O auxiliar de dentista é uma profissional bastante requisitada no setor da saúde. Além disso, o profissional não precisa de ensino superior para trabalhar em um consultório odontológico. Fique por dentro de como se tornar um auxiliar de dentista, qual a média de salário e o que faz os profissionais dessa área.
Na maioria das vezes a própria recepcionista faz a função de auxiliar de dentista. Geralmente nas clínicas existem uma recepcionista que trabalha auxiliando o dentista em algumas funções básicas. Mas, alguns consultórios preferem separar essa função, tendo assim uma ASB (auxiliar de saúde bucal) para trabalhar internamente na sala da clínica.
Tanto uma quanto a outra são essenciais para que as clínicas funcionem. Uma auxiliar de dentista tem uma série de funções que a tornam necessária para o consultório.
Mas, o que exatamente um auxiliar de saúde bucal (auxiliar de dentista) faz e quais suas atribuições? Vamos descobrir agora nesse artigo!
O que faz um auxiliar de dentista?
Primeiramente, o ambiente clínico de um consultório precisa de um profissional auxiliando o dentista. Sobretudo, mesmo o dentista sendo um profissional especializado é necessário para a segurança dos pacientes, que tenha um auxiliar ajudando.
Nesse sentido, o auxiliar promove a assistência que o dentista precisa, para facilitar ainda mais seu trabalho. De modo que também torna seu trabalho mais eficiente e seguro, como dissemos acima.
Confira agora as principais funções no desempenho do auxiliar de dentista e quais habilidades precisam ter na hora de trabalhar!
Funções do Auxiliar de Dentista
1. Auxiliar de instrumentação
O auxiliar de dentista promove o auxílio da instrumentação para o dentista durante o procedimento nas clínicas e consultórios. Tem como principal função acompanhar o dentista na hora das consultas e nos procedimentos cirúrgico. Dando a ele os instrumentos na hora certa que o procedimento necessitar.
O auxiliar de dentista ajuda na instrumentação acompanha também, em muitos casos, durante a manutenção de aparelhos ortodônticos. Além disso, o auxiliar de instrumentação é o responsável por facilitar para que o dentista tenha todos os instrumentos necessários na hora das consultas.
2. Auxiliar de dentista atendimento
O Auxiliar de Dentista também tem a função de atender o público e organizar as fichas clínicas para o atendimento.
3. Auxiliar de controle de infecção
O auxiliar também realiza, dentro e fora da sala de atendimento, o controle de infecção. Uma vez que esse ambiente é um possível foco de aparecimento de doenças. Sendo assim é necessário que o auxiliar de dentista faça a limpeza e higienização do consultório e descartando os materiais de modo correto.
Entretanto, existe também nesse setor a função de esterilização de instrumentos cirúrgicos feita por este profissional. Sobretudo, para garantir que o ambiente esteja sempre seguro para os profissionais que trabalham e também para os pacientes.
Lista de funções do Auxiliar de Dentista:
- Trocar as borrachinhas do aparelho,
- Ajudar nos procedimentos cirúrgicos,
- Garantir que o dentista tenha um acesso aos instrumentos na hora dos procedimentos,
- Apoio no atendimento,
- Atuação na instrumentação cirúrgica;
- Controlar a infecção do ambiente;
- Organização do consultório ou clínica e da sala de atendimento.
Diferenças entre o Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) e Técnico de Saúde Bucal
O Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) faz todas as funções que falamos acima, além de ter a profissão legalizada e reconhecida. A diferença do ASB e o Técnico de Saúde Bucal são a necessidade de um curso e certificado, salário e as funções. No geral, o auxiliar de saúde bucal (ASB) é uma profissão mais externa e o técnico de saúde bucal mais interna.
O Auxiliar em Saúde Bucal (ASB), bem como o Técnico de Saúde Bucal são importantes em um ambiente odontológico. Entretanto, o ASB é responsável pelo preparo, higiene e auxílio dos materiais na hora dos procedimento.
Enquanto, o Técnico em Saúde Bucal tem a competência para fazer pequenos procedimentos no paciente dentro da sala de atendimento odontológico. O Técnico em Saúde Bucal é responsável pela aplicação de flúor para limpeza dentária, remoção de sutura entre outras funções mais internas.
Diferenças salariais
Além da diferença nas funções há também, é claro, a diferença salarial entre um profissional e o outro. Contudo, essa desigualdade ocorre por conta de alguns fatores, como por exemplo, a formação exigida para se tornar Técnico de Saúde Bucal.
A princípio a formação é mais longa, aliás suas atividades também envolvem um risco biológico maior sobre os aspectos da contaminação. Isso porque, o Técnico de Saúde Bucal tem contato mais direto com o paciente.
Esse é um dos motivos para que o salário do Técnico de Saúde Bucal seja maior que o salário de um auxiliar de dentista. O Auxiliar de Dentista ganha em média R$ 400 a menos do que o Auxiliar de Saúde Bucal.
Funções do Técnico de Saúde Bucal (TSB)
- Atua fazendo polimento coronário,
- Faz raspagem de tártaro,
- Tira e revela radiografias,
- Insere e condensa substâncias restauradoras,
- Faz limpeza e antissepsia do campo operatório, antes e após atos cirúrgicos,
- Remoção de sutura,
- Prepara o paciente para ser atendido,
- Auxilia e instrumenta os profissionais no atendimento clínico,
- Manipula materiais de uso odontológico,
- Seleciona moldeiras antes de serem usadas,
- Auxiliar e participa da realização de levantamento epidemiológico,
- Faz ações educativas, atuando na prevenção das doenças bucais,
- Faz demonstração de técnicas de higiene bucal, como por exemplo, a escovação,
- Aplica tópica de flúor,
- Realiza visitas domiciliares junto com a ESF,
- Promove atividades preventivas e educativas,
- Participa de reuniões e planejamento juntamente com a equipe da ESF,
- Marca consulta,
- Lava e esteriliza os instrumentais,
- Promove a conservação e manutenção de equipamentos odontológicos,
- Faz a biossegurança quando armazena, manuseia e descarta os produtos e resíduos odontológicos,
- Faz limpeza do consultório,
- Confecciona modelos de gesso.
Para terminar o Técnico em Saúde Bucal (TSB) tem também a funções de participar no treinamento e capacitação do Auxiliar de Saúde Bucal (ASB).
As diferenças entre essas duas carreiras são mínimas, no aspecto de atuação. No entanto, uma semelhança bastante importante desses dois profissionais é que ambas necessitam registro no Conselho Federal de Odontologia e no Conselho Regional de Odontologia.
Atenção: Não é permitido trabalhar como Auxiliar de Saúde Bucal ou Técnica de Saúde bucal sem que haja o registro.
Leia também: