domingo, setembro 8, 2024

Estratégias de Crescimento para Pequenas Empresas: 5 Dicas para Expandir seu Negócio!

Se você possui um negócio e o objetivo é alcançar um crescimento escalável e significativo. É necessário definir estratégias de crescimento para pequenas empresas através de metas de pequeno, médio e longo prazo. Além disso, estatísticas mostram que aproximadamente 74% das startups costumam falhar por conta do dimensionamento prematuro. Isso ocorre quando uma empresa em crescimento aumenta sua equipe e adiciona novos recursos. E entrar em novos negócios antes mesmo de estabelecer totalmente seus produtos e plano de negócios.

Por esse motivo, antes de fazer seu pequeno negócio se desenvolver, é fundamental estabelecer estratégias de crescimento para pequenas empresas e criar bases sólidas e metas definidas para que consequentemente seu negócio possa crescer e se tornar uma referência no mercado financeiro. 

Sendo assim, nesse artigo falaremos sobre as estratégias de crescimento para pequenas empresas. Além dos erros mais comuns que os pequenos negócios e os novos empreendedores costumam cometer. Além disso, você descobrirá como identificar os sinais corretos para reconhecer quando seu negócio está pronto para crescer e expandir. Sendo assim, anote todas as informações e boa leitura!

Dicas de estratégias de crescimento para pequenas empresas

estratégias de crescimento para pequenas empresas
Ter boas estratégias é fundamental para o desenvolvimento de uma empresa (Fonte: Reprodução)

A partir de agora mostraremos algumas estratégias de crescimento para pequenas empresas que ajudarão a fazer seu negócio se expandir.

1- Avalie o sistema atual do seu negócio 

Em primeiro lugar, ter um bom sistema pode acabar ajudando a alcançar os seus objetivos empreendendo na hora de executar uma empresa que se desenvolve bem no mercado. Dessa forma, isso envolve criar um processo que executa as atividades empresariais, como por exemplo: Toda a parte de gestão financeira e marketing, isso de uma forma bem estruturada e organizada. 

Além disso, para auxiliar na hora de ter um sistema bem sucedido e que seja aceito no mercado, você precisará avaliá-lo de forma constante. Sendo assim, diversos indicadores podem acabar sendo utilizados na hora de avaliar o funcionamento do seu sistema, entre eles estão:

  • Conversões de vendas; 
  • Processos repetíveis;
  • Margens de lucro;
  • Despesas, como hosting.

Outra parte importante de estratégias de crescimento para pequenas empresas é o planejamento. Isso porque ele faz parte do modelo de negócios que irá te levar direto ao alcance de seus objetivos. Afinal, ao planejar o crescimento desejado a sua empresa, desde os números de venda e novos clientes até a renda que você pretende ganhar e gerir todos os meses. Você pode optar por criar um plano de ação mais realista para o seu empreendimento.

Além disso, possuir um plano de negócios eficiente te ajudará a atender as expectativas de seus clientes e consequentemente, passar a resolver mais problemas que aparecerão pelo caminho. É importante ter em mente que conhecer direito os pontos fortes da sua empresa, como por exemplo, sua missão e valores permitirá que você consiga criar uma base sólida para o futuro.Além disso, o financiamento para pequenas empresas pode acabar sendo bem útil algumas vezes.

2- Estabeleça algumas metas definitivas

Ao fazer com que sua empresa cresça e prospere no mercado financeiro, é importante ter em mente um objetivo para te ajudar a liderar os negócios na direção correta e se concentrar no quadro como um todo. Por esse motivo, é importante que seus objetivos sejam específicos, atingíveis, realistas, mensuráveis e vinculados ao tempo. Além disso, esse é um conceito conhecido no mercado corporativo como smart, veja abaixo algumas das suas funções:

  • Específico: Evite criar metas que sejam vagas, como por exemplo, “desejo investir no meu produto”. No lugar disso, se concentre em recursos exclusivos que deseja adicionar ao produto.
  • Mensurável: Se certifique de que as suas metas incluem números específicos. Como exemplo, aumentando sua receita em aproximadamente 20% ou em US$1 mil.
  • Atingível: Procure evitar se seus objetivos estão dentro do escopo de sua indústria. Por exemplo, vamos supor que sua empresa opera na área da internet. Procure consultar alguns desenvolvedores web profissionais sobre a possibilidade técnica de adicionar um recurso específico. 
  • Realista: Se certifique de que você tenha recursos humanos ou dinheiro suficiente para poder completar e atingir todos os seus objetivos.
  • Limite de tempo: Crie um prazo responsável e consciente para cada um dos seus planos serem realizados.

Além disso, antes de definir suas metas você pode utilizar o sistema de objetivos e resultados chave (OKRs). Para poder te ajudar na hora de rastrear e consequentemente medir seus resultados. Por exemplo: Suponha que seu principal objetivo seja oferecer o melhor serviço de entrega do setor. Sendo assim, em seguida os principais objetivos e resultados serão coletar o feedback de 100 compradores. Além de entrevistar cerca de 200 ex-clientes e adquirir uma taxa de satisfação de ao menos 4.5 em 5 possíveis. 

3- Aumente sua equipe – Estratégias de crescimento para pequenas empresas

Fazer com que sua pequena empresa cresça, significa que sua equipe precisará lidar com mais tarefas. Isso porque o objetivo é que o leque de clientes possa aumentar. Desse modo, pense em quantas pessoas você precisa contratar para poder dar conta de fazer um atendimento de qualidade conforme o crescimento do seu negócio. Opte por contratar pessoas com experiência ou ao menos que tenham as características que combinem com seu negócio. Sendo assim, é importante que sua equipe tenha senso de liderança prontos para acompanhar o crescimento rápido de suas operações. 

Além de aumentar sua equipe, ajude a equipe que já está com você a se ajustar e se adaptar ao fluxo de trabalho e demanda que irão aumentar conforme o crescimento da empresa. Consequentemente, isso ajudará seu quadro atual de funcionários a treinar os novos contratados com mais sucesso.  Além disso, procure cultivar um ambiente apropriado com uma cultura corporativa no qual as pessoas sejam incentivadas a se destacar. 

Por exemplo, você pode começar a dar feedbacks positivos ou recompensar seus funcionários pelos bons resultados deles. Isso fará com que eles se sintam mais valorizados, e consequentemente tenham mais gás para se dedicar ao trabalho. Além disso, lembre-se de ter uma boa comunicação com sua equipe para poder construir mais confiança entre você e sua equipe. Isso te ajudará a delegar tarefas com mais facilidade, sem microgerenciar seus funcionários.

 Como consequência, os funcionários serão capazes de tocar a empresa até mesmo quando você não estiver fisicamente por lá. De forma alternativa, você pode optar por contratar uma agência ou até mesmo um freelancer para te ajudar no marketing para fazer com que sua empresa cresça mais rapidamente. Um bom local para encontrar funcionários capacitados é no Linkedin, além disso, é fundamental criar uma conta para sua empresa na plataforma (https://br.linkedin.com/).

4- Dê prioridade aos seus clientes

O bom atendimento ao cliente é um dos principais valores que uma  empresa precisa ter. Além disso, você pode melhorar a satisfação de seus clientes e consequentemente melhorar a lealdade deles enfatizando esse aspecto. Sendo assim, uma dica interessante é utilizar um programa de referência, como  o Koodo, por exemplo. Isso para te ajudar na geração de novos leads e no aumento das vendas. Sem contar que seus clientes mais fiéis podem receber diversas recompensas por meio do programa de fidelidade como descontos e brindes, por exemplo.

A maioria das empresas possuem estratégias para conseguir  atrair novos clientes oferecendo diversos benefícios e promoções a eles. Além disso, para entender melhor o que seu público alvo necessita, tente construir bons relacionamentos com seus clientes. Dessa forma, isso irá te ajudar a entender melhor quais produtos e serviços você precisa desenvolver e aprimorar melhor.

Procure focar em melhorar a experiência do usuário e fornecer a ele um atendimento de qualidade. Por exemplo, você pode oferecer serviços de suporte ao cliente 24 horas. Desse modo, isso faz com que seu negócio resolva os problemas dos clientes de forma mais rápida, mostrando preocupação e valor ao cliente. Consequentemente, como resultado você terá mais potenciais clientes e aumentará suas vendas e sua clientela.

5- Aprimore as suas operações – Estratégias de crescimento para pequenas empresas

Caso você deseje aumentar a produtividade e as vendas de sua empresa, primeiramente você deve começar aprimorando suas operações de negócios. Além disso, desenvolver uma boa gestão de negócios te ajudará a cuidar melhor de serviços, produtos e pessoas. Assim, como resultado você será capaz de se concentrar mais em manter uma boa qualidade em seus produtos, serviços e atendimento. 

Isso fará com que sua marca consiga atrair mais clientes e ganhar cada vez mais a fidelidade de seus clientes. Além disso, você pode pedir aos seus funcionários que compartilhem ideias de melhorias para a empresa como um todo. Afinal, um bom desempenho e o crescimento de uma empresa, trará bons resultados para todos. Isso fará com que eles possam se sentir mais valorizados e ajudem você a encontrar o caminho certo com boas estratégias de crescimento para pequenas empresas.

Conclusão sobre estratégias de crescimento para pequenas empresas

Fazer com que uma empresa cresça é um grande desafio para a maioria dos novos empreendedores. Isso porque é uma tarefa que exige um modelo de negócio bastante abrangente, além de uma equipe forte, bons planos e as ferramentas corretas. Entretanto, se você possui as estratégias de crescimento para pequenas empresas corretas e um bom senso de compromisso com os seus clientes, as chances de fazer sua empresa crescer e se desenvolver são bem altas.

Além disso, para um bom desenvolvimento e crescimento de uma empresa é fundamental que o empreendedor invista em uma boa capacitação para os seus funcionários. E conforme o crescimento do negócio, é importante que sua equipe também cresça para que o bom atendimento ao cliente possa sempre estar presente.

Por fim, essas são apenas algumas das estratégias de crescimento para pequenas empresas que têm potencial para ajudar a sua empresa a expandir e prosperar cada vez mais. 

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