terça-feira, junho 18, 2024

Carta de intenção de mestrado: como escrever e ser aprovação

Carta de intenção de mestrado

A carta de intenção de mestrado deve ser elaborada da melhor forma possível, pois é a maneira correta de convencer a instituição sobre a vaga que pretende concorrer.

Através da carta de intenção o candidato confirma que é a melhor escolha para ocupar a vaga, tendo em vista que cumpre todos os requisitos e que tem qualificações necessárias para a vaga do mestrado.

O artigo fala sobre os principais detalhes que devem conter na sua carta de apresentação de mestrado confira como escrever e ser aprovado.

O que é a carta de intenção de mestrado e para que ela serve?

Este documento é utilizado como forma de demonstrar seu interesse referente a uma vaga de mestrado. Todavia o candidato deve escreve – lá se declarando interessada a vaga, com o intuito de convencer o responsável de suas qualificações através desse texto. É importante que seus argumentos sejam muito bem contextualizados para que assim consiga a aprovação.

O propósito dessa carta é se colocar intencionado de maneira formal para uma oportunidade de vaga e se candidatar para um mestrado, MBA ou mesmo uma pós-graduação. No entanto, ao escrever a carta de intenção para um mestrado o foco principal deve ser sua carreira profissional.

Leia também: Carta de apresentação para currículo 3 modelos prontos

Sendo assim, esse documento de avaliação seve estar de acordo com o perfil que a instituição deseja e os principais atributos que fizeram você escolher o curso e a universidade. Além disso, busque fazer o avaliador compreender quais suas intenções através de suas experiências.

Como elaborar uma carta de intenção de mestrado para ser aprovado

A princípio a carta de intenção de mestrado deve ser direcionada ao responsável pela vaga, caso seja possível. Sua elaboração deve partir do local e data de envio, bem como em cartas tradicionais. Em seguida, coloque o nome da instituição e logo abaixo o departamento indicado para a avaliação.

Porém, cada instituição tem sua própria exigência estabelecida, é importante se informar sobre e caso haja seguir essa normas de introdução. Por sua vez, a estruturação da carta de intenção deve ser feita de maneira correta para que consiga sua aprovação. Então separamos em tópicos como é feita essa elaboração, confira!

1. Início da carta de intenção

Como já dissemos acima a introdução da carta deve conter as seguintes informações: o local, data e se possível o nome do responsável pela vaga, bem como o nome da instituição e o departamento.

Chegamos ao primeiro parágrafo onde é informado seu nome completo, estado civil, número de CPF, RG e o endereço. Está é a parte de apresentação do candidato onde o recrutador fica por dentro dessas informações primárias.  

2. Intenção

Logo após inserir as informações básicas inicie escrevendo qual a intenção de se candidatar a vaga. Explique o que te levou a se candidatar e qual seu interesse nesse projeto. É importante escrever um texto bem colocado para que assim consiga ser aprovado.

Ou seja, use todos os argumentos necessários para provar o quanto seu perfil é indicado para este projeto. Além disso, é fundamental expor como sua trajetória acadêmica e de experiências profissionais te qualificam para a vaga na instituição.   

Exponha também o porquê de sua intenção sobre área que pretende cursar e o que te chamou tanto a atenção para esse curso. Fale sobre a instituição também!   

3. Qualificações

Agora que fizemos a introdução da carta de intenção para mestrado devemos nos aprofundar e descrever nossas habilidades e qualificações para a vaga do curso. Contudo, coloque nessa parte todas as especializações que possui, cursos tecnológicos e de línguas. Aproveite essa parte para fazer com que o avaliador te conheça em todos os âmbitos profissionais.  

4. Interesse em participar do projeto  

Depois de falar sobre sua qualificação na carta de intenção de mestrado use esse parágrafo para expor sua disponibilidade em relação ao curso, uma vez que demonstra total interesse em participar da entrevista.

5. Finalizando a carta

Para finalizar termine a carta de intenção com suas informações de contato, bem como nome, telefone, email e sua assinatura.

Dicas para a hora de elaborar uma carta de intenção de mestrado e exemplos

➜Não faça uma cópia de seu currículo

A carta de intenção de mestrado não pode seguir os parâmetros de um currículo, sendo assim serão descartadas. Por isso, tome bastante cuidado em não fazê-la igual, siga, no entanto, nossos exemplos abaixo e as etapas que citamos no artigo.

O intuito da carta é aprovação, então não deslize nesse quesito. Logo, é necessário ter ciência de que serve carta, pois é diferente de outros documentos. A partir do momento que ela se parecer com um currículo, será naturalmente descartados.

➜ Uma carta para cada instituição

Com o intuito de não tornar nossa carta de intenção maçante e pouco criativa devemos orientá-los a não enviar a mesma carta para todas as instituições que pretende a vaga. Então, o melhor a fazer é elaborar uma carta de intenção de mestrado diferente para cada instituição que pretende concorrer à vaga.

Não elabore uma carta padronizada e sim com personalidade, pois deverá incluir informações sobre a instituição que pretende se candidatar. Descreva a carta com aspectos validos e com exclusividade.

➜ Carta sem erros

Fuja dos erros e seja coerente e honesto ao escrever sua carta de intenção. Todavia, escreva de modo conciso e não torne a carta extensa e maçante. Dê seu toque pessoal ao descrever sua carta de intenção de mestrado, isso valoriza bastante esse documento.

Confira em nossos modelos como é feito o conteúdo, use fontes especificas como Arial e nada colorido. E fique atento aos erros gramaticais principalmente!

Modelo de carta de intenção para Mestrado

#MODELO DE CARTA DE INTENÇÕES

Eu, (NOME DO CANDIDATO), candidato (a) ao Curso de Mestrado em Ciências da Universidade Federal do Rio de Janeiro, em nível (ESPECIFICAR – mestrado/doutorado), apresento aqui minhas intenções em relação ao Curso.  (Escreva aqui os motivos que o levaram a escolher o curso, as suas expectativas em relação e objetivos perante o Curso); (2) definição das pesquisas na quais pretende se encaixar; (3) justificativa de suas intenções, com base em suas próprias experiências na linha de pesquisa.

Local e Data___________________________________assinatura do candidato.

Esse e um modelo básico de carta de intenção de mestrado, mas elabore conforme falamos no artigo. Não se esqueça de colocar o que sabe sobre a instituição, então faça pesquisas anteriores e cite-as em sua carta.

Rolar para cima
Pesquisar

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.