domingo, julho 14, 2024

Como escrever melhor: técnicas para um texto de qualidade

Descubra técnicas práticas para escrever melhor e desenvolver sua redação com qualidade. A motivação para melhorar sua escrita pode ser o auxílio em seu desempenho na escola, na faculdade e para seu futuro profissional. É importante transformar a redação, bem como o texto em algo prazeroso, sem obrigações como algumas tarefas do cotidiano.

Como começamos a escrever

Nossos antepassados utilizavam a linguagem grafada como meio de comunicação. Antes de formar a escrita, propriamente dita, eles já faziam desenhos que simbolizavam seus rituais. Com isso, aos poucos, já existiam seus primeiros símbolos e ideogramas.

No entanto, a palavra escrita é a mais usada nos tempos modernos, principalmente hoje com a atuação em massa dos computadores e meios de comunicação pela internet. Logo, é essencial escrever bem e com qualidade, principalmente quando pretendemos ser um profissional qualificado no mercado de trabalho.

O que se sabe é que existem técnicas aprimoradas para escrever melhor, e isso irá ajudar em seu desempenho em textos como uma redação. Com requisitos determinantes de qualificações você pode obter os melhores resultados em seus textos.

Dicas para escrever melhor técnicas para redação

Como escrever melhor: técnicas para um texto ter qualidade
Escrever bem saiba técnicas fáceis. Imagem: Divulgação.

1. Uma boa leitura  

A leitura frequente faz com que você tenha todas as informações necessárias e desenvolva novas expressões de linguagem. Ler é um hábito que devemos adquirir, para melhorarmos nossa mecânica com o texto.  Além disso, em uma redação isso é primordial. E não precisamos pegar um livro enorme, mas devemos ler sempre que pudermos artigos interessantes, textos de blogs, revistas e jornais. Isso fará expandir sua linguagem, e consequentemente escrever melhor. 

Mantenha a concentração…

Ao iniciar uma leitura saudável devemos ter concentração em primeiro lugar. No entanto ficar em um ambiente cheio de ruídos é prejudicial para sua leitura.

A iluminação também é um fator predominante, se estiver ruim a concentração vai embora. Então preze por uma leitura frequente, interpretando todas as nuances do texto, com luz e bastante silencio.

2. Leitura em voz alta

Melhorar a escrita é algo necessário, visto que assim sua redação terá maior qualidade e êxito ao concluí-la. Sendo assim, para que isso se torne real, devemos adquirir técnicas válidas e fáceis para a construção de um texto eficiente.

Primeiramente, selecione um texto fácil e pequeno, pode ser uma matéria de jornal. Logo após isso, comece a ler em voz alta, com calma e respeitando as pausas e os pontos na frase. Faça isso umas duas vezes e grife as melhores ideias e frases para correlacionar depois.

Agora separe uma folha para escrever sua opinião sobre o assunto e coloque as informações mais importantes do texto ficando atento ao conteúdo. Descreva sobre os pontos no texto que concorda e os pontos que tem discordância. É assim que treina a concentração, interpretação e assimilação de conteúdo.

3. Escrever melhor

O texto bom deve ter clareza de ideias, coerência e coesão. Ao entrelaçar as palavras cria-se um texto, com a junção de pensamentos claros e demonstrando suas ideias. Aprender o que é coesão e coerência é de suma importância para que seu texto seja bem escrito.

– Coesão

É a junção de ideias que contenham conexão lógica e bem harmonizada para tecer um texto bem escrito.

– Coerência

No entanto, a coerência se relaciona com a qualidade da conexão, e também a qualidade da sequência lógica dos fatos, acontecimentos e conteúdo.

4. Texto objetivo

Um texto bom deve ter objetividade para não se tornar cansativo e didático em demasia. Escrever tornando as ideias e argumentos mais objetivos transparecendo no texto, o faz de alta qualidade. Além disso, articule suas ideias com coerência e coesão.

5. Argumentação

A argumentação em um texto deve convencer o leitor através de suas palavras diretas. Mas, lembre-se de escrever um texto simples, sem aglomerados de palavras e frases que torneiam a mesma ideia, ou seja, não sobrecarregue o texto.

Como escrever bem?

Quando estiver escrevendo um texto, tenha em mente que está “contando” ou “mostrando” uma história a alguém. A princípio, este alguém será seu leitor. Reflita sobre os supostos erros que esse leitor pode vir a identificar, além de convidá-lo a escrita através de sua argumentação bem feita. Aprenda a valorizar o leitor, então, sempre que escrever se coloque no lugar dele. Crie um texto interessante que prenda a atenção.

Preste atenção em que o leitor não gosta:

  • Frases longas demais;
  • Repetição de palavras;
  • Frases complicadas demais;
  • Argumentos repetidos e maçantes;
  • Muitos exemplos;
  • Uso de clichês;
  • Fugir do contexto no decorrer do texto;
  • Uso de imagens fora do contexto;
  • Erros gramaticais.

Escreva um texto de qualidade

Escrever bem está ligado a fazer um texto com conteúdo de qualidade, ou seja, devemos fazer uma pesquisa bem feita e colocar os melhores argumentos no papel.  

O texto de qualidade agrada o leitor, convencem-no e o transforma. Como já foi dito, escrever um conteúdo bem organizado, com coerência e coesão, além de ser objetivo. O estudante que tem várias ideias para sua redação, geralmente tem grande dificuldade em expressá-la ao escrever. É necessário ter calma, ou isso vai comprometer sua argumentação. Então exercite as dicas desde o início, para que assim consiga conduzir seus pensamentos.

Faça o leitor compreender o tema

O leitor deve ser conduzido através de argumentos de qualidade e bem escrito. Isto é, por algo interessante que o prenda a atenção. O leitor gosta de originalidade em seu conteúdo, seja para uma redação, ou qualquer outro trabalho ou um simples texto, preze por isso. E para finalizar tenha um estilo próprio, assim conseguira fazer uma redação, resenha ou mesmo resumo de alta qualidade.

Leia também:
Rolar para cima
Pesquisar

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.