terça-feira, junho 18, 2024

Host Family: tudo que precisa saber sobre o intercâmbio

Host Family é uma das acomodações mais procuradas pelos intercambistas de todo o mundo.

Conhecido também como a hospedagem em casa de família, Host Family pode ser uma oportunidade de fazer seu intercambio e gastar menos. No entanto, ainda existem diversas dúvidas a respeito desse tipo de hospedagem. E para você que não compreende como funciona e tem receios, preparamos um artigo especial. Veja a seguir o que é Host Family, tudo que precisa saber e quais as vantagens de se hospedar em uma casa de família em seu intercâmbio.

 O que é Host Family?

Host Family
Morar por um tempo em quarto com uma Host Family. Imagem: Ilustrativa.

Para definir melhor esse conceito Host Family é muito simples. A pessoa que está se preparando para seu intercambio escolhe ficar em uma casa de família nativa durante sua estadia. Geralmente, as famílias são voluntárias e oferecem uma parte da casa para o estrangeiro se estabelecer. As famílias recebem uma ajuda de custo e permitem que o estudante fique em sua casa no período do curso.

O Host Family é combinado através da escola de intercâmbio que faz a seleção da família de destino, aquela que receberá o intercambista. Isso ocorre de acordo com o perfil do estudante e da família. Na maioria das vezes, no entanto, o estudante tem receio de morar na casa de uma família desconhecida. Além disso, um ambiente totalmente diferente do que ele vive aqui no Brasil. E por conta disso, geram-se as diversas dúvidas a respeito de como é todo o processo e como é conviver com as famílias nativas.   

Quais são as vantagens do intercâmbio em casa de família (Host Family)?

Através do intercambio muitos estudantes têm a incrível experiência de conhecer os nativos profundamente, principalmente morando em uma casa de família estrangeira. No Host Family isso é ainda mais palpável, pois o estudante tem contato direto com as famílias nativas. Muitos desses contatos se tornam uma amizade para a vida toda.

Estar em um intercâmbio Host Family faz com que a pessoa se senta mais apoiada, acolhida e confortável. Acima de tudo, o intercâmbio com Host Family é melhor que estar sozinha para enfrentar todo o processo do curso. Uma das principais vantagens da hospedagem na casa de família é o aprimoramento do inglês. Uma vez que esta é a melhor alternativa para melhorar o idioma e vivenciar a nova cultura local.

Sendo assim, na grande maioria das vezes, o estudante prefere o Host Family para que tenha a oportunidade de falar inglês o tempo todo. Isso é de grande valia para o idioma, talvez uma das maiores vantagens desse tipo de hospedagem. Contudo, ainda é uma forma mais barata de fazer seu intercâmbio. Mesmo com a flexibilidade oferecida é importante saber que existem regras básicas dependendo da família.

Como é conviver em uma casa de família estrangeira?

Host Family sua “Família” estrangeira. Imagem: Ilustrativa.

Via de regra, o estudante é bom ser acolhido por uma casa de família. Você convive, conversa no idioma nativo e pode fazer grandes amizades. Porém, saiba que há alguns relatos peculiares e não tão bons assim. A questão da privacidade pega bastante, pois algumas famílias têm regras rígidas referentes a horários, quarto onde irá ficar e seu acesso a algumas partes da casa. Mas, isso não é uma coisa frequente.

Na maioria das vezes a experiência é tranquila e bastante boa. Mesmo assim, o receio de algumas pessoas é grande. No mais, basta tirar todas as suas dúvidas com a escola antes de ir. Então, faça todas as perguntas possíveis, não tenha vergonha nem receio. Sobretudo, a escola irá te aconselhar e indicar uma família adequada para seu Host Family.

Entretanto, as maiores dúvidas são sobre o andamento da casa, o tempo de banho, se pode sair sozinho, se tem acesso à internet, qual o limite de horário para chegar a casa e quais as tarefas terão que ajudar. As perguntas são necessárias, afinal, é a melhor opção, do que ter surpreendidas com sua estadia.

Além disso, é bom evitar maiores problemas com sua Host Family. Resumindo, tenha em mente que estará vivendo em uma família com cultura diferente da sua. Então, você terá que se adequar. E, caso tenha problema com sua Host Family pode trocar de família.

Programas que oferecem Host Family

Os principais programas que oferecem Host Family são o High School e o Au Pair. Nesse sentido, caso vá estudar ou trabalhar de babá é obrigatório mora com uma família nativa. Sobretudo, as famílias têm que passar por um processo de seleção e constatar que são aptas para receber o estudante e trabalhador estrangeiro.  

Da mesma forma os cursos de idioma também oferecem esse tipo de acomodação. As famílias recebem uma ajuda de custo para oferecer sua casa como Host Family, ou seja, nada saíra de graça.

Host Family na High School 

A High School é mais complexa, pois a estadia é de um menor de idade.

Mas, quais as diferenças principais sobre isso?

Talvez a diferença esteja no controle dos horários e também o acolhimento de sua Host Family. No entanto, muitos países preferem famílias que se tornem como os pais “adotivos” nesse período de escolha.

Geralmente, o intercambista que frequenta a High School vai participar mais inteiramente do cotidiano da Host Family. Em outras palavras, a família nativa terá mais cuidados durante seu período de curso, ou seja, é mais responsável pelo aluno.

Entretanto, você terá uma relação mais próxima. Participara de eventos, finais de semana e tudo que a Host Family sugerir em sua família.  

Host Family e a Escolas de idiomas  

A relação entre a Host Family e os alunos de escola de idioma é mais liberal. Isso porque, os alunos são maiores de idade e fazem o intercâmbio por conta própria. Basicamente, é um programa de férias, em que você fica em uma casa de família com mais autonomia. Diferente do High School que os programas de finais de semana são geralmente com a família, com os maiores de idade não é necessário. Muitos estudantes passam o final de semana na casa de um amigo e volta na segunda-feira e retoma suas atividades.

E como funciona Au Pair?

Trabalhar de au pair é o que muitos brasileiros fazem. Imagem: Ilustrativa.

O Host Family é bastante utilizado pelas pessoas que trabalham de au pair (babá). Um das opções para adquirir experiência no exterior. Sobretudo,  trabalhar e morar por um período com uma família nativa.

Au pair cuida das crianças da casa e é paga por esse trabalho é pago. Além disso, tem seus horários de trabalho em conformidade com as regras trabalhistas e tempo disponível para estudar o idioma em um curso.

Para trabalhar de au pair saiba que a família nativa terá uma relação mais íntima com o estudante trabalhador. Então, é de suma importância pesquisar bem sobre o cargo, se precisará fazer horas extras e a idade da criança que irá trabalhar.

Como encontrar um Host Family sozinho

Muitos estudantes fazem suas pesquisas através de sites especializados, como, por exemplo, o portal Hoststay. Através do site você pode fazer uma pesquisa primária e conferir os locais disponíveis para Host Family. A princípio, coloca-se o tempo de estádia e a cidade que gostaria de ficar. Além disso, o estudante pode avaliar os preços, que são variados desde muito baratos até bastante caros.

No entanto, isso tudo dependendo do local e da família que irá morar. Para as pessoas que pretendem fazer essa pesquisa sozinha é importante escolher um Host Family com custo e benefício legal, já que é você mesmo vai pesquisar. Assim também, você pode conversar diretamente com um dos membros da família, e tirar todas suas dúvidas sem medo de ser acolhido.

O principal passo para iniciar sua busca é para acessar o site, é bem simples. Imediatamente você escolhe o país e a data de chegada e de partida que pretende se alocar. Logo após isso, poderá ver todas as condições, conversar com a família e confirmar os valores. Veja melhor no vídeo que fizemos abaixo!

Para mais informações fique conosco!

Leia também:

  • Melhores sites de emprego para vagas no exterior
  • Como estudar no Canadá: Tudo que precisa saber
  • Mestrado em Portugal: quais as melhores universidades
  • Alemanha: tudo sobre as tradições e costumes
  • LONDRES: tudo que precisa saber sobre a capital da Inglaterra
  • Curiosidades sobre Portugal: razões para conhecer o país
Rolar para cima
Pesquisar

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.