terça-feira, junho 18, 2024

10 dicas para estudar em casa e ter mais rendimento

Confira dicas fáceis e essenciais para estudar em casa e conseguir um o melhor desempenho.

Estudar em casa pode parecer fácil, mas geralmente existem alguns detalhes que atrapalham nosso desenvolvimento. As distrações, falta de planejamento e motivação são detalhes que atrapalham nosso rendimento. Além de nos provocar frustração e desanimo na hora de estudar.

Aprenda conosco como ser mais produtivo em casa, ter mais rendimento e melhorar seu desempenho nos cursos, concursos, faculdade ou mesmo na escola. Dicas significativas para qualquer âmbito de estudos, seja para passar naquele concurso público que tanto deseja, ou para melhorar seu desempenho no meio acadêmico.

Vamos lá?

10 Dicas para estudar em casa ter o melhor desempenho

10 dicas para estudar em casa e ter mais rendimento
Como assistir aulas EAD com foco. Imagem: Ilustrativa.

1. Estude pela manha

De acordo com alguns especialistas, priorizar os estudos pela manha faz com que seu rendimento seja melhor. Isso ocorre por que o cérebro tem mais energia perto da hora que acordamos.

Embora acordar cedo e estudar seja contraditório, uma vez que algumas pessoas têm sono de manhã, isso pode melhorar seu desempenho. Quando apresentamos algo para nosso cérebro logo de manhã a captação das informações é mais eficaz. É de manha que o cérebro tem mais energia e está a todo vapor.

Por outro lado é óbvio que o primeiro momento que acorda vamos estar com sono, mas é necessário começar desde manhã para aproveitar esse pique do cérebro.

Então é importante, quando se estudar em casa, começar assim que se sentir despertado. Sobretudo, tome seu café e comece sua rotina de estudos. Nesse sentido o estudante prioriza a qualidade do estudo, e consequentemente a quantidade irá aumentar.

2. Sistema de premiação

O sistema de premiação é algo que pode dar certo e ser usado para motivar sua mente na hora dos estudos. A princípio, o ser humano adora uma premiação, uma recompensa que os motive a fazer algo. Uma dica valiosa na hora de estudar em casa.

Sabe-se que isso pode elevar seu desempenho e principalmente sua motivação. Dê a você mesmo um presente, como por exemplo, assistir sua série favorita que tanto gosta e não tem tempo, dormir mais em um dia na semana, comer seu prato favorito ou mesmo um presente qualquer.

Estudar em casa pode ser divertido e motivador para o estudante. E o que estamos falando aqui é sobre uma premiação para o dever cumprido. Sendo assim, ao terminar sua meta de estudos durante a semana você se premia. Então, pense em algo!

Isto é um meio criativo para o aluno que estuda em casa e está sem foco e desmotivado.

3. Tenha horário fixo para estudar em casa

Ter horário fixo para seus estudos é primordial para que melhore seu desempenho em casa. As pessoas que já fazem cursos on-line ou faculdade EAD precisam manter uma rotina, com horário para que os estudos rendam mais.

Seja para ler PDFs, assistir os vídeos das aulas ou fazer exercícios, ter um horário fixo te dará ainda mais rendimento quando tiver estudar em casa. Quando se tem um horário para estudar, a matéria rende e você tem mais tempo para fazer suas outras tarefas do dia a dia.

Prefira os horários da parte da manhã, quando seu cérebro está mais ativo e cheio de energia!

4. Postura profissional

Ter uma postura profissional na hora de estudar também faz parte das dicas na hora de estudar em casa. Para melhorar seu planejamento, tente se imaginar trabalhando, onde tem que ter um horário e compromissos.

Faça o mesmo com seus estudos, troque de roupas, vista-se e mãos a obra! Prepare o ambiente, tire o pijama e comece sua rotina. Não é bom estudar de qualquer jeito em qualquer lugar, tenha uma postura profissional.

5. Mantenha o local limpo e organizado

Manter o ambiente de estudos limpo e organizado é de suma importância principalmente na hora de estudar em casa. A desorganização na hora de estudar atrapalha muito seu desempenho.

Quando se está em um ambiente organizado e limpo fica fácil acessar o material e visualizar as ferramentas que precisa para estudar. Este é um momento de concentração, você precisa estar e focado no conteúdo. Um ambiente poluído com tudo desorganizado atrapalha muito o desempenho e baixa seu rendimento.

6. Distrações

Chegou à hora de estudar e temos que nos livrar das distrações, principalmente sendo em casa. A principal delas é o celular, bem como as redes sociais. Deixe o celular de lado, se esforce para manter o foco no que você está fazendo.

Aconselhamos, ao estudar em casa, que deixe o celular sem a notificação para se concentrar ainda mais. Cada vez que a notificação aparece é irresistível não olhar, isso atrapalha o desempenho.

Além disso, você olha o celular sem nem perceber o tempo passando. Deixe, então, o celular de lado sem notificação por 60 minutos, enquanto está estudando. Logo após o tempo acabar fique 15 minutos no celular ou se distraindo com as redes sociais e volte para os estudos. Coloque alarmes para que não disperse do seu objetivo.

Do mesmo modo, anote tudo que vier a sua cabeça na hora que estiver estudando. No entanto, essas distrações são as mais sutis e quando você percebe está há horas vendo um vídeo, mandando áudio ou lendo um simples e-mail. Quando essas preocupações, distrações ou pensamentos vierem a sua cabeça, mantenha o foco e anote em caderno para resolver depois que estudar.

7. Aumente seu tempo de estudos gradativamente

No início é importante pegar leve no tempo de estudo, para não estressar seu cérebro. Igualmente quando se faz exercícios físicos que você tem que começar com pesos e tempo mais reduzido. Assim, o corpo vai se acostumando com cargas mais pesadas, bem como seu cérebro.

O ideal é estudar uma hora por dia no começo, e assim acrescentar mais tempo de estudo a sua rotina. Mas, Lembre-se de não estudar mais que 4 horas por dia, pois isso pode estressar seu cérebro e dar fadiga. Perceba como seu corpo está reagindo. Consequentemente, isso pode e vai atrapalhar ao estudar em casa.

8. Revise o conteúdo

Revisar o conteúdo é importante para a absorção da matéria, pois nosso cérebro trabalha com a repetição. Quando você estuda algo novo é importante rever esse conteúdo para não esquecer dias depois. Nunca estude até a exaustão um único conteúdo, a pausa e a revisão fazem parte do processo de aprendizado.

Leia também: Curva do esquecimento: entenda como memorizar melhor o conteúdo

9. Tenha objetivos e metas  

Ter metas motiva muito o ser humano, principalmente quando se quer chegar a um objetivo maior. Estudar para concurso pode ser seu grande objetivo, mas antes você deve ter como meta estudar e aprender as matérias gradativamente.

Então, elabore metas para alcançar seu objetivo maior. Estudar 2 horas por dia no horário pré-estabelecido, pode ser uma opção válida de meta semanal. Por sua vez, caso consiga, lembre-se de te recompensar se conseguir, através do sistema de premiação que falamos no tópico 2.

10. Relaxe

Estudar em casa não é tão fácil quanto parece, como pode ver há inúmeros fatores para tirar sua atenção e foco. Porém, quando você separa um tempo para estudar e um tempo para relaxar você reduz o estresse e reativa seu cérebro.

Então, tenha um tempo para relaxar durante a semana, separe uma horinha para ver as redes sociais, tirar um cochilo cronometrado ou distrair com seus amigos.

Mas, sempre com tempo pré-estabelecido para não perder o foco. Estudar no final de semana também vale, porém reduza o tempo de estudos e relaxe mais.

Estudar em casa sozinho pode parecer complicado, pois você não tem um contato físico com professores e colegas. Muitas pessoas perdem o foco, se sentem desmotivadas e acabam tendo um rendimento fraco. Nosso conteúdo visa ajudar seu desempenho profissional e pessoal. Siga nossa dicas!

Caso tenha dúvidas ou sugestões comente. Boa sorte a todos.

Rolar para cima
Pesquisar

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.