quinta-feira, maio 30, 2024

Homem Mais Rico do Brasil: Conheça Sua História de Vida!

Conhecer a história do homem mais rico do Brasil poderá ser inspirador. Entender como uma pessoa alcançou o sucesso, seus métodos e crenças é também um aprendizado valioso. 

Desta maneira, o homem mais rico do Brasil seguiu um caminho próprio para conquistar sua fortuna. Sendo assim, essa é uma história extremamente única, com acontecimentos marcantes e até mesmo dignos de cinema.

Portanto, você conhecerá tudo sobre o homem mais rico do Brasil e como ele acumulou sua fortuna. Deste modo, entenderá o segredo do sucesso financeiro de uma das grandes personalidades do Brasil e do mundo. 

Quem é o homem mais rico do Brasil?

homem mais rico do Brasil
Eduardo Saverin (imagem: Veja)

Primeiramente, o homem mais rico do Brasil se trata de Eduardo Saverin. Sendo assim, este é um nome que se destaca em meio aos grandes empresários brasileiros. A renomada revista Forbes divulgou a lista dos bilionários do mundo, e nela constam 69 brasileiros. Entre os brasileiros, o que possui a maior fortuna é justamente Eduardo Saverin. 

Desta forma, Eduardo Saverin é um dos homens mais ricos do mundo com uma fortuna de 28 bilhões de dólares (equivalente a R$141,4 milhões). Portanto, Saverin se destaca como um dos grandes empresários da atualidade. Para mais, a lista de bilionários mais recente da Forbes, lançada em 2024, registrou um aumento significativo no número de pessoas com fortunas que atingem a casa do bilhão. São 141 novos bilionários com relação ao ano anterior, além de 2 trilhões de dólares a mais (cerca de R$10 milhões).

Além de Eduardo Saverin, a lista da Forbes traz outros brasileiros famosos como: Jorge Paulo Lemann, Vicky Safra, André Esteves e Carlos Sicupira, por exemplo. Sendo assim, Eduardo Saverin percorreu uma longa caminhada para se tornar o homem mais rico do Brasil. Você conhecerá mais sobre sua trajetória e como se tornou um bilionário. 

Infância e juventude

Atualmente, Eduardo Saverin é a 60º pessoa mais rica do mundo e o homem mais rico do Brasil. Sendo assim, é preciso dizer que a maior fonte da sua fortuna está ligada à Meta Platforms, antigamente conhecida como Facebook. Deste modo, Saverin é um dos cofundadores do Facebook e a principal razão do crescimento de sua fortuna são suas ações na empresa Meta. Graças a valorização de 300% nas ações da Meta, a fortuna de Saverin apresentou um grande crescimento entre 2023 e 2024, quase triplicando. 

Eduardo Saverin nasceu na cidade de São Paulo, em 19 de março de 1982. Ele neto de Eugênio Saverin, judeu romeno refugiado e fundador da marca de roupas infantis Tip Top. Os pais de Eduardo Saverin são o industrial Roberto Saverin e a psicóloga Sandra Saverin. Junto com sua família, Eduardo se mudou para os Estados Unidos em 1993, quando tinha 11 anos. 

Nos Estados Unidos, Eduardo estudou na renomada universidade Harvard, onde cursava Economia. Porém, no ano de 2004, ele participou do projeto conhecido então como Thefacebook, junto de Mark Zuckerberg, Chris Hughes, Andrew McCollum e Dustin Moskovitz. O Thefacebook era inicialmente uma rede social exclusiva para os alunos de Harvard. Entretanto, não demorou para se tornar popular e rapidamente passou a estar disponível fora da universidade e até mesmo dos EUA. Desse modo, 2003 foi o ano em que Eduardo Saverin  fez seu primeiro investimento no projeto: comprou 1 mil dólares em servidores. Para mais, por um período de tempo a casa dos pais de Eduardo em Miami serviu como o endereço comercial do Facebook. 

Conflito 

A década de 2000 representou a ascensão meteórica do Facebook, mas também foi marcada por um conflito. Eduardo Saverin e outros se desentenderam com relação ao futuro da rede social, o que levou a diversas acusações. Eduardo acusou Mark Zuckerberg de usar o dinheiro de seus investimentos para festas e fins pessoais. O conflito escalou e houve uma tentativa para a diluição da participação do brasileiro, com o mesmo e Zuckerberg indo aos tribunais. 

A situação foi resolvida extrajudicialmente e Eduardo possui participações significativas na Meta até os dias de hoje. Toda a história envolvendo a criação do Facebook e o eventual conflito entre seus co-fundadores foi adaptada no filme A Rede Social.  Sendo assim, em A Rede Social, de 2010, Eduardo Saverin é interpretado pelo ator americano Andrew Garfield, famoso principalmente por seu papel como Homem-Aranha. Se você sonha em se tornar um investidor de sucesso, não deixe de acompanhar as ações na plataforma B3 (www.b3.com.br), a bolsa do Brasil!

Desta maneira, após a resolução extrajudicial do conflito, Eduardo seguiu sua caminhada para se tornar o homem mais rico do Brasil. Porém, vale ressaltar que sua participação na Meta foi a principal responsável pelo feito. 

Depois do Facebook – Homem mais rico do Brasil

Primeiramente, após sua saída conturbada do Facebook, Eduardo Saverin apostou em outros empreendimentos. Desta forma, o atual homem mais rico do Brasil buscou por novos investimentos e oportunidades. 

Dito isso, no ano de 2011, pouco antes do Facebook abrir seu capital, Eduardo renunciou a sua cidadania americana, por sua vez, desde 2009, ele está morando em Cingapura. Essa movimentação fez com que poupasse cerca de 700 milhões de dólares em impostos sobre ganhos. Contudo, levou Saverin a acusações de sonegação de impostos feitas pela mídia. 

Ademias, no ano de 2015 Eduardo Saverin se casou com Elaine Andriejanssen. Elaine é uma cidadã da Indonésia com ascendência chinesa vinda de uma família rica. Elaine é presidente executiva de uma empresa de investimentos em Cingapura. Além disso, Eduardo e Elaine têm 1 filho nascido no ano de 2018 e fazem questão de manter suas vidas privadas longe da mídia. 

Para mais, o ano de 2015 também ficou marcado com a fundação da B Capital, a empresa de capital de risco de Saverin. A B Capital investiu mais de 150 milhões de dólares em negócios com potencial na Índia e Sudeste Asiático.  Não deixe de conferir melhores opções de investimento para começar a lucrar também!Já no ano de 2020, o homem mais rico do Brasil fez investimentos na Antler, que é um fundo de capital e de risco e aceleradora de startups fundada por um de seus amigos de Harvard.  Por fim, mais recentemente Eduardo Saverin, por meio da B Capital, injetou 320 milhões de dólares na Lambda. A Lambda é uma empresa de tecnologia focada em oferecer treinamentos para softwares de IA e serviços de computação em nuvem. 

Conclusão sobre o homem mais rico do Brasil

O homem mais rico do Brasil é Eduardo Saverin, um dos cofundadores do Facebook. Deste modo, sua fortuna quase triplicou graças a valorização de 300% das ações da Meta em 2023. Portanto, Eduardo Saverin tem uma fortuna de 28 bilhões de dólares (que equivale a mais de 140 milhões de reais). Além disso, é a 60º pessoa mais rica do mundo, de acordo com a revista Forbes.

Eduardo nasceu em 1982 na cidade de São Paulo e é neto de Eugênio Saverin, fundador da marca de roupas infantis Tip Top. Em 1993, quando tinha 11 anos, ele se mudou com sua família para os Estados Unidos. Eduardo cursou Economia em Harvard e, antes de se formar, investiu no projeto Thefacebook. Portanto, Thefacebook era uma rede social exclusiva para os estudantes de Harvard, mas que logo se popularizou, se tornando a maior rede social do mundo. 

Ainda na década de 2000, houve um conflito entre os cofundadores do Facebook, o que levou a uma batalha judicial entre Saverin e Mark Zuckerberg. Houve um acordo extrajudicial que encerrou o conflito, que foi adaptado no filme de 2010 A Rede Social, onde Andrew Garfield interpreta Eduardo Saverin. Por sua vez, o homem mais rico do Brasil seguiu como acionista da Meta e se mudou para Cingapura, onde se casou e começou uma nova empresa, a B Capital.
Desta maneira, Eduardo Saverin é um caso de brasileiro que conquistou grande fortuna e sucesso. Por mais que suas caminhada tenha conflitos, ele aproveitou uma grande oportunidade que o tornou o homem mais rico do Brasil

Rolar para cima
Pesquisar

INSCREVA-SE

Faca como mais de 35 mil brasileiros que já conseguiram sua recomendação pelo oedital, e receba sua oferta!

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.