terça-feira, junho 18, 2024

Como fazer a introdução do TCC: exemplos prontos

Aprenda como fazer uma introdução caprichada para surpreender a banca em seu TCC e confira exemplos prontos para estudar.

(Atualizado)

A introdução do TCC é uma parte determinante no trabalho de conclusão de curso. É neste momento que o estudante pode demonstrar o quanto seu projeto é importante e tem relevância. A introdução serve também para prender a atenção dos examinadores e deixá-los atentos até o final do apresentação.

Leia também: Erros na elaboração do TCC: descubra quais são e como evitá-los

O início do TCC é como a capa de um livro, caso tenha relevância e seja construído adequadamente, cativa o público e provavelmente todos irão comprar a ideia.

A introdução do TCC é o primeiro contato do leitor com sua pesquisa. Sendo assim, fazer uma introdução bem elaborada e sem falhas é importante para todo o projeto.

Fique conosco e descubra como fazer a introdução da melhor forma. Além disso, veja alguns exemplos para tornar a elaboração dela ainda mais fácil.  

O que é a introdução do TCC?

Primeiramente, saiba que a introdução do TCC é uma das partes mais importantes do seu trabalho. Portanto, é nela que deve conter informações suficientes para chamar a atenção do leitor. Sendo feito assim, o leitor ficará curioso e com vontade de ler o projeto inteiro.

No entanto, não se trata de repetir o que o tema está dizendo, mas introduzir o leitor no assunto. A introdução não é um mero resumo, ou seja, ela deve levantar aspectos introdutórios em seu texto. Sobretudo, a introdução é como se fosse um trecho exibido em forma de anúncio, antes do trabalho em si.

Então, faça um texto objetivo, uma vez que na introdução deve-se ir direto ao ponto, sem dar informações em demasia.

A introdução, por sua vez, pode causar uma ótima primeira impressão na banca examinadora. Antes de tudo, a introdução serve também de roteiro para os leitores. Sendo assim, é necessário saber dosar e tomar cuidado para não a transformar em um simples resumo.

A introdução do TCC tem como função introduzir o leitor ao assunto. Bem como, mostrar pontos cruciais e importantes sobre o conteúdo tratado, mas sem revelar a fundo todas as informações.

Esta parte do texto faz o trabalho de apresentação do tema e deixa clara a relevância que seu TCC tem perante a sociedade e o seus leitores. Escrever uma introdução sem falhas é o caminho para se sair bem na apresentação do trabalho.

Características da introdução de TCC

Uma introdução bem feita tem uma linha de raciocínio referente aos tópicos e ao objetivo central do trabalho. É no decorrer da introdução que se apresenta o foco do problema e o objetivo do projeto. O aluno pode fazer uma breve narrativa da metodologia, mas sem muitos detalhes e informações.

No entanto, é importante se atentar a quantidade de parágrafos da sua introdução, pois não deve ultrapassar dos 10. Compondo assim os principais elementos do seu TCC que são: o problema, o objetivo e a metodologia aplicada.

Geralmente, as partes já estão feitas e devem ser encaixadas na introdução de modo consistente, porém reduzido.

Vamos ao passo a passo da introdução e seus exemplos?

O passo a passo de como fazer a introdução do TCC

Como fazer a introdução do TCC: exemplos prontos
Imagem: Ilustrativa.

É a partir da introdução que seu artigo se torna presente e chama a atenção para o tema. É através dela que o avaliador tem a primeira impressão sobre o conteúdo de seu projeto.

Inicie, então, sua introdução apresentando a proposta inicial, ou seja, a ideia central do tema do seu TCC. Vamos te guiar a partir de agora, acompanhe-nos.

1. Definindo o tema antes de começar a introdução do TCC

Primeiramente, é importante delimitar o tema antes de trabalhar em sua introdução, para obter um TCC mais coerente. Então, sugerimos que ao definir o tema, faça delimitações antes que comece a escrever a introdução. Para não se perder no assunto ou passar dos limites com sua pesquisa e assim escrever uma introdução de TCC confusa para o leitor.

2. Apresentação do tema na introdução

Antes de tudo, o estudante pode contextualizar o tema no primeiro parágrafo, ou seja, apresentar o assunto em forma de texto no início da introdução. Sobretudo, o tema deve ser descrito com clareza para que o leitor tenha uma visão geral do assunto.

A escrita deve ser clara e transparente para direcionar o leitor e introduzi-lo no tema do projeto. Escreva com objetividade e exatidão.

#Exemplo

Titulo/tema do trabalho:

“Exclusão e inclusão social
nas sociedades modernas:
um olhar sobre a situação em Portugal e na União Europeia”

Os fenômenos de exclusão social têm merecido grande atenção dos
investigadores, sendo que alguns (e.g. Hunter, 2000; Kowarick,
2003; Lesbaupin, 2000; Proença, 2005; Sen, 2000) consideram a
exclusão social um conceito recente, introduzido por René Lenoir
em 1974, que abrange grande variedade de problemas socioeconómicos.

… o combate às situações de vulnerabilidade é uma função essencial do Estado, sendo os programas de intervenções intitulados de inclusão social.

Fonte: segue o link

3. Introdução escrita em terceira pessoa

A introdução precisa ser escrita em terceira pessoa, então tome cuidado com os verbos.  

Tenha impessoalidade na hora elaborar seu texto, e se utilize da escrita de preferência na terceira pessoa no singular com os verbos na voz ativa.

4. Linguagem usada na introdução e no TCC em um todo

O trabalho científico precisa conter uma linguagem técnica. Todavia, o estudante deve evitar o uso de termos vagos e ambíguos, ainda que tenha que utilizar uma linguagem comum.

Quando relatar fatos científicos, ou trabalhos publicados, use presente do indicativo na hora de escrever.

5. Tema relevante

Faça a introdução apresentando a justificativa de seu tema, situando o leitor do que se trata o TCC. Contextualize as informações da justificativa, de maneira simples e claras.

Está é a hora de refletir com o leitor, deixe-o pensar sobre as suposições do texto e como o tema pode parecer interessante. Trabalhe na ideia principal, mostre os números, datas e cite dados, além de informá-los da relevância que sua pesquisa tem para a sociedade, bem como para o ambiente acadêmico.

6. Apresente o problema a ser resolvido

Toda a pesquisa segue a linha de resolução de algum problema manifestado. O TCC não é diferente, consequentemente a introdução precisa apresentar qual é esse problema a ser resolvido.

Aconselhamos que você faça perguntas referentes ao tema nessa parte da introdução. Logo, é simples identificar o problema ao fazer perguntas sobre ele.

7. Respostas

Apresente no parágrafo seguinte quais as possíveis respostas para esse problema da pesquisa, quais as principais hipóteses para esse problema que descreverá na continuação do TCC.

8. Objetivo da resposta

Com as respostas interligadas ao problema, você trará no decorrer do TCC algumas possíveis resoluções . É claro que com o objetivo geral alinhado ao tema. Tente esclarecer ao leitor como resolver o problema que é apresentado no tema.

9. Importância do trabalho

Separe um parágrafo para colocar a justificativa, ou seja, a importância do seu trabalho para a sociedade.

10. Estrutura e metodologia

Resumidamente descreva qual metodologia usou em seu TCC. E, além disso, apresente e explique quais foram os procedimento utilizados.

Exemplos da introdução do TCC

Exemplo 1

Introdução

Existem razões diversas para se querer traduzir uma canção. Ao
longo deste estudo, serão discutidos vários aspectos em relação a essa
prática, suas implicações e proficuidades. Sem dúvida, as traduções se
direcionam a um público que aprecia ouvir canções em sua língua
nativa. Há versões traduzidas para uma grande variedade de canções,
desde uma ópera de dois séculos atrás até um sucesso da música pop
contemporânea.

Fonte: Link.

Exemplo 2

Introdução

Os debates em torno da juventude brasileira têm recebido certa notoriedade no conjunto da sociedade, seja no âmbito acadêmico, sociojurídico ou mesmo nos processos de militância em defesa dos direitos dessa população. Não se pode negar, ainda, que no bojo desses debates são incorporadas as discussões midiáticas, que, sobretudo ao tratarem do tema relacionado ao ato infracional, fortalecem a ideia de associação da imagem desses jovens à vadiagem e à periculosidade. Neste contexto, um questionamento é inevitável, qual seja, a respeito de qual juventude se fala?

Fonte: Link.

Formatação da introdução

A formação do trabalho de conclusão é feita através das Normas ABNT, confira como fazer em nosso artigo. Resumidamente, as configurações seguem as margens de 3 cm superior e esquerda, 2 cm inferior e direita.

Ao escrever “INTRODUÇÃO” faça em caixa alta, alinhado à margem esquerda, letras tamanhas 12 em negrito. Logo após escrever o titulo, deixe o espaço entrelinhas de 1 linha (1,5), com parágrafo de 1,5 cm.

As páginas devem ter o início da contagem a partir da folha de rosto, no entanto, a marca numérica somente a partir da introdução. 

Para configurar corretamente leia: Normas ABNT para TCC e Monografia aprenda como fazer

Bônus: Onde fazer a pesquisa?

Para finalizar, a introdução pode ser ajustada a qualquer momento do processo do TCC. Para fazer sua introdução com qualidade a pesquisa deve ser feita através de ferramentas seguras como, por exemplo, o Google acadêmico.

A plataforma facilita para alunos, pesquisadores e cientistas em suas geral.

Resumindo…

  • Escreva a introdução em terceira pessoa e tome cuidado com o verbo.
  • Faça um roteiro antes de iniciar os parágrafos, delimitando o tema para não confundir o leitor.
  • Use palavras simples, porém se utilize de termos técnicos.
  • Escreva superficialmente e resumidamente a introdução.
  • Não deixe a introdução confusa e incoerente e toma cuidado, pois ela não é o desenvolvimento do TCC.
  • Foco nos pontos cruciais para apresentar a introdução como se fosse um anuncio.
  • Separe problemas para serem apresentados e hipóteses.

Para mais detalhes fique conosco e tendo alguma dúvida deixe um comentário!

Leia também: Como trabalhar na Argentina: Vagas, salário e documentação

Rolar para cima
Pesquisar

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.