domingo, julho 14, 2024

Perguntas da banca no TCC: descubra quais as mais frequentes

É um grande desafio responder as perguntas elaboradas pela banca na hora da apresentação do TCC. Saber as mais frequentes pode deixar o estudante mais tranquilo.

A banca sempre foi o pavor de quase todo o aluno na apresentação do TCC, principalmente na hora responder as perguntas. Sobretudo, a forma de respondê-las é o que tira o sossego do estudante.

As respostas devem ser adequadas para que tenha êxito e consiga a nota máxima em seu trabalho. Na maioria das vezes as perguntas são referentes à metodologia, o autor, o título e outras argumentações.

Então, separamos neste artigo as perguntas mais frequentes para que se prepararem e tenham mais calma na hora da apresentação.

Vamos lá?  

Perguntas frequentes da banca para o TCC

Perguntas da banca na hora do TCC: descubra quais as mais frequentes

1. Perguntas da banca relacionadas ao título

  • Ao escolher esse título o que queria alcançar?
  • Porque escolheu esse título?

Sabe quando você vai comprar um livro, olha para capa e desperta sua curiosidade?

Sobretudo, o nome diz muito sobre o conteúdo, não é mesmo?

Então, quando a banca faz essas perguntas sobre o titulo, isso indica que você precisa explicar um pouco mais sobre o conteúdo. Para ser mais específico, explicar melhor a relação do título com o tema escolhido.

Além disso, ao escolher o título pense sobre sua relevância dele e o tema. Então, tome bastante cuidado na hora da escolha.

Articular bem as palavras quanto à elaboração do seu titulo para TCC é algo positivo para a banca. Ela pode tentar questionar a relevância do título com o conteúdo de sua pesquisa.

Deixe seu título mais consistente ao tema, ou seja, mais focado no conteúdo. Não o torne muito expansivo isso pode prejudicar seu TCC. Mantenha-se fiel a sua pesquisa, para que a banca, na hora das perguntas, não desconfie de incoerência.

2. Perguntas sobre a escolha da metodologia  

  • Porque escolheu esse método para o TCC?

Estude bem os métodos de pesquisa utilizados para o TCC e verifique qual e como funciona o que você escolheu. Isto porque a banca pode perguntar o porquê escolheu essa metodologia. 

Um ponto importante: caso a defesa oral não fale sobre os detalhes da metodologia, certamente a banca irá perguntar. Sugerimos que fale sobre o detalhamento da metodologia e da amostra da pesquisa. Tudo na metodologia tem que ser explicado!

3. Perguntas sobre a referência e autor

  • Qual o motivo de ter escolhido autor A para seu TCC?
  • Porque você não citou o autor B no seu TCC?
  • Porque não escolheu o autor C?
  • O trabalho de vocês apresenta erros na citação. Vocês não revisaram?

Delinear uma estrutura referencial em um TCC não é fácil, porém, suas escolhas devem ter um por que disso. Sobretudo, você não escolheu por acaso. Já tenha uma boa resposta para essas perguntas da banda, pois, certamente elas podem surgir.

Faça uma pesquisa bem fundada sobre o autor que fez referencia e identifique a conexão que levou você a citá-lo.  Além disso, procure autores conceituados para fazer sua citação e referência.

4. Perguntas sobre comparações de literaturas?  

  • Porque não fez um comparativo entre o livro A com o livro B?  

A banca vai testar sua pesquisa, se você leu as principais literaturas. Não deixe escapar aquele teórico conceituado em seu TCC. Fuja de colocar qualquer teórico, pois pode não ter nada a ver com seu tema.

5. Perguntas sobre abordagens

  • Quais os resultados da sua abordagem?

A abordagem quantitativa deve apresentar os resultados e a banca pode querer saber sobre essa pesquisa mais profundamente. Então, se prepare para todas as perguntas, mostre os dados, correlações e suas planilhas.

Cuidado para não se esquecer de estudar essa parte, por ter sido outra pessoa que analisou, e se enroscar nela.

6. Outras abordagens de perguntas

  • Seu trabalho não teve limitações? Porque não citou?

Incluir as limitações que teve ao desenvolver o projeto pode deixar seu TCC ainda mais autêntico. Embora existam temas fáceis, todo o processo tem suas limitações, mesmo sendo poucas.

Dicas e erros comuns na apresentação

A banca busca coerência entre o conteúdo e o tema do TCC, ou seja, se o tema e a defesa têm correlação. Os gráficos têm que estar legíveis, bem como as tabelas.

Sendo assim verifique seu trabalho o quanto puder, antes da apresentação.  As tabelas nunca devem estar inconsistentes e os cálculos incorretos. Na hora da conclusão a banca vai analisar se os objetivos foram concluídos no decorrer do trabalho.

É na conclusão que o estudante pode, de maneira livre, expressar sua opinião tranquilamente. É importante se expressar nessa parte, pois é aqui que a banca entende o quanto os alunos se engajaram no assunto.

Faça bom proveito dessa parte do seu trabalho. A conclusão gera perguntas como “Quais contribuições vocês deixam para outros estudantes e pesquisadores?”.

 Para finalizar, seja o mais gentil possível em suas respostas e responda com bastante clareza. Admita seus erros, e não tente justificá-los, só compreenda que errou. Pesquisa sobre os professores da banca e se prepare ao máximo antes da apresentação.

Como se preparar para a apresentação e as perguntas da banca?

Analise bem o título do trabalho, se este é adequado e coerente com todo o contexto de sua pesquisa. Verifique também se o resumo está bom, a introdução, capítulos e metodologia. Lembre-se de que a metodologia tem que estar expor toda a explicação do TCC.

Deixe um comentário com sugestões, ou perguntas referentes a nosso artigo!

Leia também: Erros na elaboração do TCC: descubra quais são e como evitá-los

Rolar para cima
Pesquisar

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.