domingo, julho 14, 2024

Quais os principais exames de proficiência que existem?

Exame de proficiência

Você sabe o que é um exame de proficiência, quais os melhores que existem e que são exigidos no processo seletivo para estudar fora do Brasil? Confira!

Hoje vamos apresentar a vocês quais os principais exames de proficiência que existem. E como você pode aplicar isso nas principais entidades oficiais que representam a cultura estrangeira no país.

A proficiência é um teste muito importante para provar que o aluno tem influência em idiomas estrangeiros. Sobretudo é conveniente que você tenha conhecimento dos exames utilizados para este teste. Assim terá mais consciência de como são aplicados.

Pois bem, acompanhe como funciona esta prova, e tudo mais sobre seus detalhes.

No entanto, a prova é uma exigência em algumas instituições. E são aplicados para que o aluno possa ingressar em uma universidade internacional.

E também, para aqueles que almejam uma vaga de trabalho no exterior. Dependendo de como o candidato se sair na avaliação, terá uma pontuação mínima. Esta pontuação determina o nível de desempenho deste candidato.

O que é uma o teste de proficiência e quais são os exames aplicados aqui no Brasil?

É o que vamos ver detalhadamente neste artigo. Veja!

Qual dos exames de proficiência fazer?

Quais os principais exames de proficiência que existem
Quais os principais exames de proficiência que existem

Dependendo de qual universidade você vai concorrer, é importante que você tire uma nota forte, principalmente se a universidade exigir. Além disso,  feito o exame de proficiência, de acordo com a nota  é o nível do seu idioma.

A língua inglesa, por exemplo, tem como exame de proficiência TOLEFL e o IELTS. Contudo, não é uma obrigatoriedade, mas o exame de proficiência são frequentemente exigidos dos alunos. Mas, se você pretende, estudar ou trabalhar fora do Brasil, principalmente em países de língua inglesa, saiba que ambos são ótimos testes para fazer.

Como já foi dito, esses testes são importantes, pois medirá a eficiência e fluência de determinado idioma. Portanto, é necessário que você que tem a perspectiva de estudar fora, saiba quais são os principais aplicados no Brasil.

Além disso, o idioma falado, escrito e entendido podem ser exigidos de você lá fora. As entidades oficiais no Brasil são representadas por determinada cultura estrangeira. Podemos dar exemplo da British Council, do Instituto Cervantes, da Aliança Francesa e do Goethe Institut.

A pergunta a ser feita, para sanar suas duvidas, é: quais exames de proficiência aplicados eu devo fazer…

Ou seja, qual dos aplicáveis são os melhores para se fazer.

Contudo, antes de detalharmos mais a fundo sobre isso, vamos entender como o exame de proficiência funciona. Mas, além disso, para que ele serve e qual a importância dele para a sua carreira.

Então afinal, qual fazer?

É no intercâmbio que você vai desenvolver o seu aprendizado mais latente.

Os pressupostos são: o conhecimento técnico, mercado de trabalho, costumes e a cultura do país. Como nota, é importante ter em mente o que você almeja e qual o objetivo de se classificar no exame de proficiência.  Isso vai acarretar diretamente em sua carreira, bem como, para o início da sua vida estudantil fora do seu país de origem.

Sendo assim, se prepare!

Chegou o momento de você conhecer como funciona a prova de proficiência e quais são as principais  que existem.

Quais exames de proficiência existem?

Como já havíamos falado no decorrer do artigo, o exame de proficiência serve para comprovar o quanto você domina aquela língua estrangeira. Já foi dito também, que um dos principais exames de proficiência é a avaliação TOEFL e IELTS.

Sobretudo os mais populares.

Ambos são muito úteis, principalmente se a língua oficial do país for o inglês. Porém, também são aplicáveis nos países que não falam a língua inglesa. Contudo é importante destacar que o exame TOEFL é o mais aceito nos Estados Unidos, uma vez que IELTS tem mais aceitação nos países da Europa.

O exame de proficiência  C1 Advanced e o C2 Proficiency tem validade vitalícia, o que significa que terá  grande qualidade em currículo, a longo tempo.

Como funciona o exame de proficiência TOEFL?

Pois bem, vamos começar explicando o que é o exame de proficiência TOEFL. Este é um teste que avalia o quanto a pessoa compreende e fala inglês no nível universitário. Além de dispor do listening, que é a compreensão auditiva. Além disso, o exame mede o nível da escrita, o da fala e o da leitura. Contudo, avaliando as realizações de atividades acadêmicas para cada um.

A prova é realizada pelo aluno através da internet, e é separada em 4 sessões voltadas para habilidades mencionadas acima. Todavia, cada sessão tem um valor de 30 pontos e a nota máxima para o exame é de 120 pontos. Para fazer o teste você tem 4 horas para realizar todas as seções e o resultado sai em 15 dias.

TOEFL tem como aplicação programa de graduação, pós, mestrado, doutorado e MBA das instituições estrangeiras. Sendo assim, os candidatos que querem concorrer a bolsa de estudos podem aplicar esse teste como um dos principais que existem no mercado.

Além disso, você que também precisa da aplicação para o visto de estudante e de trabalho esta é uma forma de medir o seu nível de aprendizado da língua inglesa.

Para fazer o exame de proficiência TOEFL, é importante ficar ligado às datas, que são muitas. Além disso, são 59 centros autorizados que podem aplicar a prova em todo o Brasil. O exame de proficiência TOEFL pode ser feito quantas vezes o estudante precisar, com a única exigência, ter intervalos entre as provas,   de até 12 dias.

Como funciona exame de proficiência IELTS

 IELTS é um programa desenvolvido pela Universidade de Cambridge e o British Council. Foi desenvolvido em 1989 e também é um sistema que mede a qualidade do idioma da pessoa. EILTS estabelece se os níveis do idioma inglês nas pessoas, com uma escala de 0 a 9. Contudo, a prova avalia sua preensão auditiva, esta dura 30 minutos. Já a avaliação de interpretação de texto, dura 60 minutos, a conversação dura 5 minutos e por último a redação, com tempo de 60 minutos para execução.

Este é um exame de proficiência que pode ser aplicado em diversas organizações internacionais. Principalmente, aquelas que usam como critério de seleção do pessoal e para empresas que contratam estrangeiros. Além disso, é bastante útil para que a imigração meça sua capacidade de proficiência.

O exame de proficiência é aceito em mais de 9000 instituições de ensino em todo o mundo. Além disso,  você pode utilizar em países como Austrália, Nova Zelândia, Reino Unido, Canadá e Estados Unidos.

Para participa, você pode fazer o teste uma vez por mês, existem diversos locais credenciados, que ficam  nos estados de São Paulo, Belo Horizonte, Natal, Porto Alegre, Fortaleza, Recife, Brasília e Rio de Janeiro.

O que é o exame de proficiência TOEIC?

TOEIC é um teste com 200 questões de múltipla escolha, que você pode fazer em 2 horas. Existe, também, a possibilidade da prova online com 19 questões dissertativas com 1 hora e 20 de duração.

Avaliação da proficiência é feita com abatimento da nota, ou seja, existe uma tabela onde você poderá, ao receber a nota, ser identificado com os níveis de inglês.

Pontuação:

  • 10 a 250 – níveis básicos
  • 255 a 400 – elementar
  • 405 a 600 elementar superior
  • 605 a 780 – proficiência limitada
  • 785 a 900 nível superior
  • 905 a 990 proficiência internacional

Este é um teste feito para quem quer trabalhar em outro país, uma vez que as empresas e instituições  contratam brasileiros com este nível de qualidade. As contratações são para funcionários que tenham pré-requisito diferenciado na hora da seleção profissional.

Sendo assim, esse é o teste que você deverá fazer para medir o quanto de desenvolvimento você tem no idioma.

O exame é aceito em mais de 14 mil empresas, órgãos do governo e programas de aprendizado da língua inglesa. Além disso, você pode fazer o teste para mais de 150 países. Para agendar o teste é só ligar no (11) 3654-1322.

Leia também:

Rolar para cima
Pesquisar

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.