quinta-feira, maio 30, 2024

Google Acadêmico saiba como usar em sua pesquisa

A internet oferece uma das melhores ferramentas para pesquisas suas acadêmicas. Já ouviu falar no Google Acadêmico?

O Google acadêmico é uma ferramenta usada para pesquisas. Uma ferramenta prática, visto que assegura alunos, pesquisadores e cientistas a obter resultados satisfatórios em TCCS, monografias, teses etc. Não tem conhecimento da ferramenta? Então venha conosco para um tour em todos os detalhes e motivos para usar o mecanismo.

Google Acadêmico ou Google?

A internet se tornou um caminha para os estudantes que querem pesquisar hoje em dia. Sobretudo, esses estudantes pesquisam através do Google, pois lá encontram respostas para qualquer pesquisa feita. Para quem é estudante o Google é um acontecimento que facilitou muito a vida acadêmica ao passo que antes nossos antepassados só tinham livros e manuscritos para orientá-los.

Modernidade

No entanto para consultar o Google, basta que abra seu notebook e escreva uma palavra-chave que encontra milhares de respostas. Portanto, ficou bastante fácil fazer uma pesquisa, mas isso não é tão simples assim, ainda quando se trata de pesquisas acadêmicas. Nada é 100% confiável na internet, sendo assim, o que é melhor a fazer? A resposta está aí acima, Google Scholar.

O que é o Google Acadêmico

Google Scholar é uma plataforma de busca da própria Google que disponibiliza conteúdo acadêmico para a pesquisa, em forma de publicações com o intuito de auxiliar o estudante, cientista e pesquisador ao acesse a livros, dissertações, artigos, citações e tudo que possa imaginar de documentos de cunho acadêmico que já viu.

Plataforma simples

O Google Scholar — Google Acadêmico permite que o estudante/pesquisador faça a busca através de pesquisas em trabalhos acadêmicos, literatura escolar, jornais e diversos artigos. A plataforma teve início em 2004 oferecendo a pesquisa incluindo em português. Hoje em dia libera um vasto conteúdo para que o estudante tenha total segurança ao realizar um projeto.

Além disso, todas as pesquisas são encontradas através de fontes confiáveis e verdadeiras para assegurar um trabalho excepcional do aluno. É por esse e muito outros motivos que devemos utilizar o Google Acadêmico em nossos trabalhos. Mas confira aqui mais detalhes importantes sobre a ferramenta.

Veja também: 6 Sites de emprego e vagas de estágio para o Brasil e exterior

Como funciona o Google Acadêmico

A ferramenta de busca oferece milhares de artigos, teses, resumos, monografias, livros entre outros documentos para ajudar em seus trabalhos acadêmicos. O Google Scholar pode ser utilizado por quaisquer pessoas sendo uma pequisas pessoal, ou não e tudo gratuito.

Entretanto, é bastante simples de usar, você que já tem familiaridade com  Scielo, ou Google Livros não vai sentir nenhuma diferença.  Os estudantes ficam segurados de, por exemplo, não obter conteúdos falsos ou plagiados.

Confira os motivos para usar em pesquisa acadêmica

Fonte confiável

Primeiramente, o motivo principal de usar o Google Scholar é a segurança de fazer pesquisas sem que sejam fontes duvidosas. Isso já é parte do processo de um bom trabalho, seja uma tese, um doutorado ou mesmo uma pesquisa.

Cuidado

Ultimamente, a internet se encheu das tais Fake News – as famosas notícias falsas, ou seja, está complicado confiar em qualquer site da rede. Com isso corre-se o risco de fazermos um trabalho contaminado de mentiras e fatos enganosos. Portanto, tome bastante cuidado, pois no meio acadêmico isso é inadmissível. É por isso que recomendamos utilizar o Google Acadêmico sempre que precisar!

Simples e rápido

O acesso é bem simples parecido com o Google convencional. Tendo em si a mesma aparência, o que mudo são as fontes. Como podemos ver na imagem todas as referências são do meio acadêmico. Universidade como a USP tem serio comprometimento com as publicações.

Google Scholar oferece uma ferramenta incrível de pesquisa.
As pesquisas são relevantes baseado nas citações. Imagem: Divulgação.

Acesso gratuito

Com milhares de informações acadêmicas você pode pesquisar tudo sem gastar nada. O acesso, por sua vez é livre de taxas, ou seja, totalmente gratuito, fique livre em suas pesquisas de infinitas publicações e conteúdos. 

Veja também: Como usar as Normas ABNT em seu TCC e monografia.

Pesquisa Avançada

Por meio da pesquisa avançada você encontra o filtro de respostas para torna ainda mais fácil sua busca. Fazendo assim do Google Scholar, um serviço de rastreamento dentro da plataforma.

O site promove uma definição na pesquisa que pode ser feita, por exemplo, por autores ou título. Fazendo a pesquisa desse modo você encontra o conteúdo equivalente a sua pesquisa. Com a pesquisa avançada fica muito mais simples obter resultados satisfatórios.

Minha Biblioteca

Veja a página da Google Acadêmico na parte da “Minha Biblioteca”. Imagem:Divulgação.

O usuário pode definir toda sua procura através de um “favoritos” que é sua biblioteca pessoal. Você pode salvar os conteúdos mais interessantes e criar no Google Acadêmico “Minha Biblioteca” para que possa se organizar melhor dentro da plataforma. Para salvar as publicações, basta clicar na estrelinha que fica na parte inferior do artigo.

Publicações

Os usuários podem indexar seus próprios projetos dentro da plataforma de maneira bem simples, sobretudo, seu conteúdo vai estar disponível na ferramenta também. Gostou? Então, isso dá credibilidade a suas produções e outras pessoas podem consultá-las. Para isso, você tem que criar um perfil em três etapas.

Confira as etapas

  • 1ª etapa – Criar perfil, com seus dados que são: Nome, afiliação, verificação de e-mail, áreas de interesse e página inicial,
  • 2º etapa – Artigo,
  • 3º etapa – Atualização.

Enviar seus trabalhos

Agora com o perfil pronto está na hora de enviar seus trabalhos. Clique novamente em seu perfil e selecione “adicionar artigo manualmente”. Faça o cadastro da sua publicação com o titulo, autor, data e todos os dados referentes a seu artigo. Em seguida selecione salvar e recebera uma notificação que está pronto!

Minhas Citações

E para finalizar o Google Scholar também oferece o acompanhamento de citações de artigos em “minhas Citações”. Quer aprender como faz? Veja a seguir.

Dica bônus: Botão de citar

O botão de citar do Google Acadêmico facilita sua busca por artigos enquanto você está na internet. Para que ele fique instalado em seu navegador você precisa estar logado em sua conta Google, acessar o chrome web store  e adicionar a extensão.Vamos facilitar sua vida, faça a instalação aqui!  

Como pesquisar artigos no Google Acadêmico?

Para fazer uma pesquisa é simples você acessa a plataforma e coloca sua pesquisa na caixa de busca, da mesma maneira que faz no Google comum. Contudo, como já vimos, você pode fazer com a que suas pesquisas se tornem avançadas através da opção Pesquisa Avançada do Google Scholar e ter mais agilidade para encontrar as respostas. Passe o mouse na parte superior da página, pois é nessa parte que encontrará a pesquisa avançada do Google Acadêmico.

Os avanços tecnológicos ajudam no processo acadêmico, bem como na carreira de muitos jovens. Deixe seu comentário caso tenha dúvidas. Obrigada por acompanhar!

Rolar para cima
Pesquisar

INSCREVA-SE

Faca como mais de 35 mil brasileiros que já conseguiram sua recomendação pelo oedital, e receba sua oferta!

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.