quinta-feira, maio 30, 2024

Mecanismo online de pesquisa para trabalhos acadêmicos, quais usar?

Saiba os motivos pelos quais devemos utilizar mecanismo online de pesquisa seguro em nossos trabalhos acadêmicos.

A formação de um bom profissional está diretamente ligada ao seu desempenho na universidade. Contudo, o trabalho de conclusão de curso, bem como outros projetos, merecem um foco especial. Sobretudo a universidade é o primeiro passo para desenvolver nossas habilidades em nossas carreiras.

Notoriamente, são estas habilidades que usaremos quando atuarmos em nossa área, assim que adentrarmos, futuramente, no mercado de trabalho. Os mecanismos e ferramentas de pesquisa online devem, no entanto, ser confiáveis para que seu projeto tenha bom desempenho, e obviamente, uma nota e agrade os integrantes da banca examinadora.

Muitos dos estudantes de primeira viagem elaboram seus trabalhos acadêmicos com pesquisas através do Google – principal site de pesquisa do mundo. Sobretudo, devemos ter cuidado quanto a isso, tratando-se de trabalhos acadêmicos. Isto porque os resultados do Google, em alguns casos, nem sempre demonstram propriedade e contém informações confiáveis.

Além disso, todos devem saber que trabalhos acadêmicos precisam ter embasamento científico, portanto, o estudante precisa obter informações de um banco de dados com maior relevância para sua pesquisa. Em vista disso, separamos alguns dos mais qualificados mecanismo de pesquisas online para tranquilizá-los.

Lembre-se que uma pesquisa bem feita que vale nota, influenciará na sua formação acadêmica. Nesse sentido, é essencial ter em mãos alguns mecanismos de busca de informações de qualidade.

Segue abaixo os principais deles na atualidade.

Dicas de mecanismo online de pesquisa confiáveis para trabalhos acadêmicos

Como já dissemos, o site Google não é a melhor opção para pesquisas acadêmicas. Porém, para que seu trabalho tenha mais qualidade a própria plataforma desenvolveu um mecanismo online de pesquisa para trabalhos acadêmicos com qualidade e segurança, o Google Scholar. Saiba mais sobre esta e outras ferramentas!

1. Google acadêmico

Mecanismo online de pesquisa para trabalhos acadêmicos, quais usar?
Google Acadêmico surgiu em 20 de novembro de 2004. Imagem: Ilustrativa.

Conhecido também como Google Scholar, o mecanismo online de pesquisa do Google, é essencial para elaborar seu TCC – trabalho de conclusão de curso. Além de monografias, artigos científicos e outros projetos acadêmicos.

O Google Acadêmico é uma das melhores plataformas de pesquisa, visto que ele exibe, através de uma ferramenta simples, diversos artigos, revistas, livros e jornais publicados no meio acadêmico. Sendo assim, o estudante tem acesso a um enorme acervo para concluir um excelente trabalho.

Além disso, a plataforma Google também inseriu em seu mecanismo o Google livros para auxiliar ainda mais pesquisadores, estudantes e pessoas comuns que precisam ter acesso a cultura e informação relevante.

2. Scielo

Mecanismo online de pesquisa para trabalhos acadêmicos, quais usar?
Imagem da página inicial da plataforma Scielo. O Scielo foi criado em 1996.

O mecanismo online para pesquisa Scielo – Scientific Electronic Library é identificado como uma grande biblioteca eletrônico virtual, uma vez que a plataforma é carregada de artigos científicos resultantes de projetos de pesquisa da FAPESP – a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

A plataforma online Scielo, foi elaborada em parceria com a BIREME – Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde. Sobretudo, um ótimo local de pesquisa para o estudante acadêmico. O mecanismo online de pesquisa segue atuando desde 2002, servindo então, como pano de fundo para pesquisa de diversos estudantes acadêmicos, pesquisadores e pessoas comuns.

Através do Scielo o estudante pode desenvolver com segurança seus projetos. Além disso, ter contato com a produção científica em formato eletrônico seguro, para alcançar seus objetivos na hora de produzir conteúdo relevante.

3. ERIC

Mecanismo online de pesquisa para trabalhos acadêmicos, quais usar?
Imagem da página inicial do ERIC.

ERIC Thesaurus também é outro mecanismo de pesquisa online ótimo para projetos acadêmicos. O site conta com uma lista enorme de termos acadêmicos e voltados para a educação. Os documentos estão em sua biblioteca digital, facilmente acessado através da plataforma.

4. Dialnet

Mecanismo online de pesquisa para trabalhos acadêmicos, quais usar?
Imagem da página inicial da plataforma.

Dialnet tem um grande número de dados e conteúdos científicos para as pesquisas acadêmicas. O acervo conta com inúmeros documentos como artigos, revistas cientificas, revisões bibliográficas, jornais, livros, teses de doutorado.

5. WorldWideScience 

Mecanismo online de pesquisa para trabalhos acadêmicos, quais usar?
Imagem da página inicial da plataforma.

O site World Wide Science é uma espécie de portal cientifico global, com contendo e base de dados, nacionais e internacionais. Além disso, o estudante tem acesso ao portal científico em diversas línguas, que fornece resultados de pesquisa com a tradução do conteúdo na hora.

6. Scholarpedia 

Mecanismo online de pesquisa para trabalhos acadêmicos, quais usar?
Imagem da página inicial da plataforma.

A plataforma serve de mecanismo online de pesquisa ambientado como uma enciclopédia virtual. O estudante tem acesso completo a vários textos revisados ​por especialistas acadêmicos de todo o mundo. Além disso, a ferramenta é gratuita e ajuda os estudantes em suas pesquisas, com o intuito de fornecer temas  aprofundado no âmbito acadêmicos.

7. BASE

Mecanismo online de pesquisa para trabalhos acadêmicos, quais usar?
Imagem da página inicial da plataforma.

Um dos melhores buscadores de conteúdo relevante para estudantes na internet, conta com a maior quantidade de arquivos acadêmicos. O estudante, em sua pesquisa, tem acesso à Biblioteca da Universidade de Bielefeld na Alemanha. Este mecanismo online para pesquisa que oferece mais de 80 milhões de documentos e fontes de textos completos no meio educacional.

8. RefSeek 

Imagem da página inicial da plataforma.

A plataforma RefSeek é uma ferramenta em que o estudante pode fazer uso de alguns mecanismo de busca para que dê o acesso mais fácil a todas as informações acadêmicas acessíveis.

Com milhões de documentos, incluindo páginas da web, livros, enciclopédias, revistas e jornais para o estudante e pesquisador poderá fazer sua pesquisa de maneira simples e rápida.

9. Academia.edu 

Imagem da página inicial da plataforma.

Um ambiente de estudos onde o usuário pode compartilhar seus artigos e trabalhos de pesquisa. O mecanismo online é uma plataforma prática que contém mais de 33 milhões acadêmicos inscritos, milhões de artigos e pesquisas associadas ao site.

10. CERN Document Server 

Imagem da página inicial da plataforma.

Um site com intuito de que o estudante tenha acesso fácil a artigos, relatórios e conteúdos multimídia de qualidade.

11. Microsoft Academic 

Imagem da página inicial da plataforma.

Ferramenta que busca gratuitamente publicações e artigos acadêmicos para facilitar a vida dos estudantes e pesquisadores.

12. JURN 

Imagem da página inicial da plataforma.

No JURN você encontra inúmeros artigos, livros e revistas do meio cientifico. Além disso, a plataforma disponibiliza revistas eletrônicas nas áreas de diversas matérias e temas do mundo natural e ecologia.

13. Ciencia.Science.gov 

Imagem da página inicial da plataforma.

Um ambiente seguro com mais de 2.200 sites e agências federais, oferecendo  milhões de páginas com informação científica para sua pesquisa e desenvolvimento.

14. Guia de Redação Científica Pós-Graduando

Imagem da página inicial da plataforma.

Para finalizar, uma plataforma gratuita em que o estudante encontra um mecanismo gratuito com informações, tutoriais, dicas, redação e pesquisa científica para seu trabalho acadêmico.

É essencial, quando se produz um trabalho acadêmico, ter segurança quanto a qualidade dele ao concluir. Sendo assim, visite as plataformas indicadas acima para que consiga informações relevantes. Ao utilizar um mecanismo de busca seguro para trabalhos acadêmicos, você garante uma boa nota, isto é primordial.

Confira abaixo outros mecanismos e ferramentas que o estudante pode estar usando na hora de conferir artigos, configurar ou revisar seus projetos.

#Bônus

Ferramentas online para ajudar os estudantes com seus trabalhos acadêmicos:  

  • CopySpider: detector de plágio de alto desempenho e gratuito.
  • Plagium: plataforma que rastreia e identificar plágios de seu material. O estudante, pesquisador ou redator pode conferir trechos do texto ou um endereço (URL) para análise.
  • Geradores de Referência: Ferramentas que produzem automaticamente referências bibliográficas.
  • More: mecanismo online para referências em seu trabalho acadêmico; de acordo com as normas e formato ABNT.
  • Escrita Acadêmica: auxilia o estudante na hora de produzir resenhas, ensaios, artigos, dissertações, trabalhos acadêmicos e teses. Gratuito.
  • Portal da Escrita Científica: site da USP de São Carlos que tem como intuito auxiliar o estudante em  formação a escrever artigos científicos de acordo com  à estruturação e linguagem de documentos científicos. Uma ferramenta de

Confira também no oedital, na seção ‘Minha Carreira’. Sugestões para TCC de Psicologia. Confira no oedital, na secção ‘Estudante’. Como fazer a introdução do TCC com diversos exemplos.

Rolar para cima
Pesquisar

INSCREVA-SE

Faca como mais de 35 mil brasileiros que já conseguiram sua recomendação pelo oedital, e receba sua oferta!

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.