sábado, junho 22, 2024

Faculdade de letras EAD: vantagens e diferenças do curso presencial

Faculdade de letras EAD

Fique por dentro de como funciona a faculdade de letras EAD, quais as vantagens e as melhores instituições de ensino a distancia no Brasil.

A faculdade de letras é uma grande oportunidade de investimento para sua carreira profissional. As instituições que oferecem EAD são qualificadas e proporcionam aos jovens mais autonomia para concluírem a faculdade e trabalharem ao mesmo tempo.

Confira todos os detalhes de como funciona um curso de letras a distancia e quais são as maiores diferenças entre um curso EAD e o presencial.

Quando surgiu a Faculdade de letras EAD?

As faculdades a distância surgiram nos Estados Unidos em torno de 1728, com a finalidade de garantir ainda mais praticidade para as pessoas que queriam estudar, mas não tinham como ir até a instituição em local físico.

Contudo, ocorreram diversas mudanças tecnológicas e o ensino a distância se modernizou bastante atualmente. Os cursos EAD estão espalhados por diversas regiões brasileiras, incluindo a faculdade de letras a distancia e cursos EAD gratuitos.

Uma forma simples de se preparar para um futuro cheio de oportunidades e sonhar com uma carreira profissional.

Como funciona a faculdade de letras EAD

No momento, as faculdades a distância estão sendo bastante divulgados, existem várias instituições que disponibilizam o curso para áreas distintas. Muitas pessoas não sabem ao certo como funcionam esses cursos, no entanto, é bem simples de entender.

Primeiramente, uma faculdade EAD funciona do mesmo modo que os demais cursos presenciais. Portanto, a única diferença são as aulas não presenciais, uma vez que o aluno EAD participa de aulas através da plataforma na internet.

Embora as aulas sejam feitas pela tela do computador na plataforma da instituição, as avaliações geralmente são presenciais. Para quem não tem tempo porque trabalha, ou faz outro curso, a faculdade a distancia é a melhor opção para se concluir uma faculdade.

Quem pode fazer as aulas da Faculdade de letras EAD?

De acordo com Abed Associação Brasileira de Ensino a Distancia os cursos EAD são aqueles com mais de 70% do conteúdo disponibilizados sem que o aluno e professor estejam no mesmo ambiente físico.

Portanto, qualquer pessoa pode participar de cursos EAD, bem como os cursos presenciais. O aluno só precisa ter concluído o segundo grau completo e escolher uma instituição que disponibiliza cursos a distancia.

Alunos EAD e seus desafios

Geralmente, os alunos de faculdades de letras EAD acabam escolhendo essa modalidade de curso, pois conseguem trabalhar e estudar ao mesmo tempo.

Em contrapartida, o que pode ser um desafio para o aluno EAD é ter disciplina e responsabilidade na hora conduzir seu estudo sozinho em casa. Isso porque não terá um professor ao vivo em sala de aula, como um curso presencial, você deve priorizar seus horários e quais aulas assistir.  

Como é a avaliações da faculdade de letras EAD?

Existem os cursos de letras EAD 100% a distancia e também os parcialmente presenciais. Geralmente, a faculdade em que os cursos são totalmente a distancia, o aluno só precisa ir até a instituição em duas ocasiões. Uma dessas ocasiões é a aula presencial para início do ano letivo, a aula magna.  

É nesta aula que o professor discursará sobre a plataforma de ensino EAD e dará detalhes de como será o decorrer do ano letivo na instituição. Além disso, informará os alunos das datas de avaliação e como é feita a entrega dos trabalhos em classe. O professor também ensina como funciona a plataforma e distribuí materiais informativos.

A segunda ocasião de aula presencial é para que o aluno possa fazer suas avaliações. Existem várias vantagem em fazer cursos EAD, pois, você faz seu horário, estuda no conforto de sua casa e pode revisar as matérias quando quiser.

Certamente, é preciso ter bastante disciplina, para não acumular as aulas e ficar atrasado com o conteúdo. Lembre-se que as provas chegam e isso pode te prejudicar bastante na avaliação.

Vantagens de fazer uma faculdade de letras EAD

1. Preço da faculdade de letras EAD

A princípio a vantagem mais interessante é sobre o preço de uma faculdade de letra EAD, no entanto são mais baratas que uma faculdade do mesmo curso presencial. Isso porque exigem menos infraestrutura da instituição de ensino.

Por sua vez, um curso EAD chega a ser 70% mais barato do que cursos presenciais. Esta é a grande vantagem que o aluno EAD tem sob qualquer curso presencial.

2. Cursos similares

Os cursos de letras EAD são iguais aos cursos de uma faculdade de letras presencial, sendo assim, a menos que você tenha muito desejo em estar no campus, não é preciso se preocupar com o conteúdo disponibilizado nos cursos EAD.

3. Basta ter um computador

Muitas pessoas acreditam que para fazer uma faculdade EAD ela precise ser um mestre de computação. Isso não é verdade, visto que a plataforma é básica e não exige toda essa dinâmica do aluno. Basta ter um computador com configurações básicas e acesso a internet para fazer o curso tranquilamente.

Os cursos EAD exigiram nada mais que o básico do aluno, como por exemplo, assistir vídeo-aula online e fazer download do conteúdo exposto na plataforma.  

4. Contato com os professores

Os professores estarão na plataforma respondendo suas dúvidas a todo o momento. Para quem trabalha ou faz outro curso, isso é primordial para que não se perca no conteúdo. A única preocupação que terá e estar em dia com a matéria, para o dia da avaliação.

Melhores Faculdades de Letras a distancia  

  • (UNICSUL) – Universidade Cruzeiro do Sul
  • (UNICID) – Universidade Cidade de São Paulo
  • (UNIFRAN) – Universidade de Franca
  • (UNESA) – Universidade Estácio de Sá
  • (ANHANGUERA) – Centro Educacional Anhanguera

Habilitações do curso de Letras EAD

Como já dissemos a faculdade de letras EAD segue as mesmas orientações de um curso presencial. Sobretudo, as especificações no curso de graduação de letras têm as seguintes habilitações: Letras Português, Letras Literatura, Letras Linguística, Letras Tradutor, Letras Tradutor e Interprete, Letras Inglês, Letras Espanhol, Letras Francês, Letras Português e Inglês, Letras Português e Espanhol e Letras Português e Francês.

Mercado de trabalho para os cursos de Letras EAD

A faculdade a distancia é uma nova modalidade de ensino que vem se espalhando no Brasil. Basicamente, são constituídas do mesmo modo de um curso presencial. O diploma EAD tem a mesma validade do diploma de cursos presenciais, bem como sua validade para concursos públicos, uma vez que não existe nada que diferencie um diploma de curso EAD para um de curso presencial.  

Preocupações dos alunos EAD

A procura de trabalho é um fator de preocupação dos alunos que concluem uma faculdade, e uma das questões levantadas de alunos que buscam por cursos EAD é se há diferença na abordagem dos empregadores na hora da entrevista de emprego pelo fato de ser um curso a distancia. Além disso, há também a preocupação se isso pode dificultar a chance de conquistar uma vaga no mercado de trabalho e consequentemente perder para um aluno que fez o mesmo curso, mas presencial.

 Isso é impossível de acontecer, pois nada distingue que você fez uma faculdade presencial ou uma faculdade de letras EAD, por exemplo. Além disso, nada te obriga a mencionar que seu curso foi feito de maneira não presencial.

Profissional formado na faculdade de Letras trabalha onde?

Rede de ensino

O profissional de letras pode atuar como professor em diversas ramificações, como professor de Língua Portuguesa, Redação ou Literatura. Trabalhar em escolas particulares e na rede pública de ensino, em nível fundamental e médio. Para os profissionais que escolhem os cursos de letras com a habilitação em língua estrangeira, podem fazer parte dos profissionais de aulas de idiomas.

Tradução

O profissional formado em Letras Tradutor traduz textos científicos, jurídicos, jornais, revistas, livros, bulas de remédios e ainda pode dar aulas em escolas de idioma. Além disso, o tradutor pode verter obras literárias de outros países para a língua portuguesa.

 Caso tenha feito o curso de letras tradutor interprete pode também, fazer a tradução simultânea de duas pessoas que não falam o mesmo idioma e trabalhar em  palestras, transmissões ao vivo,  eventos internacionais e reuniões de empresas internacionais.

Edição e Redação

O profissional de letras pode trabalhar em uma editora sendo redator e escrevendo textos de diversos estilos e tipos, como por exemplo, textos para blogs e sites, textos para livros didáticos, e-books, ou portais.  O profissional pode também ser cronista ou colunista de jornais e revistas.

Como o MEC avalia as Faculdades de Letras a distância no Brasil?

As avaliações das instituições de letras EAD são feitas através de critérios sérios em três conceitos basicos: Conceito Preliminar do Curso (CPC), Conceito de Curso (CC) e Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade).

A avaliação mede o desempenho dos alunos e professores, além de categorizar a infraestrutura e recursos que a Faculdade EAD oferecem.

A categoria “Conceito de Curso” avalia presencialmente as universidades, entretanto os avaliadores visitam as instituições e também fazem entrevistas com os professores em exercício.

Rolar para cima
Pesquisar

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.