobretudo, é necessário estar no país legalmente, a conduta de estar ilegal não é permitida!

O visto é um ponto importante para quem deseja trabalhar no Canadá. Então, entenda melhor todo o processo para agilizar sua mudança. O visto de turista é para o visitante e não para o trabalhador imigrante, ou seja, com visto de turista não pode trabalhar.

O estudante de inglês também não pode trabalhar no Canadá, ainda assim existem alguns meios para estudar e trabalhar no país.

Como trabalhar legalmente no Canadá

Trabalhar no Canadá: como funciona, visto e documentos
Imagem: Ilustrativa.

Para que consiga trabalhar legalmente no Canadá é necessário alguns detalhes importantes. E antes de tudo é preciso se organizar, assim, todo esse processo fica ainda mais fácil.

Em resumo, terá que reunir seus documentos: passaporte, visto e a oferta de trabalho. Com isso pode permanecer no país tranquilamente, confira mais detalhes!

➜ Visto de trabalho

Os imigrantes com visto de trabalho podem trabalhar tranquilamente em cidades canadenses. No entanto, ele precisará de uma garantia de trabalho, antes de solicitar o visto. Nesse caso é importante buscar pelas vagas e negociar com a empresa.

O processo é bem simples, atualmente, facilitado pelas agências de emprego online. Todavia, as empresas precisam provar para o governo que não há nenhum nativo para ocupar a vaga. Em seguida, o estrangeiro poderá solicitar o visto e ir trabalhar no Canadá.

O visto de trabalho tem uma duração preestabelecida, que dura até que o trabalhador esteja contratado pela empresa. Para que o candidato concorra a um cargo ele deve acessar as agências que indicamos acima e o banco de empregos canadense.

➜ Programa LMIA

O programa LMIA (Labour Market Impact Assessment) é uma boa opção para sua entrada no mercado de trabalho canadense. LMIA proporciona ao imigrante a oportunidade de conseguir o visto canadense.

O que é LMIA?

LMIA é o programa onde o imigrante de todas as nacionalidades podem acessar e garantir o visto de trabalho. Mas, lembre-se que é o empregador que deve solicitar o LMIA, ou seja, o contratante é quem deve fazer todo processo para que você tenha o direito a documentação.

Em primeiro lugar, o contratante deve provar para LMIA que nenhum nativo tem qualificação para desenvolver a função que você pretende exercer no país. Aconselhamos que seja qualificado para garantir que nenhum canadense pegue sua vaga.

Confira Programa Internacional de Mobilidade Canadense

A partir disso, é só aguardar que o Governo canadense aprove sua candidatura para dar a entrada no visto de trabalho.

➜ Permissão Express Entry

O Express Entry é um processo de inscrição para estrangeiro qualificado que quer trabalhar no Canadá. Com desejo de se estabelecer de forma permanente e participar de economia do país.

Para solicitar o Programa Express Entry o candidato deve acessar o site: www.canada.ca/en. Em seguida, preencher o formulário para a solicitação e apresentar a comprovação da proficiência em inglês ou francês.

Em certos casos é necessário validar seu diploma também!

O Express Entry é um sistema online que usamos para gerenciar os pedidos de residência permanente de trabalhadores qualificados. Faça isso em 3 etapas.

Etapa 1: descubra se você está qualificado

Para descobrir se você é qualificado para um programa o site oferece duas opções. A primeira é respondendo algumas perguntas nas quais terá que analisar requisitos mínimos para sua candidatura. A segunda é ler os detalhes do programa e seus requisitos.

leia aqui os requisitos do programa

Etapa 2: Documentos

Prepare os documentos para concluir a etapa 2, que são:

  • Resultados do teste de idioma,
  • Passaporte ou documento de viagem,
  • Relatório de avaliação educacional
  • Nomeação provincial, caso tenha,
  • Oferta de trabalho, caso tenha,
  • Exames médicos,
  • Comprovação de renda,
  • Certificados policiais.

Etapa 3: Informações sobre você

Essa etapa é conhecida como “Seu perfil de entrada expressa”. Aqui o candidato fornece informações sobre ele.

Contudo, ele será classificado em um sistema de pontos chamado no “pool Express Entry”.

Etapa 4: Convite e solicitação da residência permanente

Nesta etapa é enviado um convite para que o candidato possa se inscrever. Candidatos com as maiores pontuações do pool que são convidados a se inscreverem no prazo de 90 dias e enviar o pedido de residência permanente.

Entry Level: vagas de subempregos no Canadá

Embora muitos imigrantes tenham qualificação para as vagas de emprego no Canadá, alguns não têm! Em geral, uma parcela de imigrantes que chegam no Canadá com a expectativa de carreira internacional, descobrem as vagas de subempregos, conhecidos como “Entry Level”.

De acordo com o mercado de trabalho canadense, são vagas para áreas operacionais como, atendimento ao público, cafeterias, caixas de supermercados, caixa em redes de fast food, segurança, pintor, babysitter, servente e o comércio em geral.

As vagas de Entry Level não exigem qualificação especifica nem alto nível de inglês ou francês. Sobretudo as pessoas recém-chegadas ao país e estudantes estrangeiros são as que normalmente buscam essa opção.

O Entry Level é um tipo de trabalho que gera emprego na informalidade e com salários mais baixos.

Para conseguir trabalho mais rapidamente separamos algumas dicas, confira!

3 Dicas para conseguir emprego no Canadá

Bandeira canadense: Imagem ilustrativa.

1. Linkedin

O Linkedin é uma das melhores formas de se encontrar emprego no exterior. O site disponibiliza um espaço em sua plataforma para falantes de língua portuguesa que gostariam de trabalhar fora do Brasil.

Além disso, você poderá visualizar melhor as vagas e ainda fazer seu cadastro gratuitamente. As melhores vagas estão em cidades como Quebec, Ontário, Toronto e Vancouver.

Mantenha seu perfil sempre atualizado!

Além do portal LinkedIn, não se esqueça das agências de emprego que citamos no início do texto.

2. Carta de recomendação

Para facilitar ainda mais sua vida solicite cartas de recomendação de seus empregos anteriores. No processo de seleção isso pode ser um aspecto positivo para conquistar a vaga.

3. Aumente o nível de inglês

As agências canadenses que fazem o recrutamento de candidatos para as vagas estão de olho em pessoas que falem bem o inglês. Sendo assim, aprimore seu conhecimento antes de procurar por trabalho no Canadá!

Como trabalhar e estudar no Canadá

O parlamento foi escolhido pela rainha Victoria no ano de 1857.
Parlamento de Ottawa Canadá. Foto: Divulgação.

Quer trabalhar enquanto estuda no Canadá? Ok, vamos lá.

A melhor forma de trabalhar e estudar no Canadá é seguir algumas regras e observar as permissões. Uma delas é trazer seu cônjuge ou companheiro e solicitar uma autorização de trabalho. Assim você estuda e trabalha temporariamente; ou permaneça permanentemente no Canadá após se formar como estudante internacional e trabalhe.

A regra básica para quem quer estudar e trabalhar no Canadá caso comece a trabalhar após o início do seu programa de estudos. No entanto, não é permitido trabalhar antes disso.

Condições para o visto de estudante

O estudante pode trabalhar fora do campus com a autorização de trabalho, porém este deve atender a alguns requisitos como:

  • Ser estudante em tempo integral em uma instituição de ensino;
  • Estar inscrito em um  programa de no mínimo 6 meses de duração, seja de pós-acadêmico,  vocacional, profissional em Quebec;
  • O candidato precisa ter o número de previdência social (SIN).

Pontos positivos de morar e trabalhar no Canadá

Nesse sentido, nem precisamos falar muito, o país oferece em especial boa qualidade de vida. Além de grande incentivo para educação e segurança. O salário mínimo oferece, mesmo sendo menor, um poder de compra incrível.

No Canada o estrangeiro quer trabalhar e ganha salário mínimo tem acesso a um mercado expansivo e com variedade de valores. Além disso, o sistema de saúde é ótimo e de alta qualidade, bem como o transporte público que funciona perfeitamente.

O famoso suviver job já te garante isso tudo!

Ficou algumas dúvidas? Comente ou  fale conosco. Entre em contato para obter mais informação.  

Rolar para cima
Pesquisar

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.