sábado, junho 22, 2024

Trabalhar na Espanha legalmente oportunidade para Brasileiros

Barcelona pode ser um dos melhores lugares para trabalhar na Espanha. Foto: Divulgação.

Saiba mais como trabalhar na Espanha legalmente e ter uma oportunidade promissora para sua carreira.

A Espanha sempre foi um país bastante almejado por imigrantes, inclusive brasileiros. Veja agora algumas dicas importantes para saber como conseguir trabalho legal no país.

Existem vagas para brasileiros que estão em começo de carreira, bem como para os que já exercem a profissão a bastante tempo. Isso por que a demanda de empresas que geralmente contratam profissionais de outras nacionalidades é grande.

A saber algumas delas contratam imigrantes pelo simples fato do candidato falar português. No entanto, muitos desses profissionais desejam conseguir lutar pelo sonho de uma carreira internacional. É o que a maioria busca, além de uma vida mais segura e conforto para sua família.

Portanto, o que é importante nesse caso e saber buscar pelas vagas no lugar certo! Mas, como conseguir trabalho na Espanha legalmente? Quais são as chances de se dar bem nesse empreendimento? Foi pensando nisso que decidimos ajudar! Então, vamos descobrir nesse artigo todos os passos para que sua carreira profissional se torne internacional.

Mercado de trabalho na Espanha

O crescimento econômico obteve avanços nos últimos anos depois de sua recuperação. De acordo com relatos de brasileiros que vivem no país, a Espanha é um lugar seguro para se morar com a família. Além disso, está cheio de escolas públicas excelentes e grandes chances de trabalho para diversas áreas. O mercado de trabalho está em expansão e trabalhar na Espanha é, com certeza, uma oportunidade de ouro para vários profissionais. Alcançar o sucesso pode ser a meta para quem deseja uma vaga em países da Europa.

O que é preciso para trabalhar na Espanha?

A princípio você deve procurar as vagas de emprego, sendo assim aconselhamos e listamos alguns sites especializados. Confira!

Sites com vagas na Espanha

  1. Laboris
  2. Michael Page 
  3. Infoempleo
  4.  Studentjob 
  5. Primerempleo
  6. Indeed
  7. Simplyhired 
  8. Jobatus
  9. Joband Talent
  10. Trabajamos.net
  11. Nubelo
  12. Empleomarketing 

Portal de trabalho espanhol

O portal Monster.es realiza, em parceria com o jornal El Pais, um trabalho bastante importante para o imigrante que planeja sua ida para cidades da Espanha a procurar de trabalho.

A plataforma tem uma infinidade de vagas de emprego e como dessemos a pouco, as pessoas que falam a língua portuguesa tem uma chance ainda maior de conseguir a vaga. Contudo é lá que você encontra empresas espanholas oferecendo ótimas oportunidades para o imigrante. O portal segue a linha e oferece o contato direto com as empresas contratantes.

O site é bastante prático, pois, através de palavras-chave você consegue buscar as principais vagas, tanto para trabalhar na Espanha quanto para os outros países europeus, bem como nos Estados Unidos.

Como funciona?

A busca no site pode ser feita de duas maneiras: pelas respectivas profissões ou por localidade. O trabalho na Espanha é bem remunerado, visto que existem muitos brasileiros que vivem tranquilamente por lá ganhando o salário estabelecido por lei. Então, não perca mais tempo, comece procurando pelas vagas. Além de tudo, é bem simples, acessando o portal Monster, já na primeira página, você consegue visualizar as categorias, basta escolher a interessante para com seu objetivo.

Profissionais mais procurados na Espanha

O site oferece a ponte para diversos profissionais encontrarem as vagas de trabalho, sendo assim, confira as principais agora!

Vagas disponíveis

  • Profissionais da limpeza,
  • Chofer,
  • Área comercial,
  • Caminhoneiro,
  • Enfermagem,
  • Pintura,
  • Soldador,
  • Engenheiro,
  • Eletricista,
  • Recepcionista e muitas outras.

Buscar por localidade

É possível encontrar as ofertas de trabalho por localidade, no entanto, é bem prático. Ao clicar na opção por localidade aparecerá todas as informações sobre a empresa e a cidade onde está a oferta de vagas, além dos detalhes e exigências para cada uma delas. Embora o site não tenha a opção em português você encontra facilmente as ofertas de trabalho.

Cidades espanholas com maior número de vagas

Barcelona pode ser um dos melhores lugares para trabalhar na Espanha.
Barcelona pode ser um dos melhores lugares para trabalhar na Espanha. Foto: Divulgação.
  • Barcelona
  • Castellón
  • Granada
  • Ibiza
  • Las Palmas
  • Madrid
  • Murcia
  • Sevillha entre outras.

Documentos para trabalhar legalmente na Espanha

Bem, agora é hora da documentação, afinal ninguém quer morar fora ilegalmente, não é mesmo? Ser um imigrante legal requer burocracia, mas nada muito complicado. É importante se informar bem e seguir os passos corretos para agilizar sua ida.

Para as pessoas que querem trabalhar na Espanha recomendamos que encontre um emprego primeiramente. Já que há a facilidade das vagas nos sites acima. Depois disso, corra atrás do visto de trabalho.

Falar espanhol é importante?

É preciso fazer um currículo bem elaborado de acordo com a norma espanhola. Falar o espanhol também é também bastante importante, existem diversos cursos online para quem gostaria de aprender ou aperfeiçoar a língua, caso precise. Em seguida mostraremos quais são todas as categorias de visto para ir trabalhar na Espanha legalmente, confira!

1 – Visto de trabalho

Este é o visto que o imigrante consegue a partir do momento que conseguir o contrato de trabalho na empresa espanhola. Então, assim que conseguiu a vaga, você deve se direcionar à Embaixada ou ao Consulado para solicitar esse tipo de visto. O contrato de trabalho te assegura da permanência no país. Ou seja, através do contrato de trabalho você obterá o visto de trabalho para a autorização de trabalhar legalmente em alguma cidade da Espanha.

Lembre-se que terá que pagar uma taxa para a solicitação do visto, no entanto, caso seja negado não será restituído. A Taxa a ser paga no valor de 60 euros.

2 – Cidadania Espanhola

Será que você não tem o direito a cidadania na espanhola? Os filhos, netos, bisnetos de cidadãos europeus tem direito a cidadania. Logo, facilitaria a vida de quem sonha ter uma carreira internacional no país. Afinal é simples, dê uma olhada em todo o processo necessário para que tenha o direito e faça a solicitação! O passaporte vermelho da garantias de viver livremente em países da União Européia, então confira todos os passos.

Os documentos exigidos para obter a cidadania Espanhola:

  • Formulário;
  • Documento de identificação;
  • Certidão de nascimento do requerente;
  • Antecedentes criminais;
  • Certidão de casamento do familiar espanhol;
  • Certidão de óbito do familiar espanhol (não é obrigatório);
  • Passaporte espanhol do familiar.

RG espanhol

O primeiro passo que o imigrante deve fazer ao chega na Espanha é se inscrever e solicitar o documento de Seguridade Social. Dessa forma terá o cartão de identidade de estrangeiro (NIE), o que é necessário para se manter legalmente no país. Desde já aconselhamos que ao chegar no país dirija-se ao consulado para dar entrada a esse documento, pois é a sua “identidade estrangeira”.

Formulário

Para solicitar o documento é necessário que preencha o formulário a mão. Além disso, leve a cópia do passaporte junto com o original. lembrando que é necessário o pagamento da taxa para a adesão. Leve um documento que comprove sua residência no país, logo pode ser um comprovante de locação, ou o próprio contrato.   

Conta bancária Espanhola

Com o NIE em mãos o imigrante precisa abrir uma conta bancária na Espanha. Aconselhamos bancos como o Banco de Sabedell, Santander ou BBVA. Lembrando, que alguns bancos exigem um valor para a abertura de conta, do mesmo modo que aqui no Brasil.

Veja agora como funciona o trabalho no país, bem como salário e cargos que os brasileiros encontram as vagas facilmente por lá!

Salário na Espanha

O mercado de trabalho na Espanha é algo que devemos nos informar antes da viagem. Saber antecipadamente qual o salário que iremos ganhar para que assim tenhamos a segurança de pagar os gastos de moradia, por exemplo. É importante também ficar atento sobre quais são as profissões que estão em falta na Espanha, pois, isso aumenta sua chance de encontrar uma vaga.

Vagas de salário mínimo

Busque pelas vagas mais simples e vá construindo sua carreira com o passar do tempo. Aliás, não deixe de estudar, isso fará de você ainda mais qualificado para encontrar as melhores vagas de emprego e salários melhores. O salário mínimo espanhol está em crescimento e espera-se que tenha um aumento para o próximo ano, confira.

Salario mínimo Espanhol

No momento o valor do salário mínimo espanhol é de 735,90 €, no entanto um dos mais altos da Europa. Em comparação com o salário mínimo de Portugal , valor de 700, 00 €. Em resumo, o salário mínimo espanhol é adequado e o imigrante consegue pagar suas contas do mês.

Brasileiros na Espanha

Os imigrantes que vivem em cidades espanholas afirmam que a tranquilidade de poder sair nas ruas sem preocupação com a violência, é uma das muitas coisas positivas de morar no país. Uma vez que a segurança e a estabilidade são imparciais, tanto um quanto o outro diferentes em comparação com o Brasil.

Escola pública

A escola pública na Espanha é excelente é até melhor que a escola privada, outro fator bem diferente do Brasil. É por isso que muitas famílias brasileira escolhem o país para viver. Há relatos de brasileiros que foram trabalhar na Espanha, com esperança de voltar para o Brasil com um carreira estruturada, mas decidiram fazer diferente e estabelecer morada no país.

Trabalhar na Espanha ou em Portugal?

Os brasileiros tiveram uma trajetória de migração tanto para a Espanha, quanto para Portugal. Anteriormente, chegavam no continente sem nem terem conquistado a vaga de trabalho, mas eram apoiados pelas redes sociais.

No entanto eram incentivados a ter uma vida melhor, uma carreira bem sucedida e maior qualidade de vida. Igualmente, havia um mercado de trabalho que animava tais brasileiros. O sonho destes eram conquistar as primícias da vida boa e uma estabilidade financeira que era supostamente tranquila.

Leia também: Como conseguir trabalhar em Portugal.

Trabalhador brasileiro na Espanha

De acordo com o ICMPD (International Centre for Migration Policy Development ) as principais profissões exercidas por brasileiros na Espanha são para candidatos com nível de escolaridade qualificado. Essas pessoas trabalham, entre outros serviços, na construção civil principalmente.

Imigrantes mulheres

Já as mulheres, por sua vez, têm certa dificuldade para encontrar vagas com melhores qualificações. Visto que sobram para elas as áreas da limpeza ou trabalhos domésticos. Isso ocorre para as imigrantes mesmo sendo regularizadas, com trabalho certo, ou casadas com nativos espanhóis. 

Percurso dos trabalhadores brasileiros na Espanha

Em muitos dos casos o profissional que chega em cidades espanholas, com o intuito de ter uma carreira profissional, acabam tento acesso as vagas, em geral, na informalidade. Porém terão um contrato de trabalho.

Hoje em dias com os meios de comunicação avançados, como já vimos, existem sites especializados em divulgar as vagas europeias e se aproximar ainda mais do sonho de uma carreira internacional.

Qualquer dúvida deixe um comentário.

Leia também: Trabalhar em Berlim oportunidade para brasileiros

Rolar para cima
Pesquisar

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.