terça-feira, junho 18, 2024

Como encontrar emprego em Portugal estando no Brasil

Portugal é um ótimo país para encontrar emprego e saber como, é a maneira mais certeira para ter acesso às melhores vagas. Trabalhar no exterior não é um processo fácil, mas se seguir algumas dicas poderá encontrar emprego rapidamente!

Neste artigo tentaremos focar em encontrar emprego mesmo ainda estando no Brasil. Esta é uma das maiores dúvidas dos brasileiros. Será que é possível encontrar uma boa vaga de emprego em Portugal sem sair do Brasil? Quais as principais dificuldades que as pessoas encontram na busca por emprego em países europeus? Os desafios são muitos, mas nada é impossíveis.

É possível encontrar emprego em Portugal estando no Brasil?

Geralmente, as pessoas já estão em Portugal quando conseguem encontrar emprego, mas existem maneiras de conseguir bom trabalho antes de ir.  No entanto, mesmo sendo possível, não é algo tão simples assim e você precisará de bastante empenho nas buscas. Basicamente, existem alguns setores que preferem contratar trabalhadores de fora, mas é importante avaliar se essa é sua área de atuação ou se você estará apto para trabalhar na função.  

Embora essas vagas de emprego existam, é uma caminhada longa. Uma vez que Portugal não tendo demanda para alguns profissionais o governo português permite a procura de profissionais em outros países. O que pode ser uma grande fonte de vagas para brasileiros que querem trabalhar no exterior. Então, a primeira grande dica é saber quais são essas vagas de trabalho e quais os setores que Portugal mais necessita de profissionais importados. Vamos lá?

Onde encontrar vagas de emprego em Portugal direto do Brasil

Como encontrar emprego em Portugal estando no Brasil. Transporte de lisboa.
Imagem: Transporte de Lisboa.

No artigo “trabalhar em Portugal” falamos bastante sobre os documentos necessário para ir para Portugal. Tocamos em assuntos como salário e como é o processo de ida para Europa. Caso queira mais informações dê uma olhada nesse artigo.

Agora para encontrar as vagas em Portugal estando ainda no Brasil, você precisa acessar os sites de vagas e contatar as agências especializadas, que facilitam grande parte do processo. Além do mais Existe uma grande burocracia na hora da contratação, por isso a maioria das empresas deixam essa parte por conta das agências de emprego. Contudo, as agências se tornaram atualmente a ponte de um para o outro. Especialmente porque são elas que facilitam a vida de ambos na hora da procura por emprego.  

As vagas que você encontrará nas agências e sites foram, primeiramente, disponibilizadas para os nativos, mas como não surtiu efeito elas passam para as agências propagarem para os estrangeiros que e estão em busca de emprego e queiram trabalhar em Portugal. Logo, a empresa que está à procura de uma profissional precisa, antes de tudo, disponibilizar a vaga no centro de emprego para a população portuguesa. Somente depois disso, as vagas vão para as agências e sites de trabalho estrangeiro.

Principais ofertas de emprego em Portugal

As empresas têm toda essa burocracia para oferecer as vagas para estrangeiros. No entanto, em Portugal, muitas vezes, não se tem muitos profissionais que atendem a demanda. Mas, mesmo assim, as empresas precisam deixar as vagas até 30 dias disponíveis para o nativo, ou seja, mesmo sabendo que não tem demanda é necessário que a oferta fique aberta para os portugueses nativos do país.

As principais oportunidades que podem ser acessadas diretamente do Brasil estão entre vagas de Tecnologia da Informação (TI) e as áreas de engenharia. Mas, existem muitas outras, basta procurar. Assim que a empresa constatar que não existem profissionais no país, começará a fazer a busca em outros países. Tudo isso acontece através de sites especializados. As entrevistas serão através de Skype e geralmente são feitas em Inglês.

O profissional estrangeiro que quer encontrar emprego em Portugal precisa ter um currículo bem elaborado e se preparar muito bem para a viagem, confira aqui quais os documentos necessários. Para o profissional formado é necessário validar seu diploma e fazer alguns processos como a validação da graduação no exterior. Assim que a empresa se interessar por algum dos candidatos, a agência precisará enviar seus dados, bem como uma carta ao local das vagas e solicitá-la.

A partir disso, a promessa de emprego é formalizada e enviada para o profissional estrangeiro e ele,por sua vez, poderá iniciar o processo da documentação para solicitar o visto de trabalho. Como ele está no Brasil, terá que ir até o consulado mais próximo para fazer alguns procedimentos. Os profissionais estrangeiros mais contratados fazem parte de setores da construção civil e TI. Porém, há também uma demanda grande para funções mais básicas como: caixa de supermercado, atendentes de lojas, cafés, restaurantes, faxineiras etc.

Desafios para encontrar emprego em Portugal

Imagem: Ilustrativa de Lisboa.

O principal desafio para o estrangeiro encontrar emprego em países como Portugal está na espera por todo esse processo, uma vez que precisará acessar as agências e passará por diversas entrevistas de emprego. Além disso, deverá, após a contratação, se preocupar com a documentação referente à viagem de ida. É um processo longo, muitas vezes dura meses, mas nada que a persistência não faça funcionar.

Encontre uma vaga de emprego

São várias as agências e sites de vagas de emprego em Portugal e diversos país da Europa confira:

Sites com vagas

Primeiros passos para garantir a vaga

1. Currículo  

Faça um currículo bem elaborado, com todas as informações descritas de maneira clara e transparente. É importante que esse currículo seja feito através do Europass, acesse o site e faça o seu! Os currículos Europass servem para vários países da Europa.

2. Relate que está no Brasil

Não minta que já está em Portugal, isso pode te prejudicar muito. Siga nossas dicas acima e ao conseguir o trabalho, mesmo estando ainda no Brasil, peça ajuda a empresa. Caso a empresa não esteja informada do processo de contratação de estrangeiro, peça a ela que envie a promessa de contrato. Assim, com esse documento em mãos, você consegue tirar visto de trabalho e começar sua vida em Portugal.

3. LinkedIn

O candidato a vaga para emprego em Portugal e outros países da Europa precisa ter um perfil no site LinkedIn. Essa rede é para perfis profissionais, entre outras coisas, uma das melhores maneiras que as empresas têm para encontrar profissionais qualificados e verificar suas informações profissionais.

Sendo assim, caso ainda não tenha, faça seu perfil antes de se candidatar a vaga. Sobretudo, aproveite e verifica as vagas de emprego para Portugal no site, você encontrará inúmeras empresas procurando estrangeiros para vagas de trabalho.

4. Estude Inglês e aprenda o português de Portugal

Geralmente, as empresas fazem a entrevista de emprego em inglês, por isso uma das necessidades de saber o inglês, nem que seja o básico. Além disso, em muitas das funções é necessário entender e falar o inglês. Então, estude e aproveite e pesquise a língua nativa. O português de Portugal, mesmo sendo parecida com nosso português, tem muitas diferenças. Então é necessário estudar!

Rolar para cima
Pesquisar

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.