sábado, junho 22, 2024

Vestibular UNESP 2020: Inscrição, prova e edital

A Universidade Estadual Paulista (UNESP) publicou seu calendário para o vestibular 2020. Verifique as datas das demais Universidades como, PUC – Campinas, ITA, Mackenzie, USP, Unifesp e PUC – São Paulo para antecipar sua preparação. Com isso, você pode reservar uma data que não atrapalhe as outras provas. Veja a seguir mais detalhes do Vestibular UNESP 2020: Inscrição, prova e edital.

Vestibular UNESP 2020: Inscrições

O período das inscrições, para quem deseja solicitar a isenção, ainda não foi publicada, mas as datas definas para a inscrição do vestibular sim são de 9 de setembro a 7 de outubro de 2019 visite o site Vunesp para saber mais detalhes.

Nos anos anteriores a instituição aderiu a reserva de vagas para educação básica pública, ou seja, para esses ano de 2019 estão sendo ofertadas 50% das vagas para alunos que estudaram em escola públicas e ETECs. Além disso, 75% de desconto para alunos do último ano de escolas públicas.

Para quem deseja fazer o Vestibular UNESP 2020 saiba que a universidade conta com 38 campus e oferece 136 cursos de graduação, bem como 149 cursos de pós graduação. No entanto a universidade é dona de diversos prêmios pela qualidade do ensino e também por ser participante ativa em pesquisas em todo Brasil.

Vestibular UNESP 2020 veja as vagas

A Unesp oferece 7.725 vagas, com redução de 75% para os alunos matriculados na rede pública do último ano do ensino médio. Uma ótima chance de participar pagando menos.

Calendário vestibular UNESP 2020

  • Isenção e requerimento de desconto – Sem data definida
  • Resultado da isenção e requerimento para desconta da taxa – Sem data definida
  • Inscrição Vestibular UNESP: 9/09/2019 a 7/10/2019
  • Primeira fase: 15/11/2019
  • Segunda fase: 15 e 16 de dezembro de 2019
  • Resultado Vestibular UNESP: 03/02/2020.

A universidade não ofertou novas vagas para o vestibular de inverno, que ocorre no meio do ano, por fins de diminuição de gastos com as provas.

ENEM para o vestibular UNESP

A UNESP aceitam a prova do ENEM para composição final da notados candidatos aprovados. Mas, a forma de ingresso esta ligada diretamente a instituição ao Estado de são Paulo, pois, aplica-se seu próprio vestibular.

Conteúdo programático

De acordo com a maioria das universidades estaduais, o vestibular ocorre em duas fases. Sendo assim, a primeira fase é uma prova de 90 questões objetivas com a duração de no máximo 4 horas e 30 minutos. Com isso, alguns especialistas determinam que é necessário cerca de 3 minutos para cada questão, então estude firme para a Avaliação. Confira as matérias abaixo:

  1. Linguagens e códigos: Língua portuguesa, literatura, arte, língua inglesa e educação física.
  2. Ciências humanas: Historia filosofia e sociologia.
  3. Ciências da natureza e matemática: biologia, química, física e matemática.

2ª fase vestibular UNESP 2020

A segunda fase da avaliação conta com uma prova de 4 horas e 30 minutos de duração, do mesmo modo contém 36 questões discursivas, sem contar a redação em gênero dissertativo. No entanto, a prova será realizada em dois dias, veja a seguir.

Vestibular UNESP 2020 – Primeiro dia

Ciências humanas: 12 questões de historia, geografia, filosofia e sociologia e 12 questões de Ciências da natureza e matemática: Biologia, química, física e matemática.

Vestibular UNESP 2020 – Segundo dia

Linguagem e códigos: 12 de  língua portuguesa e literatura, arte, língua inglesa e educação física.

Na segunda fase o participante tem em média 11 minutos para responder cada questão. Porém, como a prova é dissertativa requer muito mais cuidado e atenção. Todavia, no segundo o dia o participante tem alguns minutos a mais para resolver a prova, que em contrapartida é também necessário reservar um tempo para a produção do texto. O tema do texto a ser produzido é divulgado apenas no momento da prova.

Sistema de TRI

Diferente do Enem a UNESP não calcula a nota com o sistema de TRI (Teoria sem resposta ao item). Por isso, todas as questões presentes na avaliação tem o mesmo valor e o mesmo peso na hora da correção. Contudo, a estratégia é responder as mais fáceis, pois, as questões chegam ao participante que demonstra maior facilidade e as questões que apresentam maior dificuldade é exigido do candidato mais atenção, pode deixá-las por último.

Aviso importante:

O participante que não compareceu em uma das provas ou obteve a nota igual ou inferior a 20 na prova de conhecimentos gerais, em caso dele zerar na prova, em qualquer um dos conhecimentos específicos avaliados, ou tirar a nota 0 na redação, será automaticamente desclassificado.

Para a realização da prova o estudante tem que estar preparado, sendo assim veja os materiais permitidos:

  • Caneta esferográfica com tinta preto sendo o material transparente,
  • Lápis preto (não será permitido o uso de lapiseira),
  • Borracha,
  • Apontador,
  • Régua (transparente),
  • RG ou documento oficial com foto,
  • Alimentos.

O que não será permitido:

  • Chapéu,
  • Boné,
  • Gorro,
  • Aparelhos eletrônicos (telefone, celular, produtor de áudio, relógio, calculadora),
  • Óculos de sol.

O que estudar para Vestibular UNESP 2020 ?

O conteúdo da prova é basicamente a revisão de todo seu ensino médio, estude analise de texto, pratique sua escrita, interpretação de músicas e poesias populares. Revise morfologia, faça listas de exercícios, treine a leitura de textos não verbais com mais atenção, estude redação e não só para a prática e sim também para identificar a estrutura dos textos.

Estude Inglês

Em língua inglesa é importante que o participante estude vocabulário, interpretação de texto e “anomalous verbs”.Criar uma rotina de estudos para não perder o foco, então, revisar toda a matéria já estudada é essencial. Não perca os prazos, uma universidade desse porte pode acrescentar e muito em seu currículo, bem como em sua vida profissional. Além de ser uma instituição gratuita, ela apresenta muitas oportunidades para o crescimento pessoal e intelectual do aluno. Boa sorte.

Leia também: Vestibular UNESP 2020: Inscrição, prova e edital.

Rolar para cima
Pesquisar

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.