terça-feira, junho 18, 2024

Calculadora de FGTS: Saiba o Valor do seu Fundo de Garantia!

Calculadora de Saldo do FGTS Online Grátis

Calculadora de Saldo do FGTS

Sabia que é possível calcular o FGTS com o valor e tudo que precisa saber através da calculadora que disponibilizamos em nosso site.

Hoje entenderemos melhor como é conduzido esse cálculo e o porquê que o FGTS surgiu. O fundo de garantia é um meio, no qual, o trabalhador recebe dinheiro a partir de leis e regras pré-estabelecidas. Muitas pessoas desconhecem, não sabem também quais são as oportunidades de receber o FGTS e obter esse benefício. Faremos sobre isso e ainda ao final do artigo terá acesso a diversas dicas do que fazer com FGTS e quais são as melhores oportunidades para gastar esse dinheiro. 

O que é FGTS E por que a calculadora é importante? 

Muitas pessoas não sabem ao certo o que significa FGTS e o porquê de calcular esse valor é tão importante para nossas vidas. A princípio, o FGTS é uma sigla correspondente ao fundo de garantia de tempo de serviço. Em outras palavras, o trabalhador tem direito a esse benefício quando é demitido. Embora algumas regras tenham mudado, o FGTS é a garantia de que o trabalhador não ficará desamparado. Ao entender essas regras, você que é trabalhador registrado em carteira de trabalho e exerce seu ofício através da CLT pode usufruir e garantir que não passe por necessidades, tanto através do FGTS, bem como o salário de desemprego.

Geralmente, as pessoas que iniciam sua vida no mercado de trabalho desconhecem algumas siglas importantes para o seu bem-estar. O FGTS e também o salário desemprego são dois benefícios de direito do trabalhador. Devemos entender então como e por que o fundo de garantia de tempo de serviço é formado e como pode ser retirado ao final pelo trabalhador, que foi demitido sem justa causa. 

Então, resumidamente, o trabalhador tem o direito de formar um patrimônio através da criação do FGTS. Sobretudo, pode ser sacado em momentos oportunos e especiais como, por exemplo, aquisição da sua casa ou na hora de se aposentar. Existe também a possibilidade de se destacar em uma situação de dificuldade como, por exemplo, na hora que foi demitido sem justa causa ou está com uma doença grave. Com tudo para entender tudo isso é necessário que contemos um pouco mais sobre a história do FGTS e falaremos em seguida como e por que foi criado e quais são as pessoas, com o direito ao fundo de garantia. 

Fique sabendo também quem é o depositante e qual é o valor depositado através da calculadora do FGTS. 

Quem tem direito ao FGTS?

Calculadora para FGTS
Calculadora para FGTS simplifica os direitos trabalhistas. (Imagem: Reprodução)

Uma dúvida bastante recorrente é sobre quais são os trabalhadores, com direito ao FGTS, e como é feito esse cálculo a partir disso. Informemos a vocês quais são esses trabalhadores. Sobretudo, todos os trabalhadores que estão no momento registrados pela CLT, com o contrato de trabalho a partir de 1988, precisamente dia 5 de outubro de deste ano, tem o direito ao FGTS. É importante ressaltar que antes dessa data a opção pelo FGTS era facultativo das empresas e só se tornou direito obrigatório agora. 

O FGTS é um direito dos trabalhadores rurais, os trabalhadores temporários, dos trabalhadores adultos e dos temperos, aqueles Operários rurais que trabalham por período de colheita.  Além desses, o direito se entende aos atletas profissionais como, por exemplo, os jogadores de futebol. A, não podemos esquecer do diretor não empregado que poderá ser equiparado aos demais Trabalhadores e ter também o direito ao FGTS.

 Outra informação importante é que o empregador doméstico tem o direito fraco tá ativo, ou seja, recolher ou não FGTS até 30 de setembro de 2015, mas a partir de primeiro do 10 de 2015 o recolhimento passou a ser obrigatório também para esse trabalhador. O que estabelece a obrigatoriedade é o vínculo empregatícios através da CLT. O FGTS, no entanto, é descontado do salário e obrigação do empregador.

Mas afinal, quem mais tem direito a esse benefícios, então?

  • Trabalhadores Rurais 
  • Trabalhadores urbanos 
  • Regime de trabalho avulso 
  • Safreiros  
  • Atletas 
  • Diretor não empregado 
  • empregado domestico 

O que se enquadra em Trabalhadores Rurais

O trabalhador rural é aquele que trabalha em propriedade rural ou prédio rústico, pessoa física que presta serviços de natureza não eventual. Além disso, o trabalhador rural tem como o pagamento, o salário e sua jornada de trabalho é de 44 anos semanais e 250 horas mensais.

O trabalhador rural também tem direito a receber o fundo de garantia. Então se você está dentro dessa classe pode utilizar da calculadora de FGTS para saber qual é o valor que irá receber caso se enquadre nas possibilidades. 

Os mais claros então o trabalhador rural é aquela pessoa física que oferece por serviço em uma propriedade rural mediante a salário, em estabelecimentos como Chácaras, fazenda e sítios, no qual Tem atividade agrícola ou pecuária. 

Mas a atividade Rural inclui lavoura, produções florestais, extrativismo, pesca artesanal entre ofícios. 

O que é regime de trabalho avulso 

Dúvida recorrente é o que é esse tal de trabalhador avulso. Esse também recebe o FGTS e por isso pode utilizar da nossa calculadora. Contudo, antes de qualquer coisa é necessário entender Qual é o tipo de serviço prestado por esse trabalhador e como funciona serviços em geral confinado o trabalhador avulso aquele que presta serviço na empresa de maneira eventual, em alguns casos não possuem vínculo empregatícios, mas tem os mesmos direitos dos trabalhadores vinculados. 

Existem, no entanto, diversos tipos de trabalhadores avulsos. O trabalhador temporário tem conotação diferenciado do trabalhador avulso, uma vez que este é contratado pela empresa por um período máximo de 90 dias. Em geral, para substituir provisoriamente algum trabalhador dessa empresa que precisa se ausentar. Este período em que demanda o trabalho e precisam do Trabalhador temporário.  Ademais, para contratar um trabalhador temporário a empresa precisa fazer o contrato, e esse contrato é como prestador de serviço, a contratação direta não é permitida. 

Já, ao observar, o trabalhador avulso é também um trabalhador que presta serviço, porém de maneira eventual para a empresa, não substituindo ninguém. Esse não tem tempo e negativo, mas possuem os mesmos direitos dos trabalhadores com o vínculo viu já acredito isso. A intermediação do serviço temporário é obrigatório através do Sindicato das categorias. 

O que é um trabalhador safreiro

O trabalhador está frito tem como garantia o FGTS e todas as vantagens e benefícios de um trabalhador comum: férias, adicional de décimo terceiro, 13º salário, descanso semanal remunerado, salário família, recolhimento do INSS, inscrição no texto entre outros direitos. O safrista, como também pode ser chamado, é também um trabalhador rural que presta serviços de um contrato segundo a safra. Por isso que ele recebeu esse título, uma vez que só trabalha quando a safra de tal produto.

Conclusão 

Faça você mesmo o cálculo do seu FGTS e descubra qual o valor que irá receber. É impostante levar a sério seus direitos de trabalhador, só assim terá acesso ao benefícios que merece. Todos os direitos e garantias podem ser validados e observados pela CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas e a Constituição Federal.

Sempre que tiver dúvidas, pesquise, se informe!

Caso ainda tenha ficado alguma dúvida, deixe nos comentários, assim que possível responderemos.

Rolar para cima
Pesquisar

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.