domingo, julho 14, 2024

7 Sinais de que precisa mudar de emprego e como conseguir um novo

Trabalhar em um local hostil, ou que não nos faz bem pode ser a deixa para mudar de emprego, basta estar atentos aos sinais. Caso tenha refletido e questionado possibilidades de estar em outro emprego, ou sentir-se pressionado ao ir trabalhar, precisando de um posicionamento em sua carreira são os sinais aparecendo. Confira 7 sinais de que precisa mudar de emprego e dar mais ênfase a sua carreira profissional.

Qual a hora certa para mudar de emprego?

Reconhecer que é a hora certa para mudar de emprego é complicado, ainda mais nesse momento que estamos passando, com a falta de vagas no mercado de trabalho. Por outro lado, vale à pena refletir sobre, e também se perguntar do porquê de tanta insatisfação.

Existem diversas possibilidades que podem estar ocorrendo com você perante seu trabalho. A princípio é importante se questionar do seguinte: Eu ainda gosto do ambiente que trabalho? Estou sendo valorizado em meus projetos?  Perdi a paixão pelo o que faço?

Porém não basta somente avaliar esses pontos, o que estamos propondo aqui é uma mudança de emprego para melhor. Entretanto a hora certa para mudar é quando estamos dispostos a encarar maiores desafios, sem desanimar. Agora vamos aos sinais!

10 Sinais de que precisa mudar de emprego

1. Sua carreira parece estagnada

Análise se a empresa em que trabalha continua te fornecendo crescimento e projeção para o futuro. Verifique se sua carreira não está estagnada. Muitas vezes os profissionais desanimam por não encontrarem incentivo em seu trabalho.

Com a estagnação da empresa os profissionais vinculados a ela estarão estagnados também. Além disso, você corre o risco de não crescer mais, ou seja, ficar para traz de outros profissionais de sua área.

Sendo assim, este é um bom momento para pensar se não é a oportunidade certa para mudar de emprego. Com o uso da tecnologia e a automação das grandes organizações, prender-se a uma empresa estagnada pode afetar muito seu futuro.

2. Possibilidade de expandir suas experiências

O ambiente de trabalho deve ter oportunidade para novas experiências, uma vez que isso possibilita o aprendizado. No entanto este é um processo natural que nos fornece ânimo em nossa caminhada profissional.

Caso isso não esteja acontecendo, você deveria procurar outro meio de encarar sua profissão. Sobretudo, sejamos realistas, uma carreira promissora é feitas de experiências em nossa área de atuação. Talvez você esteja empregado em uma organização que não permite expandir seus projetos, te aprisionando a uma só direção ou a ficar parado no tempo.

Será que isso não está tirando seu entusiasmo? Esse comportamento pode gerar insatisfação, reflexões e desanimo. Por sua vez pensar em mudar de emprego pode ser uma ótima opção.

3. Pensa no emprego dos sonhos?

Geralmente, quando não estamos satisfeitos com nosso trabalho passamos horas pensando em como seria trabalhar e outro ambiente. Encontrar o emprego dos sonhos pode parecer impossível, mas não é.

Se estiver desmotivado com seu emprego, isso pode gerar danos até mesmo a sua saúde. Portanto pense melhor sobre essa tão sonhada vaga de trabalho. Será que não é o momento de evoluir e se arriscar para buscar, mas satisfação no trabalho? Uma empresa que não te oferece novas perspectivas pode trazer desanimo e você pode estar perdendo melhores oportunidades.  

4. Acorda desanimado

Ninguém acorda vibrando para ir trabalhar, mas quando está desanimado não queremos nem levantar da cama. O cansaço é natural, mas desanimo não só estar cansado, mas sem vontade nenhuma de ir trabalho.

Isso pode ser um forte indicio que você não está com vontade de estar nesse trabalho. É importante avaliar se não é uma boa hora para mudar de emprego e viver experiências novas.

5. Chefe não te valoriza

O valor que você tem no trabalho, está na qualidade do serviço que empenha. Porém se não anda conseguindo mostrar todo o seu potencial é bom avaliar se está trabalhando no emprego certo para suas qualificações.

No entanto, existem algumas chefias que não gostam que seus empregados se destaquem. Muitas das vezes que isso acontece é por conta de encarregados com medo de serem substituídos.

Embora esteja indo bem, aconselhamos procurar um trabalho onde enxerguem seu potencial e favoreça seu crescimento.

6. Reclama constantemente da empresa

E normal reclamarmos de um ou outro ponto negativo que encontramos no local de trabalho. Sejam por métricas mal estabelecidas que prejudicam seu desempenham, desorganização em meio ao grupo, ou mesmo problemas na administração da empresa. Quando isso acontece todos os dias, e o trabalho se torna uma obrigação, ao invés de ser algo prazeroso de fazer, pode ser o momento de mudar de emprego.

7. O desempenho ruim

Todos esses pontos são uma baixa em sua auto-estima, uma vez que um ponto puxa o outro, até que você não tem mais forças para desempenhar seu papel com maestria.  O desempenho desaba, pois não consegue ser alguém ligado ao grupo.  

Procrastinar em partes importantes que antes te dava gás de trabalhar, é mais um indicio de que está desanimado com seu emprego.

Contudo, perdeu a paixão que tinha quando começou a trabalhar naquela empresa, não sustenta mais seus sonhos e projetos como antes, pode ser a hora  de deixar esse emprego de lado e mudar seus rumos. 

Dicas para conseguir um novo emprego

Sinais de que precisa mudar de emprego

Conseguir um novo emprego não uma tarefa fácil, portanto separamos algumas dicas para que tenha eficiência em sua busca.

➜ Faça uma lista de empresas que gostaria de trabalhar

O primeiro passo é pesquisar empresas fundamentais para exercer sua função. Logo, faça uma lista com todos os grupos que irá tentar uma vaga e agora deve preparar-se para a candidatura ao cargo.

➜ Grupos do Facebook

Procure se informar das empresas que estão buscando profissionais da sua área através de grupos no Facebook.  Por lá você tem contanto tanto com as empresas quanto com pessoas que estão na mesma situação que você.

➜ Currículo

Capriche  em seus currículo, fazendo ele de maneira clara e objetiva com todas as informações. Além disso, use somente informações verídicas para que assim as empresas deem credibilidade a sua personalidade profissional.

➜ LinkedIn 

É importante fazer um perfil no site mais visitado das empresas no mundo, quem sabe não recebe uma proposta de emprego valiosa e com salário maior do que ganhava em sua empresa antiga.

O perfil do LinkedIn é de suma importância para elevar sua carreira, pois a maioria das empresas no mundo procuram por colaboradores através dele.

Leia também: Como trabalhar no japão.

Rolar para cima
Pesquisar

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.