terça-feira, junho 18, 2024

Erros na elaboração do TCC: descubra quais são e como evitá-los

Erros na elaboração do TCC

Aprenda quais são os erros mais cometidos na elaboração do TCC e saiba como evitar através desse artigo.

Esta é uma fase da vida do estudante muito estressante e que necessita de bastante atenção e cuidado. Os TCCs devem ser bem elaborados, com atenção na escolha do tema, aplicação das normas ABNT e diversos detalhes cruciais para que obtenha uma boa nota. Separamos aqui alguns dos diversos erros cometidos na hora de concluir seu TCC, acompanhe!

Identifique os principais erros cometidos em TCCs

Na hora da elaboração do TCC devemos estar atentos aos erros e assim garantir a aprovação. Ao identificar os erros antes de iniciar o processo de elaboração do TCC ficamos a frente e conseguimos obter uma visão mais ampla de acordo com o orientador. Aprender a enxergar os erros é chave para que seu TCC seja concluído com mais clareza, agilidade e perfeição.

Erros na elaboração do TCC

1. Cuidado ao escolher temas fáceis

Muitos estudantes procuram por temas fáceis, acreditam que assim podem se sair melhor na pesquisa e concluir o TCC excelentemente. Mas, esse é um dos principais erros na elaboração do TCC.

No entanto, fique sabendo que não existe tema fácil, o que é fácil para você pode ser difícil para as outras pessoas. O que pode colaborar é encontrar um tema que você tenha habilidade, ou que seja algo interessante para sua pesquisa pessoal com o intuito de torná-lo mais gostoso de pesquisar, ler e escrever sobre.

Contudo, trabalhar em um assunto que você gosto torna muito mais fácil a conclusão e o processo do TCC. Então, os erros na elaboração do TCC são simples de cometer, buscar possíveis temas fáceis, e sim analise o que será mais interessante para o desenvolvimento perfeito do trabalho.

2. Escolher temas que estão em alta

Independente da área de atuação do curso que está fazendo existem alguns temas que estão em alta. Sendo assim, você pode pensar que terá mais conteúdo para a sua pesquisa e que isso pode tornar o trabalho de pesquisa do TCC ainda mais fácil. Será que isso não é perigoso e arriscado?

Fazer um tema qualquer por estar em alta, pode ser arriscado para sua carreira, pois há assuntos que você não irá trabalhar ao se formar. Que perder tempo estudando e pesquisado a toa? Escolher assuntos da moda pode ser uma perca de tempo para sua qualificação e esforço mental. Afinal, lembre-se que é sua carreira que está em foco na faculdade e no TCC. 

3. Pesquisar o referencial teórico sem delimitar o tema

Delimitar o tema antes da pesquisa é um fato crucial para não se estressar com o TCC. Embora pareça algo sem propriedade, se não delimitar o tema já no início isso pode acarretar em perca de tempo. Ao delimitar o tema, você minimiza sua pesquisa, afunilando assim todo o conteúdo pesquisado.

No entanto, isso é importante para todo o TCC, bem como o objetivo e também o problema. É importante ao pensar em um tema que faça uma pesquisa e tenha contato com o assunto. Porém, esta é uma etapa que deve ser feita antes da escolha certa do tema, para que possa chegar a uma conclusão e assim afunilar mais seu tema.  

Então, para dar partida a pesquisa referencial tenha antes de tudo um bom projeto de pesquisa já estruturado. Peça ajuda a seu orientador, sobre o assunto que gostaria de tratar, assim fará a pesquisa junto com ele e conseguirá escolher o tema principal.

4. Começar a escrever pela introdução

Este é um erro recorrente no TCC, as pessoas iniciam pela introdução, mas esta é a parte que deve ser escrita entre as últimas de seu trabalho. Isso porque ela exige um método correto para ser elaborada.

Por ser a parte que introduz o conteúdo da pesquisa, geralmente os alunos a desenvolvem em primeiro lugar e com o passar do tempo percebem que foi um erro. E assim terá que mudá-la e isso pode atrasar e estressar muito ao fazer seu TCC.

Entretanto, a introdução é a penúltima parte a ser escrita em seu TCC. Lembre-se que se escrever a introdução no início terá assuntos que ainda não pesquisou. Além disso, deverá fazer muita pesquisa e consequentemente só ao final dela terá resultados satisfatórios para escrever uma introdução perfeita.

Como pode escrever um assunto que ainda não pesquisou? Então guarde sua introdução para escrever ao final do trabalho TCC.

5. Motivo da pesquisa (justificativa escrita errada)

Quando começamos a formular a justificativa devemos levar em contas dois itens importantes: qual a relevância do assunto para a sociedade e qual a relevância cientifica do mesmo. Levantar esses aspectos fará que seu TCC seja perfeito.

Além disso, a justificativa é algo bastante importante para todo o resto do seu trabalho. Inclusive para as pessoas que pensam e querem ingressar em um mestrado ou doutorado sendo esses os próximos passos acadêmicos.

Para o financiamento de pesquisa essa parte do seu trabalho é crucial. Então leve a justificativa a serio, ao escrever sobre o motivo da pesquisa, justifique-a escrevendo de maneira correta, coerente e com relevância para a sociedade e para futuras pesquisas.

6. Começar escrever o TCC pelo resumo

O resumo é outro ponto bastante importante na hora de fazer um TCC perfeito e obter uma nota positiva. Não se deve NUNCA iniciar seu TCC pelo resumo, este é um erro comum entre as pessoas também. Sendo assim, inicie sua escrita quando já estiver feito o TCC inteiro, sendo ele o último item a ser formulado.

Saiba que o resumo é um apanhado geral do TCC, então deve ser escrito após ter concluído o próprio. Muitas pessoas fazem um resumo e só depois começam a fazer as outras partes baseadas nesse resumo. Isto é um erro que muitas pessoas cometem ao fazerem o TCC.

Não existem possibilidades de resumir um trabalho que não está pronto ainda. Então, lembre-se, o resumo é por último a ser feito e não cometa esse erro. O resumo deve conter todas as partes de seu TCC, se elas ainda não foram escritas não tem como concluir essa parte com perfeição.

7. Sites não confiáveis

A internet trouxe a todos uma facilidade de pesquisarmos em nossa casa. Mas, para nosso TCC isso pode ser um erro bastante grave. Devemos pesquisar em sites confiáveis, que nos dão garantia de conteúdo correto. O mais indicado atualmente é que sua pesquisa seja feita por sites como Google Acadêmico.

Sabe-se que hoje em dia temos acesso a inúmeras informações, porém, nem todas são confiáveis e boas para nossa pesquisa de TCC. É importante encontrar sites que tenham tido uma revisão técnica e que sejam verdadeiras as informações. Sites sem fontes ou de autoria duvidosa é um erro grave para a conclusão do TCC.

Acesse o Google acadêmico e obtenha ótimos resultados assim não comente erros na elaboração do seu TCC

8. Não fazer a revisão

A revisão é outro fator importante para obter um TCC perfeito. Sobretudo, devemos estar atentos a gramática, ortografia e erros de formatação.  Preste muita atenção a isso, leia, releia e peça para outras pessoas revisar seu TCC, só assim nada disso escapará.

Leia também:

Rolar para cima
Pesquisar

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.