Amsterdam é um dos lugares possíveis e almejados por muitos brasileiros que gostariam de morar e trabalhar fora do Brasil. Quer saber como e qual o processo para sua ida?
Fique conosco!
Amsterdam é a capital da Holanda e para quem não sabe, tem a fama de ser um dos grandes patrimônios da arte mundial. Só isso já nos deixa com muita vontade de viajar e conhecer a capital.
No entanto não são só essas razões, bem como razões econômicas que ainda falaremos nesse artigo. Sobretudo a pauta principal a ser tratada hoje será a questão do trabalho, já que muitos brasileiros tem o desejo de morar e trabalhar em Holanda, Amsterdam.
Encontre as vagas para trabalhar em Amsterdam
Antes de tudo, o que você precisa saber é onde encontrar vagas de emprego. Afinal de contas estar no lugar certo poupará muito de seu tempo. Sendo assim, mesmo ainda estando ainda no Brasil já pode pesquisar e se candidatar para vagas de emprego em Amsterdam. Embora existam alguns passos a serem tomados antes disso, é bastante simples o processo.
O planejamento é essencial quando se quer morar fora, bem como arrumar a um bom trabalho. A documentação e o currículo são primordiais para que tudo se desenvolva da melhor maneira possível.
A Holanda é um país promissor para os estrangeiros que almejam trabalhar fora, aliás, existem muitas vagas para eles em empresas multinacionais. A partir disso, o país oferece também a facilidade de conexão entre as empresas e os candidatos.
Comece a procurar emprego antes de ir e faça isso através dos diversos sites e agências especializadas nesse negócio.
Sites e agências especializadas com vagas de emprego em Amsterdam:
- Adecco;
- Intermediair;
- I am Expat;
- Manpower;
- Monster;
- Nationale Vacaturebank;
- Octagon;
- Page Personnel;
- Randstad;
- Sitly;
- Timing;
- Uitzend Bureau;
- Werk;
- Young Capital.
Uma dica importante: procure pelas vagas através dos grupos no Facebook. Por lá você obtém mais informações e fica por dentro de diversas oportunidades de emprego. Então, faça parte desses grupos e participe das discussões.
Além disso, o Facebook é uma grande rede social, onde você pode obtém respostas e tira suas dúvidas mais importantes. Tudo de maneira bem simples, pois muitos dos membros já vivem em Amsterdam e podem dar maiores detalhes de como é viver na Europa!
Vamos falar agora sobre algo muito importante, a documentação e o visto para trabalhar legalmente na Holanda em Amsterdam.
Documentação para trabalhar em Amsterdam
O primeiro passo para conseguir trabalho em Amsterdam é enviar currículos para as agências de emprego. Porém é importante que comece, nesse mesmo período, a arrumar seus documentos para a viagem. O visto é algo de suma importância, sendo que através dele você tem o livre acesso ao país, ou seja, sem ele não terá segurança nem os direitos de cidadão.
Contudo, para trabalhar em Amsterdam você deve solicitar o visto de trabalho através do Consulado da Holanda no Brasil. Para aqueles que já possuem cidadania Europeia tudo é ainda mais fácil. Uma vez que basta ir até a prefeitura da cidade escolhida para morar e fazer todo o processo por lá.
A cidadania é considerável e possível ao cidadão brasileiro que nasce em território estrangeiro e aqueles que tenham ascendência estrangeira. Nesse sentido também os que são naturalizados por casamento e aos que residem na Europa há alguns anos.
Atenção: Além da Holanda a dupla cidadania pode ser solicitada em alguns países da União Europeia, como exemplo, Islândia, Noruega entre outros.
A dupla cidadania na Holanda tem um diferencial, pois é necessário que o indivíduo renuncie à cidadania do país de origem para solicitar o novo passaporte do país.
Valor cobrado pela cidadania
Caso esteja buscando pela cidadania existem diversas empresas especializados e que oferecem esse serviço. Mas, tudo tem um valor, que nesse caso é um tanto salgado, cerca de 5 e 20 mil reais. Além desses gastos tenham em mente as despesas de cartório, correio etc.
Os documentos para solicitar da cidadania europeia são: o passaporte; requerimento da atribuição de nacionalidade; cartão do cidadão do ancestral de nacionalidade; comprovante de residência; cópia autenticada da carteira de identidade ou outro documento com foto; certidão de nascimento do pai ou mãe mesmo que falecidos.
Visto de trabalho
Para trabalhar em Amsterdam você tem algumas opções de visto, porém a mais apropriada é obter o visto de trabalho. Para isso o candidato precisa ser contratado por uma empresa e assim imigrar para o país. Muitos profissionais estrangeiros são bastante requisitados por falta no setor.
Assim, o imigrante qualificado pode fazer parte da seleção de candidatos e conseguir o cargo. Para conseguir o visto de trabalho, além dos documentos exigidos, o candidato deve ter um emprego remunerado ou a promessa de vagas de emprego na Holanda. Além disso, estes podem trabalhar através do cartão azul europeu (European Blue Card) e obter o visto de trabalho.
O visto é concedido também para o profissional que trabalha como pesquisador, estagiário, estudante de faculdade estrangeira entre outras. Para morar em Amsterdam você precisará, então, de apresentar seu passaporte, seguro viagem e algum comprovante de estadia.
Tipo de visto para trabalhar e morar em Amsterdam:
- Visto de trabalho;
- Visto por casamento (Partner/Family): serve para aqueles que têm uma relação estável ou família (válido para casais homoafetivos, casados, para quem vai morar com os pais e tutores legais, ou pais adotivos e crianças que nasceram na Holanda);
- Au Pair: Esse tipo de visto é uma permissão para que a Au Pair (babá) possa morar com uma família holandesa aprenda o idioma holandês e realiza trocas culturais;
- Intercâmbio: Programa destinado aos mais jovens para fazer parte do ensino médio na Holanda ou realizar troca cultural durante o período de férias.
A autorização é chamada de MVV que significa em holandês “Machtiging tot Voorlopig Verblijf”.
Documentos para retirar o seu MVV
- Passaporte;
- Formulário MVV;
- Duas fotos atuais;
Dicas essenciais para quem quer trabalhar em Amsterdam
Existem alguns detalhes importante para quem deseja trabalhar, estudar ou morar fora do Brasil. Amsterdam é um mar de oportunidades para a vida de qualquer profissional. Fique ligado as dicas mais importantes para conseguir a vaga de emprego mais rapidamente.
1.Falar inglês
Falar inglês é uma obrigatoriedade, pois para muitas vagas isso é um grande diferencial que fará com que fique a frente de muitos candidatos.
2. Validar o Diploma
Em alguns setores é pontual a validação do diploma, bem como as áreas da saúde, Administração, Comunicação, Marketing e Tecnologia da Informação.
3. LinkedIn
Mantenha o LinkedIn atualizado, pois é ele que faz a conexão das agências de emprego com os candidatos. Geralmente, você procura as vagas nas agências e a empresa contratante verifica as informações no perfil do LinkedIn.
Atenção: Coloque as informações em inglês caso esteja procurando trabalho no exterior.
4. Currículo
O currículo deve ser bem elaborado e em inglês. Anexe nele a cover letter (carta de apresentação) para que tenha ainda mais informações certificando de suas qualificações e experiências. Para quem não sabe, a cover letter é um resumo para apresentar sua vida profissional.
Gostou? Caso tenha alguma dúvida deixe um comentário. Boa sorte!