terça-feira, junho 18, 2024

Como criar portfólio online gratuitamente na internet

Atualmente ter um portfólio online é a melhor maneira de você encontrar emprego e expor o seu currículo na internet. Aprenda aqui como e onde criar portfólio online gratuitamente para ter mais visibilidade no mundo virtual.

Para criar um portfólio online é importante que saiba que existem ferramentas e serviços especializados para isso. Sendo assim, você faz o seu portfólio em poucos minutos de maneira simples.

Antes de tudo, fique conosco para entender o quão é importante ter um portfólio online hoje em dia e confira todas as funções de um!

Para que serve um portfólio online?

O portfólio online tem várias funções entre tantas a mais importante é expor sua carreira e seus projetos para o mundo através da internet.

No entanto, seja na internet ou fora dela, ter um portfólio é essencial para sua carreira, para conseguir um emprego e dar mais foco a sua empresa.

Além disso, o portfólio é também uma maneira prática para que seu trabalho seja divulgado de maneira mais profissional e os clientes se interessem pelo seu produto.

Resumindo, o portfólio é uma espécie de currículo online.  

No mais, é bastante útil para diversos tipos de profissionais que fazem uso dele para expandir o seus negócios. Ou seja, o portfólio serve também para que os clientes conheçam seus produtos e para que sua empresa se torne mais atrativa aos seus olhos.

Sendo assim, o portfólio é atualmente uma ferramenta das mais eficazes na hora de expor seu trabalho. Existem muitos serviços especializados na construção de portfólios online.

Aliás, as diversas plataformas ajudam na criação de um portfólio totalmente profissional e com designer moderno.

Nesse sentido, fizemos um artigo especial com algumas ferramentas básicas onde você pode construir seu portfólio em poucos minutos.

Vamos lá?

Como criar um portfólio online: ferramentas e sites

Como criar portfólio online grátis na internet
Imagem: Ilustrativa.

Já vimos que o portfólio faz com que sua empresa se torne visível no mundo virtual. Sobretudo, se ela é grande ou pequena não importa, um portfólio é um caminho rápido para expandir seu negócio.

Você pode pensar em fazer um site no futuro, o que dará mais credibilidade para seu projeto profissional. Porém o portfólio já melhora bastante seu engajamento através da internet.

Porém, se isso ainda está longe de acontecer, um portfólio online é a melhor maneira de expor seus projetos de maneira simples e no mundo inteiro.

Existem diversos sites que ajudam na criação de portfólios, confira aqui alguns deles!

Ferramentas e sites para a criação de  portfólio online:

1. Bēhance

Este site é o principal canal para profissionais que trabalha no setor criativo. Com ele os profissionais constroem seu portfólio online e de maneira gratuita. No entanto, a plataforma mais parece com uma rede social onde você expõe seus trabalhos, projetos e produtos.

Além disso, através desse site você pode seguir os profissionais de uma área de atuação que pretende expor seu perfil. Afim de manter contato com eles e ficar por dentro de todas as novidades.

A plataforma mantem seu perfil ativo com todos os seus trabalhos a disposição para que outros usuários consigam ver e seguir. O site Bēhance é praticamente uma rede social, como já dissemos, mas com intuito de expor profissionais através de seus portfólios.

A Bēhance é um canal especializado em autoprogramação. A plataforma pertence aos mesmos criadores dos programas Photoshop e Adobe. Vendo por esse lado você pode ter certeza da qualidade que terá seu portfólio.

A princípio fazer uma conta no site é bem fácil e simples. Logo após se inscrever, clique no botão Sign Up with email e preencha o formulário com todas suas informações. E caso você já tenha uma conta no Adobe, é só fazer o login!

Depois que criou sua conta ou fez o login é só começar usar, ou seja criar seu portfólio.

Para fazer a divulgação dos seus projetos basta clicar em “Criar um projeto”. Depois editar suas publicações e colocar todas as informações da sua empresa nele.

Os usuários podem também expor imagens, o endereço do site, textos criativos, vídeos e links.

2. Adobe Portfólio

O Adobe Portfólio é gratuito e funciona da mesma maneira que a plataforma anterior. Uma rede totalmente gratuita e com várias funções para que você crie, exponha e mostre seu potencial para o mundo.

Uma grandiosa ferramenta para dar ainda mais destaque para seu projeto e todos seus trabalhos. Acesse a página Adobe Portfólio e crie um currículo totalmente responsivo. No site você encontra diversos exemplos já prontos para que possa se basear e construir um ótimo portfólio.

Adobe é uma marca grande que já desenvolve ferramentas incríveis, sem contar que é totalmente gratuito. Isso tudo gera uma espécie de credibilidade ainda maior para seus trabalhos ou mesmo para sua empresa. Através da ferramenta você faz um portfólio online inteiramente profissional.

3. Cargo Collective

Cargo Collctive é muito fácil de trabalhar e essencial para aquelas pessoas que querem fazer uma espécie de página online. Para criar um portfólio online de maneira simples e rápida o Cargo Collective pode ser a melhor opção.

Os criadores podem deixar seu portfólio com uma cara profissional em pouco tempo, mesmo sem entender nada de programação.

Confira todos os templates oferecidos pelo site e escolha um com a sua cara! Um dos benefícios de trabalhar com o Cargo Collective é o armazenamento em nuvens, dando a você mais segurança para seus projetos.

4. Kawek

Crie um portfólio online gratuito em poucos minutos através dessa plataforma. O Kawek é um site que te da autonomia para desenvolver seu currículo online totalmente profissional.

Além disso, oferece a capacidade de expor seus trabalhos em um site todo em português onde você pode ajustar conforme suas preferências.

Você pode definir sua página publicando seus trabalhos e personalizando a sua maneira. Seja definindo e editando as cores, ajustando o espaço virtual ou fazendo a organização de itens e cadastros com mais de 30 portfólios em sua página.

Além disso tudo, seu  portfólio online é vinculado em sua conta no Google Analytics para acompanhar as visitas e obter métricas pontuais.

6.  Contently

Contently é uma plataforma que mais parece uma vitrine de disposição na internet. Uma vez que usa de contextos que são direcionados a um profissional específico, como por exemplo, para o redator.

Você que tem um conteúdo publicado em algum site e quer expor seus arquivos, através da plataforma você consegue com muita facilidade.

7. Carbonmade

Na plataforma Carbonmade você encontra facilidade, pois o site oferece páginas prontas. Você usa de base e configura da maneira que quiser e expor seu portfólio online. Sobretudo, essa ferramenta é rápida e fácil de trabalhar. São mais de 2.000.000 de usuários no Carbonmade construindo e expondo seu portfólio online.

8. Coroflot

Coroflot é mais uma plataforma incrível para que você consiga divulgar o seu portfólio online e ainda se candidatar as vagas de emprego.

Isso mesmo, além de lançar seu portfólio gratuitamente e organizar ele do jeito que você quiser, ainda pode se candidatar a vagas de emprego em empresas e marcas grandes.

O único problema para os brasileiros é que este site está disponível apenas em inglês. Mas, você pode participar e conversar com outros usuários distribuindo seu trabalho e mostrando todo seu material de trabalho através do seu perfil ou no e-mail.

9. Worksimple

Na maioria das vezes as empresas procuram novos parceiros através do site Worksimple. Por isso a importância de criar um portfólio na plataforma. Acesse e conheça todos os parceiros e marcas famosas para expor seus trabalhos de maneira online e gratuita.

10. Dribbble

A plataforma tem um modo diferenciado de apresentar seu portfólio online. Sobretudo, ela apresenta os projetos a partir de screenshots. Quem visita seu perfil pode comentar, curtir e escrever detalhes sobre seu projeto.

11. Krop

No Krop você pode facilitar sua vida, pois a organização do portfólio online é com predefinições. O site também oferece um espaço para que o usuário possa adicionar seu currículo na plataforma.

Ao organizar seu portfólio você percebe o quão é simples de usar sua página no Dribbble. A navegação é bem organizada com tags coloridas entre outras funcionalidades.

13. Portfoliopen

Aqui os melhores portfólios aparecem na primeira página da plataforma. Os usuários têm o benefício de conta gratuita e um armazenamento de 10MB.

14. Pixpa

Pixpa não é um site gratuito, mas oferece a seus usuários uma das melhores plataformas para projetos. Essencial para sua vida profissional, por ter várias ferramentas que os ajudam a turbinar seu portfólio. Para as pessoas que gostariam de experimentar a versão gratuito tem 15 dias!

15. Crevado

O site é bastante diversificado, você pode postar arquivos de vídeos, imagens, textos em Word e PDF. Ideal para facilitar sua vida e ainda está integrado com os pagamentos via Paypal.

Separamos mais algumas plataformas para você analisar a melhor para seus projetos, confira!

Dicas para fazer seu portfólio online

Imagem: Ilustrativa.

1.Informações úteis

A nossa primeira dica é para os marinheiros de primeira viagem. Logo após conferir todas as plataformas e identificar a que é mais adequada para seus projetos, é hora de escolher quais trabalhos entram para seu portfólio online.

Reflita qual vaga você pretende e só depois aplique em seu portfólio trabalhos que tenham conexão com esse tipo de vaga que pretende se candidatar.

Sobretudo, não adianta lotar seu portfólio de trabalhos que não tenham nada a ver com a vaga que está procurando. A poluição de informações em seu perfil pode atrapalhar as empresas a te encontrarem!

As empresas não vão perder tempo com informações que não as interessam. Então, ajuste seu portfólio nesse sentido que aí sim se dará bem!

2. Organize o portfólio

Pense bem antes de encher seu portfólio de imagens, projetos e trabalhos. Organize em pastas e só depois ajuste em seu perfil.

3.Informações valiosas

Todas as informações que colocar em seu portfólio podem ser exigidas de você na hora do trabalho. Sendo assim, o que você não gosta de fazer ou o que ainda não tem experiência deixe claro em seu portfólio.

4. Projetos pessoais

É importante que coloque também seus projetos pessoais e como foi o processo e finalização deles. Isso demostra que você é focado quando se trata de projetos e trabalhos.

5. Processo de criação

As empresas gostam de acompanhar os processos de criação dos projetos em si. Faça isso através do seu portfólio. Como foi seu planejamento até chegar ao final do processo!

6. Escolha produtos e trabalhos que te vendam

Coloque-se no lugar de quem vai comprar, ou trabalhar com você. Faça a pergunta: ” Eu compraria isso?” “Eu te contrataria?”. Ou seja, escolha trabalhos que cative e atenção do cliente.

Gostou? Analise as plataforma com bastante cuidado, e construa sua vitrine online.

Caso tenha dúvidas comente!

Rolar para cima
Pesquisar

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.