sábado, junho 22, 2024

Entrevista de emprego online: dicas para se sair bem

A entrevista de emprego online é aparentemente igual à entrevista de emprego presencial, porém devemos tomar alguns cuidados básicos já que estaremos no conforto de nossa casa.

Mas como se sair bem quando a entrevista de emprego é online?

O que mais preocupa o entrevistado é a maneira de se portar na entrevista online, quais as perguntas mais frequentes e como respondê-las adequadamente para o recrutador.

Para aqueles que estão ingressando no mercado de trabalho agora a pressão é ainda maior!

Pensando nisso preparamos algumas dicas essenciais de como se sair bem em uma entrevista de emprego online, como se preparar para um processo seletivo remoto e mostrar o melhor de você.

Vamos lá! 

Dicas para se sair bem em uma entrevista de emprego online

Como se sair bem em uma entrevista de emprego online
Imagem: Ilustração.

Atualmente, as entrevistas remotas se tornaram ainda mais essenciais por conta da pandemia. Sendo assim, a melhor forma de se dar bem em um entrevista online é se preparar.

Certamente, essa vai ser nossa nova realidade para o futuro, por ser mais prática e agilizar a vida do trabalhador.

#Dicas

1. Prepare o ambiente

Primeiramente, você deve ter sua atenção voltada para ambiente que realizará a entrevista. De preferência um local fechado para que nenhum barulho interfira em sua conversa com o entrevistador.

Na hora da entrevista não é positivo que alguém entre no local, bata na porta, abra aporta sem querer, ou faça qualquer barulho e te prejudique. Então, prepare uma sala bem fechada e avise os moradores para não perturbar na hora da entrevista de emprego online.

Prepare também o fundo do ambiente onde você vai ficar. Uma parede branca, ou um local bem organizado é o ideal para dar uma boa impressão para recrutador.

Entrevistas no quarto com a cama de fundo cheia de coisas bagunçadas, bem como um guarda roupas em desordem podem ser desagradáveis e prejudicar sua aprovação.

A entrevista de emprego online deve ser perfeita e nada melhor do que se preparar antecipadamente. Então organize-se!

Sobretudo, tenha em mente arrumar a iluminação, organizar o lugar da entrevista e deixar tudo bem limpo. No entanto isso é essencial para que o entrevistador tenha boa impressão de você.

2. Verifique a conexão da internet

A internet é outro aspecto importante na hora da entrevista. Sendo assim, teste e verifique antes o aparelho que vai usar e a conexão também.

Veja se o sinal não está oscilando, se a bateria do notebook está cheia e configure o aplicativo que fará a entrevista.

Uma conexão que oscila pode atrapalhar na hora da entrevista.

Lembre-se de carregar a bateria antes e mesmo assim deixe o carregador na tomada.

3. Fale olhando para câmera

Embora isso pareça insignificante, é importante que você fale olhando para câmera. Eventualmente as pessoas costumam olhar para a tela do computador.

Essa ação dá a impressão que o candidato não estar focado na entrevista. Por outro lado ao olhar diretamente para câmera ao falar é como se estivesse olhando para o próprio recrutador.

Está é a melhor forma de demonstrar empatia e garante pontos positivos para sua entrevista online.

Então, se esforce para olhar para a câmera do notebook e não para a tela do computador na hora que estiver falando com o entrevistador.

A câmera fica centralizada em cima da tela. Treine antes da entrevista para se habituar com essa forma de conversar online.

4. Demonstre segurança

Na hora da entrevista tente demonstrar um semblante confiante, alegre e positivo. Não fique de cara fechada, pois isso pode parecer arrogância e prejudicar seu desempenho. 

Tome cuidado com isso!  

Em geral, as empresas gostam de profissionais que se mostrem felizes e motivados. Sendo assim, uma cara mais fechada pode dar a impressão de desanimo e infelicidade com a vaga.

Seja um candidato bem humorado na entrevista, sorria e seja leve. Tudo mantendo os limites e sem exageros.

5. Treine antes da entrevista de emprego online

É importante para o melhor o desempenho na sua entrevista de emprego online que treine antes que ela realmente aconteça. Faça um roteiro para não se perder ou use seu próprio currículo para se orientar.

Fale com naturalidade de maneira fluída e com espontaneadeade na hora da entrevista.

Nesse sentido, sabemos que o nervosismo pode prejudicar seu desempenho, por isso treinar antes te dará mais segurança e tranquilidade!

6. Como se vestir

Evite roupas que chamem muito a atenção, coloridas demais e com estampas fortes. Prefira um vestuário mais formal, simples e cores claras. Vista-se como se fosse ir até o local de uma entrevista de emprego comum.

7. Aplicativo

Geralmente, as entrevistas de emprego online são feita através do Skype. No entanto, muitas pessoas nunca fizeram uma entrevista online e não tem conhecimento do aplicativo.

Para se familiarizar com ele baixe o aplicativo em seu notebook e aprenda a mexer na ferramenta, antes da entrevista acontecer.

Uma vez que assim você aprende antecipadamente todas as funcionalidades do aplicativo para que na hora da entrevista não se perca, ou feche a conversa e não saiba como abri-la novamente.

Principais perguntas de uma entrevista de emprego online

O processo seletivo online na fase da entrevista é feito da mesma maneira que uma entrevista comum para vagas de emprego. Por sua vez, as perguntas podem ser variadas e você precisa se preparar para respondê-las adequadamente.

Existem algumas perguntas que podem parecer desafiadoras e você precisa estar preparado para dar a resposta a altura delas.

Lembre-se de sempre responder com cautela e calma e sem dar grandes explicações. Então, fale o óbvio, a verdade e de acordo com a realidade em que está vivendo.

Justificativas demais não são bem vindas, então pense a respeito das perguntas e treine sua resposta.

Não responda nada com receios e incertezas. Um exemplo disso é estar sem emprego. Isso é normal e já aconteceu com todo mundo.

No entanto, você não precisa se acanhar na hora de responder. Dizer que está a procurando por algo melhor é uma ótima opção.

Por isso, tenha uma postura natural, trate todas as perguntas com seriedade e seja honesto!

Seja qual for a pergunta responda com uma resposta concisa e não entre em grandes detalhes!

A partir disso, separamos as principais perguntas feitas pelos recrutadores na hora de uma entrevista de emprego online, confira!

Perguntas na entrevista de emprego

Está desempregado a quanto tempo?

A resposta para essa pergunta é simples, responda quanto tempo faz que está fora do mercado de trabalho, ou seja, desde quando ficou desempregado.

Mas, não se justifique muito.

Na maioria das vezes as pessoas começam a falar sobre seu desemprego anterior e sem pensar acabam falando demais.

Lembre-se do que falamos antes, tenha calma, naturalidade e principalmente foco!

Seja objetivo quando a pergunta requerer respostas objetivas. Sobretudo, o recrutador não perguntou como você perdeu o emprego, ou porque saiu do trabalho anterior, simplesmente quer saber quanto tempo está desempregado.

Explicar demais pode fazer você perder o foco. Não faça isso!

Porque deixou seu último emprego?

Estar desempregado não é vergonha, então uma das melhores respostas que você pode dar de exemplo é falar que a última empresa que você trabalhou teve cortes. Ou mesmo que a empresa não te dava oportunidade de crescimento para seus objetivos profissionais.

E lembre-se sem muitas justificativas!

Porque quer sair do seu atual emprego?

Primeiramente, não reclame da sua empresa, do chefe e dos companheiros de trabalho. Este é um ponto negativo para sua entrevista de emprego. Normalmente, essa pergunta é feita para avaliar seu comportamento, então tome cuidado com isso.

Sobretudo, evite usar esse motivo, mesmo que seja real.

Fale que sobre objetivos profissionais.

Diga também querer expandir ter mais autonomia.

➠ Como você reage aos desafios impostos?

A princípio, todos os lugares que for trabalhar você será desafiado. É algo novo, que terá que aprender a trabalhar e por si só isso já é um desafio.

No entanto, a melhor maneira de se sair bem dessa pergunta é dar alguns exemplos de como conseguiu vencer os desafios de sua vida profissinal.

Não use frases clichês, do tipo: “Eu amo desafios na minha vida, pois isso me faz crescer mais a cada dia”.

Frases assim não dizem nada sobre qual foi sua atuação quando enfrentou algum desafio.

Então, aconselhamos que fale que desafios existem em todos os ambientes de trabalho. Quando se deparou com qualquer um deles, antes de qualquer coisa, analisei a situação e tentei resolver da melhor forma possível.

Fale de algum erro que cometeu, conte sobre a situação e mostre como saiu do problema.

Encontre exemplos de desafio que passou e cite-os.

Leia mais Perguntas da entrevista de emprego: como responder adequadamente

Demais perguntas que podem acontecer na entrevista de emprego:

  • O que seus colegas de trabalho pensam sobre você?
  • Você sabe algo sobre nossa empresa?
  • Nos escolheu para enviar o currículo porque motivo?
  • Tem preferencia de salário?
  • Você tem experiência nessa área?
  • Conte-me uma situação de fracasso em sua vida profissional, ou em seu último emprego?
  • Como reagiu quando errou no último emprego?

Gostou? Caso tenha alguma dúvida ou perguntas que tem medo de enfrentar na hora da entrevista para analisarmos.Boa sorte!

Leita também:

  • Trabalho alternativo para morar fora do Brasil quais as opções?
  • TCC de direito como encontrar um bom tema: dicas atualizadas
  • Temas para TCC de Odontologia: sugestões para sua pesquisa
  • Como aumentar a renda em tempos de crise
Rolar para cima
Pesquisar

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.