terça-feira, junho 18, 2024

Como responder as perguntas em uma entrevista de emprego

Descubra como responder adequadamente as perguntas em uma entrevista de emprego para se sair com ótima performance!

Muitas pessoas tem receio na hora da entrevista de emprego, principalmente sobre as perguntas e como responder adequadamente e com coerência. Separamos as perguntas mais comuns e dicas para respondê-las da melhor forma possível, veja!

Atualizado.

A entrevista de emprego é crucial para conseguir a tão sonhada vaga no mercado de trabalho. No entanto, o medo de muitos candidatos fazem com que falhem na hora de dar suas responder. Muitas vezes por ficarem nervosos ou ansiosos.

O maior receio e não saber responder adequadamente e falhar nessa hora tão decisiva para o candidato. Nesse sentido, uma resposta apropriada pode garantir sua qualificação e pontos para ganhar a vaga.

Pensando nisso, separamos em nosso artigo algumas perguntas comuns que ocorrem em uma entrevista de emprego. Assim, você pode se preparar e responder com propriedade.

Confira também alguns exemplos com as respostas adequadas para garantir sua vaga.

O artigo trata do assunto com seriedade principalmente para aqueles que estão ingressando no mercado de trabalho. Sobretudo, isso é crucial para manter o controle e a ansiedade.

Passe por essa fase sem receios e com mais segurança. Descubra agora como responder da maneira certa as perguntas em uma entrevista de emprego.

Quais são as perguntas mais frequentes em uma entrevista de emprego?

Perguntas mais comuns na hora da entrevista de emprego.
Imagem: Ilustrativa do artigo.

Quando participamos de um processo seletivo em uma empresa, muitos candidatos ficam apavoradas, pois existem algumas perguntas da entrevista de emprego que não sabemos como responder.

A meta da empresa é identificar quais aqueles candidatos com potencial para incluir no grupo. As perguntas, por sua vez, servem de termômetro para que o recrutador especializado identifique se aquele profissional tem este potencial.

É interessante analisar algumas dessas perguntas e se preparar para dar a melhor resposta, ou seja, aquela que o recrutador está esperando. Uma resposta adequada, esperada e que não prejudique seu desempenho.

Por conta disso, fizemos este artigo com as principais perguntas que ocorrem na hora da entrevista de emprego. Além disso, separamos também as melhores opções de respostas para que você fique atento ao que as empresas esperam dos candidatos nesta hora.

Veja a seguir!

Leia também: Como se sair bem em uma entrevista online

Como responder as perguntas da entrevista de emprego adequadamente

1. Porque está desempregado?

A resposta para essa pergunta em uma entrevista de emprego deve ser a mais simples possível. Por mais que fique constrangido, saiba que estar desempregado é algo normal.

A princípio você deve refletir e falar tranquilamente para responder da melhor forma. Sobretudo, estar desempregado não é um ponto negativo em sua entrevista de emprego, e sim uma fase que está passando em sua vida.

Seja por qual motivo for, lembre-se que existem milhões de pessoas sem emprego procurando um ambiente legal para trabalhar. 

Entretanto, o mais importante dessa pergunta é ter calma e dar uma resposta simples, objetiva e sem tantas justificativas.

Opção de Resposta:

Há várias maneiras de você responder corretamente essa pergunta. Porém, tenha em mente uma resposta simplificada sem tantas explicações, ou seja, dê uma resposta de modo objetivo.

Muitas pessoas iniciam sua resposta falando mal do emprego anterior, dos funcionários, colegas de trabalho, do patrão etc. Porém, este é um ponto negativo para sua nova empreitada no mercado de trabalho.

Todavia, respondendo dessa forma o recrutador pode te avaliar de maneira negativa e achar que você é uma pessoa difícil de conviver. No entanto, você não quer que o entrevistador ache que tem dificuldades de relacionamento perante seu grupo de trabalho.

Então, a melhor resposta e a mais objetiva é dizer que saiu do seu emprego anterior para expandir sua carreira profissional. Diga também, que não teve oportunidades em seu antigo trabalho. Além disso, diga que aposta e enxerga uma grande oportunidade para sua carreira e objetivos nesta nova empresa.

2. Como enfrenta os desafios no ambiente de trabalho?

Esta é uma pergunta interessante que pode ocorre na entrevista de emprego frequentemente. Tenha em mente exatamente o que responder sem titubear.

Lembre-se que está sendo avaliado em todas suas respostas.

No entanto, você pode falar que em todos os lugares que trabalhou existiam desafios em seu trabalho, e que aprendeu muito com eles.

Opção de Resposta:

Relate sobre os desafios que você passou em seu último emprego. Diga como foram essas experiências e o quanto elas serviram para que aprendesse a lidar com a situação. Na vida profissional sempre há desafios, ou seja, aprendizado e experiências.

Uma ótima dica é separar algum exemplo para que possa expor na hora na entrevista de emprego. É importante que não use frases feitas, ou clichês, mas sinta-se a vontade para responder contando uma situação que passou.

Resumindo, a melhor maneira de responder a essa pergunta e dar um bom exemplo da sua vida profissional, expor a situação e como se saiu dela.

3. Fale-nos um pouco mais sobre você

Chegamos a um ponto importante da entrevista de emprego, sobretudo, lembre-se de responder a essa pergunta com objetivamente. Então, fale sobre suas realizações profissionais, sobre sua formação, onde já trabalhou, quais empresas teve contato profissional e quais cursos fez.

Não fale sobre sua vida pessoal, ou exponha detalhes íntimos de você e nem de sua vida social em hipótese alguma.

O entrevistador não está interessando nisso!

Opção de Resposta:

Primeiramente, tenha em mente que o recrutador está esperando saber a respeito de seus projetos profissionais, da sua carreira e não da sua vida pessoal.

Contudo, tome cuidado com a resposta que vai dar, pois muitas pessoas confundem e começam a falar sobre sua vida íntima. Isto é um grande erro na hora de ser entrevistado.

Antes da entrevista treine sua resposta e, novamente, seja objetivo e conciso.

4. Quais são suas experiências nessa área de trabalho?

As experiências na área de atuação, referentes a vaga de emprego que está se candidatando, ou você tem, ou você não tem!

Sendo assim, não adianta contar mentiras para o recrutador e falar que têm experiências caso não tenha.

Aliás, falar mentiras nesta fase do processo provavelmente irá te prejudicar no futuro. Isto porque, caso seja contratado será cobrado por essas experiências relatadas na entrevista.

Opção de Resposta:

Então, inicie sua resposta falando exatamente em que você já trabalhou e quais foram suas experiências nessa área.

Fuja das mentiras!

Você pode também contar alguma experiência específica para ilustrar sua resposta.

5. O que você sabe sobre nossa empresa?

Uma pergunta que parece simples, mas não é! Quando estamos falando sobre uma entrevista de emprego uma pergunta como esta é mais complexa do que se imagina.

No entanto, não é somente pesquisar e tirar informações sobre o lugar onde pretende disputar a vaga.

Embora, ler o histórico da empresa e sua trajetória pareça simples, não é exatamente isso que o recrutador espera do entrevistado.

Contudo, para obter êxito na resposta e ganhar pontos positivos é necessário ficar atento a alguns detalhes.

Opção de Resposta:

Então, reflita sobre qual o objetivo que a empresa espera que você alcance. Nesse sentido, estude sobre o potencial da empresa no mercado em que ela atua.

Não fique focado somente em sua história.

Entretanto, se informe qual objetivo que a empresa espera contratando um profissional com sua qualificação.

Deu para entender?

Pesquise sobre a empresa fazendo uma conexão com o setor de mercado que ela atua. Além disso, exponha que sabe exatamente onde a empresa espera que seus profissionais cheguem.

Para finalizar, fale também resumidamente de sua trajetória neste setor.

6. Tem outras vagas em mente além dessa disponível em nosso grupo?

Esta pergunta tem o objetivo de desestabilizar o candidato. Portanto a resposta deve ser conclusiva. Tenha em mente que existem várias empresas com vagas em aberto e você está a procura de uma, não é mesmo?

Opção de Resposta:

Para apimentar a resposta diga que você enxerga, na empresa em questão, uma trajetória profissional mais engajada em seu plano de carreira. Além disso, que escolheu participar do processo seletivo, pois quer uma empresa com planos conectados aos seus.

Diga também que as outras empresas que fez teste para vagas de emprego, não encontrou conexão com suas metas. Relate que o grupo se encaixa melhor com sua qualificação e seus objetivos profissionais.

7. Porque decidiu participar da nossa seleção de vagas?

Do mesmo modo, essa pergunta está atrelada a pergunta anterior. Sobretudo, você pode usar da mesma teoria e dizer que participar da seleção dessa empresa é importante para sua carreira.

Isso irá te ajudar a responder perguntas na sua entrevista de emprego

Opção de Resposta:

Igualmente, diga que espera crescer profissionalmente na empresa, pois tem objetivos parecidos com o grupo e que está aberto a aprender com eles.

As empresas gostam de pessoas que são apaixonadas pelo que faz, então use disso a seu favor.

Para responder perguntas como esta, você precisa identificar quais as peculiaridades sobre a vaga. Diga que pesquisou e encontrou está possibilidade de trabalhar no que gosta. Por isso, decidiu participar da seleção.

8. Quais seus maiores defeitos?

O recrutador tenta avaliar a autoconfiança do candidato, bem como seu autoconhecimento. Logo, o entrevistador busca conhecer os pontos de honestidade do entrevistado. Uma vez que esta é uma resposta importante para conseguir a vaga.

Em contrapartida, tenha cautela em sua resposta e não fale que é um profissional perfeito. O melhor jeito de responder é relatar suas experiências falhas e como foram suas vitórias.

Opção de Resposta:

Lembre-se de seus desafios no decorrer de sua vida profissional.

Conte uma experiência em que você falhou e mesmo com desafios conseguiu alcançar o êxito e aprender. E não se esqueça de dizer que ainda busca melhor com isso.

9. Por que você está interessado em trabalhar para esta empresa?

Uma pergunta bastante usada pelas empresas na entrevista de emprego. Fale sobre suas qualificações, habilidades no setor e experiência que já teve.

Caso não tenha tido nenhuma experiência no mercado do trabalho, que tal relatar sobre como se qualificou para o cargo em questão. Tudo que estudou e pretende aplicar no novo trabalho, caso consiga a vaga.

10. Qual sua pretensão salarial ao buscar a vaga?

Uma pergunta que deixa alguns candidatos desconfortáveis. Antes de tudo, descubra o quanto sua profissão tem valor no mercado. Logo após isso, você pode conversar mais profissionalmente com o recrutador.

Não baixe suas expectativas por medo de perder a vaga, pois um profissional qualificado e desposto a trabalhar, é de suma importância para uma empresa.

Opção de Resposta:

As expectativas salarias devem ser discutidas ao vivo, pois dessa forma é melhor para ambas as partes. Mas, só comente sobre salário se o recrutador perguntar. O bom mesmo é dizer: “um profissional da minha área no começo de carreira, como eu, ganha em média tantos reais”.

Primeiramente, que falando desse modo o recrutador vai saber que você é bem informado sobre seu potencial e sua profissão. Além disso, que você estudou, se qualificou e sabe bem onde quer chegar.

11. Descreva-se?

Nem pense em responder o quanto é honesto, trabalhador e fiel com seus compromissos. Mas, fale de como foi sua vida acadêmica, ou como atingiu as expectativas na empresa que trabalhou anteriormente.

Procure apresentar fatos verídicos como uma boa cartas de recomendação. Fale sobre seu projetos, como foram o desenrolar deles e descreva todo o processo, de como você se empenhou na faculdade, nos estágios e tudo que absorveu no passar desses anos.

Sobretudo, diga que é uma pessoa que gosta de finalizar tudo o que começou. Por isso, se acha responsável para o serviço.

12. Por que você quer deixar o seu emprego atual?

Está pergunta visa saber se você tem intenção de crescer junto com a empresa.

basta dizer que precisa expandir sua carreira e no emprego atual não existia um plano de carreira adequado a seus objetivos profissionais.

13. Por que existe uma lacuna na sua trajetória profissional entre estas datas?

Para finalizar, responda que foi uma fase que estava estudando e se profissionalizando em algo, cite um curso que fez. E diga que as oportunidades que apareciam nesta época não se adequavam a suas metas de carreira.

Aqui foram algumas perguntas que geralmente deixam os candidatos aterrorizados e suas respectivas respostas. Segue abaixo mais algumas possíveis perguntas para que se prepare para conquistar a vaga de emprego.

✎ Bônus

1.Quais são os seus pontos fortes e fracos de um líder?
2. Quais são os seus pontos fracos?
3. Onde você se vê em cinco anos?
4. Quais as qualidades essenciais de um líder?
5. O que só você pode nos oferecer?
6. Cite algo que seu ex-chefe gostaria que você melhorasse.
7. Você tem planos de viajar?
8. Quais as realização de carreira da qual mais tem orgulha em sua trajetória.
9. Qual o seu emprego dos sonhos?
10. O que você espera realizar neste emprego?

11. Como ficou sabendo desta vaga?
12. Fale um pouco sobre sua formação acadêmica.
13. Você trabalharia em fins de semana e feriados?
14. Como você lidaria com um cliente irritado?
15. O que te motiva?
16. Qual a sua disponibilidade?
17. Tem algum mentor?
18. Já discordou do seu chefe, como tratou isso?
19. Como você lida com a pressão no ambiente de trabalho?
20. Quais as suas metas de carreira?
21. Qual o último livro que você leu por diversão?
22. Quais são os hábitos que mais irrita você quando trabalha?
23. Qual o seu site favorito?
24. O que o deixa desconfortável?
25.Quais foram as suas experiências de liderança
26. Como você demitiria alguém?
27. Quer fazer alguma perguntas para mim?

Veja também:

Como fazer a introdução do TCC: exemplos prontos
Temas de TCC de Engenharia Biomédica sugestões e dicas
10 dicas para estudar em casa e ter mais rendimento
TCC de enfermagem: encontre os mais diversos temas aqui!



Rolar para cima
Pesquisar

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.