terça-feira, junho 18, 2024

Como melhorar a leitura e seu desempenho nos estudos

A leitura é um fator determinante na hora de estudar e fazer avaliações, tem como melhorar esse habita para torná-lo um leitor assíduo? A leitura, sendo feita de forma dinâmica transforma o texto e garante a você eficiência na escola, na faculdade e em concursos públicos.

Além disso, muitas pessoas não conseguem terminar um livro sequer, pelo simples fato de não conseguirem se concentrar na hora da leitura. Vamos aprender agora técnicas de como melhorar a leitura e seu desempenho nos estudos.  

Melhorar a leitura para compreender o texto

É importante aprender como compreender melhor um texto, mas para isso devemos aprender a ler bem primeiro. No entanto, muitas pessoas fazem uma leitura distraída e com isso não prestam atenção no conteúdo. Para ter acesso ao contexto e as informações contidas nos textos, devemos exercer uma leitura com bastante foco. Quer aprender como? Venha conosco!

Veja alguns apontamentos para melhorar sua leitura:

Como melhorar a leitura e seu desempenho nos estudos
Como melhorar a leitura. Imagem: Divulgação.

 1. Leitura mais lenta

Em geral quando um estudante pega um texto para ler, acaba fazendo uma leitura mecânica, ou seja, rápida demais. Normalmente, segue lendo uma palavra por cima da outra e frase seguida de frase.

Sendo assim, perdem a atenção no assunto do texto, uma vez que para entender e interpretar as informações a leitura deve ser mais complexa que isso.

Ter dificuldades na hora da leitura é comum, principalmente quando ela é feita rápida, as presas, pois não entendemos nada ao final do texto. Com essa leitura inefetiva temos a impressão que não temos capacidade para atingir a mensagem que estamos recebendo do texto, o que não é verdade.

2. Concentração para melhorar a leitura

A princípio devemos estar concentrados, isto é, se desligar por completo de tudo que tire nossa atenção. Sobretudo identificar ruídos no ambiente, iluminação inadequada, celular entre outras coisas.

3. Atenção e assimilação

Ler com calma e atenciosamente é importante para entender melhor o conteúdo, sendo assim, faça uma leitura com a mente inclinada a compreender o texto. Em um ambiente silencioso, comece a leitura com bastante atenção e assimile todas as informações calmamente. Logo, conseguirá chegar a interpretação correta do texto.

4. Interpretação

Além disso, aconselhamos que grife as frases importantes para que absorva todas as nuances do texto. Mantenha-se focado a cada palavra que ler até entender o que a frase, ou oração está dizendo ao leitor.

A interpretação é um dos elementos mais importantes nessa hora. É através dela que você se torna um ótimo leitor. Logo após fazer a leitura lenta, sem presa, certifique-se se assimilou todas as ideias que o texto está transmitindo.

Entretanto, interpretar é clarear o sentido do texto, através de todas as ações ocorridas em cada frase lida. Por outro lado ter discernimento completo de todas as informações do conteúdo.

5. Quando mais ler melhor fica

Tornar-se melhor na leitura é uma questão de exercícios, ou seja, quando mais ler melhor leitor será. A leitura habitual deixa mais fácil a interpretação e a compreensão do texto.

Pegue um artigo ou uma matéria de jornal, ou revista e leia em voz alta. Respeite as pausas, pontuações e parágrafos. Este é um exercício bastante válido para assimilar as informações do texto.

Selecione um artigo por dia, que seja interessante e simples, leia e entenda o que aquele conteúdo está especificando. Deste modo você treina sua percepção e interpretação todos os dias. Certamente daqui um tempo isso se tornará um hábito e a leitura mais fácil a interpretação.

6. Procure o objetivo do texto

Ao selecionar um texto deve ler com o intuito de encontrar o propósito da matéria, ou melhor, objetivo da informação inserida no texto. Com isso começará a examinar as entrelinhas com foco na objetividade das orações. Faça uma resenha do que leu, para que tenha certeza que entendeu todo o conteúdo.

Por que é importante ler bem?

Quando lemos de forma errada estamos sendo expostos a diversos prejuízos, inclusive em avaliações. Quem está acostumado a fazer provas de concurso sabe como é importante fazer uma leitura boa.

Isto porque ao ler errado e não conseguir compreender o conteúdo terá que fazer a releitura e isso desgasta bastante à mente, além de fazê-lo perder tempo na prova.

No entanto, para o concurseiro o tempo para uma prova é seu inimigo. Quando se tem horário para o terminar devemos ler com mais eficiência para ganhar tempo. Veja agora os principais erros que os estudantes cometem quando fazem uma leitura errada.

Erros dos estudantes na hora da leitura

Existem diversos erros que estudantes cometam na hora da leitura. Estes erros podem parecer simples, mas prejudicam muito o entendimento das informações.

Como já foi dito acima, devemos ler com calma e atenção uma página de cada vez. Mas ao passar para a próxima página nem sempre entendemos o que foi descrito anteriormente e seguimos assim página após página.

O correto é seguir nossas dicas e SE CERTIFICAR que compreendeu a página antes de passar para a próxima.

Ler com antecedência…

Quando temos que estudar um conteúdo seja ele fácil, ou mais complicado, muitos estudantes tem de ler rapidamente, uma vez que deixaram para última hora. Isso é prejudicial para a leitura, pois não conseguirá absorver e não farão a leitura lenta.

Ao ler um livro de conteúdo é necessário ter uma visão mais ampla de como estudar. Lembre-se que terá que absorver o máximo possível de toda aquela matéria em sua leitura.

Faça a leitura seguindo os tópicos para ajudar a memorização. Além disso, grifar é bastante eficiente, mas não grife em sua primeira leitura, só a partir da segunda que já esta familiarizado com o texto.

Melhorar a leitura identificando a diferença entre os textos

Antes de tudo, avalie o texto que irá ler, caso seja uma literatura é mais fácil absorver em uma leitura linear. Porém, sendo algo mais técnico levará mais tempo na leitura.

Como absorver mais rápido

Procure o significado das palavras para expandir sua linguagem e, além disso, anote as palavras desconhecidas. Faça também anotações com explicações sobre o conteúdo, como um roteiro a parte que fará você relembrar de trechos possíveis de esquecer. Anote os termos e as dúvidas para que possa fazer uma pesquisa logo após o termino da leitura.

Gostou? Esperamos ter ajudado! Aproveite e leia também: Como escrever melhor: técnicas para um texto de qualidade

Rolar para cima
Pesquisar

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.