quinta-feira, maio 30, 2024

Concurso Aeronáutica do Brasil: O que é, Como Participar e Mais!

Se o seu sonho é fazer o concurso aeronáutica do Brasil, nesse artigo você terá acesso a todas as informações necessárias para um cargo na força aérea brasileira. Além disso, vamos falar em mais detalhes sobre essa grande instituição que é tão requisitada por fazer um trabalho tão grandioso.

Além disso, trabalhar com a força aérea brasileira é o desejo de muitas  pessoas que sonham com a tão sonhada aprovação no concurso aeronáutica do Brasil.

Sendo assim, se você deseja ter todas as informações a respeito do concurso aeronáutica do Brasil, confira nosso artigo até o fim e anote todas as informações. Boa leitura!

Conheça a Força Aérea Brasileira – FAB

concurso aeronáutica do Brasil
A Força Aérea faz parte da carreira limitar (imagem: Canva)

Em primeiro lugar, antes de saber mais informações sobre o concurso aeronáutica do Brasil, é fundamental saber mais sobre a força aérea brasileira. Afinal, essa é uma das principais organizações do país, e a que possui os profissionais mais bem treinados para suas missões.

Assim como a Marinha do Brasil e o Exército Brasileiro, a Força Aérea Brasileira (FAB) também faz parte das organizações nominalmente conhecidas como forças armadas. Além disso, o artigo 142 referente a Constituição Federal de 1988 do Brasil define:

“As Forças Armadas constituídas pela Marinha Brasileira, pelo Exército e pela Aeronáutica se tratam de instituições nacionais regulares e permanentes. Organizada com base em hierarquias e na disciplina, sob a autoridade suprema do Presidente da República referente ao momento”.

Dessa forma, fica bem claro que a Força Aérea é uma entre as principais Forças Armadas do Brasil, subordinada diretamente ao Ministério da Defesa. A Força Aérea realiza operações com o objetivo de treinar suas tropas e testar seus equipamentos para conseguir mantê-los sempre prontos para oferecer uma resposta pronta caso haja necessidade em caso de possíveis ataques.

Afinal, como ingressar no concurso aeronáutica do Brasil?

O ingresso de um indivíduo no concurso aeronáutica do Brasil acontece de três formas diferentes, conheça cada uma delas:

  • Concurso público: Essa é a opção ideal para quem deseja ingressar em uma carreira militar;
  • Alistamento: Esse é o serviço militar obrigatório que todos os indivíduos do sexo masculino passam ao completar 18 anos de vida;
  • Processo seletivo: Essa opção é para militares temporários.

Abaixo veja quais são os principais concursos aeronáutica do Brasil:

  • CPCAR: Idade mínima entre 13 e 17 anos, além disso, é necessário ter o ensino fundamental completo;
  • AFA: A idade mínima para o AFA é 16, e a máxima 21, nesse caso o indivíduo precisa ter concluído o ensino médio para poder se inscrever no concurso;
  • EEAR: Idade mínima 16 anos, e máxima 23, o indivíduo precisa apenas ter concluído o ensino médio para fazer sua inscrição;
  • EAGS: Ter entre 16 e 24 anos de idade, ensino médio completo e curso técnico referente a área de atuação do cargo;
  • ITA: É necessário ter entre 16 e 22 anos de idade, e concluído o ensino médio;
  • CADAR: A idade máxima para quem deseja fazer o concurso da CADAR, é 34 anos, além disso, é necessário ter o ensino superior no curso de odontologia
  • CAFAR: Idade máxima 34 anos, necessário ter ensino superior no curso de farmácia;
  • CAMAR: A idade máxima para quem deseja prestar o concurso da CAMAR é 34 anos, além disso, o indivíduo precisa ser formado em medicina;
  • EAOP:  Necessário ter no máximo 32 anos de idade, além de estar habilitado nas respectivas especialidades;
  • EAOEAR: Idade máxima 34 anos, e ensino superior em engenharia.

Para saber quando acontecerá a abertura dos próximos editais do concurso da aeronáutica do Brasil, fique de olho no portal oficial da Força Aérea Brasileira (www.fab.mil.br)

Como funciona a Força Aérea Brasileira?

Como falamos anteriormente, a Força Aérea Brasileira se trata de uma instituição militar. Por esse motivo, existem diversas peculiaridades que acabam lhe diferenciando de um trabalho convencional como têm a maioria dos brasileiros.

 Contudo, vale destacar que existem semelhanças quando comparamos o expediente da FAB com o serviço de segmentos comuns. Entre essas diferenças, podemos citar: 

  • Apresentação pessoal: Maneira pela qual a aparência do militar é avaliada, isso porque todo militar é a representação de força. Por esse motivo, ele precisa seguir um conjunto de normas e diretrizes que norteiam seu comportamento exemplar;
  • Serviços: A escala do serviço de cada profissional é algo que faz parte da vida de um militar. Sendo assim, não existe remuneração extra para isso, isso porque sua dedicação exclusiva é um pré -requisito para a carreira na caserna;
  • Missões: Ser um militar é uma atividade permanente, dessa forma, missões são designadas com bastante frequência, além disso, em muitos casos sem ao menos ter um aviso prévio.
  • Condicionamento físico: Uma vez que as atividades militares acabam exigindo uma boa condição física, é preciso que o militar esteja com o físico em dia. Para que isso aconteça, os treinamentos físicos acabam fazendo parte da rotina diária.

Qual sua função?

Para quem não acompanha, faz parte do quadro de funções da Força Aérea Brasileira  resguardar o espaço aéreo de maneira que a segurança e a soberania dos poderes sejam assegurados.

Além disso, essa função está explícita na segunda parte do conhecido artigo 142 da Constituição Federal de 1988.  Dessa forma, a Força Aérea é considerada uma das Forças Armadas que possuem a responsabilidade de proteger a nação, além dos interesses do país.

Além disso, os concursos para carreira militar costumam ser bastante procurados, isso porque existe muita procura de pessoas que desejam trabalhar na linha de frente salvando o país. Como muitos têm dúvidas, é possível que homens e mulheres tenham funções no curso aeronáutica do Brasil.

Conclusão sobre o Concurso Aeronáutica do Brasil

O concurso aeronáutica do Brasil, assim como os outros concursos para trabalhar em carreira limitar, costuma ser bastante procurado e aguardado. Contudo, o que muitos não sabem é que existe todo um pré-requisito que é necessário fazer parte, para ai sim poder disputar por vagas.

Ou seja, é importante que o indivíduo que tenha interesse em trabalha com a carreira militar, independente de onde, busque saber quais são os pré-requisitos para exercer um cargo como esse.

A Força Aérea Brasileira fornece cargo desde pessoas que possuam apenas o ensino médio, até indivíduos que tenham formações específicas, como por exemplo: Farmácia, medicina ou odontologia.

Rolar para cima
Pesquisar

INSCREVA-SE

Faca como mais de 35 mil brasileiros que já conseguiram sua recomendação pelo oedital, e receba sua oferta!

Navegue

Siga-nos

Ao continuar navegando, você concorda com nossos Termos de Uso e Polí­tica de Privacidade.