quinta-feira, maio 30, 2024

Croácia: tudo que precisa saber antes da sua viagem

Croácia é uma das repúblicas europeias mais bem desenvolvidas da atualidade. Para o estudante estrangeiro um mar de possibilidades, bem como para inúmeros profissionais formados que querem trabalhar. Descobra agora tudo que precisa saber sobre a Croácia antes da sua viagem.

A Croácia recebe muitos turistas todos os anos e em sua maioria para conhecer as belas cidades costeiras cheias de praias paradisíacas. No entanto, outros estrangeiros seguem viagem para trabalhar ou estudar no país.

Foi na Croácia que aconteceram as filmagens da famosa série do Game of Thrones e outros filmes consagrados. Sobretudo, isso também é um ponto positivo que vem atraindo turistas de todas as partes do mundo.

Nesse sentindo, vale a pena conhecer melhor o país antes de alçar voo. Fazer seu planejamento sabendo todos os pontos de turismo que existem no país. Croácia é repleta de ilhas linda, com águas transparentes e cidades históricas. Separamos, então, um conteúdo cheio informação e muitas curiosidades.

Conheça melhor a história da Croácia

Dubrovnik.

O país fica entre as principais cidades costeiras na Europa, com diversas ilhas é um centro para o turismo do mundo todo. A Croácia é um país que surgiu da ex-Iugoslávia.

Atualmente, um dos mais bem sucedidos países Europeus. Foi em 1991 que conseguiu sua independência, através de um plebiscito e em meio a muitas lutas e guerras civis.

Um processo que introduziu a “Guerra Sérvia”, uma intensa guerra civil do movimento separatista sérvio. A marcha de autoproclamação tinha o objetivo de criar a Região Autônoma Sérvia de Krajina, oficialmente declarada em fevereiro de 1991.

Uma Gerra que durou cerca de 5 anos e matou mais de 20 mil pessoas. Hoje em dia, um passado que ficou para a história. Croácia é um país novo, com economia forte e turismo excelente. Além disso, faz parte da União Europeia desde 2013.

Croácia é um país belíssimo, tem uma extensão territorial de 56.538 quilômetros quadrados que faz fronteiras com a Eslovênia, Hungria, Sérvia e Bósnia-Herzegovina.

O país tem uma população estimada de 4,4 milhões de pessoas, sendo sua capital a cidade de Zagreb, uma relíquia cultural e histórica do país.

Croácia ficou conhecida por conta da migração feita para a Ucrânia, durante o sexto século. Logo após a criação de um reino independente, a população foi submetida à autoridade húngara.

Nesse ínterim, a assembléia Croata pede aos Habsburgos, que assumam o controle do país, isso porque, estava acontecendo uma grande expansão turco-otomana.

Autonomia Croata

Croácia se livrou do controle turco, mas ao final das Guerras Napoleônicas, a monarquia austríaca estendeu-se para a região da Dalmácia.

Contudo, a Croácia adquiriu autonomia nacional após a queda do Império Austro-húngaro durante a primeira guerra. Logo após isso, o país se uniu ao reino dos sérvios, croatas e eslovenos.

Economia Croata

A economia Croata é impulsionada pela concentração de indústrias têxteis, químicas e mecânicas da cidade de Zagreb. Além disso, destaca-se também os moinhos de aço, bem como a petroquímica. Do mesmo modo que o turismo é outra importante fonte de renda do país.

Viajando pela Croácia

Faz um tempo que o turismo se transformou em uma nova fonte de renda da Croácia, ainda mais quando se tem no país cerca de 1.130 ilhas. O litoral croata oferece uma extensão de 5.789 quilômetros.

Além disso, o país tem cidades milenares, como Dubrovnik (considerada patrimônio da humanidade), as ruínas greco romanas e o Palácio de Diocleciano construído no fim do século III para servir de retiro do Imperador Romano da época.

No entanto, mais de 8 milhões de turistas visitam a Croácia todos os anos, principalmente no verão. Pessoas de todas as nacionalidades querem um pequeno espaço daquelas praias paradisíacas com mar transparente.

Enquanto outras pessoas passeiam entre as boutiques, cafés, restaurantes e vielas antigas. Uma viagem para Croácia pode ser um lindo destino.

Não é novidade as pessoas se declarando fãs da lindas praias, já que há dez anos a Croácia ganhou o título de “melhor praia da Europa”. 

Mar Adriático o quintal da Croácia

Exatamente isso, o Mar Adriático é o quintal de cidades como Dubrovinik, uma das cidades mais populares da Croácia. Viajar para a Croácia tem preço menor do que ir para outros países da costa, como, por exemplo, Ibiza e Santorini.

Todavia, terá uma vista magnífica do grande e verde Mar Adriático. Um cartão postal perfeito para sua viagem. Os visitantes tem a oportunidade de fazer diversos passeios em parques nacionais, como a travessia pelos lagos de Plitvice.

Uma viagem para Croácia deve ser planejada antecipadamente, pois no Brasil não há voos diretos para o país. Porém, cidades como Dubrovnik, Zagreb e Split são bastante acessíveis, ou seja, basta fazer conexões.

Caso queira fazer um tour pelo país viajando por terra, também é possível. Um exemplo disso, é a popular Zagreb que está conectada às principais cidades turísticas da Europa Central.

Viajar de carro é possível

Quer uma opção com mais aventura para sua chegada na Croácia? Faça sua viagem de carro saindo da Europa. Uma ótima opção, especialmente para as pessoas que desejam conhecer a Eslovênia.

Recursos dentro e fora da Croácia são de fácil acesso e, em geral, as estradas estão bem vigiadas e com ótima sinalização.

No momento que atravessar a fronteira é preciso pagar o pedágio, além disso, mostrar seus documentos. O pagamento do pedágio pode ser feito em euro, ou através do cartão de crédito.

Como se locomover pelo país?

Croatia Airlines é a empresa grande na Croácia. Em terra, uma das melhores, que funciona como alternativa para a locomoção.

Viagens de trem também são uma alternativa barata, vagões razoavelmente modernos, seguros e aconchegantes.

Contudo, a locomoção de ônibus pode ser a melhor saída, seja pelo preço, horários ou conforto.

Lugares imperdíveis na Croácia

1. Zagreb

Zagreb tem mais de 800 mil habitantes e é a capital da Croácia desde 1991. Antes disso, a cidade fazia parte da Iugoslávia, era pacata e sem muita motivação.

Atualmente, a cidade se tornou a queridinha dos Europeus, com seus eventos artísticos, bares e muitos restaurantes gastronômicos. Ir até Zagreb é se aprofundar na cultura croata.

Um bom exemplo disso, é o prato típico de Zagreb, o tradicional Strukli. Vendido no Hotel Esplanede, também tradicional e muito requisitado por turistas.

Faça esse pedido!

Uma cidade jovial cheia de agitação durante a noite, com elegantes bares, mesas nas calçadas, restaurantes típicos e muitos  monumentos históricos como Gornji Grad.

Uma ótima dica de passeio é o Museum of Broken Ralationships “Museu dos relacionamentos rompidos”.

2. Plitvice

Plitvice e seu lago azul. Imagem: Divulgação.

Ir para Croácia e não visitar o parque nacional dos lagos de Plitvice é inconcebível. Então, não perca a chance, pois o lugar é incrível e um dos maiores parques do país.

3. Dubrovnik

Dubrovnik Cidade Velha na Dalmácia.

A Costa Dálmata tem inúmeras ilhas, uma delas fica na cidade de Dubrovnik. E dependendo da estação pode ser um roteiro para mais de quatro dias.

Contudo, essa região tem praias para todas as ocasiões, pescar, passear e passar um dia relaxando com amigos. Dubrovnik é uma região bastante antiga que surgiu em meados do século VII, com outro nome.

A cidade tem diversas atrações, os turistas fazem caminhadas ao redor de Dubrovnik. Olhando por cima das muralhas de Dubrovnik você tem acesso a vista para Montenegro, Bósnia e Herzegovina. Além disso, as visitas no Palácio do Rei Thor é a sensação do momento, uma vez que foi nele as gravações de Game of Thrones.

Com as filmagens dos filmes e seriados em Dubrovnik o turismo aumentou estimadamente. O local tem vários monumentos e catedrais antigas. Mas a atração mais visitada ainda é a Muralha de Dubrovnik.

4. Split

Split é a segunda maior cidade da Croácia e, quem sabe, a mais importante delas. A cidade se localiza no centro da costa, em frente ao Mar Adriático, com centenas de ilhas paradisíacas: Hvar, Vis, Brac e Korcula.

Um dos principais símbolo da cidade é o Palácio de Diocleciano. Conservado até hoje desde a época do Imperador Romano Diocleciano, que governou entre 293 e 305 D. C.

Os visitantes costumam se alojar dentro das muralhas da cidade. É lá que se concentra os restaurantes, bares, praças, lojas e a belíssima Catedral de Santo Domingo, bem como a estátua de Gregório de Nin.

5. Arboretum de Trsteno

Arboreto de Trsteno Croácia. Imagem: Divulgação.

Para finalizar nosso tour na Croácia, apresentamos Arboretum de Trsteno que se encontra na cidade de Trsteno. Um local deslumbrante que também fica na Croácia. Além de ser uma cidade da antiga da Europa, é pertinho de Dubrovnik, 18 quilogrâmetros de distancia.

Gostou de conhecer melhor da Croácia? Qualquer dúvida, ou sugestão deixe um comentário! BOA VIAGEM!

Rolar para cima
Pesquisar

INSCREVA-SE

Faca como mais de 35 mil brasileiros que já conseguiram sua recomendação pelo oedital, e receba sua oferta!

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.