terça-feira, junho 18, 2024

Como Funciona Concurso De Prefeitura: Tudo Sobre Os Cargos

concurso publico prefeitura

Hoje entenderemos por completo como funciona o concurso da prefeitura. Se você está aguardando por um concurso público na sua cidade, confira agora quais são as matérias e como você deve proceder. 

Existem alguns requisitos para os candidatos poderem assumir os cargos nas prefeituras, com exigências, como escolaridade, remuneração e acordo salarial. Cada município tem  seus requisitos e exigências, contudo é necessário que você fique por dentro, pois a oferta de vagas e a seleção é algo a se considerar.

 No entanto, devemos lembrar que através da prefeitura você tem acesso a inúmeras vagas e possibilidades de uma vez que existem diversos tipos de cago que você pode estar atuando.

Como funciona o concurso da prefeitura e quem pode fazer

Como Funciona Concurso De Prefeitura
Estudar para concurso é importante começar já. (Fonte: Pixabay)

Para fazer o concurso das prefeituras é necessário que você preencha com os requisitos, essas exigências valem para quem quer assumir o cargo. A oferta de vagas no concurso da prefeitura é bastante vasto, uma vez que eles têm números cargos a serem preenchidos todo ano. 

Então vamos começar sobre a relação de quem pode fazer o concurso público da prefeitura através do pré-requisito que todo brasileiro deve ter para cumprir. Portanto, é fundamental que você compreenda esse pré-requisito, a fim de que possa visitá-lo na hora da prova. Além disso, é crucial que você saiba quais são os cargos que geralmente são permitidos para o concurso. 

Além disso, é possível estudar a partir do conhecimento das matérias que é importante que você leia este artigo em conjunto com o edital. Para quem nunca fez um concurso, o edital é as especificações de todo o concurso público. Então, vamos compreender melhor o que você deve fazer e como proceder caso queira essa atuação.

Quem pode prestar concurso público para a prefeitura?

Existem alguns pré-requisitos exigidos para o concurso da prefeitura, isso também tem relação com qual cargo você irá escolher. Primeiramente é necessário ser de nacionalidade brasileira, ter em dia os direitos políticos, kit com as obrigações militares e eleitorais, ter o nível de escolaridade exigido para o exercício do cargo e idade mínima de 18 anos na data da posse. Em alguns casos os concursos também promovem a aptidão física e mental, por meio de exames que você irá fazer caso, passe na prova objetiva. 

Mas para isso é necessário também conhecer melhor os requisitos mínimos, então fizemos um apanhado geral. Essa dica é importante para que você na hora que fará a prova já tenha em mente se é apto aquele cargo.

Entenda os requisitos mínimos abaixo:

Como já foi dito acima, existem alguns requisitos mínimos para quem quer passar no concurso público. Para preencher a vaga de concurso é necessário que você esteja em Dia com algumas dessas informações que daremos abaixo, ou senão não conseguirá e poderá ser desclassificado.

1. Nacionalidade brasileira 

O primeiro pré-requisito para o concurso público é que o candidato tenha nacionalidade brasileira.  Isto é, pessoas que nasceram no país, ou filhos de pais e mães brasileiras. Sobretudo, é necessário que os pais ou o próprio candidato tenha registro aqui em nosso país. Aquele que tenha mudado de país depois de 18 anos e conseguiu conquistar a nacionalidade.

 Esse é um dos requisitos Gerais de qualquer concurso, sobretudo aos demais que também são importantes. Então se você é brasileiro, o filho de pais brasileiros podem prestar o concurso para prefeitura, visto que no caso passei na prova estarão aptos nesse quesito para usufruir do cargo. 

 2. Estar em dia com os direitos políticos 

O próximo requisito estará em dia com seus direitos políticos, ou como em alguns editais está escrito gozo dos direitos políticos. Isto é, você deve possuir o título de eleitor válido para poder ao passar na prova objetiva tem a segurança de trabalhar no cargo que escolheu. 

3. Estar em Dia com suas obrigações militares e eleitorais 

Não basta só ter o título, as obrigações eleitorais precisam estar em dia. Para quem não sabe você precisa comprovar as suas obrigações eleitorais, para isso é necessário apresentar os comprovantes que você participou das últimas eleições. Serve também o certificado de quitação eleitoral para aqueles que não conseguiram prestar suas obrigações.

 O segundo ponto é provar que a quitação com as obrigações militares também são um dia, isso pode ocorrer apresentando certificado de dispensa ou certificado de alistamento militar, esta fase é só para os homens. 

4. Nível de escolaridade 

Cada cargo exige o nível de escolaridade, seja, médio, nível superior e demais. Para você conseguir o cargo você precisa estar atento a essa parte do certame. Cada cargo exige os níveis de escolaridade, variados, fundamental incompleto, fundamental completo, médio, técnico ou superior. 

Sendo assim, para assumir a vaga você que tem apenas o ensino médio não poderá trabalhar caso a exigência do edital do concurso exija ensino técnico ou superior.

5. Idade 

Outro requisito básico dos concursos públicos de prefeitura, para assumir o cargo é que o candidato deve ter 18 anos completos. Mas caso você ainda não tenha 18 anos completos, mas queira fazer o concurso público, deve ficar atento, pois na data da Posse você só conseguirá caso já tenha feito os seus 18 anos. Esse é um requisito básico, para que você consiga ingressar na carreira através do concurso de prefeitura ou de qualquer outro órgão. 

6. Aptidão 

 Aptidão física e mental são também os principais requisitos para quem quer passar no concurso público. Mas você deve estar se perguntando, como isso funciona?

 Pois bem, a aptidão é um teste que comprova sua avaliação física e mental, ou seja, as condições físicas e mentais para exercer aquele cargo.

As principais áreas disponíveis para concurso da prefeitura, como funciona?

Agora que você já entendeu Como é feito o concurso da prefeitura, é importante entender que existem alguns cargos específicos que conforme o edital podem estar disponíveis a qualquer momento. De modo geral, sempre que sai um concurso público da prefeitura, cargos administrativos, de controle e, policial jurídico e áreas específicas tendem a obter vagas.

Lembrando, para ficar atento as vagas é de suma importância estar em dia no site oficial Vunesp inscrições abertas, para não perder a oportunidade.

Confira abaixo alguns cargos que podem ser oferecidos a partir de concurso da prefeitura: 

  • agente comunitário de saúde;
  • agente administrativo;
  • combate a endemias;
  • agente de trânsito;
  • assistente educacional;
  • auxiliar de farmácia;
  • topógrafo;
  • eletricista;
  • fiscal de obra; renda; sanitário; de tributos;
  • guarda civil municipal;
  • técnico agrícola; enfermagem; informática; radiologia; saúde bucal;
  • técnico em segurança do trabalho;
  • advogado;
  • analista de tecnologia da informação – T.I;
  • arquiteto;
  • assistente social;
  • contador;
  • dentista;
  • enfermeiro;
  • engenheiro;
  • farmacêutico;
  • fisioterapeuta;
  • fonoaudiólogo;
  • médico;
  • médico veterinário;
  • nutricionista;
  • pedagogo;
  • procurador;
  • professor;
  • psicólogo

Conclusão – Como funciona concurso público para prefeitura

Então agora que você sabe todos os cargos do concurso público da prefeitura, basta ler com atenção o edital e participar de qualquer um que queira. É preciso ficar atento ao nível de escolaridade e se todos os requisitos que o órgão a prefeitura está pretendendo corresponder com suas exigências. Aproveite para se aprimorar, e estude todo o conteúdo da matéria, isso você pode ver através do edital.

 Caso tenha alguma dúvida esclarecemos assim que possível. Todos os dias tem matérias novas com dicas como, por exemplo: Concursos Com Maiores Salários: Vagas, Salários e Inscrição.

Rolar para cima
Pesquisar

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.