terça-feira, junho 18, 2024

Como aumentar a produtividade no trabalho, veja técnicas infalíveis

Conheça as mais infalíveis técnicas para aumentar a produtividade no ambiente de trabalho e obtenha os melhores resultados.

O papel da produtividade no trabalho é confundido muitas vezes com trabalhar mais, porém ter mais produtividade é o oposto disso. Trabalhar mais horas no dia não quer dizer que está sendo produtivo, mas somente que está prolongando as horas de trabalho.

Devemos primeiramente entender o conceito de ser uma pessoa produtiva e nos prepararmos com técnicas adequadas para que tenhamos um aumento de nossa produtividade e consequentemente trabalhamos menos.

Quando aumentamos as horas de trabalho geralmente fazemos as mesmas coisas de quando trabalhamos em nosso horário normal, sendo assim, não estamos sendo produtivo de maneira nenhuma. Sem absorver as técnicas a única coisa que estamos fazendo e ser escravos do tempo, confira!

Produtividade e tempo livro

No momento em que temos mais tempo livre estamos sendo, de certa forma, mais produtivos em nosso trabalho. Tempo livre então é sinônimo de produtividade.

É interessante esse conceito, pois quando não estamos sendo produtivos temos que trabalhar em nosso tempo livre para compensar tudo que não fizemos, como por exemplo, trabalhar nos finais de semana.

Contudo, devemos medir o quanto estamos sendo produtivos, a partir de quanto tempo livre estamos tendo no dia. No entanto, devemos refletir a respeito de um assunto simples.

Nosso dia tem 24 horas, e procrastinar o tempo todo nos leva a não produtividade, porquanto, entregamos trabalhos de última hora, ficamos ansiosos, estressados e frustrados com o resultado de nossas escolhas.

O primeiro passo para sermos mais produtivos é avaliar nossos horários, aplicar as técnicas para não procrastinar e assim evoluir em nossa produtividade. Parar de prometer que amanha será diferente e começar agora.

Venha conosco conhecer todas as técnicas para aumentar de vez sua produtividade no trabalho. Vamos ser mais produtivos, com menos trabalho, menos correria e mais tempo livre?

Técnicas para aumentar a produtividade no trabalho

Aumente a produtividade no trabalho. .
Aumente a produtividade no trabalho. Imagem: Divulgação.

1. Fazer pausas entre uma tarefa e outra

É importante dar pausas depois de certo tempo trabalhando, assim quando voltar à tarefa estará com a cabeça mais leve. Pesquisadores apontam que descansar em média 20 minutos pode ser excelente para que nosso cérebro se reorganize.

O ideal é trabalhar por 2 horas e então fazer pausas de no máximo 20 minutos e assim consequentemente. Nesse tempo livre de pausa, você pode tomar um café, jogar algum jogo no celular, olhar as redes sociais ou mesmo conversar um pouco com alguém. Logo após a pausa volte para a tarefa que estava por concluir. Reprogramar o cérebro é importante para aumentar sua produtividade no trabalho.

2. Ouvir música aumenta a produtividade no trabalho

Ser produtivo é ter mais resultados com menos esforços, como já falamos acima, porém aumentar a produtividade é algo complicado para algumas pessoas. De acordo com pesquisas – “Psychology of music”, devemos aumentar a dopamina em nosso cérebro para que essa motivação seja ainda maior, uma vez que mais motivado mais produtivo.

Temos em nosso corpo os neurotransmissores que nos deixam cheios de energia. A dopamina é um neurotransmissor que nos dá mais motivação consequentemente mais energia para trabalhar.

A música é um artifício que nos entrega mais dopamina, então trabalhar ouvindo um playlist que goste também aumenta a produtividade. Quando você ouve uma playlist que gosta durante o trabalho gera mais dopamina tendo disposição e ganha mais produtividade.

3. Fazer uma tarefa de cada vez

É necessário fazer uma tarefa de cada vez para que consiga realizá-la com perfeição. Quando fazemos várias tarefas de uma vez, pode ter certeza que ao final do dia não terá finalizado nenhuma delas.  Fazer várias tarefas ao mesmo tempo te torna menos produtivo.

Ao passo que se focar em uma tarefa até terminá-la poderá fazer isso com excelência. As pessoas que costumam fazer uma tarefa de cada vez, geralmente, produzem em média 30% mais que as pessoas que são multitarefa.

Ao trocar uma tarefa para outra o cérebro perde tempo na reorganização e com isso fica menos produtivo, visto que perde tempo e energia. 

4. Alimentar-se adequadamente

As pessoas que se alimentam bem e comem alimentos saudáveis são mais produtivas. Isso por que alimentos pesados te deixam mais lentos e com mais preguiça de realizar tarefas.

Escolha uma alimentação mais leve e nutritiva para que aumente sua energia no trabalho e tenha alta produtividade. Além disso, não se esqueça de tomar água durante seu expediente.

5. Finalize as tarefas

Quando pegar uma tarefa para fazer, foque em terminá-la. Porém, caso não consiga terminá-la no mesmo dia, não fique frustrado, desanimado, mas veja tudo que fez e como foi positivo o processo. Isso aumenta sua produtividade no trabalho e te dará mais animo. Pare de olhar para o que você não fez e passe a olhar para o que fez.

6. Prazos possíveis

Nunca dê estimativas curtas para terminar um trabalho, isso pode te pressionar, e sua produtividade desandar. As estimativas não podem ser tratadas como prazos, só assim o trabalho produtivo será realizado com tranquilidade.

Portanto, analise o serviço antes e só depois avalie juntamente com as outras técnicas, um prazo necessário. Quando não analisa quanto tempo conseguirá terminar a tarefa você pode ficar pressionado, estressado e sem energia.

A frustração gera perda de energia, sendo assim analise o serviço antes e se dê esse prazo.

7. Muita tarefa para fazer escolha uma delas!

Digamos que você tenha várias tarefas para fazer, mas sabe que se fizer todas de uma só fez não saíra perfeito e corre um sério risco de ter sua produtividade afetada. Então, escolha uma tarefa sente-se e se organize. Toda a vez que se lembrar de alguma coisa que precisa fazer, anote e faça após terminar o que esta fazendo primeiro.

8. Organize-se no dia anterior

Após terminar seu trabalho, sente-se e se organize para o dia de amanhã. Sendo assim, ao terminar seu dia, faça uma lista com pelo menos três itens importante que precisa fazer no dia sequente e outras tarefas principais.

Definindo assim cinco tarefas para o dia seguinte que são importantes, sua mente fica mais aliviada, você começa a trabalhar com mais organização e seu trabalho fica mais produtivo.

Disciplina e produtividade no trabalho 

É preciso ser paciente, avaliar tudo isso que foi dito e colocar em prática. A produtividade em nosso trabalho nos tranquiliza, nos deixa mais motivados e livres para descansar nas horas vagas.

Uma maneira eficiente para reorganizar e dar mais alivio a sua mente. Seja disciplinado (a) e modifique seus dias de uma vez por todas, comece agora!

Gostou dos tópicos de como melhorar a produtividade no trabalho? Deixe um comentário e nos diga o que achou. Siga-nos nas redes sociais (Facebook e Instagram) para ficar por dentro de todas as novidades.

Leia também:

  • Estudar em Portugal: usar nota do Enem e as melhores universidades.
  • Profissões do Futuro lista de carreiras para os próximos anos
Rolar para cima
Pesquisar

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.