terça-feira, junho 18, 2024

Normas ABNT para TCC e Monografia aprenda como fazer

Organizamos o passo a passo da formatação de trabalhos acadêmicos com as Normas ABNT para TCC e Monografia. Muitos não têm conhecimento e por isso ficam apreensivos quando precisam usar as Normas ABNT, mas tenha tranquilidade e confira todos os detalhes obrigatórios.

Qual é o significado das Normas ABNT ?

A ABNT é a sigla para Associação Brasileira de Normas Técnicas, sobretudo, uma ferramenta que usamos como o parâmetro base para desenvolver trabalhos do meio acadêmico, bem como TCCs e Monografias.

Este órgão padroniza as produções tecnológicas brasileiras, usado especificamente para normatizar produtos científicos, tecnológicos, entre outros documentos em geral. A Norma ABNT é fundamental para a compreensão de trabalhos acadêmicos em sua formatação.

Para que a formatação esteja feita corretamente a configuração deve ser dividida em três partes essenciais veja a seguir.

Configurações das Normas ABNT para TCC e Monografias

Este artigo demonstra como funciona as configurações das Normas ABNT, mas primeiramente devemos aprender e desenvolver três partes, que tem como base obrigatória os elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais.

Normas ABNT para TCC Elementos Textuais.
Imagem: Ilustrativa.

Elementos pré-textuais:

Dividimos assim os elementos pré-textuais obrigatórios nas Normas ABNT:

  • Capa,
  • Folha de rosto,
  • Resumo,
  • Abstract,
  • Sumário.

Elementos textuais:

  • Introdução,
  • Desenvolvimento,
  • Conclusão e Considerações Finais.

Elementos pós-textuais:

  • Referências.

Além disso, há também uma configurações própria no Word. Embora, muitas pessoas fiquem apavoradas quando precisam usar as Normas ABNT é importante entender e descomplicar!

Sintetizamos por completo todas as diretrizes para que vocês fiquem informados e atualizados sobre Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Normas ABNT: estrutura do trabalho

A princípio é necessário ter consciência da estrutura do trabalho acadêmico, ou seja, das partes estruturais de seu TCC, ou de sua monografia.

Em primeiro lugar, alinhado a isso, procure se informar quais as exigências de sua faculdade, pois em algumas instituições existem pré-requisitos próprios além das Normas ABNT.

Procure, portanto, conversar com seu orientador antes de se programar e iniciar seu projeto.  

Formatação do Word para as Normas ABNT 

Começamos com os elementos de formatação com base na Normas ABNT no Word:

  • Papel: A4 – Branco
  • Fonte: Times New Roman ou Arial.
  • Tamanho da fonte: Tamanho 12.
  • Cor da Fonte: Preta. 
  • Fonte da citação: tamanho 10 com mais de 3 linhas,
  • Fonte das notas de rodapé, legendas e tabelas: Tamanho 10.
  • Itálico: É usado em palavras de outros idiomas.
  • Margens: Direita e inferior: 2cm / Esquerda e superior: 3cm
  • Parágrafos / Espaçamento: 1,5 entre linhas.

Atenção: Itálico não deve ser usada em expressões latinas apud e et al.

Passo a passo da formatação com as Normas ABNT

1. Paginação

Para paginar seu trabalho você precisa iniciar a contagem desde a Folha de Rosto, mas os números só devem aparecer a partir da introdução. O número das páginas ficam no canto superior direito mantendo 2 centimilímetros da broda.

Normas ABNT para TCC aprenda a paginar.
Imagem: Ilustrativa.

2. Capa

A capa é um elemento obrigatório nos pré-requisitos das Normas ABNT, no entanto deve constar as seguintes categorias:

  • Nome da instituição,
  • Curso,
  • Autor,
  • Título do trabalho,
  • Cidade e ano.
Normas ABNT para TCC Capa do Trabalho.
Imagem: Ilustrativa.

Atenção: Fique atento a todos os detalhes, incluindo a formatação, pois alguns erros podem ser cruciais na hora da avaliação da banca.

3. Folha de Rosto

A Folha de Rosto também é um item obrigatório do TCC e deve conter itens como:

  • Nome do autor, 
  • Título do Trabalho, 
  • Cidade, 
  • Ano, 
  • Breve descrição do trabalho, onde deve estar incluído o objetivo e o nome do orientador.
Normas ABNT para TCC e Monográfias Folha de Rosto
Imagem: Ilustrativa.

4. Errata

A errata serve apenas se caso exista circunstâncias para fazer uma correção. Portanto, ao terminar seu TCC dê uma olhada em todo o texto. Dessa forma atribua observações de erros, somente após o término, antes da impressão ou publicação.

A ferramenta errata serve como instrumento necessário caso tenha erros em seu trabalho acadêmico, no entanto, não é usada somente para TCCs e Monografias, mas também para livros, jornais e todos as categorias de publicação.

5. Folha de aprovação

Este elemento pode ser necessário perante as Normas ABNT, então preste muita atenção em como desenvolver essa parte caso precise. A folha de apresentação deve conter o nome do autor da pesquisa em seguida o título e subtítulo além do tipo de trabalho.

O nome da instituição, data de aprovação e também um local para a assinatura de cada membro da banca.

6. Dedicatória/Agradecimentos

O objetivo desse espaço é para que faça uma dedicatória especifica a alguém, com o intuito de agradecimento. Você pode fazer isso a todos aqueles que contribuíram para que seu trabalho ficasse pronto.

Portanto faça uma dedicatória com base fundamental sinalizando todos que ajudaram no processo para a finalização do TCC ou mesmo sua Monografia.

Embora não seja obrigatório este item, é interessante incluir essa parte dentro das Normas ABNT para que as pessoas sintam-se lisonjeada com sua atitude.

Imagem: Ilustrativa.

7. Epígrafe

Uma parte também opcional, mas com o objetivo de adicionar plenitude a seu projeto, bem como torná-lo mais completo. Sendo assim, vale à pena entender do que se trata esse elemento. O autor colocará uma citação referente ao embasamento de suas pesquisas.

Lembrando, que esse item não é obrigatório.

8. Resumo

O resumo é um texto pequeno, mas que fala de todos os detalhes de seu trabalho, isso deve acontecer em um único parágrafo. Sobretudo, faça o resumo de 150 a 500 palavras no máximo.

É recomendado, fazer o resumo ao final de suas pesquisas, para que assim tenha acesso a todo o conteúdo de maneira completa e não se perca nada no caminho.

É necessário acionar ao fim do texto palavras-chave e logo após isso construir a versão do mesmo texto em inglês, o abstract. Um detalhe importante, faça o abstract da mesma proporção do resumo, ou seja, o mesmo texto reescrito em inglês.

Resumo: Normas ABNT para TCC e Monografia.

9. Listas de Ilustrações, tabelas, símbolos e abreviaturas

De acordo com as Normas ABNT coloque, devidamente em sequência, a listagem de figuras. Para melhor entender, veja na imagem abaixo:

Figuras: Normas ABNT para TCC e Monografia.

10. Sumário

Essa parte serve para enumerar as páginas com seções exatas do TCC, ou Monografia. O espaço entre linhas é de 1,5, o tamanho da fonte 12, alinhamento à esquerda sem que haja recuo.

Sumário: Normas ABNT para TCC e Monografia.

Veja mais detalhes de como é feito o teor dos elementos textuais:

Introdução

Este é o texto onde você irá introduzir o assunto para o leitor, a justificativa e também o objetivo do trabalho. É nesta parte que fará a apresentação e logo após justifique de seu tema. Para as Normas ABNT a introdução é algo crucial, bem como o desenvolvimento.

Desenvolvimento

Bom, aqui é uma parte das mais importantes do seu TCC ou monografia. Após todas as pesquisas você desenvolve o assunto, com clareza e detalhando ao máximo. 

É importante pesquisar bem antes do desenvolvimento, portanto busque por fontes confiáveis. Organize-se na situação problema, questione qual a utilidade que seu trabalho terá na sociedade, justifique sua pesquisa e faça a metodologia.

Recomendamos que pesquisa em ferramentas como Google Acadêmico, veja o porquê!

Conclusão

Chegamos à parte final das Normas ABNT, agora o objetivo é dar as considerações finais e concluir o assunto do trabalho. É importante, resumidamente, colocar seus pensamentos no papel e entre outras coisas as suas conclusões. Apresente também quais foram os resultados de toda a pesquisa feita no decorrer do processo.

Referências

Enumere em uma lista, os títulos das fontes usadas no trabalho, ou seja, tudo que você pesquisou no processo do TCC.

A referencia de livros devem ter informações como: Sobrenome do autor em CAIXA ALTA, nome do autor em caixa baixa, titulo em negrito, edição, cidade, editora e ano de publicação.

Referências. Imagem: Ilustrativa.

Este item é obrigatório.

Anexos

Documentos que comprovem sua obra e reúne todas as pesquisas feitas. Aqui você pode elaborar com cuidado os questionários, formulários e entrevistas de sua própria autoria.

Embora seja um item opcional, é bastante importante para o desenvolvimento de seu trabalho. Para fazer o anexo você deve usar letras maiúsculas, travessão e o título.

Glossário

O glossário é opcional também, mas serve para destacar as palavras desconhecidas com seus significados. As palavras devem estar organizadas em ordem alfabéticas.

Índice

Este elemento fica no final do TCC sendo um facilitador para que o leitor possa verificar as informações.

Citação

Direta:

A citação direta é escrita de maneira fiel a obra, coloca-se nela o sobrenome do autor em CAIXA ALTA e se acaso tiver mais de um autor deve-se separar com ponto e virgula. Além disso, coloca-se o ano de publicação e a página de citação tudo entre parentese.

Citação.Imagem: Ilustrativa.

Se a citação tiver até três linhas colocá-la no corpo do texto com aspas.

Citação direta com três linhas. Imagem: Ilustrativa.

Portanto, deve-se escrever uma citação direta copiando a obra original, veja o exemplo abaixo.

Indireta:

A citação indireta ocorre dentro do texto propriamente dito, com o nome do autor e o ano de publicação entre parenteses. E caso o nome do autor faça parte do texto coloque o ano entre parentese.

Exemplo 1

Está também consciente do impacto de seu trabalho na cultura brasileira e, por isso, frequentemente enfatiza a importância de se traduzir determinado poeta como reação a um contexto literário definido. Reflete sobre sua prática em termos do efeito crítico contemporâneo que causará. (CESAR 1999).

Exemplo 2

De acordo com Cesar (1992) impacto de seu trabalho na cultura brasileira e, por isso, frequentemente enfatiza a importância de se traduzir determinado poeta como reação a um contexto literário definido. Reflete sobre sua prática em termos do efeito crítico contemporâneo que causará.

Esperamos que o artigo tenha ajudado. Fique conosco e confira os principais conteúdos.

Rolar para cima
Pesquisar

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.