quinta-feira, maio 30, 2024

Profissões de sucesso no futuro para os próximos anos

Profissões do Futuro

É importante estar atento, pois o mercado de trabalha muda constantemente. Fique atento para saber a lista de profissões do futuro, veja quais são a lista de carreiras para os próximos anos.

O mercado de trabalho passa por várias mudanças e o estudante deve estar atento e se preparar para que se torne um profissional do futuro. Embora aconteçam inúmeras transformações, principalmente ligadas ao meio digital e outras tecnologias, existem algumas profissões que serão necessárias por décadas, vejam quais.

As profissões do futuro, como escolher corretamente?  

Quando você pensa em seu futuro profissional o que vem a cabeça? Todos os dias refletimos sobre nossa profissão, nosso futuro e os estudantes ficam ansiosos para escolher o melhor curso, principalmente para aqueles que querem ma carreira do futuro.

Quando você faz a matricula na faculdade, portanto, já deve ter uma mente empreendedora e se empenhar em seus estudos. Porém, temos um grande desafio pela frente, são inúmeras as barreiras para nos tirar o foco, isso ocorre nos primeiros dias de aula. Então o empenho é o primordial.  

Lista de Profissões do futuro para os próximos anos

1. Desenvolvedores de Softwares

Esse profissional é o criador dos programas de automação das empresas em geral. Uma das profissões que estarão em alta no futuro. Isso ocorre, pelo fato do aumento da tecnologia nas empresas. Além disso, a internet vem sendo utilizada em todos os âmbitos e setores do mercado de trabalho, bem como em nosso cotidiano.

2. Engenheiro Ambiental

O planeta está a todo o momento sofrendo um grande impacto ambiental, contudo, o engenheiro ambiental estará na lista de profissões do futuro. Atualmente, é bastante requisitada e com total certeza será uma profissão integrada com as empresas no futuro. Contudo, o mundo está sempre em desenvolvimento, através disso às empresas deverão se adequar para a proteção e sustentabilidade do meio ambiente.     

3. Professores online

Os cursos a distancia já fazem grande sucesso e ajudam milhares de pessoas que planejavam fazer uma faculdade. Uma vez que existem motivo desses estudantes não estarem conseguindo estudar da maneira tradicional, muitos por falta de tempo acabam desistindo de planejar sua carreira acadêmica. Avaliando isso, os professores podem seguir o mesmo exemplo e dar suas aulas online e a distancia.

Esta é uma tendência que vem crescendo muito nos últimos anos. Qualquer que seja sua habilidade poderá ensiná-la através da internet. Muitos professores já utilizam o Skype para dar suas aulas, e assim oferecer o melhor ensino para qualquer lugar do mundo. Os profissionais podem dar aulas de português, aulas de matemática, aulas de inglês e até mesmo aulas de música. O professor online é uma das profissões do futuro também.

4. Analista Big Data

Uma profissão nova que, mas que, aliás, já faz parte do setor de algumas empresas. Os setores empresariais com quantidades grandes de dados usam diversas ferramentas para controlar e utilizar estratégias de dados. Com isso esse profissional tende a crescer nos últimos anos e se tornar uma das profissões do futuro.  

Um analista ou especialista em Big Data exerce a função de analisar dados, a fim de oferecer segurança, eficiência e rentabilidade na empresa. Este profissional também pode organizar estratégias inovadoras para o negócio.

5. Analista de Segurança da Informática

Com o passar do tempo as novas tecnologias começaram a fazer parte das empresas, como já falamos anteriormente. E essas mesmas empresas estão a cada dia se modernizando e automatizando seus negócios. No entanto, isso é ótimo, pois facilitam a vida dos profissionais trazendo assim mais rapidez as suas operações. Mas, a automatização trouxe também uma nova preocupação para os donos de empresas, a segurança dos dados.

Hoje em dia tudo está armazenado e armazenados em mídias, nuvem ou sistemas de dados. Sendo assim, há uma vulnerabilidade que necessita de cuidados especiais. É aqui que entra esse profissional do futuro o Analista de Segurança da Informática. Com um papel fundamental garantindo que todas suas informações digitais fiquem seguras e protegidas.

6. Desenvolvedor de Aplicativos

Hoje em dia temos aplicativos para tudo que possa imaginar, desde os mais sérios que controlam suas finanças, até mesmo aqueles que te ajudam com a dieta do seu dia. A partir disso, já percebemos o quanto esse profissional será bem quisto e necessário para o futuro. O Desenvolvedor de Aplicativos está entre as mais cotadas profissões do futuro.

Sobretudo, são mais de 230 milhões de dispositivos moveis com aplicativos para todo o tipo de consumidor. Fora isso, há empresas que procuram esses profissionais para que ele desenvolva aplicativos de acordo com o que a empresa trabalha.

7. Especialista em energias renováveis

Do mesmo modo que o engenheiro ambiental, o especialista em energias renováveis é uma profissão do futuro. As mudanças climáticas estão mexendo com o cenário mundial, contudo, esse especialista será bastante requisitado. O profissional cria ferramentas para a manutenção de fontes renováveis de energia.

8. Marketing Digital

Com a internet em alta é preciso ter um especialista na comunicação digital. O Marketing Digital é uma realidade para a profissão do futuro. Sobretudo, trabalha no desenvolvimento conteúdo de qualidade para atingir o cliente com suas vendas.

9. Especialista em marketing para e-commerce

As lojas físicas provavelmente irão migrar para o ambiente virtual, isso já está ocorrendo. Em geral as pessoas estão fazendo mais compras pela internet. Isso ocorre por ser mais simples, rápido e no confortável, uma vez que não precisa sair de casa. Atualmente o proprietário de loja que não tem um e-commerce – o comércio virtual está ficando para traz.

O profissional Especialista em Marketing e-commerce já é muito requisitado, pois na maioria das vezes os donos de lojas não sabem como iniciar todo o processo e ter uma loja virtual. Ele teria que aprender desde a criação do site e-commerce, formas de pagamento até o envio da mercadoria.

10. Projetista para tecnologia 3D

Com a modernidade os softwares 3D ficaram mais conhecidos, os mercados de trabalho especialmente na área de máquinas e ferramentas estão sempre de portas abertas para novos profissionais. Por esse motivo, projetista para tecnologia 3D é uma profissão de carreira no futuro.

Quais profissões ficarão obsoletas no futuro?

De acordo com uma pesquisa feita na Austrália, mais de 60% dos jovens estão estudando e fazendo faculdades para profissões que ficarão obsoletas nos próximos anos. Mas, devemos avaliar esse dado da seguinte perspectiva: Carreiras ficam obsoletas, mas as pessoas/profissionais não! É um desafio, mas é necessário ter essa mentalidade.

➜ É preciso ter calma

Devemos ter calma e pensar da seguinte maneira: “eu sou um profissional, estudante e não devo ficar obsoleto juntamente com a carreira que escolhi”. Você já está estudando há algum tempo, talvez anos, no entanto, nada é perdido. Sendo assim, conforme as empresas estão se modernizando, você não deve ficar parado, nunca! Faça o mesmo que as empresas, estude, aprenda e continue inovando todos os dias! As profissões do futuro estão mudando, então mude com elas também, seja o profissional do futuro!

O que fazer para ser um dos profissionais do futuro?

Embora, tudo esteja em plena mudança, você precisa correr atrás do sucesso em sua carreira. Então, não seja aquela pessoas fechada para a modernidade. Estas, certamente, ficarão para traz. Sempre que houver uma mudança, como por exemplo, no sistema de automação do seu trabalho, seja o primeiro a aprender.

Além disso, não resista as mudanças, pois se elas surgem é para ajudar vocês.

Portanto, ser um profissional do futuro está na mente dos profissionais. E a pergunta é a seguinte, com não ficar para traz? Como ter uma mentalidade à frente?

Assim estará preparado, e quando o sistema mudar, você já sabe o que tem eu fazer, aprender! Algumas profissões se extinguiram com o passar do tempo, por terem sido automatizadas, mas o que aconteceu com o profissional da área? Certamente os mais sábios se automatizaram junto, e assim conseguiram passar pela mudança.

Como um profissional se automatiza?

Certamente, o profissional inteligente aprende a trabalhar com a inovação do mercado de trabalho. Por isso é preciso estudar sempre! O profissional que conseguiu investir em sua carreira, não será substituído.

A tecnologia e automação vem há anos fazendo as mudanças para a melhoria de nossas vidas. Então, pensar que essas mudanças podem afetar sua carreira é um tanto ingênuo.

As carreiras se modernizarão, através de artifícios que transformarão as profissões mais automatizadas também. Mas, isso não excluiu o ser humano do processo de transição e mudança. Então, devemos nos informar melhor e a pergunta é: Como nossa profissão está caminhando de acordo com as tecnologias futuras?  

E assim, estar sempre à frente dessas mudanças. O futuro influência diretamente em nossas profissões, por isso devemos sempre estar à frente, estudando, se informando e mantendo o foco.

Automatize-se

É, o mundo está em constante mudança, existem profissões novas e as mais antigas, em muitos casos, automatizadas. Aposto que algumas dessas profissões você nem sabia que existia ou que eram profissões, mas elas existem e estão a cada dia mais entrando no mercado de trabalho.

Lembre-se de sempre estar se qualificando é o meio mais rápido para que se torne um profissional do futuro. Se automação é estar no caminhando, então você precisa dessa analise também!  Aconselhamos que faça cursos para se profissionalizar, procure alguns no SENAC e comece já a se preparar para o mercado de trabalho.

Profissões criativas não serão substituídas

Tudo que envolve criatividade é praticamente impossível de ser substituído, pense nisso também. Os desenvolvimentos pessoais em conjunto com a tecnologia precisam estar alinhados, sendo assim, procure por sua criatividade. Além disso, você pode procurar profissões que exijam criatividade humana.

A escolha profissional é um ponto a ser discutido da maneira correta. Com as profissões se extinguindo, as pessoas ficam ainda mais apreensivas. Imagina começar um curso sem saber se ele existirá no futuro? Então, o que fazer? As profissões do futuro estão cada dia mais em foco, será que sua é uma dessas?

Há uma consciência hoje em dia com base em “conspirações” que haverá um futuro robotizado, bem como o pensamento de que algumas carreiras irão se extinguir, devido a Inteligência Artificial. Todavia, isso não parece real. Um mundo onde todas as tarefas serão realizadas por robôs?

Por isso preparamos uma lista de profissões do futuro, para que possa se planejar com ainda mais calma.

Leia também: Trabalhar na Espanha legalmente oportunidade para Brasileiros

Rolar para cima
Pesquisar

INSCREVA-SE

Faca como mais de 35 mil brasileiros que já conseguiram sua recomendação pelo oedital, e receba sua oferta!

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.